O Espantalho

O Espantalho Michael Connelly

Resenhas - O Espantalho

Flores Raras 30/07/2023

Primeira leitura que faço deste autor. Livro começa bem desinteressante, e,somente a partir da página 116 é que as coisas começam a acontecer. Em seguida tem um ápice que prende a atenção do leitor e cai de.novo.
Parece que o autor quer esticar a história para ter mais páginas no livro...demorei para conseguir terminar.

Domino 29/01/2023

3,5
#lido

Esse é o primeiro livro do autor e optei por pegar um não vinculado a suas series mais famosas. Gostei do Jack e de como a narração jornalística dele é crua mas sucinta. Como este é um #thriller mais que #policial não tive o gostinho de procura o assassino. Gostei da história, mas devo fazer duas ressalvas: os termos de tecnologia deveriam ter notas de rodapé, pois são importantes para a história e eu fiquei.boiando em algumas falas; leia O Poeta, do mesmo autor antes, pois o romance é citado diversas vezes ao longo da narrativa.

#livro #ebook #michaelconnelly #oespantalho #amoler

LER ETERNO PRAZER 18/09/2022

"O espantalho" é o quinto livro que leio do autor.
Michael Connelly sempre nos traz ótimos thrillers policiais com esse não foi diferente, mesmo não sendo extraordinário mas um ótimo livro do gênero!!
Em "O espantalho" vamos acompanhar o jornalista Jack McEvoy envolto numa história onde o poder da internet não é usado apenas para resolver casos, mas para enrolar os personagens numa teia de assassinato e poderes inalcançáveis provando que uma ferramenta tão útil também pode ser traiçoeira muitas vezes mortal! Jack McEvoy é um típico jornalistas criminal, conhece os principais detetives, alguns informantes e está sempre com a materia examinada nos minimos detalhes. Porém seus dias de glória estão fadados ao fim, pois McEvoy faz parte de um seleto grupo de 100 pessoas que será dispensado do Los Angeles Times. O que torna a despedida ainda pior é que seu chefe Richard Kramer quer que ele treine a sua substituta Angela Cook, uma jornalista recém-formada especialista em mídias digitais
Só que antes de conhecer Angela, McEvoy recebe a ligação de Wanda, mãe do traficante Alonzo Winslow preso e julgado ? após confissão, de acordo com a própria matéria assinada por Jack ? por assassinar e jogar o corpo de uma de suas clientes num porta-mala. A mãe diz que o filho é inocente e que toda aquela história foi uma armação para colocá-lo atrás das grades. A partir dessa pista Jack vai atrás do detetive do caso e descobre que a confissão apresentada no julgamento do traficante apenas dizia que ele roubou o carro onde estava o corpo. O repórter precisará da ajuda de sua substituta para encerrar sua carreira no Los Angeles Times de cabeça erguida.
Aí vem uma outra parte dessa trama, nela vamos nos separar com Carver um perito em segurança de uma empresa chamada "A fazenda", essa empresa e responsável por grande armazenamento de dados importantíssimos de outras empresas, ela tem a função de proteger esses dados com um programa chamado "O espantalho". Os acessos dele são ilimitados, visando proteger os dados dos clientes, e também uma poderosa arma de informação. Quem controla informação controlará tudo?
Bom, como parte do nervo central da narrativa, a história de Carver aparece de maneira paralela, incluindo uma narrativa em terceira pessoa (a história de McEvoy se desenrola em primeira) e aí está o grande barato, um enredo que se desenrola em dois tipos de narrativa! Uma boa sacada de Connelly
Todos esses ingredientes são misturados com uma saturada pitada de suspense quando Rachel, uma agente do FBI e ex-affair de Jack McEvoy, aparece para ajudar o caso do assassinato, pois, como Angela descobriu com seus poderes de investigação digital, houve um caso semelhante em Las Vegas. Só que nada passa desapercebido pelo mundo da internet sem que o espantalho saiba. Quando as tramas se entrelaçam e tornam-se uma só, o leitor tentará se encontrar em meio aos capítulos em que ora estão nas palavras de Jack, ora estão na terceira pessoa mostrando o outro lado da história...
Bem, a partir daí, todos os detalhes vão ficar por conta de cada leitor, seria injusto me prender a mais detalhes e tirar toda a graça.
"O espantalho", é thriller policial bem construída, com um diferencial de termos uma narração em duas pessoas, o que nos deixar margem para duas visões do enredo, ora em primeira pessoa, ora em terceira.
Livro muito bom, uma ótima leitura, consegue nos prender bem no enredo!!
??

Aline 16/05/2022

História surpreendente
Eu já tinha lido o livro O mirante do mesmo autor e tinha achado apenas mediano. O espantalho foi muito melhor. Leitura instigante, torci muito pelo casal

Thiago275 30/12/2021

Não muito bom
O jornalista Jack McEvoy está para ser demitido do Los Angeles Times, que passa por um programa de redução de pessoal. Sendo assim, ele resolve fazer uma última e bombástica matéria, tentando corrigir um erro judiciário para inocentar um adolescente acusado de homicídio. Mas mal sabia ele que o verdadeiro assassino iria descobrir que estava sendo perseguido e tentaria detê-lo a qualquer custo.

Geralmente, eu gosto dos livros de Michael Connelly. Dos autores policiais contemporâneos, ele é um dos meus preferidos. Seus personagens são cativantes e suas tramas, na maioria, são instigantes.

Mas, infelizmente, O Espantalho não está entre meus favoritos do autor. Embora a trama seja bastante dinâmica, o desfecho é previsível e os protagonistas contam, em boa parte do tempo, com bastante sorte (ou seja, aquela ajudinha marota do autor).

A gota d'água pra mim, porém, não teve nada a ver com a história original. O tradutor resolveu meter um "E agora, José?" entre os pensamentos do personagem principal, como se ele fosse um grande conhecedor de Drummond. Ao que me consta, o poeta mineiro não é muito conhecido na Costa Leste dos EUA. Mas posso estar enganado, é claro.

Enfim, se você, como eu, é fã de thrillers policiais e já leu vários livros do gênero, O Espantalho é uma obra passável. Se quiser conhecer Michael Connelly em seu melhor estilo, leia os livros protagonizados pelo detetive Harry Bosch ou pelo ex-agente do FBI Terry McCaleb. São bem melhores e você não irá se arrepender.

Helder 02/06/2017

Jornalismo investigativo
O Espantalho conta uma estória muito bem amarrada onde temos duas narrativas: Uma do mocinho e outra do vilão, que quando se chocam tornam a leitura difícil de parar.
Nosso mocinho é Jack Mcevoy, um jornalista com mais de vinte anos de experiência em reportagens sobre crimes que recebe a notícia que foi demitido. Com a internet, os tempos do jornalismo impresso são outros, e estes estão reduzindo custos. Ele tem mais duas semanas somente para cumprir seu “aviso prévio” e neste período deve treinar uma pessoa para lhe substituir. Descontente em ser tratado como um “custo”, ele decide que vai fazer uma super reportagem, para sair por cima. Ele havia escrito um texto pequeno sobre um rapaz negro que fora preso por estuprar e matar uma mulher branca. Recebe um telefone da avó do rapaz dizendo que o mesmo é inocente. Jack percebe ali um bom tema para sua reportagem. Ele não acredita na inocência do rapaz, mas decide que vai escrever um texto explicando o que levara aquele jovem ao crime. Porém ao começar a levantar dados para esta reportagem, ele acaba percebendo que aquele crime não foi algo isolado. As provas contra o rapaz são fracas e ele descobre que um outro crime parecido com aquele levou uma pessoa para a prisão em outro estado. O crime possui um padrão e isso passou desapercebido pela polícia. Aparentemente existe um serial killer prestes a continuar seguindo este padrão: Matar mulheres sufocadas com um saco na cabeça em porta mala de carros.
Temos aí nosso vilão, o Espantalho, um mago em informática de reputação ilibada que trabalha numa empresa de segurança de dados, o que lhe ajuda a acobertar seus crimes e a encontrar suas novas vítimas. Conhecendo a sua identidade, a trama fica muito mais dinâmica. Sabemos quem é o vilão e sabemos do que ele é capaz. Porém nosso mocinho não tem toda esta informação. Clichê puro, mas uma delícia que envolve o leitor e torna o livro difícil de largar.
A partir de uma armadilha deixada na rede, o Espantalho percebe que seu esquema está prestes a ser descoberto, e ao invés de ficar quieto esperando, resolve agir. Neste momento, o livro que estava morno, engata uma segunda marcha e começa um delicioso livro de ação, onde ambos os personagens estão sempre tentando prever a ação do outro. E haja reviravoltas. Cheguei a pensar que o Espantalho iria se safar. A explicação para este apelido é bem legal.
Connelly é sensacional e diversas vezes parece que estamos lendo um roteiro de um filme de ação. Eu não encontrei nenhum furo neste roteiro. E você?
Vale a pena ler.

Eli Coelho 20/02/2017

Muito bom, mas faltou algo pra ser ótimo.
Esse é o primeiro livro de MC que leio e gostei muito da narrativa intercalada entre primeira (emotiva, o olhar do protagonista) e terceira pessoa (essa mais fria, o olhar do assassino).

Os personagens são bem construídos e carismáticos e embora essa seja a segunda trama com o personagem esse fato pouco atrapalha a acompanhar e a entender as dinâmicas das relações entre eles, mesmo porque se passaram 12 anos entre uma trama (O POETA) e outra.

Senti falta de uma atuação mais direta da personagem Rachel como psicologa criadora de perfis psicológicos e achei que falta alguma coisa pro final (aquela cereja do bolo).

sandra 12/09/2015

Um serial killer inteligente e que mata suas vitimas com crueldade. Um reporter em fim de carreira que ao investigar esses crimes se vê no meio de uma armação onde ele seria o culpado de assassinar sua amiga. Mortes,suspense,misterio e romance nessa estoria envolvente. Muito bom!!!!
Silvana 21/09/2015minha estante
Sandra, você já leu "O Poeta"? "O Espantalho" é o 2º livro da série Jack McEvoy. Pelo que andei lendo parece que os dois livros são excelentes!

sandra 22/09/2015minha estante
Sil n li O Poeta, na verdade esse foi o primeiro livro desse autor que li. Já baixei O Poeta mas acho que n vou ler agora, terminei de ler algo mto pesado e quero dar uma aliviada na mente kkkkk muitos crimes violentos em Feche bem os Olhos.

Silvana 22/09/2015minha estante
É mesmo? Estou com esse livro também (Feche Bem Os Olhos), mas ainda não criei coragem para ler, pois não gostei muito do primeiro livro "Eu Sei O Que Você Está Pensando". Mas já me disseram que esse segundo livro e muuuuito melhor! Agora fiquei curiosa...

sandra 26/09/2015minha estante
Voltando aos crimes estou lendo Dalia Negra. Vc já viu ele?

Silvana 26/09/2015minha estante
Ainda não tinha visto esse livro. Acho que assisti o filme... Bom, achei interessante, vou acrescentar na minha estante..na minha infindável lista...kkkkk

Eli Coelho 17/02/2017minha estante
Infelizmente sua resenha tem um SPOILER sobre a morte da amiga. Estou no meio do livro e gostando demais. Só alertei caso alguém não tenha lido nada e queira verificar as resenhas, espero que entenda

Paulo de Araujo 02/04/2015

Jack McEvoy, jornalista e repórter policial do jornal Times, um dos mais importantes do mundo, acaba de ser demitido. Ele tem o prazo de pouco menos de duas semanas para treinar a jovem e bela repórter Angela Cook, que irá tomar seu lugar na redação. McEvoy, um dia, recebe a ligação de uma mulher nervosa, acusando-o de publicar mentiras sobre a prisão de seu filho, segundo ela condenado injustamente por um crime que não cometeu. O repórter então vasculha os arquivos, tanto de sua memória quanto do jornal, e reencontra a matéria sobre o assassinato de uma dançarina erótica, encontrada no porta-malas de seu carro. O acusado pelo crime é um jovem traficante chamado Alonzo, que logo será julgado. Querendo escrever a última matéria e encerrar com chave de ouro a sua carreira no jornal, McEvoy encarrega-se de investigar a fundo essa história e verificar se, realmente, um inocente está na cadeia. Ao lado de Angela, o experiente jornalista descobre pontas soltas na investigação policial e descobre que, sim, o verdadeiro assassino está a solta pelo país, prestes a cometer mais um crime. E o que é pior: ele sabe que a dupla do Times está na em seu encalço. Jack e Angela agora travam uma corrida contra o tempo para tirar um adolescente na prisão e colocar o verdadeiro criminoso atrás das grades, antes que um novo crime seja cometido, no qual qualquer um pode ser a próxima vítima, inclusive eles mesmos.

Mais uma vez marcando presença aqui, Connelly nos apresenta outra estória policial recheada de investigações e suspense. Com sua narrativa repleta de idas e vindas, mas sem confundir o leitor em nenhum momento, Connelly se mostra mais uma vez um verdadeiro mestre com as palavras e as estórias criminais. E, dessa vez, ele nos apresenta personagens marcantes, como a dupla de jornalistas, uma agente do FBI e, logicamente, o frio e calculista criminoso, apresentado para o leitor desde o começo do livro, mas sem perder aquela sensação de insegurança sobre o que vai acontecer. E dessa vez, o autor nos faz viver dois universos ao mesmo tempo: acompanhamos tanto o que ocorre em torno de Jack McEvoy quanto o entorno do assassino frio, calculista e extremamente inteligente, como pouco se vê nos livros hoje em dia.

site: http://viecomentei.blogspot.com.br/2012/06/livro-o-espantalho-de-michael-connelly.html

HARRY BOSCH 08/10/2013

Espantalho
Michael traz de volta o personagem Jack McEvoy,(O Poeta),numa trama bem construida,que tem como plano de fundo,uma ssassinato,que vai levar a uma serie de outros assassinatos.Estaria estes assassinatos relacionados?

Psychobooks 17/09/2013

- Premissa do livro | Conhecendo o plano de fundo

Antes de dar início à resenha, vou contar pra vocês uma curiosidade do Conelly: O personagem "John 'Jack' McEvoy" que protagoniza essa série, teve seu primeiro livro lançado em 1996 (O Poeta). Em 2009 foi lançado um novo livro tendo ele mais uma vez como personagem principal (O Espantalho - esse que vou falar pra vocês hoje), mas no universo do autor ele fez duas outras aparições, uma em um livro da série do detetive Harry Bosch e outra na série do advogado Mickey Haller.

Connelly tem essa característica em seus livros. Seus personagens se encontram constantemente nas tramas o que nos possibilita revisitar velhos amigos de outros enredos. Mas não se preocupem, de forma alguma essa característica atrapalha o bom entendimento da narrativa! McEvoy já protagonizou um livro, comenta a sua história em "O Espantalho", mas ela não interfere de forma alguma na trama atual. O livro corre com começo, meio e fim. Mas atenção: para quem ainda não leu o primeiro livro que "McEvoy" apareceu (O Poeta), há spoilers sobre o que acontece.

Em "O Espantalho", Jack McEvoy já solucionou o caso de "O Poeta" há dez anos. Sua carreira como repórter do "L.A. Times" está em declínio. Seu salário inflado o torna alvo do "downsizing" (o famoso "passaralho" aqui no Brasil). Ele então se vê sem emprego, sem rumo e ainda com a tarefa de treinar durante duas semanas sua substituta na coluna criminal do jornal. A bela recém-formada Angela Cook.

Jack resolve que nessas duas semanas deixará sua marca de uma vez por todas no jornal, e seguindo seus instintos, começa a acompanhar a história de Alonzo Winslow, um garoto de 16 anos que foi preso por estupro e assassinato de uma mulher.

- Desenrolar da narrativa

Desde o início, Connelly já trata de apresentar seu estilo de narrativa e a forma que amarra sua história.

Seu enredo corre numa crescente de acontecimentos, onde toda ação do personagem tem um motivo de ser e os mínimos detalhes são apresentados de forma a ter algum impacto mais à frente na história. Sério, gente, até mesmo uma pesquisa realizada ou não pela internet tem sua razão de ser.

A narrativa corre em duas frentes, e nela já é possível perceber a escolha do autor e a forma que deseja nos apresentar seus personagens. São dois PoVs, o primeiro que conhecemos é Carver, um especialista em segurança de rede que trabalha em uma empresa especializada em segurar e armazenar os dados de seus clientes. A visão de Carver é apresentada em terceira pessoa, com o autor já distanciando sentimentalmente o leitor.

Na segunda frente conhecemos McEvoy, o jornalista do L.A. Times que está vendo sua vida desmoronar. Sua narrativa é em primeira pessoa, o que aproxima o leitor sentimentalmente.

Durante o enredo temos a razão de Carver predominando e suas frias ações e em contraponto a emoção e o instinto de McEvoy o levando de encontro ao assassino do porta-malas.

A forma como o autor vai amarrando essas duas frentes do livro até a rota de colisão é maravilhosa! Connelly consegue costurar perfeitamente o enredo, enquanto nos mantém completamente imersos no que está acontecendo e nas possibilidades apresentadas.

- Ação, ação AND mais AÇÃO!

A narrativa começa tímida. As primeiras trinta ou cinquenta páginas são usadas para preparar o leitor para o que virá e para ajeitar o plano de fundo da história, fundamentando os conhecimentos de McEvoy, bem como as motivações de Carver.

Connelly segue bastante didático em sua escrita, nos apresentando de forma fluída as peculiaridades do trabalho do protagonista - um repórter da área criminal -, e dando uma visão geral do que Carver é capaz de fazer e alcançar com sua habilidade de hacker. Esse início, apesar de um pouco truncado, é essencial para a base da ação que se seguirá depois. E quanta ação e quanta reviravolta!

A partir do momento que as ações de Carver e McEvoy entram em rota de colisão, as reviravoltas no enredo se seguem numa velocidade de tirar o fôlego. Cada ação de um é rebatida pelo outro. Seja por coincidência ou de forma ponderada, o jogo entre eles começa a se formar e é superinteressante assistir a cartada de cada um.

- Personagens inseridos na trama

Claro que a trama não gira em torno apenas de Carver e McEvoy. Há outros personagens inseridos, com alguns inclusive voltando do livro "O Poeta" (não se preocupem, sua inserção e a retomada da história do passado é bem-colocada) e dando uma boa base para o enredo.

Todos são bem-construídos, com características próprias. Suas inserções são bem-pautadas, tendo em mente o crescimento do enredo.
Quanto ao protagonista, Mc Evoy,já é o terceiro do Connelly que conheço, e eles não se parecem nem um pouco, cada um é distinto em suas atitudes e personalidade.

- Vale a pena, Alba?

Muito! Se você está atrás de um ótimo triller policial, Connelly é o seu autor! Ele trata de crimes e suas soluções como poucos! Se joguem que a diversão é garantida!
Super-recomendo!

Na maior parte do tempo, fiquei sentado em meu banco queimando os neurônios, tentando descobrir uma explicação para como tudo aquilo podia ter acontecido tão rápido. Mais especificamente, como aquele assassino podia ter começado a me caçar quando eu mal começara a caçá-lo. (...)
Página 149

site: www.psychobooks.com.br

Carla.Zuqueti 20/11/2012

O melhor livro de Michael Connelly, junto com "O Poeta". Trama bem construída e ágil. Enredo interessante, bom suspense policial. Porém, tem muitos personagens de outras tramas. Vale a pena ler pelo menos Eco Park antes.
Márcia Naur 04/10/2013minha estante
Obrigada pela dica.

Araggorn 04/07/2012

O Espantalho (Resenha em www.siriguelasaltitante.com.br)
Nesta história teremos dois personagens de Michael Connelly. O reporter Jack McEvoy e a agente do FBI Rachel Walling.
O repórter veterano Jack McEvoy é demitido do jornal onde trabalha há sete anos e tem mais 12 dias antes de juntar suas coisas e ir pra casa. Ele tenta fazer desse tempo um último momento para uma grande matéria.
Vocês não vão se preocupar por essa não ser mais uma história com o detetive Harry Boch, pois Jack está magnífico ao lado da linda agente Rachel Walling.
Tentando se aprofundar mais sobre uma matéria de sua autoria sobre uma mulher encontrada no porta-malas de uma carro. jack percebe que a pessoa que foi presa pelo crime pode não ser o verdadeiro assassino e torturador. Como Jack McEvoy é um repórter inteligente, aquele cara que corre atrás da verdade, sua mente dedutiva vai levar a descobertas que vão marcar sua vida e seus sonhos a noite. Nessa descoberta ele volta a trabalhar com sua musa inspiradora, a agente do FBI Rachel Walling. Os dois trabalharam juntos e tiveram um breve envolvimento anos atrás no caso do serial killer conhecido como O Poeta (Livro O Poeta. Publicado pela Coleção Negra da Record). Esse envolvimento não terminou bem. Juntos agora, poderão botar as cartas na mesa e trabalhar nesse caso que pode acabar com suas vidas.
Ótimo livro! O Espantalho é muito bem construído!

O mais interessante é que o autor Michael Connelly era jornalista e isso influenciou para termos um Jack McEvoy muito bem construído e verossímel com seus questtionamento sobre a atual fase do jornalismo, onde impera a quantidade muito mais do que a qualidade.