O silêncio da chuva

O silêncio da chuva Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - O Silêncio da Chuva

Renata Mendes 18/03/2024

Decepcionante
Eu queria MUITO gostar desse livro mas não rolou. Senti uma sexualização da mulher muito desnecessária para a narrativa e o fim da história deixa vários pontos sem explicação

Liane Duarte 18/01/2024

Que livro ruim, bah. Quando comecei não tinha expectativa, apareceu pra mim como sugestão num site de livros, vi que era brasileiro quis dar chance. Um lixo. A história é péssima, o mistério é mal construido, o final é horrível e o personagem principal é nojento. Parece um livro dos anos 80, mas surpreendentemente já é dos anos 2000. Tem um subreddit que é "r/menwritingwomen" (homens escrevendo mulheres) e esse livro é um exemplar perfeito. Todas as mulheres são objetificadas de um modo péssimo, tenho até preguiça de descrever de tão ridículo que é. Enfim, não vale a leitura.

renata 10/01/2024

Um salve à literatura nacional!
Por indicação de minha mãe, fiz a leitura de ?O silêncio da chuva?, um romance policial escrito por Luiz Alfredo Garcia-Roza que tem como ambientação a cidade do Rio de Janeiro.
A trama é construída a partir da morte misteriosa de Ricardo de Carvalho, um
importante executivo que, no edifício-garagem onde trabalhava, é encontrado sem vida sentado ao volante de seu carro.
O ocorrido torna-se mais peculiar ainda quando, investigada a cena do suposto crime, não são encontrados sinais de violência comuns a casos de assassinato.
Sem pistas ou testemunhas, o inspetor Espinosa da 1a DP parte em uma investigação buscando a solução desse tão enigmático acontecimento que com o tempo passa a ter cada vez mais personagens e delitos adicionados à cena geral.
O livro é muito bem escrito e impossível de ser largado enquanto não concluído. O protagonista é magnético e extremamente sagaz, e a cada página lida há uma revelação surpreendente capaz de alterar completamente o trajeto da história e a elucidação do crime inicial e dos que posteriormente aconteceram.
Sempre descubro o final das narrativas que leio, porém dessa vez apenas tive o palpite certo quanto ao autor das brutalidades e não em relação a estrutura da narrativa. Na verdade, está aí algo que me pegou de surpresa: a forma como Garcia-Roza teceu essa história.
Mal posso esperar para acompanhar as próximas aventuras de Espinosa.

Nevessthay 30/10/2023

Ótima leitura ?
É um livro que te induz a ler cada vez mais, ele é instigante, o suspense nele é muito bom, pois só descobri o mistério na última página.
E a pessoa que nem passou pela minha cabeça que poderia ser ela a causadora de todas as mortes e mistérios, foi a responsável por tudo.
Desconfiei de várias pessoas, é um livro que você é o detetive junto com o Espinoza da 1°DP.
E não foi atoa que foi vencedor do prêmio Jabuti em 1997.

Tarsila 13/10/2023

Esse livro me prendeu muito! A leitura é bem intensa, são muitos personagens uma bela escrita policial e criminal.

Recomendo muito, e ele deveria ser mais reconhecido por todos.

Isabela 08/09/2023

Outro nacional maravilhoso
É um dos primeiros livros policiais que eu peguei pra ler, já que não é muito meu estilo, mas eu amei d+

O livro é curtinho mas é emocionante, eu amo toda a atmosfera desse livro. O fato dele se passar no nosso Brasil mesmo deixa tudo mais legal de ler.

Nunca fui muito inteligente pra plot de qualquer media de investigação policial então não posso dizer se o plot desse daqui ia deixar qualquer um despreparado, mas mesmo assim eu achei surpreendente.

De primeira, pegar o livro e ver que ele era separado por pontos de vista me deixou um pouco confusa, porque nunca tinha lido um desse estilo mas depois de um tempo observei que só deixou o livro ainda mais interessante

Pisi14 25/08/2023

Caminhando pelo Rio de Janeiro
Quem lê a história acaba fazendo uma caminhada pelo Centro do Rio de Janeiro junto com o investigador Espinosa, bebe com ele café, desvia-se dos pedestres apressados pelas exigências do trabalho e vai aos poucos tentando elucidar um crime, seu autor e causa.

alncardaniel 14/08/2023

Hm, tem uma proposta interessante ao colocar o leitor alguns passos a frente do detetive. fora isso tem uma história pouco emocionante além de que o final se torna bem previsível já na primeira metade da história.

os personagens - principalmente as mulheres - não escondem que a história é escrita por um homem, o final da história é simplesmente terrível. além do acontecimento absurdo é tudo apressado e mal contado.

vi muita gente falando bem dos livros do detetive Espinosa mas esse livro encerrou qualquer interesse da minha parte. sem condições, duas estrelas com muita boa vontade pela literatura nacional.

Inspirações Literárias 31/07/2023

Um suspense policial nacional de tirar o fôlego
APROVADISSIMO!

Um suspense policial nacional de tirar o fôlego.

Primeiro contato com a escrita de Garcia-Roza e foi uma agrabilíssima surpresa.

Recebi o livro no clubinho SeboLar que apresenta uma curadoria exclusiva com livros de sebo a partir de uma análise criteriosa das preferências e gostos do leitor.

Um livro de grande sucesso na década de 1990 que ganhou o prêmio de literatura nacional Jabuti.

Simplesmente quero ler absolutamente TODOS os livros da série do investigador Espinosa.

Uma leitura viciante, fluída e que nos relembra da maravilha que é ser leitor.

E lembrando esse livros mariavilhos e esplêndido é brasileirinho e toda a história ocorre na cidade maravilhosa.

Igor Kaua 04/04/2023

Desvendando eventos, não a morte.
Como qualquer romance policial, começa com uma morte. Porém desde o início sabemos quem causou esta morte, a história, que é o ponto forte dessa história, se desdobra com personagens terceiros que estão ligados ao morto mas que nunca o viram, e querem aproveitar-se da morte para benefício próprio. O mistério é tentar resolver uma cadeia de eventos em volta do crime e não o crime em si, e além de consequências tomadas literalmente pelo acaso. Leitura muito boa com diversos pontos de vista e narrativa bem feita; os personagens são breves mas a construção rápida dos personagens não incomoda.

JosA 19/03/2023

Mais uma dádiva de Garcia-
O primeiro livro que li do Garcia-Roza foi uma janela em Copacabana. Tudo nele me encantou: a trama, o detetive Espinosa, os detalhes do Rio de Janeiro e os cortes entre cenas para gerar expectativa no leitor e obrigá-lo a continuar lendo até voltar para a cena e descobrir o que acontece, parece até uma novela impressa em tinta e papel, algo sensacional. Fiquei tão vidrado que comecei a ler a obra de Garcia-Roza desde o começo, sendo seu primeiro livro o Silêncio da chuva, que contém todas essas características que citei, mas cuja primazia se difere dos outros livros por conseguir ?juntar quebra-cabeças? ao longo do livro: Existe o mistério central que é a morte de Ricardo Carvalho, seguido de vários outros eventos que a princípio não estão diretamente ligados à morte do executivo, mas que vão se encaixando ao longo da trama. O único ponto que confesso preterir em Uma janela em Copacabana à este livro são as sacadas inteligentes do Espinosa. Talvez seja algo que Garcia-Roza desenvolveu ao longo do tempo, afinal o silêncio da chuva foi sua primeira publicação

VERDEDITO: Definitivamente vale a pena ler!

Wolsey 05/02/2023

Policial à brasileira.
Muito interessante a forma de narrar a história.
Desde o início o leitor sabe como se deu a morte, mas o livro acompanha o raciocínio do inspetor Espinosa, que não tem a menor ideia do que aconteceu e ainda tem o trabalho dificultado pela alteração da cena do suposto crime por alguém que só aparece na narrativa no segundo terço do livro.
Bem angustiante ver o protagonista direcionar a investigação pelas opções que não são as que correspondem à que realmente ocorreu.
Somado a isso há questões que só vão sendo reveladas ao leitor ao longo do livro.
O final chega a ser irônico, mas o leitor se questiona se não é assim mesmo que ocorre na realidade.
Gostei.