O IMORTAL

O IMORTAL Vanessa Bosso

Resenhas - O Imortal

Marcia 18/06/2011

Resenha O Imortal
O imortal nos conta a história de Nicolas que com seu fiel mordomo Pierre tornaram-se imortais devido a um acidente no laboratório do pai em 1452. Por vezes eles brigavam, pois Nicolas não entendia como seu mordomo, amigo, podia ser fiel somente a uma mulher por séculos.

“Pierre dizia ter encontrado em Catarina sua alma gêmea. Eu nunca entendi muito bem essa definição. Seriam pessoas iguais ou totalmente diferentes? Seria uma cópia da sua personalidade ou um encaixe de peças opostas? Nunca tentei entender a fundo o que ele queria dizer.”

Nicolas tinha de tudo, morava em um castelo no Vale de Loire- na França. Era cercado de riqueza, dinheiro não lhe faltava. Seu pai havia ensinado um segredo que ele levaria para o túmulo. Esse foi um segredo que causou a morte de alquimistas e cientistas no ano de 1452. Seu pai e mais oito cientistas após muitas tentativas, transformaram metal em ouro. Por tanto essa era a fonte de renda de Nicolas. Ele era o único que sabia o segredo da transmutação.

Com seus 533 anos nenhuma mulher tinha se apossado de seu coração, e para ele isso seria uma verdadeira proeza. Ele podia ter a mais bela mulher em sua cama, mas isso não preenchia o vazio de sua alma. Este vazio, era tão imenso que pensava constantemente em por fim a própria vida. Por vezes pegou uma pequena arma, mas sonhos, visão do que o esperava após tumulo faziam ele acovardasse. Pierre tinha o dom de sentir quando ele estava nestes momento e sempre chegava para evitar a tragédia.
Em seu pequeno laboratório ele tentava fazer uma formula, para reverter o ocorrido, e em sua oficina,onde nem mesmo Pierre entrava, estava terminando uma obra de engenharia ( ajudado no inicio por Albert Aisten) A maquina do tempo. Sua única intenção era voltar no tempo, mais precisamente na noite do acidente.
Era um homem solitário não gostava de muitas pessoas em sua volta, por isso vivia recluso em seu belo castelo. Vivia para suas invenção, trabalhando até quase a exaustão. Mas isso estava preste a mudar...
Em certa manhã estava tocando em seu velho piano quando a campainha o interrompeu. Ficou curioso, não recebia visitas. Levantou-se e foi ver quem era.

"Quando lá cheguei, meu sangue congelou.

Eram cinco jovens duas moças e três rapazes. O carro deles deu problemas e o castelo era a única propriedade a quilômetros.
Os jovens eram:Sophia, Charllote, Alexandre, Henri e Mark.
Nicolas apaixona-se a primeira vista por Sophia e o sentimento foi recíproco. Sua vontade de por fim a própria vida se desfaz. A turma de Sofhia teria de ficar por dias no castelo porque a peça do carro demoraria a chegar. Mas nem tudo são flores, Sofhia e Mark estavam noivos...
Parecer: Olha eu li esse livro devagar, um pouquinho por dia. A história é bem diferente, não associe o imortal com o filme Haillander o imortal, de parecido só tem o nome.

Leia o restante aqui: http://segredosqueferem.blogspot.com/2011/06/o-imortal.html

naniedias 14/10/2011

O Imortal, de Vanessa Bosso
Nicolas Deville é um imortal. Não, ele não é um vampiro, lobisomem, fada ou qualquer outro ser sobrenatural que você possa imaginar. Ele é simplesmente humano. Mas ganhou essa imortalidade com uma experiência alquímica bem-sucedida. Uma experiência que, por meio século, ele vem tentando repetir. A imortalidade pode parecer uma coisa boa - uma coisa tentadora. Mas depois de tantos anos, quando você sobrevive aos seus entes mais queridos, essa dádiva começa a parecer uma maldição.
"Estou cansado de tudo e minha vontade de morrer é a única coisa que me mantém vivo nesse momento."
Ele sabe que se matar não é uma opção, portanto, a única saída é tentar reverter o processo químico que o tornou imortal.
E é numa dessas tentativas, enquanto ele está trancado em seu laboratório, que acontece aquilo que irá mudar para sempre a sua vida.
Um carro levando um grupo de jovens quebra perto de seu castelo. Eles pedem auxílio e recebem a ajuda do bom anfitrião. Mas ele não esperava encontrar entre ele alguém como Sophie.
"Fiquei ali, parado, feito um idiota. A linda morena olhou para trás e me lançou um sorriso arrebatador. Senti como se flechar envenenadas viessem em minha direção. E para meu azar, ou sorte, uma delas fincou bem no meu coração."
Aliás, depois de séculos sem sentir nada por ninguém, ele achou que o amor fosse apenas a loucura da mente dos poetas infectando os demais mortais. Mas ele estava errado. E, de repente, morrer não parece mais uma opção tão agradável.

O que eu achei do livro:
Sou suspeita para falar de qualquer livro da Vanessa Bosso, assim como sou suspeita para falar de Stephen King e Bernard Cornwell - com um agravante: a Vanessa, além de figurar entre meus autores favoritos, é também uma grande amiga! Mas ainda assim eu vou falar do que achei desse livro e vocês filtrem minhas palavras como acharem conveniente.
A escrita simples de Vanessa se faz presente - tornando a leitura rápida e muito agradável. Os diálogos são bem elaborados e nos fazem sentir-nos na pele dos personagens.
Com o livro narrado em primeira pessoa, podemos realmente nos embrenhar nos pensamentos, angústias, anseios, dúvidas e sentimentos de Nicolas Deville - o encantador e galanteador personagem principal (ah, se um homem desses existisse...). Com um enredo super original e diferente, O Imortal é um romance leve, que conseguirá agradar todos os gostos!
Ainda dá para sentir falta de um pouco mais de descrição - uma característica dos primeiros livros da Vanessa Bosso - embora em O Imortal já possamos encontrar um pouco mais desse item que desagrada a tantos e encanta a outros.
O Imortal é um livro bem diferente das demais obras da autora, mas ainda assim um livro incrível e imperdível!

PS: Mais uma vez, o livro da Vanessa já chama a atenção logo pela capa! Produzida por André Siqueira, a capa é um espetáculo a parte. Abrindo o livro, vemos a imagem se juntar e formar um lindo quadro. Apaixonante!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Marcia Luisa 19/10/2011

“Estou cansado de tudo e minha vontade de morrer é a única coisa que me mantém vivo nesse momento”.
Em O Imortal, me senti sendo levada a algum conto de fadas da Disney, onde um príncipe de frio coração vive sozinho em um imenso castelo na França, com a companhia de seu fiel mordomo e amigo... Em uma noite de tempestade, uma linda jovem aparece para aquecer o coração amaldiçoado do príncipe imortal...
Mas ao contrário do que acontece nos clássicos da Disney, esse príncipe pensa em suicídio umas quantas vezes ao dia, faz sexo descompromissado apenas para saciar suas necessidades, é faixa preta em 10 modalidades de luta, é alquimista, inteligente, bonitão, fora amigão de Einstein, viciado em champagne, consumista...
E meio doido.
Acho que a eternidade faz isso com você, te enlouquece.
Das muitas coisas que gostei no livro, uma deles foi exatamente essa... O fato de poder sentir que Nicolas realmente tinha 533 anos como diz. O que a gente mais encontra por aí é livro – de vampiro, principalmente – onde o carinha tem séculos de vida e age como um adolescente.
Nicolas não é assim. A eternidade pesa. Os séculos lhe fazem sábio, perturbado e vulnerável, apesar de forte.

Me deixa falar sobre ele: Nicolas vem de uma família de alquimistas, que, numa noite de Natal, seu pai reuniu 10 pessoas no laboratório para apresentar um experimento que mudaria o mundo... finalmente, finalmente... Encontraram a fórmula da imortalidade... Seriam mais fortes que a morte...
Algo dá errado, claro, e essas 10 pessoas acabam condenadas à eternidade.
Por que CONDENADAS, viver para sempre não seria ótimo?
Até seria... Mas ver sua família morrer? Seu grupo de amigo? Tudo aquilo que você conhecia...?
O AMOR DA SUA VIDA?
Claro que esse grupo especial de 10 pessoas acaba por escolher o suicídio, certo?
Certo. Mais ou menos. Até conseguem...
O problema é que suicídio não é bem uma saída cabível... Eles estão REALMENTE CONDENADOS. Não posso contar porque é spoiler, mas amei a explicação...
Só me deixou mais agoniada...
Depois de mortes... Eles podem morrer... Só é difícil e o que lhes aguarda é pior que a própria morte... Enfim... Restam apenas dois...
Nicolas e o seu mordomo, Pierre.
Pierre que é meu personagem preferido.
Sério... Ele tem as melhoras tiradas, é todo irônico, debochado... Leal – impossivelmente leal – e amou apenas uma vez na vida... Sua amada Catarina...
VANESSA BOSSO, POR FAVOR, ESCREVA A HISTÓRIA DELES, VIU? TE IMPLORO POR ISSO !!!

Mas como a história não é sobre o meu querido Pierre e sim sobre o Nicolas... Esse aí nunca amou ninguém, até acha que é impossível... Afinal, foram-se 500 anos e nada!!!
Mas i

danilo_barbosa 06/09/2011

O peso da eternidade
Quem nunca se pegou sonhando com a Eternidade? Descobrir a fórmula secreta de passar os dias, brincando com a morte, vendo o tempo passar entre os dedos e não se preocupar com saúde, dinheiro ou perdas...
Todos nós tivemos estes momentos. Mas Vanessa Bosso, com o seu lançamento O Imortal (Dracaena, 207 páginas) nos mostra que a imortalidade pode ser triste.

Neste livro, conhecemos Nicolas, um homem de 533 anos! Isso mesmo... Mas fugindo do senso comum das obras brasileiras atuais, ele não é um vampiro ou um zumbi saído de uma tumba fétida. Ele é um homem como nós que, graças a uma malfadada experiência alquímica, não pode envelhecer, ficar doente ou cair nos braços da morte. Junto ao seu mordomo e melhor amigo Pierre, que também participou da mesma experiência, caminham pela terra durante 533 anos, sentindo toda a sabedoria e cansaço do mundo nas costas e tendo que se despedir constantemente daqueles que amam.

Mas o destino conspira contra ele quando Sophie aparece em seu castelo no Vale do Loire, devido a um carro quebrado. É paixão a primeira vista e ele não sabe como lidar com isso. Será que ele poderia finalmente vivenciar o amor? Será que ela o aceitaria como ele era?

Acho que cada livro que a Vanessa escreve para mim é uma surpresa. Quem a acompanha desde 2012, seguido do Elemental, percebe claramente a segurança com que ele planeja cada diálogo e ação dos personagens. Ao contrário das obras anteriores, é latente e pungente a dor de Nicolas diante das mudanças do mundo que ele já viveu e como a morte e esquecimento podem ser um bálsamo para uma pessoa cansada.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Glaucia 13/03/2013

O Imortal - Vanessa Bosso
O que mais me surpreendeu ao longo da leitura foi o fato da autora ter levado tão bem o enredo, com riqueza de detalhes e domínio sobre o que narra.

Segundo o livro, contado sempre em primeira pessoa por Nícolas Deville, ele é um homem de 534 anos e sua imortalidade se deve á uma fórmula única criada por seu, já falecido, pai. Ele vive isolado num castelo localizado na França, com seu mordomo Pierre, que também é imortal. Num primeiro momento, vamos nos deparar com um cenário um pouco depressivo, já que Nícolas, não aceita sua imortalidade, e vive apenas para tentar recriar a fórmula reversa que o levou a esse estado. Porém a trama muda completamente quando Nícolas conhece Sophie, uma mulher que chega em meio a uma noite chuvosa, junto de seus amigos, pedindo ajuda e abrigo, depois do carro ter quebrado.

O livro tem poucas páginas, o que facilita uma rápida leitura, envolvimento e entendimento. A história tem coerência e você encontra vários gêneros ao longo do texto, bem como, romance, drama, e principalmente ficção! Não é uma história que se espera muito, mas é um livro muito bom, recomendo!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Eli 21/01/2013

Nada melhor do que começar o ano ganhando um livro. E bem pertinho de casa, o que é melhor... O Clube do Livro de Campo Grande começou com o pé direito, pelo menos para mim, que ganhei essa obra da escritora nacional Vanessa Bosso. Em “O Imortal”, ficamos conhecendo a estória de Nicolas, um homem jovem, saudável e com muito dinheiro, que só tem um desejo em mente: o de morrer. Esse desejo vem do fato de Nicolas ser imortal (Dahhhhhhhh... É o título do livro sua palerma), e não agüentar mais sua existência dilacerante. Nicolas vive uma vida de luxo com seu amigo e mordomo Pierre, que também foi amaldiçoado pela imortalidade. Nicolas tenta a todo custo recriar a fórmula que lhes deu essa condição, mas não tem se saído muito bem nessa missão. A vida de Nicolas ganha um novo nuance, quando ele conhece a jovem Sophie, que viajava com um grupo de amigos e seu noivo Mark, um cara que não se conformará com o fim do seu relacionamento, e causará graves dores de cabeça para sua ex, que resolverá viver essa nova paixão. Vamos lá... O que achei do livro? Não foi uma leitura ruim, mas também não foi algo surpreendente, pelo menos para mim. Achei que ela teve bons ganchos para desenvolver, mas ficou só nisso: um bom gancho pouco utilizado. A trama poderia ter sido mais rica, nos levando ao passado em outros momentos, nos levando a conhecer mais Nicolas e sua estadia nos lugares onde viveu, mas acho que autora quis dar mais relevância ao sentimento nunca sentido por seu protagonista: o amor. Achei que poderia ter lido uma grande ficção científica, mas ficou só no romance água com açúcar.

Georgia34 28/11/2011

Título: O Imortal
Autora: Vanessa Bosso
Editora: Dracaena
Páginas: 207
Ano: 2011
Sinopse: Ele não é um vampiro, mas, acaba de completar 533 anos. A vontade de morrer é a única coisa que o mantém vivo. Até que alguém surge em sua vida… alguém capaz de mudar tudo. Deixe-se transportar para o Vale do Loire e descubra que o amor verdadeiro existe independente do tempo e do espaço. Desvende os segredos por trás da imortalidade e deixe-se apaixonar por esse romance imortal.

Resenha: A primeira vez que li a sinopse deste livro, fiquei super curiosa com a história e é claro que inclui na minha lista de livros para comprar.
O livro é narrado na primeira pessoa, pelo Nicolas que tem apenas 533 anos, mas não se engane. Ele não é um vampiro e nem um anjo. Nicolas se tornou imortal depois de um acidente no laboratório de sua casa, há 533 anos, onde a fórmula da imortalidade foi criada pelo seu pai. Mas, devido à um grande “erro” na tentativa de testar a fórmula, seu pai morreu e levou junto com ele o segredo. Só ficou Nicolas e mais doze pessoas com a maldição da imortalidade. E uma dessas pessoas, estava seu mordomo e grande amigo Pierre que o impediu várias vezes de se matar. Sim, é verdade nosso mocinho não agüenta o peso da imortalidade sozinho e tenta se matar por diversas vezes.
Nicolas gasta a maior parte do seu tempo, tentando recriar a fórmula da imortalidade e assim poder fazer um antídoto.
Mas, toda essa dor e angústia está para terminar no dia em que 5 jovens aparecem na porta do seu castelo pedindo ajuda, pois seu carro quebrou e seus telefones celulares não funcionam. E aí que Nicolas conhece a jovem linda Sophie, foi amor à primeira vista para os dois.
Eu li o livro em dois dias, mas porque eu trabalho o dia todo, senão teria lido em um dia. A leitura flui de um jeito tão bom e eu não conseguia parar de ler.

Nicolas, o personagem principal é um homem triste que passou boa parte de sua imortalidade tentando achar uma “cura” para sua imortalidade. Mas, por obra do destino Nicolas conheceu Sophia e o amor dos dois foi forte o suficiente para acabar com os pensamentos de acabar com a sua vida.
Nicolas é um homem gentil, inteligente, amoroso e apaixonante. Deixa as mulheres suspirando por onde passa. Resumindo, ele é um personagem maravilhoso.
Agora nas partes que o personagem fazia uma burrada, eu tinha vontade de sacudi-lo até que tudo estivesse perfeitamente bem.

Já Pierre é um amigo de verdade. Ele está em todos os momentos (bons ou ruins) ao lado de Nicolas.

Sophie é uma mulher sonhadora, romântica e infeliz ao lado de seu noivo Mark.
Mark é o vilão da história. Tenho certeza que você vai pensar agora: - Caramba! Sophia é noiva e se interessa por Nicolas? Sim, isso acontece. Mas, a relação de Sophia e Mark não é algo que seja baseado no amor e sim na gratidão. Mark recebeu Sophia e sua irmã, na sua casa depois que elas foram excluídas da vida de sua mãe, que casou novamente e não quis saber das filhas. E fora, que Mark não é uma pessoa boa. Ele é vingativo e capaz de ferir qualquer um que ficar na sua frente para impedir os seus planos.

O que achei interessante é que no livro, temos no começo de cada capítulo um trechinho do diário de Nicolas, a história fica super agradável e podemos saber o que ele está pensando dos fatos.

Tudo acontece muito rápido, em apenas 6 meses a trama se desenvolve bem.

As últimas páginas são simplesmente emocionantes, cheias de suspense e ação. Que quase me deixa sem ar. A Vanessa me surpreendeu com o final, nunca iria imaginar o que poderia acontecer.

A história é sobre um romance, mas não é como temos visto em alguns livros por aí. Não é enjoativo, o romance está no ponto certo.

Pontos Positivos: Além da história ter um tema pouco falado em romances, o que eu achei super criativo, a capa do livro é lindíssima. Podemos ver Nicolas na frente da capa e um raio que quebra o relógio e na parte de trás temos Sophia indo ao encontro de Nicolas. E a escritora é brasileira.

Pontos Negativos: O livro acaba rápido demais! risos
Será que o amor de Nicolas e Sophia irá sobreviver aos percalços do destino? Bom, para saber você terá que ler o livro.
Sim, eu recomendo a leitura do livro “O Imortal”!

Trecho do Livro:
"Fiquei completamente apavorado com o que comecei a sentir. Recuei dois passos e voltei para a sala de música. Minha respiração estava ofegante e meu coração dava saltos mortais dentro do peito. Sentia que finalmente iria morrer. O problema é que agora, eu iria contrariado."
Página 32.

Sobre a autora:Vanessa Bosso é publicitária e autora de mais de quatro livros.

2012 - Uma Aventura no Fim do Mundo, é sua primeira obra publicada pela Editora Novo Século.

Suas outras obras:

O Elemental
Possuída

Silvia 12/10/2012minha estante
Vanessa Bosso é uma ótima escritora: O Senhor do Amanhã é o meu preferido.

Georgia34 27/01/2013minha estante
Silvia, a Vanessa é otima. Fico muito feliz porque temos tantos escritores bons!

Silvia.Souza 16/07/2018

Razoável...
Os primeiros capítulos são muito monótonos é um pouco chatos... Confesso que me esforcei para não abandonar a leitura... Depois melhora um pouco mas mesmo assim deixa um pouco a desejar...

Bárbara 12/01/2012

O Imortal
Devido ao projeto deSintetizando, criado pela Revista Innovative, transformando Dezembro em um mês Literário, a Vanessa Bosso cedeu um exemplar de O Imortal para mim. Então finalmente pude tirar as minhas conclusões de uma história que, antes, eu só conhecia por causa de algumas resenhas.

Este é o segundo livro que leio da Vanessa Bosso. E, como já disse para ela, a cada dia fico mais fã (amiga) desta autora.

Estou fascinada com o livro. Van misturou romance com alquimia, fazendo com que isso se tornasse algo com uma química perfeita. E sinto que foi isso que fez com que eu gostasse tanto do livro.

Nicolas, o imortal que conta a história, conta, ao longo do livro, como isso aconteceu e por qual motivo ele quer morrer. 533 anos andando pela Terra, para ele, já não é assim tão bom. Já viu as pessoas queridas morrerem e teve de se contentar com isso. Há algumas maneiras de ele se matar, mas, toda vez que ele tenta, acaba tendo a visão do que o espera depois de morto e acaba desistindo. Quem o ajuda a ficar vivo é seu mordomo, Pierre. Eles são ligados por serem imortais, então, sempre que Nicolas tenta o suicídio, Pierre o interrompe.

Até que um dia, 5 jovens, Sophie, Charllote, Alexandre, Henri e Mark, "invadem" seu castelo, se hospedando por lá por causa de um problema no carro. Nicolas não gosta de visitas, mas acaba liberando que eles fiquem porque, logo no primeiro dia, se apaixona por Sophie.

E é apenas quando ele se apaixona por Sophie que ele passa a entender o que Pierre tanto diz sobre o amor, sobre encontrar a pessoa certa, sobre sentir algo que só acontece uma vez na vida (e que, no caso dele, aconteceu quando ainda não era um imortal com a doce Catarina).

Gente, a história envolver romance, pra mim, já é um ponto muito positivo (sou daquelas românticas incuráveis), mas, apesar disso, me decepcionei com o amor a primeira vista. Eu achei o Nicolas tão certo nos seus sentimentos que realmente esperava que ele ficasse mais atrás e não se entregasse tão fácil ao amor. Mas amei o jeito que a Van escreveu e descreveu tudo.

Sem dúvidas, Vanessa Bosso é uma das minhas autoras preferidas.
Entrevista com a Autora

Swan 17/10/2011

Nicolas é um imortal. Não no sentido literal, ele não envelhece nem fica doente, mas ainda pode morrer. E, se isso acontecer, estará fadado ao inferno. Desde que se tornou imortal, 500 anos atrás, ele tenta recriar a fórmula que fez com que ele e outras 11 pessoas se transformassem, a fim de criar um antídoto e assim salvar sua alma e a de seu melhor amigo Pierre, o único além de Nicolas que ainda está vivo.
A única motivação de sua vida é a morte, por isso, quando não está no laboratório buscando o antídoto, Nicolas desce até a oficina onde trabalha na construção de uma máquina do tempo, na esperança de retornar àquela fatídica noite e impedir que a transformação aconteça.
Ele sente-se vazio. Nem toda a sua riqueza, nem todas as coisas e as mulheres pelas quais o dinheiro pode pagar o preenchem nem o satisfazem. Nada o deixa realmente feliz. Até conhecer Sophie. Um turbilhão de sentimentos o invade e a morte deixa de ser o seu maior desejo. Sophie está noiva de Mark e sente que não deve abandoná-lo, mas seu amor é tão forte e inexplicável quanto o de Nicolas e ela também não consegue resistir. O orgulho ferido de Mark fala mais alto ele promete se vingar do casal e destruir sua felicidade.

Minha opinião? Utilizando uma linguagem simples e direta, a autora nos apresenta uma bela estória de amor e também de amizade, e nos mostra que o carinho e a cumplicidade podem existir não só entre amantes, mas também entre grandes amigos. A leitura é envolvente e fluida, e a narrativa em primeira pessoa nos permite conhecer os segredos da imortalidade de Nicolas e, de certa forma, experimentar seus sentimentos e emoções. Mais um ótimo exemplar da literatura nacional!!! Eu espero poder ler também os outros livros da autora, pois já virei fã! *-*

kleris aqui, @amocadotexto no ig 24/01/2012

Imortal: quando a eternidade não é o bastante
O Imortal
Apesar do nome, imortalidade não é exatamente o tema central do livro. Alquimia e tempo, que, por um momento achei que ficariam como segundo plano, atingiram a marca do primeiro plano da história. Algumas dessas marcas se estampam na capa ~linda~, chamando nossa atenção.
Os estudos da química antiga (alquimia) conseguiram boas conquistas sobre o mundo, sobretudo, o mundo material. Porém, eram fissurados pela descoberta da imortalidade, uma incessante busca por algo que materializasse os anseios de crenças e conhecimentos da época. E conhecimento às vezes pode ser demais, pode ser catastrófico. Uma experiência a partir de certos elementos ultrapassou os limites do que se era conhecido e aqueles que estiveram no mesmo ambiente, menos o alquimista ganancioso que realizara o experimento, fizeram a passagem para a imortalidade.
Nicolas é quem narra, filho desse alquimista ganancioso pelo poder da morte, como tem passado os últimos 500 anos desde o fatídico dia. O que seria para seu pai o grande prêmio da “vida”, para Nicolas é praticamente uma maldição, porque viver por muito tempo desgasta as pessoas, principalmente se for uma pessoa solitária. Não tendo muitas opções de viver nesse para-sempre, ele continua os estudos e pesquisas da família para chegar àquela mistura que condenara sua vida, agora “congelado” em seus 33 anos, para então chegar a um antídoto. Como sempre falta um elemento específico, ele passa a apostar num plano B que uma vez comentara com Eistein: uma máquina do tempo.
Enquanto tenta reverter tudo isso, vive num castelo de sua família na França, chamado Vale de Loire em companhia do único amigo que lhe restou, Pierre, uma figura de pessoa. Juntos eles passaram pelos 5 séculos se escondendo da sociedade e do mundo mortal, pois quem vive esse tanto de tempo tem que nascer, viver e morrer várias vezes para que ninguém note algo diferente neles. Os outros imortais não resistiram por muito tempo, acabaram forçando a morte. Assim eles descobriram que não eram totalmente intocáveis, que eles podem se machucar e podem morrer se a força de um acidente ou suicídio conseguir os levar. Descobriram também uma conexão, pois quando um deles estava prestes a se matar ou a pouco de morrer, todos os imortais “vivos” sentiam e viviam um pouco da mesma sensação. Graças a essa conexão que Pierre salvou milhares de vezes Nicolas quando se via frustrado, sem mais esperanças do seu trabalho e pesquisa. Pierre, então, era mais que a consciência de Nicolas, era ele que segurava todas as esperanças. É por essa amizade que Nicolas se esforça em trabalhar na máquina do tempo, pois além de levá-los de volta à vida antes da catástrofe, ele traria Catarina de volta, mulher de Pierre, como forma de compensar tudo aquilo que eles têm vivido.
Nesse meio tempo, acontece de um dia ele conhecer Sophie, uma mochileira que ficou com o carro no prego junto com uns amigos num lugar próximo ao castelo. Nicolas, que não é de se aproximar bem das pessoas, acaba aceitando-os como hóspedes para ajudá-los a seguir viagem, atitude bem observada por Pierre que estranha logo de cara. Pelo breve momento que estiveram próximos, Nicolas percebe que Sophie era a mulher que ele fez questão de não procurar pelo mundo por achar que amor não era algo verdadeiro. Acometido por esse amor à primeira vista, sofre ao descobrir que ela estava de casamento marcado com um de seus companheiros de viagem, Mark. Por isso ele não luta, mostrando mais de seu lado altruísta ao esperar pela decisão dela, que ele achava que deveria contar. Por um momento ela foi fraca e ficou com Mark, mas não aguenta se casar e se entrega à Nicolas. Mark então vira uma pedra no sapato dos dois. No meio de uma jornada de conhecimento, amizade, do incerto e do inimaginável, o imortal tenta encontrar seu lugar que foi roubado naquela experiência alquimista.
A trama é bem elaborada, apesar de umas fissuras que acho que pode deixar o leitor um pouco confuso, não por falta de explicação, mas sim de descrições. Às vezes muito rápidas, exageradas, ou mesmo ausentes, abria um espaço para muitas dúvidas quanto à ação ou os personagens. Nicolas era muito reservado e se entregou fácil ao amor, algo que ele não acreditava, e isso contribui para quase um ceticismo por parte do leitor, pois deixa o personagem muito impulsivo e direto quando se espera um pouco de hesitação ou dúvidas. Quase o mesmo para Sophie, que se mostra leviana e entregue a esse amor, sem questões, considerações ou mesmo espanto com essa relação que brota dos dois, afastando-se de todos para viver esse seu amor. Ela praticamente aceita sem muita resistência, numa entrega perigosa que poderia ocasionar uma fácil desilusão. Mas aí vem a questão da confiança muito rápida que pode garantir sua segurança, uma rapidez que leva ao ceticismo novamente, pois eles se conheciam por dias para nutrir tamanha relação. Talvez seja aquela ideia de paralelo em que realmente tudo é possível; tendo isso em consideração, a trama pede ao leitor que deixe de ser cético e acredite nessa possibilidade.
Um salve para Pierre que, sem querer, parece roubar um pouco das cenas. Amigo fiel, ele tenta equilibrar essa vida imortal com bom humor e serviço, ajudando como pode. Mark também não fica muito atrás, é aquele empecilho que perturba o casal por razões claras. Verdade que ele não merece a mulher com quem ia casar, mas seu papel é bem descrito.
A narração é bem leve e simples, assim como os diálogos, ora espontâneos, ora ensaiados, que fazem a leitura correr e, junto com a trama, constrói uma história que surpreende, pois quando achamos que as coisas vão correr para um lado, a autora desperta algo que não relacionamos de primeira. Como disse anteriormente, não é apenas a imortalidade o centro de tudo ~suspense~, e isso acho que foi bem trabalhado. Uma observação para o Apocalyptica que gruda fácil na cabeça. And nothing else matters...

Sempre pensei em mudar a decoração, mas, nunca o fiz de fato. Mudanças me deixam nervoso. [...] Desliguei o telefone e suspirei alto. Não gostava de visitas. Pessoas me deixam nervoso.
p. 10

- Você deveria estudar psicologia... é a décima vez que sugiro isso.
- Eu não preciso estudar pra ver o que está na cara.
- Você tem o dom, Pierre. Poderia ser o Freud desses novos tempos.
- Grande cara. – Pierre balançou a cabeça.
p.61

I never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
All these words I don't just say
And nothing else matters

Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters
(Mettalica - Nothing Else Matters)

~~ Vanessa Bosso é escritora e publicitária.

Raíssa Lis 16/04/2012

Com essa capa linda e sendo da Vanessa Bosso logo o livro me interessou, quando fiquei sabendo que se tratava de um romance, me apaixonei com essa linda historia de amor.

Nicolas é um homem de 33 anos muito rico e bem de vida, alem de ter herdado de seu pai um grande dom: Alquimia e por causa disso, há 500 anos ele tem essa mesma idade.Um homem que nunca se entregou aos desejos do amor porque não conseguia confiar completamente em nenhuma mulher para confessar seu segredo. Ele vive em um Castelo Vale de Loire- na França com Pierre, seu fiel mordomo e melhor amigo, estão juntos desde o acidente no laboratório de seu pai em 1452 em que provocou a morte de seu pai e comprometendo a vida de todos que estavam naquela sala.

Até que um dia de muita chuva, um carro com cinco jovens quebra próximo do castelo e pedem abrigo para Pierre sem saber o que fazer ele consulta Nicolas que logo ao receber aqueles jovens se depara som Sophie.

“Absolutamente linda. Não tenho outra definição para descrever Sophie. Qualquer coisa seria pouco.”

Sem recursos para conseguir arrumar o carro Nicolas oferece sua casa com estadia para os cinco jovens e ajuda a encontrar um mecânico que afirma que o carro estará pronto em dois dias, devido a compra de uma peça.

Os jovens eram Sophie uma bela jovem com voz doce como mel, Henri um louro de cabelo espetado, Charlotte uma morena alta, Alexandre um loiro de cabelos desgrenhados e Mark um rapaz alto e bonito – namorado de Sophie.

Nesse cenário de castelo de príncipe e princesas e em um lugar tão especial como a França, inicia-se essa paixão incondicional entre Sophie e Nicolas, um amor que encontrar um grande obstáculo que pode fazer toda diferença na vida desse casal tão apaixonado.

Este é o primeiro livro de Vanessa Bosso que leio, e confesso que fiquei extremamente apaixonada com sua escrita, a forma como narra os fatos conseguindo passar os sentimentos dos personagens como sofrimento, amor, ódio e ate a saudade. Um livro surpreendente que indico a todos e vale muito a pena, um romance com uma pitada de mistério surpreendente e viciante.

Resenha no Blog Flor de Lis

William Souza 25/01/2012

É por causa de livros assim que digo que a cada dia o Brasil literário vai para frente!

Ao ler esse livro me deparei com uma forma diferente de imortais, e pode esquecer todo o tipo de mitologia criada por ouros autores, Vanessa Bosso conseguiu escrever uma estória única, com um toque de sobrenatural, mas que leva para outro caminho, como se a imortalidade do personagem fosse só mais uma coisa em seu mundo e sua vida.

Adorei a construção da mitologia usada pela Vanessa, não é qualquer autor que cria estórias sobrenaturais e consegue se desprender de seus mundos, mas que mantém uma linha coerente em sua escrita. Aqui a autora usou a alquimia como pano de fundo para a estória e ela foi muito feliz na escolha, já que não é todo o dia que escritores têm ideias tão boas.

A escrita da Vanessa é rápida e você consegue ler o livro em uma só tacada, e o bom é que ela não se perde de forma alguma em seu mundo, tudo é bem descrito e amarrado e ao chegar no fim do livro você fica de boca aberta por não ter nenhuma ponta solta durante toda a estória.

Para os românticos de plantão, esse livro foi feito especialmente para vocês. E principalmente para quem acredita em amor à primeira vista, aquele que é sublime, doce e latente de uma forma inexplicável. Para mim esse é o maior ponto positivo do livro e ao mesmo tempo um ponto negativo. Mas quem gosta de estórias com personalidade, momentos explosivos e quase finais SURTANTES esse livro é também para vocês.

Com uma estória ágil de fácil entendimento e ao mesmo com uma profundidade enorme, O Imortal está te esperando para ser lido e te juntar ao enorme grupo dos novos apreciadores da literatura brasileira.