O silêncio da chuva

O silêncio da chuva Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - O Silêncio da Chuva

Katyane3 07/01/2023

Cadê o culpado?
Por ser o meu primeiro suspense policial, fiquei fascinada pela história e por também Espinosa ser um personagem peculiar e cativante, fez com que a história se desenvolvesse.

nathfrensch 13/11/2022

Ainda assim, um bom livro.
Há tempos não lia um romance policial com início tão instigante. A trama toda muito bem escrita e amarrada, apesar de já desconfiar do ?assassino?. Porém, o final poderia ter sido mais desenvolvido, a resolução de tudo me pareceu fácil demais. Um tanto quanto broxante? =\
Ainda assim, um bom livro.

Rossine 24/08/2022

Livro bem escrito, com uma trama bem amarrada, que mostra um detetive comum, focado no trabalho e que gosta de sebos, e que aborda bem os demais personagens: a ex-esposa do morto (Bia), um professor universitário (Júlio), uma funcionária de uma academia (Alba), a secretária desaparecida (Rose) e, especialmente, o ladrão (Max) que roubou a pasta do morto com uma carta de suicídio, e que tenta dar um golpe na companhia de seguros.

Liliane.Goncalves 17/07/2022

Instigante e divertido
O Silêncio da Chuva - Luiz Alfredo Garcia-Roza (1996)

? No centro do Rio de Janeiro um executivo é encontrado morto com um tiro, sentado ao volante de seu carro. Além do tiro, único e definitivo, não há outros sinais de violência. É um morto de indiscutível compostura. Mas isso não ajuda: ninguém viu nada, ninguém ouviu nada.

?????O policial encarregado do caso, inspetor Espinosa, costuma refletir sobre a vida (e a morte) olhando o mar sentado em um banco da praça Mauá. No momento tem muito sobre o que refletir. De um lado, um morto surgido num edifício-garagem; de outro, a incessante multiplicação de protagonistas do drama. Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas começam a sumir.

?? Gostei muito do O Silêncio da Chuva, do Luiz Alfredo García-Roza. Adorei a leitura e de andar pelas ruas do RJ com o inspetor Espinosa na década de 90.
Sobre os personagens, Espinosa está mais para intelectual, do que para investigador. Cada palpite furado que chegava a dar dó (e um pouco de raiva também).

????? Algumas coisas mal explicadas, a previsibilidade da identidade do assassino e o final um pouco repentino me decepcionaram um pouco, mas gostei do livro mesmo assim.

? Vencedor do prêmio Jabuti (1997), O Silêncio da Chuva é uma leitura bastante fluída, instigante e divertida, apesar de a opinião sobre o livro não ser unânime. Além de tudo, fiquei feliz de conhecer o trabalho de Garcia-Roza, importante autor nacional de romance policial.

gcpina 25/06/2022

O melhor policial
Impossível parar de ler? o estilo me lembrou Rubem Fonseca. Achei muito divertido acompanhar as linhas de investigação cogitadas por Espinosa enquanto já sabia a verdade sobre os fatos. Já quanto a identidade do assassinato, achei óbvia, o que não apagou o brilho do inusitado desfecho!
Com certeza irei ler outros livros do autor!

Jaime.Nichols 08/06/2022

Adoro Garcia-Roza, mas...
Realmente, adoro Garcia-Roza, mas já perceberam que o Espinoza nunca é necessário para a conclusão das tramas?

Carol Grayshadow 22/05/2022

Não me cativou tanto assim
O silêncio da chuva que deu origem ao filme protagonizado por Lázaro Ramos.

A morte misteriosa de um executivo no centro do Rio é o inicio de um mistério que o inspetor Espinosa é encarregado de desvendar.
Com o desenrolar da trama nos é apresentado esse policial bibliófilo que se identifica mais com a literatura e as artes do que em ir a fundo na investigação.
Uma escrita que nos mantêm bem localizados na história, porém não me prendeu tanto quanto gostaria mesmo com personagens bem construídos.
Um livro bom com um final inusitado, no entanto deixa muitas perguntas, relacionadas ao caso em si, sem explicação.

Marcos Nandi 30/04/2022

Leitura gostosa
Um homem, importante diretor de uma companhia de mineração, comete suicídio em seu carro. Porém, um suicídio estranho, já que a arma usada para o suicídio não estava no local. E ao mesmo tempo, a carteira do morto também não estava no local.

Nessa situação, conhecemos o investigador de polícia Spinoza, que trabalhava numa delegacia que nunca havia investigado homicidio, visto que seu raio de abrangência apenas incluía bairos tranquilos.

O homem morto vivia num casamento infeliz com Bia. Que não recebia atenção e carinho de seu marido, e portanto, encontrava refúgio com outro homem.

Junto a isso, uma das funcionárias da mineradora, desaparece depois de avisar para a viúva do morto que tinha informações sobre os supostos motivos da morte. E assim, mais mortes estranhas começam acontecer no livro.

Spinoza, o inspetor, é uma pessoa comum..sem grandes habilidades típicas de detetives, mas isso que o torna legal. Ele é humano, se interessa por suspeitos, cria ilusões na sua cabeça, e é consumista. Além de ter uma autoestima baixa e desconfiança na própria corporação e como a polícia brasileira (o livro se passa nos anos 90, mas pouca coisa mudou) é despreparada e sem um bom financeiro. É um personagem interessante e nem um pouco pedante,senti empatia pelas questões dele.

O livro é impressionante. Parece que são só fatos jogados e que não levarão a lugar nenhum, mas que no fim, tem um desfecho muito bom...apesar de não explicar tudo (o que para mim, não foi um problema).

Ig0r 23/04/2022

Amei!!
Fazendo essa resenha aqui só pra contar no desafio, mas também pra enaltecer esse romance, amei o livro e fico feliz em saber que existem mais 11 com outras histórias do inspetor Espinosa. Sobre o conteúdo do livro, o desenrolar da história é maneiro demais, o jeito que Espinosa acredita na sua intuição, tenta equilibrar a razão com seu imaginário e etc. Tudo me fez querer conhecer mais esse cara que não consegue organizar os livros e sempre gosta de passar num sebo ou livraria durante suas caminhadas. Tá bom, confesso que me identifiquei e isso contribuí bastante para minha avaliação positiva. O final foi surpreendente, o autor paulatinamente te faz deduzir uma coisa e logo depois te faz ficar com aquele sentimento de "wtf!!?"
Enfim, leiam.

Jess 20/04/2022

???
Oii

Gostei do livro mesmo achando ele um pouco cansativo de ler em algumas partes, mesmo assim recomendo.

Gabrielbneres97 07/04/2022

Inconstante
Foi um livro estranho, um romance policial diferente, até certo ponto sabíamos mais do que o inspetor. Mas era o que me incomodava, porque a investigação em si parecia irrelevante.

Depois de certos acontecimentos, a investigação me prende mais, mesmo com a sensação de estupidez do inspetor.

Não vi muita necessidade de mudar a voz do narrador, já acompanhávamos o raciocínio e os pensamentos de Espinosa mesmo em terceira. Mas serviu para.um propósito narrativo em um momento específico.

E o final foi uma loucura, inesperada a forma como o caso se resolveu, mas senti algumas lacunas mal preenchidas.

Enfim, até gostei do livro, mas foi uma leitura muito inconstante.

Ana Bellot 18/03/2022

Final insano!
Leitura muito boa, instigante. Como carioca, amei todas as referências feitas até por.conhecer 99% delas kkkk trama boa, deduzível, mas muito boa.
O final é completamente inesperado! Ainda estou diregindo AQUELA atitude. Caracaaaaaaaa! Acabei achando um final corajoso pela insanidade possível. Bom, o autor é um psicológo psicanalista então não esperava menos!
denis 04/04/2022minha estante
Hahaha. "Aquela atitude". ?. O autor de "It - A Coisa" dá um final que também se assemelha a essa atitude. Pelo menos quanto a forma de solucionar um problema

Ana Bellot 10/06/2022minha estante
Muito louco! Kkkkk eu fiquei virada. Muita gente não gostou mas eu achei tão insano que é possível.

Ana 28/02/2022

MDS esse livro é simplesmente maravilhosoo, eu só achei que o final devia ter sido mais desenvolvido, foi tipo o final de PLL mas mesmo assim eu AMEI