Filho da Terra

Filho da Terra Josy Stoque

Resenhas - Filho da Terra

SahRosa 12/08/2013

O arqueólogo Lucca Gonçalves sempre se sentiu diferente e inferior perante o povo de Corumbá, seu modo de ser e aspecto físico, o faziam refletir sobre quem era e da onde viera, mas nunca conseguiu de fato uma resposta. Faltando poucos dias para seu casamento com Vitória, filha do temido coronel da região, Lucca se surpreende com fatos estranhos que passam a cerca sua vida.

Ao conhecer a bela índia Mainá e saber sobre a lenda do Filho da Terra, Lucca reluta, mas percebe que este pode sim explicar muita coisa a seu respeito. Com a proximidade e convívio com Mainá, Lucca passa a ter uma visão diferente de sua vida até agora, as escolhas que ele fez passam a ter um efeito contrário do que era esperado, principalmente em relação aos seus próprios sentimentos...

Não há maneira de fugir de seu destino e tendo aceitado a sua alcunha, Lucca começara a enfrentar grandes provações...

***

A escrita madura, sensual e descritiva de Josy, continua ainda mais presente em Filho da Terra, senti que a autora estava mais solta nesse segundo livro e pude perceber que sua escrita evoluiu bastante se comparado a Marcada a Fogo. Eu já era apaixonada pelo modo envolvente que Josy tem de captar seu leitor, e em Filho da Terra, eu senti uma grande mudança, aliais muito positiva e novamente a autora conseguiu com que eu ficasse grudada em cada acontecimento em volta de Lucca, Marcel, Tamires e demais personagens.

Algo que admiro na autora é a grandeza com que ela consegue mesclar terceira e primeira pessoa na narrativa do livro sem que fique maçante ou confuso. Outro detalhe interessante, é que Filho da Terra é narrado por Lucca e sua personalidade foi bem desenvolvida e transmitida para a narrativa que o personagem faz, sem parecer falso. Eu senti narrativa de Lucca sua força, racionalidade e até o seu jeito grosseiro, mas amoroso de ser, e isso é mostrando em narração em terceira pessoa, ou seja, o personagem é o mesmo em ambas, e não superficial e isso raramente é visto em livro que mesclam ou apresentam narração em primeira pessoa, em Filho da Terra, temos um personagem verdadeiro e que coincide com quem o observa. Josy conseguiu mostrar a personalidade de Lucca muito bem e isso somente serviu para que eu admirasse ainda mais o personagem e autora.

Josy Stoque escreve maravilhosamente bem, além disso, os elementos e culturas empregados em Filho da Terra foram moldadas otimamente. Gostei do fato da autora introduzir um pouco da cultura, costumes e lendas indígenas.

Sendo passado totalmente em nosso país, Filho da Terra soma ainda mais pontos para mim, pois Josy Stoque nos faz ver a beleza de Corumbá e seu povo. Um romance maduro, exótico, mágico e sensual. Josy conseguiu unir diversos elementos em um único livro e apesar de Tamires (minha personagem favorita) estar como personagem secundária, deixando o papel para Lucca de personagem principal, eu gostei de acompanhar os ambos, principalmente em um ponto crucial do livro, realmente foi incrível poder ler um livro com dois personagens tão marcantes!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/
Josy.Stoque 12/08/2013minha estante
Que linda e emocionante sua resenha, nossa, to feliz demais. Obrigada!!! A história de FdT é a minha preferida por sua riqueza de conteúdo e pela história envolvente. Adoro!!! Obrigada pelo carinho. Beijos

SahRosa 19/11/2013minha estante
De nada, Josy, fico feliz que tenha gostado da resenha!

Linny 01/03/2013

Envolvente e Misterioso
Este livro é o segundo volume da Saga dos Quatro Elementos, por isso quem ainda não conhece o primeiro volume da série, leia a resenha de Marcada à Fogo

Filho da Terra conta a história de Lucca Gonçalves, um arqueólogo que foi adotado por uma família pantaneira quando tinha dois anos de idade e mesmo não conhecendo as suas origens, ele conseguiu vencer a dor do passado e alcançar os seus objetivos profissionais.

Porém havia algo que o incomodava profundamente; mesmo sendo criado como um filho legitimo, ele nunca sentiu que realmente fizesse parte da família, pois se achava uma aberração, era como se não fizesse parte deste mundo, mas mesmo assim tentou deixar de lado os seus próprios desconfortos e viver normalmente.
No entanto sua vida muda drasticamente quando resolve dar um passo importante em seu relacionamento com uma namorada de anos; no dia em que resolve propor casamento a esta, ele se depara com uma força mística que o leva em direção a uma índia, que parece conhecer quem ele realmente é, ao mesmo tempo em que começa a desenvolver poderes místicos e a descobrir qual é a sua verdadeira identidade e missão.
Assim como o primeiro volume, este livro contém uma boa dose de mistério e magia. A história é bem elaborada e a narrativa é de fácil entendimento, de forma que logo nos primeiros capítulos já é possível engrenar na leitura e conhecer os personagens.
Um fato interessante é que em Filho da Terra os capítulos são alternados de acordo com a perspectiva dos personagens principais; seja por Lucca ou pela Tamires protagonista de Marcada à Fogo, como também por seus companheiros de jornada.
Outro ponto positivo que me agradou, foi que neste há revelações do passado dos personagens e os acontecimentos são bem detalhados e explicados. Lucca foi um protagonista bem agradável, até mais do que Tamires que em alguns momentos me deixou irritada por ser tão teimosa rs. Ele é aquele típico personagem que agrada o leitor em todos os sentidos.
A única coisa que não gostei foi o envolvimento rápido de Mainá e Lucca, apesar de entender a forte conexão entre eles, estranhei um pouco aquela atração toda rs. Porém devo ressaltar que os momentos íntimos, entre o casal são bastante calientes e românticos e foi um dos pontos mais envolventes da trama!
Em resumo, gostei bastante desta obra e estou ansiosa pelo próximo volume da série. E aproveito para agradecer a Josy Tortaro por mais uma oportunidade de ler a sua obra.
Enfim, deixo a recomendação para todos aqueles que apreciam livros envolventes e originais.
Josy.Stoque 17/08/2014minha estante
Obrigada, Linny, pela resenha!!! Adorei!! Beijos

Gisele Galindo 27/02/2012

Mais um sucesso
Filho da Terra permanece com alguns mistérios no ar, o que é natural em se tratando de uma série. Mas, dessa vez o volume 2 de Os Qu4tro Elementos, vem mais introspectivo. O leitor mergulha de vez nas mentes de cada personagem, decifra todos os sentimentos, ambições e valores.
Josy Tortaro soube costurar muito bem informações reais com ficção, primando pela história, pela ficção desenvolvida, gênero do livro.
Apesar de ser uma continuação, pude perceber que a autora optou por um estilo bem interessante, pois a história de Lucca, personagem central desse volume, é "fechada", digamos assim. Ela começa e termina, deixando alguns personagens para trás. Paro por aqui para não cometer o erro de soltar spoiler.
Posso dizer, com certeza, que Tortaro mantém a qualidade de sua escrita, mas dessa vez nos horizontes pantaneiros.
Ah, só para deixar um gostinho... os trechos calientes são de arrasar quarteirão *O* e o livro termina com uma ação de tirar o fôlego. Preparados?
Josy.Stoque 27/02/2012minha estante
Ai, Gi, amiga, muito obrigada pela resenha... muito show, neh, como sempre!!!! Sua opinião é sempre muito importante para mim. bjossssssssss

Gisele Galindo 28/02/2012minha estante
Imagina, Josy, eu q agradeço pela oportunidade ímpar de apreciar seu dom em forma de escrita. bjão***

12/09/2013minha estante
Oiee Siga Meu blog Querida Sigo de Volta.....
www.obaudosmelhores.blogspot.com
Desde já Obrigado !!

ricardo_22 08/05/2014

Resenha para o blog Over Shock
Filho da Terra, Josy Stoque, 1ª edição, Praia Grande-SP: Literata, 2012, 320 páginas.

Durante toda a sua vida, Lucca Gonçalves sempre se sentiu deslocado vivendo com uma família que o adotou quando ainda era uma criança de apenas dois anos. Apesar de todo o amor dedicado por seus pais adotivos, Lucca tinha consciência de que não fazia parte daquela realidade e ainda assim conseguiu conquistar o seu espaço, se tornando um importante arqueólogo.

Mas, para Lucca, dar um passo adiante em seu relacionamento com Vitória, filha do terrível coronel José Cruz, sempre foi uma tarefa complicada. Quando decide finalmente que passou da hora de pedir a moça em casamento, uma força sobrenatural o puxa para a mata e ele se encontra pela primeira vez com uma índia, que tem um colar com uma pedra brilhante pendurado em seu pescoço. A partir desse momento, situações místicas passam a acompanhá-lo, ao mesmo tempo em que pessoas interessadas em salvá-lo esperam pelo momento ideal para agir.

“Meus olhos verde oliva podiam ver tão longe quanto uma águia. Meus ouvidos podiam escutar tão distante quanto um tubarão. Minhas pernas podiam correr tanto quanto um guepardo. Meus braços tinham a força da mandíbula de um leão. E podia enxergar tão bem no escuro como um morcego ou uma coruja” (pág. 97).
A continuidade de uma série tende a possibilitar uma infinidade de considerações diferentes, ainda que geralmente sigam as mesmas características. Com a série Os Qu4tro Elementos, porém, acontece o contrário, por isso é natural encontrar as mesmas falhas e principalmente os mesmos acertos em seu segundo livro, que continua unindo os elementos da natureza e a fantasia de um modo geral.

A série já se mostrou muito original e, sem a menor dúvida, isso tem um peso importante ao tornar possíveis os elogios, que são inúmeros. Como exemplo dessa originalidade basta citar que a série, além de se passar no Brasil, se aproveita de muitos elementos de nossa cultura. Em Filho da Terra de maneira mais especial. Deixar de lado os grandes centros e ambientar sua história no interior, mais precisamente próximo a uma reserva indígena, foi o que de melhor Josy Stoque poderia fazer.

Particularmente não sei dizer o que é real ou apenas ficção em relação aos índios, mas mesmo de forma superficial, é possível se encantar por essa rica cultura, que define o verdadeiro povo brasileiro. A maneira como foi trabalhada, desde os costumes até a própria relação dos índios com os brancos e seus próprios deuses, deixam tudo mais interessante e envolvente.

Parte disso se deve também a Mainá, uma personagem que conseguiu o que julgava impossível: ser tão encantadora quanto a garota Sofia, coadjuvante do primeiro livro, Marcada a Fogo. A importância de Mainá para a série, assim como a de Sofia, pode ser mínima, mas ambas se destacam e a índia ainda mais, já que por ser tão apaixonante, proporciona uma das mais belas cenas românticas da atual literatura brasileira. O amor nessa cena é o que podemos chamar de amor verdadeiro.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/05/resenha-240-filho-da-terra.html
Josy.Stoque 09/05/2014minha estante
Que linda! Amei sua resenha, só para variar, repleta de sinceridade! Obrigada! Com certeza, este livro da série tem a história mais bonita e se tornou a minha preferida também. Apaixonante! Quanto aos índios, pesquisei bastante, é tudo o mais fiel que consegui ser, só a história da Mainá é fictícia, mas totalmente ambientada no real, como é a maior característica da saga. Muito obrigada, amei mesmo. Beijos

ricardo_22 13/05/2014minha estante
Fiquei muito feliz em saber que você gostou de minha resenha, Josy. Como comentei antes, a história me marcou a ponto de não duvidar que continue assim por toda a série.
Sobre os índios, é bom saber que existe essa fidelidade, ainda que mesmo que totalmente fictícia o resultado teria sido muito positivo.
Beijos!

Gabi MM 29/06/2020

UaU
Confesso que comecei a ler esse livro por curiosidade, na verdade não esperava muito. E fico feliz em dizer que fui precipitada, pois a história é muito boa, gostei mais desse do que o primeiro, mesmo gostando mais da Tamires do que do Lucca. Adorei a ideia de "duas histórias acontecendo paralelamente". Amei os novos personagens, principalmente a Mainá.
A escrita da autora é muito boa, e agora estou doida para terminar a saga.