Sob a Acácia do Ocidente

Sob a Acácia do Ocidente Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 5 - Sob a Acácia do Ocidente

Vitor Dilly 01/11/2023

O Último enfrentamento
O homem irmão das divindades criadoras da terras egípcias, aquele que enfrentou o touro, a serpente, o leão, o elefante, o hipopótamo, o irmão, o pirata, o grego, o hitita, o núbio, o hebreu, o sírio, o líbio, o fenício e a velhice, precisará agora travar a última batalha: a luta contra a morte.

palmares 19/03/2021

Serie que vai deixar saudades na leitura diaria. Este ultimo achei um pouco arrastado, talvez pelo encaminhamento de encerrar a serie, mas uma leitura muito agradavel, como os outros. A serie toda encanta e envolve, os 5 livros tê uma dinamica muito boa entre eles e prende muito a leitura. Eu nao sosseguei ate acabar toda a serie!

MWeirich 08/05/2023

Ramses V
Ao longo dos livros desta série, eu me desanimei muito com o desenrolar da história, pois acreditava ser um romance histórico e, apesar de ter visto que existem muitos elementos corretos com a história... Muito foi bastante controverso com o que sabemos do Egito e do faraó Ramses II.

Acho que por este motivo dei a nota baixa para o livro, pois me impactou muito mesmo perceber os erros.

O autor escreve muito bem, não me entendam mal. Apenas acredito que ele se prendeu demais em endeusar um personagem histórico, o fazendo parecer sempre justo, correto, bom e infalível. Fugindo assim da história em si.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/02/2023

Aos 50 anos, após ter conduzido o Egito a uma deslumbrante prosperidade, Ramsés poderia aspirar á serenidade da avançada idade. Mas o seu fabuloso destino não lhe permite ainda: tem de governar. Ramsés tenta, acima de tudo, preservar a paz duramente conquistada. Ramsés oferece à esposa real o mais fabuloso presente: manda erguer, em Abu-Simbel, dois templos como símbolo de seu amor eterno. Neste quinto e último volume - Ramsés, aos cinquenta anos de idade, aspira à serenidade da idade avançada. Porém, mais uma vez terá de ceder ao capricho Hitita: ao perder Nefertari e Iset a Bela, será obrigado a desposar a princesa Hitita para conservar a tão sonhada paz.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8528607399

Nina 13/05/2021

Ramsés - uma vida de serviço ao Egito, um ser inspirador.
Terminei agora os 5 livros da série.
Ainda em choro e nostalgia, tento descrever o que senti nesta jornada.

Christian Jacq nos faz adentrar, muito mais do que na cabeça de um personagem, mas entender os valores de um povo.

Estudo o Egito a um bom tempo. Desde o Caibalion, até todo seu panteão de deuses. Morei um tempo no Egito atual. E tudo isto me faz dizer: Jacq nos faz entender o coração daquela civilização através dos olhos de um dos seus grandes faraós, Ramsés II.

Ramsés busca a sabedoria a todo momento, vive em função de Maat - deusa da justiça, da ordem, da harmonia. Todas as suas ações visam o que é bom para o todo, muitas vezes,.inúmeras vezes, abrindo mão daquilo que era do gosto dele, confortável pra ele. Um vida em prol dos demais.

Escrita fácil, uma imersão em diversos costumes egípcios, Ramsés é uma serie que nos faz ser mais humanos.

Saio dele querendo ser melhor.

Matheus656 31/12/2020

A saga Ramsés
Os 5 livros escritos por Christian Jacq são sensacionais, o autor nos envolve com uma narrativa que mistura romance com aventura, marcados por lealdade e traição ao longo dos cinco livros
Se ler o primeiro vai ser impossível parar

Lilly 14/08/2020

Sentirei saudades
Nossa comecei essa jornada em 2018 li os 3 primeiros livros, e esse ano li os dois últimos. Ao longo da série não gostei de alguns rumos que a série ia tomando, outras gostei. Neste último livro da série já podemos imaginar que vem muita emoção e não me enganei , só posso dizer que terminei esse livro com lágrimas nos olhos e que levarei essa série no meu coração.

Marco Rabelo 28/01/2021

A vida e o governo de Ramsés, o Grande!
Eu sou fascinado pelo Antigo Egito e este é o último de uma série de 5 livros que relatam como foi a vida de um dos maiores faraós que o Antigo Egito já teve.
O autor é um grande estudioso da área e nesta história ele mistura ficção com realidade e cria uma narrativa fantástica sobre como era a sociedade, os costumes e viver no Antigo Egito na era do Faraó Ramsés.
Se você, como eu, gosta de ser transportado para histórias sobre o Antigo Egito, este é seu livro.

Alessandra.Laine 22/07/2020

Começo, meio e fim
Que delícia acompanhar a vida e conhecer a obra desse faraó inigualável ... seus ensinamentos são tão universais que deveriam guiar os homens de todas as épocas. Pois como disse Ramsès, ?só a prática da justiça e a concretização permanente da regra de Maât evitavam o caos.? p. 158. Verdade universal, verdade atemporal.

Kowa 18/08/2021

O fim de uma grande história, muito bem escrita e super bem contada... recomendo a todos...triste por ter terminado hahahha

vanessa 27/11/2011

Neste quinto e último volume, Ramsés se vê castigado pelo seu maior adversário: o tempo, pior que todos os inimigos políticos, magos, hititas e hebreus. Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça, a beleza e a prosperidade, mas o tempo roubou-lhe o amor e os amigos, e agora se acerca do próprio faraó. Já com a idade avançada, com cinqüenta anos, após ter conduzido o Egito a uma brilhante prosperidade, Ramsés almeja agora a tranquilidade. Porém, mais uma vez é obrigado a ceder aos hititas e precisa se casar com sua princesa para manter a tão desejada paz. O casamento político com a princesa hitita destaca a diferença entre as monarquias: no Hatti, a rainha pode dispor dos bens públicos como bem entende, enquanto que no Egito o ministro do Tesouro denuncia os gastos excêntricos da jovem rainha, fato este que gera alguns conflitos. Mesmo assim, ainda serão muitos os inimigos a ameaçar Ramsés e este terá que realizar verdadeiros prodígios para atrair os poderes divinos e mudar o clima. Mas com a ajuda dos deuses do Egito que o escolheram para ser o grande Faraó supera todas suas forças e vence a tudo e a todos. Sentindo-se cada vez mais velho e solitário, Ramsés irá sentar-se à sombra da acácia do Ocidente para sua última viagem. Este livro ainda nos brinda com os curiosos prodígios da sabedoria medicinal do Antigo Egito, como os dentistas que já faziam obturações e usavam dentifrícios, e os médicos que se serviam das resinas de árvores das margens do Nilo para extrair analgésicos, antiinflamatórios, além de cicatrizantes muito úteis na guerra. a dentista Nefereti, a segunda esposa hitita, a morte do filho Kha, a nomeacao do filho Merenphta.

Débora Cona 15/06/2022

Ramsés - sob a acácia do Ocidente
Incrível a trajetória de Ramsés. A história toda nos faz viajar no tempo. A evolução do personagem principal nos prende e nos faz desejar saber mais sobre essa linda história repleta de amor, paixão, ódio, amizades, aventuras. O que será que realmente aconteceu?

Freak 05/09/2021

Post-It!
"Para mim, um amigo que se afasta assim deixa de ser amigo."

"- Os humanos são animais perversos e perigosos. Acabarão por macular a terra e aniquilar a sua própria raça. Quando mergulham num processo de destruição que eles próprios desencadearam, nenhum argumento consegue fazê-los livrar-se dele. Qual a razão dessa obstinação em correr para a própria ruína ?"

"Maldita velhice, cuja única vantagem era aproximá-lo dos entes queridos a que tinha tanta vontade de se juntar nos campos férteis do outro mundo, onde o cansaço não existia."

Tarsila 04/04/2012

Um outro ponto de vista
Este livro, aliás, os cinco livros são incríveis, a história é cativante e você se interessa verdadeiramente por cada um dos personagens.

Porém, o que me deixou meio incomodada foi com o fato de que distorce e muito a versão da bíblia, alguém sem religião, ou com uma outra crença, é provável que não se incomode, ou nem perceba, mas os que leem a bíblia, vão ver que Moisés é retratado praticamente como um lunático, fanático por um Deus invisível.

Essa parte confesso que não me agradou muito, mas foi algo que relevei afinal, é muito claro que esta história é em partes fictícia, afinal, nenhum soberano teve somente vitórias em seu reinado, mas ainda sim, este livro é cativante e recomendo.
Herick 30/11/2012minha estante
Eu ainda não li os livros. Ganhei todos eles hoje e estou ansioso para ler...

Mas, vendo sua resenha, me senti obrigado a explicar: os fatos nestes livros são mostrados por meio do ponto de vista dos egípcios, portanto é óbvio que eles não têm a mesma visão da bíblia, que o povo de Deus têm. No caso em questão, eles são os protagonistas e consideram o Deus de Moisés um falso Deus, da mesma forma que os deuses egípcios são considerados falsos sob o ponto de vista bíblico.

E, na realidade, eu estava até pensando se nesses livros seriam mostrados essa parte da história. Fiquei alegre quando vi que sim. É muito interessante conhecer esses fatores através dos olhos dos outros.

Tarsila 18/03/2013minha estante
Sim sim, foi exatamente o que eu quis dizer, isso me incomodou justamente porque sou evangélica, mas ainda sim, a história é maravilhosa.

Rangel 08/02/2019

A velhice de Ramsés
O livro ”Ramsés: sob a acácia do Ocidente”, volume V e final da série, aborda o faraó castigado pelo tempo. Contudo, Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça, a beleza e a prosperidade. Aos cinquenta anos de idade, Ramsés almeja a tranquilidade para sua vida. Entretanto, os hititas começam pressionar o Faraó do Egito casar com a princesa de Anatólia para honrar o Tratado de Paz. Ramsés teria que casar com a princesa Putuhepa para continuar a paz entre os povos. Houve o grande casamento e a nova rainha do Egito, por causa de sua cultura hitita, esbanjou das riquezas do reino egípcio, até dos próprios bens públicos, o que faz o ministro do Tesouro denunciou os gastos excêntricos da jovem rainha, o que gerou conflitos de visões de como reinar o Egito entre o casal real. Mesmo assim, ainda serão muitos os inimigos a ameaçar Ramsés para demonstrar seu poder real realiza verdadeiros prodígios sobrenaturais com a ajuda dos deuses egípcios, a fim de demonstrar seu poder divino, sendo o maior poder que exerceu de mudar o clima. Sentindo-se s velho e solitário, Ramsés senta-se à sombra da acácia do Ocidente para sua última viagem enquanto o Rio Nilo vivia um período de cheia e proporcionando fertilidade às terras egípcias. O príncipe Kha realiza grandes feitos para as grandes colheitas do Egito. Em Mênfis, Ramsés conversa com seu filho Kha no Templo de Ptah antes a doença levasse o primogênito para a eternidade. Kha falece, é embalsamado e velado. Assim, aos oitenta e nove anos, Ramsés governou o Egito por sessenta e sete anos e fez o decreto que seu filho mais novo Meneptah reinasse as duas terras do Egito. Antes de partir, Ramsés fala para o Vigilante Ameni a respeito da deusa da acácia do Ocidente que chama os faraós, quando então suspira com fadiga e parte para a eternidade. Ameni faz uma promessa e cumpre em escrever a história de Ramsés, o Filho da Luz. O livro é, também, excelente, com retoque épico da série Ramsés e digno final.