O silêncio da chuva

O silêncio da chuva Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - O Silêncio da Chuva

Claire Scorzi 25/06/2009

Boa trama com um detetive apaixonante
Um suicídio que devido a imprevistos parece crime aos olhos da polícia (mas o leitor sabe a verdade desde o início). Um inspetor honesto que ama livros e vive percorrendo os sebos do Rio de Janeiro. Um caso que vai se tornando cada vez mais confuso, porque a natureza humana é passível de ganância. E então trata-se de assassinato. Mais de um.
Um romance policial brasileiro que me surpreendeu. Nunca lera Garcia-Roza, embora ouvisse falar do seu detetive Espinosa. Fui ler: merece os elogios. "O Silêncio da Chuva" recebeu prêmios a meu ver merecidos (o que, sabemos, nem sempre ocorre). A escrita de Garcia-Roza é simples, direta, sem pretensões contudo de alta qualidade: difícil encontrar frases feitas no seu texto, e alguns recursos funcionam bem (como por exemplo alternar a narrativa entre a primeira e terceira pessoa). Outra coisa que agrada é que o autor vai mostrando os raciocínios do seu policial, a maneira como a mente dele fica levantando e descartando as possibilidades; é curioso, porque desta vez o leitor sabe mais do que o detetive. Pelo menos, no começo.
E há o inspetor Espinosa. A criação de um protagonista carismático é coisa que poucos conseguem; um bom escritor pode escrever uma boa trama, mas "criar" um herói que impressione o leitor não é fácil.
Estou ansiosa para ler outras aventuras de Espinosa. E quem sabe encontrá-lo passeando pelos sebos do Rio... Ah, meu tipo de homem...

PaulaFrancoNetto 07/12/2021

Foi o primeiro romance policial que li na vida. A história se passa na cidade do Rio de janeiro antes dos anos 2000. Para mim que sou carioca é mto interessante reconhecer e também imaginar os lugares que Espinosa e seus personagens passam. Esse romance é o melhor que li do Garcia-Roza até agora

Rennanzinho 26/07/2021

Estrelando: inspetor Espinosa
Vencedor do Prêmio Jabuti, esse romance policial de Garcia-Roza é a estreia do inspetor Espinosa, personagem principal do autor. O interessante aqui é que logo no começo do livro, sabemos que a morte do empresário Ricardo Carvalho foi um assassinato, mas acompanhamos o trabalho da polícia que segue a tese de suicídio. O inspetor Espinosa, um policial civil carioca solitário, leitor voraz, e que vive pelo trabalho, não se contenta com tal hipótese e decide investigar mais a fundo. Espinosa é descrito como um homem comum, não é dotado de grande capacidade dedutiva ou inteligência muito acima da média, mas é persistente e ético, com um bom senso de justiça, e representante do que há de melhor na polícia. A narrativa não foca no crime ou na atividade de investigação, mas sim na análise psicológica das personagens e nos relacionamentos que surgem entre eles. Lembrou-me bastante os romances de Sidney Sheldon, com a vantagem da ambientação no Rio de Janeiro, que aproxima a narrativa da nossa vivência.

Heloiche 22/01/2021

Policial dos melhores
Geralmente não sou uma pessoa ansiosa. Mas, com relação à literatura a ansiedade me pega. Quando recentemente morreu o Garcia-Roza, e li os inúmeros comentários elogiosos que lamentavam a perda imensa que foi a morte precipitada desse autor, a ansiedade tomou conta de mim porque nunca tinha lido nada do autor. Seguindo sugestões de amigos e com a maravilha que é o instantâneo do ebook li o primeiro livro do autor.
E que agradável surpresa. Uma história policial muito bem amarrada. Com inesperadas viradas. Ele usa por vezes o recurso, que gosto muito, do leitor estar a frente do investigador.
Ansiedade a mil de novo porque agora quero ler tudo dele.

Isabela 08/09/2023

Outro nacional maravilhoso
É um dos primeiros livros policiais que eu peguei pra ler, já que não é muito meu estilo, mas eu amei d+

O livro é curtinho mas é emocionante, eu amo toda a atmosfera desse livro. O fato dele se passar no nosso Brasil mesmo deixa tudo mais legal de ler.

Nunca fui muito inteligente pra plot de qualquer media de investigação policial então não posso dizer se o plot desse daqui ia deixar qualquer um despreparado, mas mesmo assim eu achei surpreendente.

De primeira, pegar o livro e ver que ele era separado por pontos de vista me deixou um pouco confusa, porque nunca tinha lido um desse estilo mas depois de um tempo observei que só deixou o livro ainda mais interessante

Pisi14 25/08/2023

Caminhando pelo Rio de Janeiro
Quem lê a história acaba fazendo uma caminhada pelo Centro do Rio de Janeiro junto com o investigador Espinosa, bebe com ele café, desvia-se dos pedestres apressados pelas exigências do trabalho e vai aos poucos tentando elucidar um crime, seu autor e causa.

Vinícius 02/09/2020

Livro bom, final fraquíssimo.
Gostei da escrita. Vou experimentar outros livros do autor. Lembra Rubem Fonseca (ainda que não chegue aos pés).

Mas não posso deixar de destacar (NEGATIVAMENTE) esse final. Decepcionante...
leleratt 16/11/2021minha estante
exato!!!

denis 16/10/2021

Li porque vi na TV
Vi a propaganda na Globoplay, daí resolvi ler o livro (o livro é geralmente melhor). Achei legal se passar no Rio, por lugares que conheço. Eu gostei do livro. O leitor facilmente deduz o assassino. O final, bem, eu ri. Kkkk.
É surreal, mas não posso contar, né? Ah, lembrei que resolvi ler também por causa do falecimento do autor neste ano de 2021.
P.S. estranhei tanta chuva no Rio de Janeiro. :-)

Nika 03/06/2021

Só uma palavra para esse final: dor.
Foi difícil para mim sair das primeiras páginas, mas após os primeiros acontecimentos a leitura começou a for que nem água. O detetive Espinosa tem um carisma incrível, me apaixonei no personagem e na escrita do autor. Tudo caminhava para 5 estrelas, até a m**** desse final que fez questão de amassar, chutar, cuspir e jogar no lixo uma trama perfeita como essa. Chegou a ser nojento e repugnante. Não sei se essa foi a intenção do autor, mas se foi, parabéns conseguiu.

Bru 22/07/2020

Estava bom até chegar no final
O silêncio da chuva é um suspense policial com uma boa trama , bons personagens e bom protagonista.
Daqueles em que vc cria várias hipóteses sobre quem é o culpado e fica duvidando de si mesmo.
O livro demorou um pouco para engatar pra mim, mas quando aconteceu , cada capítulo trazia novos acontecimentos e me deixava cada vez mais ansiosa para o final.
Sobre o final... me deixou curiosa por dias e quando aconteceu foi simplesmente frustrante, não houve embate final e na verdade foi um final sem pé nem cabeça.
Me sinto decepcionada, estava me preparando para o clímax da história e este não aconteceu .

Renata Mendes 18/03/2024

Decepcionante
Eu queria MUITO gostar desse livro mas não rolou. Senti uma sexualização da mulher muito desnecessária para a narrativa e o fim da história deixa vários pontos sem explicação

sotnasallim 25/04/2021

Incrível.
Eu fiquei apaixonada por esse livro desde o início. A história é muito bem construída e o Espinosa é um detetive apaixonante, além da escrita ser muito satisfatória sem ser cansativa. Tem momentos cômicos, de aflição, apaixonantes, tudo na dose certa.

Me surpreendi com como o Luiz Alfredo conseguiu incluir diversas perspectivas, alternar a narrativa entre primeira e terceira pessoa e, mesmo assim, não ter virado uma salada de frutas. Além de existir mais de um plot na história. Ele tanto disponibiliza todos os pontos e dados certinhos bonitinhos que permite que o leitor descubra por conta própria quem é o assassino.

Enfim, recomendadíssimo.

Aguinaldo 08/02/2011

o silêncio da chuva
A capa é muito bonita, as indicações da contracapa generosas, os selos discretos do Jabuti e do prêmio Nestlé de literatura reluzindo como excelentes abre alas, mas eu não gostei deste livro. É um romance policial clássico: há um crime e um sujeito ambíguo demais para parecer um bom detetive se apresenta para resolver o problema após uma sucessão de sustos. Este formato funciona com Poirot, com Maigret, com Sherlock Holmes, com Miss Marple, com San Spade (principalmente quando Humphrey Bogart o interpreta) e, é claro neste ano espanhol, com o detetive, gastrônomo e catalão Pepe Carvalho. Claro que este "O Silêncio da Chuva" é bem escrito e tem passagens boas de se ler, mas não há como comparar a irônia e modacidade do Carvalho, por exemplo, com o Espinosa de Garcia-Roza. Os contrastes do Rio de Janeiro que todos conhecemos são bem descritos no livro, ficamos curiosos com os possíveis desfechos, mas eu, bem antes do meio do livro, já havia pensado que o assassino natural do livro seria o sujeito que ao fim é revelado pelo detetive. Isto não é exatamente um problema, mas deixa um travo na boca. As tramas dos romances policiais são sempre rocambolescas e repetitivas mas muito neste livro pareceu-me artificial demais para eu me tornar um viciado em Garcia-Roza como tornei-me do Vazquez Montalbán. Claro que vou dar outras chances ao Garcia-Roza (não sou tão definitivo assim). Há ao menos uma outra meia dúzia de títulos onde o detetive Espinosa se apresenta diretamente do 1o. DP (na praça Mauá) para levantar o tapete das sujeiras cariocas. Vamos acompanhá-lo pois neste que também é o ano dos romances policiais.
O Silêncio da Chuva, Luiz Alfredo Garcia-Roza, editora Companhia das Letras, 3a. edição (2005) ISBN: 85-7164-612-0