A História de Guilherme O.

A História de Guilherme O. Danielle Sousa

Resenhas - A História de Guilherme O.

Tathy 18/10/2011

Como pode um livro tão pequeno ser tão pesado???
Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Como pode um livro tão pequeno ser tão pesado???

Logo na dedicatória do livro, a querida autora Danielle Sousa me diz: O Guilherme é um perdido. Dê uma chance pra ele. E eu dei, mas ao contrário do que talvez fosse comum que acontecesse, adorei o Guilheme logo de cara. Suas “esquisitices” e doideras fizeram com que eu sentisse pena dele, um sentimento nada bonito, eu sei, mas foi por aí que comecei a tentar entendê-lo e a gostar dele.

A História de Guilherme O. é um livro sobre aquelas pessoas que podem ter tudo o que desejam, financeiramente falando, mas que se sentem pobres de afeto, de carinho, de amor, de amigos verdadeiros e de força pra viver. Guilherme é assim. Um errado com amigos mais errados ainda, mas que nasceu na família certa. Mas ok, certa pra mim, que estou lendo. Pra ele, a família nada tem a acrescentar em sua vida, pelo contrário…

Quando Guilherme vai para uma clínica de reabilitação, ele conhece Júlia, a garota certa pra ele. Aquela que faz com que ele tenha vontade de viver, que faça sua vida ter sentido e superar os probleminhas, que na sua cabeça problemática são problemas do tamanho dos seus vícios…

Se a história de Guilherme e Júlia tem final feliz… isso eu não vou te contar. Mas vou dizer que se você curte uma história com referências musicais e literárias e um protagonista perdido, como descrito pela própria autora, você vai curtir esse livro. Eu curti ;) Só queria que ele fosse um pouco mais longo…

Quotes que amei:

Sempre gostei do natal, gosto da sensação que a data proporciona: casa no escuro e só as lâmpadas da árvore refletindo na parede, ansiedade pra que chegue a meia-noite, saber que todos estão fazendo o mesmo. Felicidade que já já passa.

Ela me chamava de namorado e da primeira vez que eu escutei isso, assustei. Na minha cabeça nós só dormiámos juntos de vez em quando.

- Tá tentando dizer que a criança era minha?
- Estou.
- Tá tentando me fazer ter pena de você?
- Estou.
- Se esforce mais um pouco.

Desligo o telefone mais calmo, a voz de Júlia fez o mundo voltar a ter um centro. Me olho no espelho, meu rosto não está nada bom, lavo passando de leve a mão por ele, olho de novo mas não há grande diferença entre antes e depois. Viado, sussurro, porque Rufus está deitado na minha cama e tenho certeza que ele fingi dormir.

Porque parece que viciado nunca consegue ser ex. O ex não exsiste nesses casos. Assim como assassino não consegue voltar a ser humano.

May 30/05/2011

Guilherme perdido na vida
[Leia a resenha completa em: http://www.itcultura.com/2011/05/resenha-a-historia-de-guilherme-o/]

A História de Guilherme O. é o tipo de livro que deixa uma resenhista indecisa; por um lado, tem um enredo complexo, intenso e por outro, é um livro curto, o que pode gerar questionamentos do tipo “será que se fosse mais longo, poderia me apegar e conhecer mais os personagens?”. Bom, eu preferi basear-me no primeiro.

E me decidi por isso porque é realmente uma história forte. Danielle criou um personagem excêntrico e bem perdido, que passa por um momento de crise, de envolvimento com pessoas e coisas erradas, de carência da sua própria vida; tudo consequência da conturbada rotina de sua família, que sempre viveu sob a sombra do poder que o dinheiro e a fama trazem.

Guilherme é um cara jovem, que cansado da falta de atenção dos pais durante sua vida toda, acaba se envolvendo com drogas. Os dois “melhores” amigos dele são Rufus e Alice, os quais estão sempre juntos na farra. Guilherme e Alice vivem uma espécie de relacionamento “amoroso” (mais para confuso e sexual). Ela é uma modelo em ínicio de carreira, bem perturbada. O relacionamento dos três só faz o jovem se afundar mais e mais.

Paola 07/08/2011

Para nos fazer pensar
A autora nos apresenta Guilherme, um filhinho de papai que usa e abusa do dinheiro que tem com drogas e uma vida de diversão. A história é narrada pelo próprio Guilherme, que atualmente está livre das drogas, mas nos mostra como as conheceu e as conseguiu.

É um livro que nos faz pensar em muitas coisas, afinal, o assunto é de interesse geral e muito polêmico. A autora consegue nos mostrar como uma pessoa que tem tudo, pode não ter nada ao mesmo tempo. De como amizades, quando não são as verdadeiras, podem nos levar ao fundo do posso.

Como é um assunto que dá para ser bastante explorado, achei que a Danielle poderia ter acrescentado mais páginas a história de Guilherme. Porém, isso não faz com que o livro seja de pequena qualidade. Pelo contrário, o livro é muito bom!

Lady 04/06/2011

A História de Guilherme O. não é um livro fácil de ser lido. Danielle trabalha com um estilo muito próprio de narrar a história, picotado, cheio de particularidades e, às vezes, coisas faltando. Guilherme conta a própria história de um jeito tão raso e superficial que fica claro pro leitor que, ou ele não se lembra, ou não dá importância a nada daquilo. A narrativa é desconstruída para reconstruir sobre si mesma um jeito próprio de contar uma história, que, apesar de funda demais, é feita fútil e corriqueira pelo próprio personagem.
Duas coisas realmente me desanimaram quanto ao livro: seu tamanho e a capa. É uma história que dá liberdade pra ir tão mais fundo e extender por tanto tempo, mas são somente 76 páginas. Quando recebi o original de pouco mais de 30 páginas, fiquei me perguntando se seria só aquilo mesmo. Me pareceu tão pouco, dada a extensão do que poderia ter sido contado. Uma opção, é claro, e entendo porque a Danielle não aprofundou mais do que o resultado final. Mesmo assim, teria gostado de saber mais e mais a fundo certos fatos da vida dele.
E a capa... bom, vou ser bem honesta e dizer que achei super fraca. Não sei se era isso que a Danielle tinha em mente, e não consigo pensar no que, além das cores, a capa combina com o livro. Se fosse comprar o livro julgando-o pela capa, não o compraria. Acho que poderia ter sido bem mais pensada, mais significativa e mais convidativa. Pontos a menos pra Multifoco pelo trabalho fraco.

danilo_barbosa 21/06/2011

Em busca de um rumo...
O poder corrompe... Isto é um fato.

Principalmente na juventude atual, onde os valores se encontram perdidos e a realidade é uma mera formalidade que muitos entreolham quando querem.

E A história de Guilherme O. de Danielle Sousa (Editora Mutifoco, 76 páginas) retrata isso de forma pautada e concisa.

Em sua obra de estreia, a autora nos apresenta Guilherme, um "filhinho de papai" que sempre teve nas mãos tudo o que quis.
Graças aos seus amigos e amores, ele chegou ao fundo do poço, afundado até o pescoço pelas drogas e vida desregrada. Quando por fim, dá de cara com a morte, ele pede ao seu irmão para colocá-lo em uma clínica de reabilitação.

E é a partir daí que a nossa história começa...

Vendo esta obra, já vemos que a autora ainda vai dar muito o que falar. Acho que ela captou muito bem a essência da perdida juventude da classe A+ e da maioria dos jovens de hoje que não tem sentido na vida. Na verdade, que acham que nada mais é importante. E, para nossa alegria, Guilherme passa por esta transformação... Ele aprende a duras penas que existe algo mais além de festas e curtição e que determinados caminhos na vida podem levar a destruição certa. Ela soube pontuar isto de forma prática. O leitor observa as ações deste anti-herói e torce para que ele não faça nenhuma burrice que o leve a estaca zero...

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Rapha 25/07/2011

A História de Guilherme O. no blog Doce Encanto
Para ler a resenha na íntegra, acesse: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/2011/06/historia-de-guilherme-o-danielle-sousa.html

"A História de Guilherme O. retrara a história de vida de um rapaz rico, cercado de mordomias e acostumado e ver as coisas serem feitas da maneira como ele sempre quis.
Acostumado a ter o "mundo" em suas mãos, ele entra em um caminho quase sem volta: o caminho das drogas. Iludido neste mundo fantasioso onde acha-se ser um super-herói, e influenciado por seus amigos Ruffus e Alice, Guilherme chegou praticamente ao fundo do poço, mas lá no final do túnel ele viu uma luz, e foi aí que tentou se reerguer.

No livro Danielle vai "regredindo" a vida de Guilherme: atualmente ele encontra-se livre das drogas, mas ela nos conta sua vida desde de quando começou a usá-las, onde usava e como conseguiu se livrar desse mal.

O livro é bem pequeno, conta com apenas 76 páginas, e por se tratar de um tema tão polêmico - as drogas - acho que a Danielle poderia ter explorado um pouco mais a estória e inclusive ter dado mais vida às personagens. Veja bem, a estória é muito boa e mesmo sendo 76 página apenas, a Danielle as usou muito bem, mas quando você começa a se entregar e viajar com a estória, o livro termina.[...]"