O Poder do Fogo

O Poder do Fogo Khêder Henrique

Resenhas - O Poder do Fogo

Pam Gonçalves 16/06/2011

O Poder do Fogo é de autoria de Khêder Henrique e foi lançado recentemente pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século.

Eu tive o prazer de ler esse livro há algum tempinho, mas só agora pude parar para escrever a resenha. Reta final de semestre na faculdade e algumas resenhas já agendadas impediram de vocês saberem a minha opinião sobre O Poder do Fogo.

O enredo de O Poder do Fogo é bastante inovador de diferente, até então não me lembro de ter lido nada parecido. Tem como cenário um continente fictício chamado Myruna. Os adolescentes participam d’O Grande Teste, onde são submetidos a provas práticas e teóricas para definir um rumo profissional. Geralmente os dons profissionais acabam passando de pai para filho, na esperança que o filho continue com o legado e a herança dos pais. Porém, Kiara não sabe qual rumo quer tomar. Não tem aptidão necessária para nada que seja revelado após os testes.

Ela é surpreendida pela chegada de Lucius Veniaga no vilarejo de Diaspos – onde ela mora. Ele deseja estudar com Elemiah Mirone, uma mulher que a maior parte dos moradores de Diaspos têm medo. Após a chegada do desconhecido sua vida parece tomar um rumo que Kiara nunca havia pensado.

O autor Khêder está de parabéns pela criação de uma história tão legal, com uma narrativa convidativa e gostosa de ler. Só me atenho a um ponto que me causou confusão: Os nomes das cidades e do continente. Principalmente do continente com sua capital. O continente se chama Myruna e a capital Myrune. É claro que dá para se acostumar ao longo da história, mas no início quando não era discriminado – continente e capital – eu tinha que voltar um pouquinho para me lembrar ao que cada uma se referia.

Sendo assim, recomendo muito o livro. Estou ansiosa pelo próximo, alias, vai ter um próximo né Khêder?

SaraBorges 11/08/2023

Interessante
A história me envolveu facilmente, e logo fiquei curiosa pra saber mais sobre a Kiara e seu passado... Mas, apesar de elementos mágicos interessantes, poderes que instigam e um mistério a respeito de uma certa personagem, a trama não cresce, talvez por ser o primeiro livro (algo que deixa a entender no final).
Senti que não precisava ter várias batalhas ao longo da história pq esse livro pedia mais desenvolvimento do que aventura. Então se só houvesse uma grande luta no final, acho que as páginas anteriores seriam melhor aproveitadas.
No geral, eu gostei. E pelo que sei, ainda não tem continuação, o que me deixa um pouco desanimada, pq não sei se um dia vou saber quem está tentando roubar aquele item misterioso.

Dri Ornellas 20/11/2011

Sentir-se deslocada e indecisa, é normal. Principalmente para adolescentes. A situação sempre parece pior do que é, mas realmente é pior quando todos a sua volta parecem tomar rápidas decisões e ficar satisfeitos com elas. Isso aumenta a frustração e faz parecer que não sentir o mesmo que eles não é o certo.

Assim se sente Kiara, a personagem principal do livro de estréia do paulista Khêder Henrique, O poder de fogo. Um livro de fantasia que cria toda uma nova estrutura de sociedade: com os humanos normais e os elementares, seres que estudam os elementos para poder controlá-los e, como sempre, o uso do poder depende de quem o usa, se para o bem ou para o mal.

Sem conhecer seu passado, Kiara não se sente confortável com nenhuma das opções de futuro que estão à sua frente e quando um forasteiro aparece em sua cidade pedindo informações de como chegar na casa da elementar mais conhecidade da cidade, Kiara acaba fazendo mais do que guiá-lo e se torna aprendiz de elementar junto com o rapaz. Sendo obrigada, a partir desse momento, a tomar decisisões que a deixam mais indecisa ainda, pois Kiara nunca conseguiu se colocar em primeiro lugar em suas escolhas.

Além de Kiara, outros personagens são importantes na trama, como Lucius, o forasteiro que se torna aprendiz junto com ela e que vira seu amigo de estudo e pessoal. Em suas aventuras, Kiara e Lucius conhecem Susi e e Feron, uma arqueira e um guerreiro.

A construção dos poderes dos elementares e a existência de deuses parece ter origem na mitologia. Aqui, cada elementar tem domínio sobre um elemento e um conhecimento básico sobre os outros. Os elementares retratados na história possuem características diferentes entre si e são tão frágeis quando os humanos normais sem seu baculo, ou seja, são apenas humanos que estudam os elementos e através desse conhecimento conseguem dominá-los.

A elementar que é a mestra de Kiara e Lucius é Elemiah, uma mulher de temperamento forte e ríspido, mas que com o tempo adquire carinho e amizade pelos dois. Através de seus ensinamentos, Kiara começa a se questionar sobre o que deve fazer quando o período de treinamento (18 meses) acabar, mas Elemiah já tem uma opinião formada sobre a menina desde que a conhece.

A história é bem construída, o texto é bem claro e de fácil leitura, concentrando-se na ação da história. Apenas senti falta de um antogonista mais consistente: no decorrer da leitura, temos alguns personagens que entram na história com esse papel, entrentanto, suas permanências são rápidas e logo são substituídos por outro personagem com intenções similares.

Não sou fã de livros de fantasia, mas essa história me manteve interessada desde o começo do livro. Então, recomendo a leitura tanto para os leitores do gênero, quando para quem não é.

Bruna 02/11/2011

“Você já pensou em possuir o Poder do Fogo?”
Antes de tudo, quero ressaltar que até recentemente, eu nutria um tipo de preconceito contra livros nacionais, pois nas tentativas que fiz de ler alguns títulos, acabei me decepcionando muito. Entretanto, para a minha felicidade, começaram a aparecer livros realmente ótimos – como A Batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr, que me fisgou logo nas primeiras páginas – e agora “O Poder do Fogo”, do autor Khêder Henrique.

Khêder não é só uma pessoa super simpática, como também um autor que merece destaque. O enredo de “O Poder do Fogo” é realmente inovador e, se bem me lembro, nenhum livro que li sequer chegou perto da história criada pelo autor.

O livro gira em torno de Kiara Ancessus, que não sabe qual rumo tomar em relação ao Grande Teste, onde os estudantes são submetidos a provas práticas e teóricas para definir um rumo profissional. Geralmente os dons profissionais acabam passando de pai para filho, na esperança que o filho continue com o legado e a herança dos pais.

A vida de Kiara começa a mudar quando Lucius Veniaga chega ao vilarejo de Diapos, onde a garota vive. O forasteiro pretende tornar-se o novo aprendiz de Elimiah Mirone, uma elementar aposentada. O problema, é que a elementar não aceita ensinar apenas um aprendiz de cada vez, o que faz com o jovem convença Kiara a juntar-se a ele nessa “jornada”.

Não há nenhuma dificuldade em se entender a história, o que torna o livro uma leitura super agradável. Em um ponto mais adiante da história, novos personagens aparecem, como Feron e Suzi, que logo criam laços de amizade com Kiara e Lucius (este tem ‘desavenças’ com Feron, devido ao ciúme) e juntam-se à eles em suas aventuras..

Mal nos acostumamos ao término de uma aventura, e logo somos apresentados a outra. Acho que posso resumir a história mais ou menos assim. Enfim, posso dizer que o final do livro me deixou com aquele famoso desejo de “quero mais”.

Parabéns ao autor!

Para finalizar, acho que devo agradecer a alguma força do Universo, que me ajudou a ganhar esse livro e que me deu a oportunidade de lê-lo. Então, obrigada força misteriosa (sorte, destino, Khêder ou todos juntos rs).

P.S.: Apesar de ter aparecido um pouco depois da metade do livro, tenho que dizer que a Suzi me conquistou e tornou-se minha personagem preferida. Desculpe Kiara, eu também te adoro, mas meu coração pertence a ela, ok? rs)

Kamila 30/11/2011

[BLOG VÍCIO DE LEITURA] Resenha: O Poder do Fogo – Khêder Henrique
O livro conta a história de Kiara, uma jovem de 14 anos que mora em uma vila chamada Diaspos, com seu pai e seu avô. Kiara não gosta e nem consegue realizar a maioria das atividades convencionais que os moradores da vila fazem da vida. Quando o Grande Teste se aproxima, a garota fica apreensiva, pois sabe que será um fracasso total nele e que acabará tendo que escolher como profissão algo que não gosta. A mãe de Kiara, morreu assim que ela nasceu. Sua mãe era uma elementar, e Kiara nunca tinha pensado em ser tal coisa, até a vinda de Lucius a vila. Lucius deseja ser aprendiz da elementar Elemiah que vive em Diaspos. Com a ajuda de Kiara o garoto chega até a torre aonde mora Elemiah. A elementar se espanta com a vinda do garoto, diz a ele que só dará aulas a ele, se o garoto encontrar alguém para ser aprendiz também, pois ela só da aula para dois alunos juntos. Lucius por não conhecer ninguém na cidade, além de Kiara que o ajudou a achar a torre, convida a menina a ser aprendiz junto com ele. Será que Kiara irá seguir os passos de sua mãe? Ou irá fazer aquilo que seu pai deseja para ela?

O livro tem uma ideia principal, muito criativa. O autor criou um novo mundo com lutas, magia, romances, aventuras e muita, muita ação. Os capítulos são pequenos, o que faz a leitura fluir de uma forma agradável. A trama aborda também alguns conflitos que a maioria das pessoas tem, decisões para a vida, dúvidas sobre qual caminho escolher, ser motivo de piadas por não serem bom em algo, ciúmes, amizades...

A leitura é maravilhosa, tem tudo na medida certa, nenhuma parte do livro a leitura fica cansativa ou enrolada. Existem várias reviravoltas, ações e uma mitologia criada pelo autor, que é magnífica. As cenas de lutas foram bem elaboradas pelo autor, dando espaço para a imaginação do leitor se formar como deseja. Apareceram também, muitos personagens ao longo do livro, todos bem elaborados com vinda e idas ideais para o ritmo da história.

A leitura me deixou bem apreensiva em certas partes, por exemplo, chega a certo ponto da leitura que a tensão em volta de um fato é tão grande, que eu quase gritava “sai daí looogo!”. E daí quando estava no ultimo capitulo, crente que tudo já estava resolvido, aparece uma bomba que me deixou de queixo caído. O Khêder foi muito criativo no aspecto reviravoltas da trama, pois agora estou roendo as unhas para uma continuação.

É uma obra brasileira ótima, que merece muito destaque. Um livro fantástico que deveria estar na estante de todo leitor que preze uma boa aventura. A história prende mesmo e nos faz querer mais e mais desse mundo de Kiara e Lucius.

Link: http://vicio-de-leitura.blogspot.com
ACESSEM!

Débora Borba 24/11/2011

Impressionante!
Adorei a leitura leve, mas cheia de aventuras. É um livro rápido de ler, mas em cada capítulo tem um incrível passeio cheio de "elementos" pela vila de Diaspos.

Em Myruna (como se fosse um estado/país) os jovens que completassem 14 anos deveriam realizar 'O grade Teeste' para saber qual rumo profissional deveriam seguir. Kiara Acenssus não estava nenhum pouco empolgada com o teste, ao contrário de sua melhor amiga, Tácita. Com a chegada do forasteiro Lucius Veniaga, Kiara se vê em apuros.
[...]
Lucius pretende ser o novo aprendiz elementar da mestra Elemiah Mirone, a velha elementar, chata de galochas, rs. Brincadeirinha, mas ela causa essa impressão. Para ser aprendiz, a mestras só aceita dois alunos, e como Lucius não quer perder a viagem, tenta logo convencer a Kiara ser também aprendiza de Elemiah. Será que ele vai conseguir?
[...]
Essas indecisões esquentam o livro, deixando-o cheio de aventuras. Lendo o livro, você pode ainda conhecer o Ferron, um jovem guerreiro muito valente, a Tácita, a melhor amiga de Kiara que também é a fofoqueira da cidade, rs. Conhece melhor a elementar do ar Elemiah Mirone, e vê que (spoiler) no final das contas ela nem é tão má assim. Conhece a andarilha Suzi, que é uma ótima arqueira, e no meu ver, ela esconde um segredo... Até fica com pena da Kalinka. Além do mais, fica conhecendo os três insuportáveis elementares do gelo..
[...]
Enfim eu gostei do livro, cheio de embates e surpresas! Ah e quer saber o que ficou relevante pra mim no livro?? O uso da leitura! Lucius lê muito, e Kiara não, o que acaba se tornando um ponto negativa pra ela no livro! A leitura é tão defendida nessa história que você se vê sorrindo por ler algo que incentive a leitura, legal né?! E também tem advertências, que pelo menos para mim serviu, por exemplo: quando você lê algo extremamente fantástico é normal que você acabe falando tudo sobre o livro, mas deixa de pensar na realidade, não é?! O livro implica com isso, e por mais que seja literatura fantástica, ensina bastante como devemos nos desvencilhar disso... Nem tudo que está nos livros é verdade. Infelizmente devo concordar.

Mais em: enfimdeasasabertas.blogspot.com

Swan 26/11/2011

Diaspos, um pequeno e pacato vilarejo situado no continente Myruna, é o lar de Kiara, uma simpática e gentil garota que tem suportado uma grande preocupação. O Grande Teste – prova pela qual os alunos têm que passar para definir a sua futura ocupação no vilarejo – estava prestes a acontecer e Kiara não sabe o que fazer, afinal ela não apresenta aptidão para nenhuma das atividades típicas de Diaspos.
Eis que aparece um forasteiro chamado Lucius a procura de Elemiah Mirone, uma famosa elementar que vive na região. O jovem almeja ser seu aprendiz, mas para isso deverá encontrar um companheiro de estudos visto que Elemiah se recusa a dar aulas particulares. Lucius então resolve convidar Kiara, a primeira pessoa que conheceu no vilarejo e que já se tornara sua amiga, para estudar com ele o elementarismo.
A garota fica dividida com a proposta. Sua mãe fora uma elementar, mas por ter morrido pouco depois do nascimento da filha, Kiara não a conheceu e seu pai nunca falava sobre o assunto. Apesar de sentir-se no dever de ajudar o pai na fazenda, ela nutria secretamente uma profunda curiosidade sobre o elementarismo, e por isso aceita a proposta do amigo. Mas as coisas não serão nada fáceis. Ela terá que enfrentar situações perigosas onde sua coragem e determinação serão postas à prova.

Minha opinião? Quando se fala em literatura sobrenatural e fantástica, os 'vampiros', 'lobisomens' e 'bruxos' são temas bastante recorrentes. Mas o tema 'elementos' também tem se tornado bastante popular no mercado editorial. Confesso que sou uma grande fã de literatura fantástica, mas acredito que quando um autor se propõe a escrever sobre um tema muito difundido, ele deve buscar um diferencial a fim de evitar a mesmice.
Como já comentei aqui no blog, os novos autores nacionais têm surpreendido por seu talento e criatividade e, nesses termos, Khêder Henrique não decepciona. Ele conseguiu pegar um tema que está se tornando bastante comum e criou uma estória original e cativante. A narrativa em terceira pessoa é fluida e suave, o que proporciona uma leitura rápida, leve e divertida.
Este é o livro de estreia do autor e também o primeiro de uma série de quatro volumes, e nele podemos conferir o ótimo trabalho de mais um novo e promissor talento da literatura nacional. Recomendadíssimo!

charlotte 27/11/2011

VOCÊ JÁ PENSOU EM POSSUIR O PODER DO FOGO?
Kiara Ancessus é uma jovem moradora do vilarejo de Diaspos, e dentro de um mês acontecerá O Grande Teste. Nele todos os estudantes são colocados a prova para saber qual será sua área profissional (ferreiro, fazendeiro, cavaleiro real, dentre outras coisas) e todos os jovens estão super ansiosos para a tão esperada data do teste... Menos Kiara.

Ela afirma não ter aptidão por nenhuma das áreas propostas no teste, até que Lucius Veniaga aparece procurando a misteriosa elementar Elemiah Mirone (que todo mundo no vilarejo parece considera-la uma senhora antipática) e acaba alimentando o desejo de Kiara de conhecer mais sobre o mundo dos elementares. Então eles embarcam nessa aventura e viram os mais novos aprendizes da ranzinza Elemiah, descobrindo aos poucos seus poderes e é claro, a tal afinidade com o elemento fogo.

"- Kiara, você me disse que faz coisas que detesta na sua escola - a garota concordou com a cabeça. - E sua mãe foi uma elementar...- a moça concordou novamente. - Kiara... Você já pensou em se tornar uma elementar?"

Khêder foi muito criativo e fez um mundo novo, recheado de lutas, magias, suspense, ação e um leve toque de romance, tudo na dose certa. Gostei muito do livro principalmente porque o autor deixa um espaço nas cenas para nossa imaginação fluir de acordo com o que ele deixou estabelecido. Para vocês entenderem melhor é como se ele te desse as principais informações, mas os detalhes ficasse por nossa conta. Eu adoro isso em alguns livros pois posso usar minha imaginação para certas cenas, onde as vezes alguns autores pecam em detalhar de mais e você ou acaba não conseguindo visualizar a cena ou faz o faz mas imagina algo totalmente estranho.

Em O Poder do Fogo vemos coisas comuns como ciúmes, dúvidas internas, grandes escolhas e etc, mas também vemos uma mitologia totalmente nova capaz de surpreender o leitor. Minha única crítica vai para a noção do tempo, que eu perdi completamente. Eu achava que eram já tinha se passado o tempo x, quando de repente um personagem comenta que era o dobro/triplo do tempo. Fiquei um pouco perdida com isso.

Mas, tirando essa exceção, eu sou toda elogios ao livro! Muito obrigada Khêder por ter me dado o livro e ter me proporcionado essa leitura um tanto diferente. E pelo amor aos sete deuses, eu preciso da continuação!

Resenha retirada do MEU blog - Letras de Chá
Mais em www.letrasdecha.com.br

Tonyfreitas 27/02/2013

Uma abordagem crítica -
Se tem uma coisa que é legal, é você escrever sobre um livro pouco reconhecido e resenhado. Porque quando você escreve sobre os best-sellers, TODO mundo já escreveu alguma coisa, então você corre o sério risco de parecer repetitiva com suas colocações.

E quem leu minhas resenhas, já percebeu que gosto de ser original. Tanto nos comentários que faço, quanto nas análises. E como ser original se um livro tem 985672132435346467563452323 resenhas?

Bem... A sinopse do livro fala sobre um grande teste que é uma série de provas práticas e teóricas para definir o rumo profissional de um estudante, em um mundo diferente do nosso.

Esse mundo fantástico, criado por Khêder, lembra bastante nossa época medieval, não vejo nenhum problema quanto a isso, nem acho que seja cópia de mundos de outros autores. Mas li no skoob alguém dizendo que ele criou um mundo fantástico totalmente novo. Não. Ele não criou. Criou algumas características. E se estendeu em algumas descrições que saíram completamente do foco do texto.

Claro que o livro deve fornecer explicações sobre o texto, mas parece que simplesmente após escrever o livro todo, como ficaram muitas pontas soltas, ele juntou as explicações e saiu colocando no texto a torto e à direito, e aí a leitura engasga em alguns pontos, não flui.

Ele cria uma estrutura mitológica com 7 deuses e suas características envolvendo os 7 elementos. Seis elementos convencem (Terra, Ar, Fogo, Água, Luz e Trevas), mas Gelo como elemento, não me convenceu, nem mesmo nas explicações. Gelo é um estado da água. E água é um elemento.

Os deuses são citados/chamados/praguejados e em alguns momentos, me deixava perdida, achando que eram personagens novos. Ele não dá tempo para nos acostumarmos. Veja bem, é toda uma mitologia nova! Quando alguém exclama: "Kedar!" eu penso? WTF? E tenho que voltar o livro procurando as explicações sobre aquele deus. Logo adiante, acontece outro problema e alguém diz: "Por Paloma!" E eu penso: "lá vou eu procurar explicações de novo". Enfim... Entendi toda a criação da mitologia, mas ele precisava dar tempo, repetir mais sobre cada deus, antes de ficar alternando sobre eles.

Outro problema que eu encontrei, foi relacionado às características dos personagens. Ele monta um perfil de cada um. Ok. E então, ele cria situações que os personagens não agem condizentes com aquele perfil traçado por ele. Claro que personagens crescem, amadurecem, mas para isso, eles precisam passar por experiências. E ele fala pouquíssimo sobre o período de treinamento, o que nos deixa no escuro para entender a situação que fez com que os jovens possam vir a ter amadurecido.

Gostei dos personagens do livro. Mas puxa, todo mundo tem que ser tão bom? NADA desabonava nenhum deles. Eram todas pessoas maravilhosamente perfeitas, e mesmo com problemas pessoais de insegurança, eram todos bonzinhos e perfeitos demais para ser verdade. Os muitos bandidos (sim, porque não eram vilões...) que apareceram eram sempre ruins. Havia uma divisão clara: Fulano é Bom, Beltrano é Mau. E isso não existe na vida real (nem mesmo nos livros).

Senti a falta de personagens realmente opositores. Normalmente um livro tem um grande personagem opositor (vilão), mas neste livro não acontece só um conflito na história. Acontecem quatro, principalmente para introdução de novos personagens que se tornarão amigos dos protagonistas. Féron, o guerreiro que salva Kiara de três assaltantes, Suzi, a arqueira que ajuda a resgatar Kiara de uma ladra. Eles aparecem prontamente e sem fazer qualquer sentido na história, apenas porque são pessoas "legais" que estavam na hora e no local certo e porque a protagonista poderia precisar de amigos no futuro. Não me convenceu.

A idéia do livro é boa, porém é um texto que poderia ter sido melhor trabalhado e lapidado. Tem problemas de descrição de personagens e locais dificultando nossa visualização no livro. O livro é para ser lido, imaginado. E ele foi só lido, o que reduz bastante o prazer da leitura.

Bem, para resumir, é uma leitura divertida e que eu chamaria de "sessão da tarde". Classificaria o livro como um livro para adolescentes. Faixa etária - no máximo até 14 anos, por se tratar de uma leitura simples e cheia de pequenos problemas de coesão de idéias

O livro tem vários ensinamentos tanto de Elemiah, a elementar mestra de Kiara e Lucius, quanto pensamentos extremamente maduros dos dois, que em tese, tem só 14 anos. Gostei especialmente de uma citação:

"Às vezes, pensamos saber o que queremos... Nutrimos desejos sobre algo que nunca conseguiremos obter. Mesmo assim, sonhamos, porque é isso que nos faz seguir adiante." Kiara Ancessus

Título: O poder do fogo
Autor: Khêder Rodrigues
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira

Talita Helen 01/10/2011

O Poder do Fogo
Kiara Ancessus, é uma jovem de 14 anos, ela mora com o pai e o avô em Diaspos, num continente chamado Myruna, Kiara está preocupada, em um mês será realizado o Grande Teste, uma série de tarefas que vão determinar seu destino, mas acontece que Kiara não se dá bem em nenhuma tarefa, é uma péssima amazona e não se dá bem com os trabalhos artesanais, e cuidar da fazenda do pai, é algo que não agrada a ela. Um dia, enquanto Kiara está sentada em frente à sua casa, um forasteiro chega a cidade, seu nome é Lucius, e ele chegou a Diaspos para estudar com Elemiah, a elementar.

Elemiah só aceita ensinar Lucius com uma condição, que ele arranje uma parceira ou parceiro de estudos. Lucius não pensa duas e vezes, e convida Kiara ser sua parceira, ela aceita, sua mãe Talissa havia sido uma grande elementar e a garota decide seguir seus passos, no começo seu pai vai contra, mas depois acaba concordando.

Enfim, o livro é leve, e super gostoso de ler, muito bem escrito e cheio de aventuras. Kiara e Lucius, agora são alunos de Elemiah, que por sua vez é uma professora severa e mal humorada, juntos eles começam a viver muitas aventuras, desde entrarem numa casa mal assombrada para que Lucius encontre um cajado e livro mágicos, até enfrentar um dos maiores elementares, que quer destruir a todos. No meio disso tudo, outros personagens aparecem Feron e Suzi, dois adolescentes, amigos de Lucius e Kiara, que os ajudam em suas aventuras, claro que no meio disso tudo outros sentimentos começam a aparecer, como o ciúmes.

Kiara e Lucius além de amigos começam a sentir alguns sentimentos diferentes, como eu disse acima, um deles é o ciúme, Lucius não gosta de ver Feron com Kiara, assim como ela fica enciúmada ao vê-lo com outra garota, enfim coisas de pré-adolescentes, hehe.

Bom, o livro é muito fofo, como eu disse é leve, e super rápido de ler, eu super recomendo! Quem ler, depois me diga o que achou beleza?

TÍTULO ORIGINAL: O Poder do Fogo
AUTOR: khêder Henrique
EDITORA: Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira

Amanda Reznor 20/10/2011

Quero a continuação!!!
Khêder Henrique narra uma sociedade imaginária de forma criativa e solta, trazendo ao leitor um mundo que usa a mágica de uma forma inusitada: através do elementarismo. Quem não estiver habituado ao termo, não precisa se preocupar: este e muitos outros serão explicados ao serem utilizados em O Poder do Fogo, que narra o começo da aventura da jovem Kiara, abordando as dificuldades que um adolescente enfrenta ao migrar para a realidade adulta, na qual terá de fazer escolhas e, às vezes, atravessar o preconceito e a influência dos próprios pais. Descobertas, brincadeiras, perigo e romance estão à vista, mas Kiara ainda terá muitas surpresas pela frente...

Prós: narrativa envolvente, suave, desembaraçada, permite compreensão rápida e cria expectativas curtas, com cenas de ação que ressurgem a todo instante.

Contras: o diálogo entre as personagens deixa a desejar, bem como às vezes os inimigos parecem ser muito bonzinhos, alguns até mesmo bobos. Mas nada que estrague a história!

Ká Guimaraes 25/10/2011

Diferente de tudo que já li =D
Primeiramente quer pedir perdão ao autor pela demora desta resenha sair, as coisas andam corridas aqui, então já viu né. Mas hoje saiu, graças a Deus né.

O livro do Kheder é bem diferente, foi lançado pelo Selo Novos Talentos da editora Novo Século, a capa deste livro eu amei, achei muito linda.
Mas vamos para de enrolar e vamos para historia né.

Assim que peguei o livro para ler, eu achei bem diferente o enredo, até hoje não li nada igual, o livro tem como cenário um continente chamado Myruma, vários adolescentes participam de um Grande teste, onde todos têm que fazer provas praticas e teóricas para definir seu rumo profissional, sempre os dons, passam de pais para filhos, assim eles esperam que o legado continue com a família.

Mas Kiara, não sabe qual rumo vai tomar, nem se vai ter algum dom. Sua vida muda quando é surpreendida pela chegada de Lucius Veniaga ,em seu vilarejo Diaspos. Lucius deseja estudar com Elemiah, uma senhora que todos de Diapos têm medo.

Gente não dá para falar muito deste livro em uma resenha, senão perde a graça quando vocês forem ler, o autor esta de parabéns pela sua criação, a historia é muito legal, a narrativa é fácil de se ler, e gostosa.
Obrigada Kheder por me enviar este livro eu amei, e espero que tenho mais rsrs

William Souza 02/04/2012

Nossa, quando digo que do Brasil está saindo só coisas boas, as pessoas custam a acreditar. O Poder do Fogo foi uma surpresa muito boa para mim, gostei muito como o autor desenvolveu as coisas.

Tenho que começar dizendo que esse é o primeiro livro que trata sobre elementares que eu leio, mas não é um assunto muito abordado pelos autores. O que é realmente muito bom, já que sai daquela gangue dos vampiros/ anjos.

O autor conseguiu desenvolver muito bem a sua ideia, os personagens são carismáticos e mantém uma linha de raciocínio própria, o que me agrada muito. Uma estória bem escrita, que tem seus segredos bem amarrados e com cenas de ação muito boas.

Mas como sempre nada é só flores, tenho alguns pontos negativos para deixar atento quem vai ler o livro. A narrativa parece que muitas vezes estar correndo sem dá aquela "pausa" para o leitor respirar e conseguir visualizar a cena, e alguns nomes são muito iguais, como por exemplo, o nome do continente e da cidade onde os personagens vivem, que se chamam Myruna e Myrune respectivamente.

O poder do Fogo é um livro inovador, gostoso de ler, com uma leitura rápida e que contem muitas cenas de ação espetaculares. Para os amantes da fantasia, esse livro é um prato cheio e creio que agrada a todas as idades por tratar de um tema bem abrangente que é a família. Pelo que entendi o livro não acaba por aqui e já tem uma continuação que ainda não tem previsão para lançamento. Já estou ansioso!

Aione 12/11/2011

Kiara, um jovem de Diaspos, nunca se sentiu como uma verdadeira cidadã de sua cidade. As habilidades compartilhadas por seus moradores nunca foram seu forte nem realmente lhe agradaram. Eis que a chegada de Lucius, um jovem forasteiro, acaba por lhe proporcionar a possibilidade de uma vida que somente havia sido imaginada em seus mais secretos sonhos: a de seguir os passos de sua falecida mãe, tornando-se, um dia, uma elementar como ela fora. Mas, para isso, seriam necessários o real interesse e a determinação, características incertas para a jovem.

Primeiro de tudo, devo dizer que a história criada por Khêder Henrique, aliada a sua envolvente narrativa, conquistou-me por completo. As 236 páginas foram lidas em um dia, sem que o cansaço fosse sentido em momento algum. Entrei de cabeça na história, a qual me convenceu e me deu a sensação de realidade, mesmo sendo uma fantasia.
Acredito que o principal fator para meu total envolvimento tenha sido a narrativa do autor, mais do que a própria história. Não que essa não tenha seu mérito, mas se não fosse tão fluida, como achei, talvez não tivesse me conquistado. Não apenas a capacidade de envolver, a escrita de Khêder é capaz de nos fazer imaginar tudo que é descrito. Tenho em minha mente todos os locais e personagens da história como se tivesse assistido a um filme.
As personagens, inclusive, são as mais variadas. Kiara é sensata, altruísta, corajosa e com uma vontade de agradar a todos, colocando de lado seus próprios desejos. Lucius, por sua vez, é dedicado, tem senso de conhecimento e desperta risadas com seu jeito “trapalhão” e comentários inapropriados, comumente conhecidos como “foras”. Elemiah, a mestra elementar, em muitos momentos me lembrou Dumbledore, de Harry Potter, por sua sabedoria e ensinamentos, porém uma versão mais rígida e menos carismática do maior bruxo de todos os tempos. Estas são as principais, mas mesmo as personagens secundárias também merecem destaque, principalmente por não se mostrarem desnecessárias em momento algum, todas contribuem, de alguma forma, para a construção do enredo: Laureon e Leoni, pai e avô de Kiara, respectivamente, Tácita e sua fama de “fofoqueira”, Adail e sua bondosa personalidade, além de Suzi e Feron, que mesmo aparecendo na segunda metade da história, tornam-se importantes figuras em seu desenvolvimento.
Sobre esse, foi muito bem feito, além de o enredo ser criativo. Os pontos principais foram concluídos no desfecho, mas com algumas pontas e mistérios tendo sido deixados para dar continuidade aos próximos volumes. Só registrei alguns pontos negativos: primeiro, perdi a noção do tempo cronológico da história, achei que pouco tempo havia se passado enquanto, na realidade, foram vários meses. Por esse motivo, os outros dois pontos negativos ocorreram. Tanto o romance da história quanto o aprendizado de Kiara e Lucius, ao meu ver, não tiveram suas evoluções muito bem apresentadas. Vi a situação inicial e a final, porém não visualizei muito bem o meio entre elas, a ligação entre os dois estágios. Senti falta de pequenos indícios que indicassem que as transformações estavam acontecendo, principalmente com relação ao romance. É possível, porém, que eu tenha perdido esses detalhes em minha avidez pela leitura.
Excetuando-se esses fatos, só tenho elogios a fazer. O universo criado por Khêder é rico e criativo: há mitologia, romance, suspense, ação, além da noção de respeitar diferentes culturas e, até mesmo, críticas políticas muito tênues. Como já disse em outras resenhas, sou imensamente atraída por detalhes e significados ocultos em palavras e gestos, gosto de imaginar o que mais uma mesma coisa pode querer dizer. E, claro, nada melhor do que uma fantasia para contar metáforas.
Em dado momento, é explicado o motivo de a educação ser gratuita no continente de Myruna: graças a um governador autoritário que, uma vez, negou a educação à população como uma forma de controlá-la pela ignorância. Ao perder sua posição de governante, o ensino passou a ser gratuito devido à imposição de Acácia, deusa do conhecimento. Impossível de não pensar em porque a educação em nosso país recebe tão pouco investimento. Não só isso, Khêder apresenta como diferentes culturas podem interpretar um mesmo fato e, por isso, devemos respeitar a todas. Por fim, há também o ensinamento moral, sutil, na forma de as pessoas e intenções serem responsáveis por boas ou más atitudes, e não as ferramentas ou os conhecimentos utilizados para isso.
Só tenho a agradecer ao autor pela parceria e dizer que não vejo a hora de ler a continuação de O Poder do Fogo. É sempre gratificantes ser envolvida e conquistada por uma leitura tão prazerosa e divertida.