Mapas para amantes perdidos

Mapas para amantes perdidos Nadeem Aslam

Resenhas - Mapas para Amantes Perdidos

Fernanda.Rettore 26/08/2023

Navegando Pelos Labirintos da Identidade
"Mapas para Amantes Perdidos", de Nadeem Aslam, é um livro que ilumina as complexidades da vida daqueles que se encontram divididos entre diferentes culturas. O romance explora o dia-a-dia de uma comunidade paquistanesa que vive na Inglaterra, que tenta manter sua cultura e tradições em um mundo que não as entende ou as aceita completamente (e vice-versa).

A história segue dois irmãos, Jugnu, companheiro de Chanda, e Shamas, marido de Kaukab. Quando Jugnu e Chanda, que vivem juntos sem serem casados, desaparecem misteriosamente, restam apenas incertezas e temores. Suspeita-se de assassinato em nome da honra, lançando seus entes queridos em um turbilhão de desespero e confusão. Esta aflição é habilmente tratada pelo autor e nos permite mergulhar na riqueza emocional dos personagens.

O livro é tão detalhado quanto doloroso, trazendo a vida da cultura paquistanesa e destacando seu choque com a cultura ocidental, principalmente por meio de Kaukab, cujas lutas por manter as tradições encontram a resistência e o desdém dos filhos. Aslam, tem uma escrita única que nos transporta para o coração de seus personagens, permitindo que compartilhemos suas alegrias, tristezas, esperanças e medos.

"Mapas para Amantes Perdidos", é uma análise profunda da identidade cultural e pessoal, da compreensão e da intolerância, da perda e da redenção. Nadeem Aslam, criou uma obra literária marcante e comovente que permanece em nós muito depois de o livro ser fechado.
AndrAa58 26/08/2023minha estante
Bela resenha. Me conquistou. Vai entrar para a minha lista ?

AndrAa58 27/08/2023minha estante
Obrigada pelo feedback. Acho que vai ficar no final da fila... ?

Fernanda.Rettore 27/08/2023minha estante
Obrigada, Andrea! A leitura pode ficar cansativa em alguns momentos, como se a história não tivesse um foco principal. Mas a narrativa é muito sensível, e até me fez sentir empatia e entender a perspectiva de Kaukab, uma fanática religiosa. O teor cultural do livro também é muito bom, eu que não sabia praticamente nada sobre a culinária, os feriados e as outras tradições paquistanesas, aprendi bastante. Boa leitura!

Fabio 08/09/2023minha estante
Belíssima resenha!
Parabéns, Fernanda!!!

Ju Andrade 09/01/2021

Oriente e ocidente
Mais que um mistério sobre um casal que desaparece sem deixar pistas, esse romance de Nadeem Aslam nos faz mergulhar no choque de culturas entre o Paquistão e Inglaterra, além das diferenças religiosas que levaram à partição entre Índia e Paquistão e, depois, entre o Paquistão ocidental e o oriental, este último, tornando-se Bangladesh depois do conflito.
Além disso, mostra o choque entre gerações, já que os filhos dos imigrantes crescem na Inglaterra e começam a ter costumes e visões de mundo diferente das de seus pais.
Recomendadíssimo!

Anniutotchka 07/04/2022

Triste e poético
O livro é bem triste e poético, é simplesmente lindo. São várias histórias de romance que se entrelaçam de uma forma bem especial e ao mesmo tempo cruel. Na primeira vez que eu tentei ler eu achei chato e desisti da leitura. Esperei alguns anos para tentar ler de novo e achei ele incrível, então acredito que era necessária uma certa maturidade (da minha parte) pra conseguir ler. Não me arrependo de ter dado uma segunda chance.