O Livreiro do Alemão

O Livreiro do Alemão Otávio Júnior

Resenhas - O Livreiro do Alemão

Elani Araújo 14/04/2021

Uma Biografia e tanto
A autobiografia de um menino, morador do morro do alemão, que ao achar um livro no lixo, se viu apaixonado pela literatura, ao se dar conta das viagens que fazia nas leituras, sentiu vontade de levar outros a viajar, e assim nasce o projeto literário Ler é 10. Poucas páginas e muito a ensinar sobre perseverança.

Leituras e Reflexões 31/07/2020

Gostei muito de ter lido!
Pena que é curtinho. Mas aquece o coração!
Quem me indicou foi uma amiga professora de língua portuguesa há uns 3 anos. Registrei a indicação. E agora agradeci a ela e cheguei a comentar o quanto amo ler histórias assim, ainda que breves.
Saber (ou constatar mais uma vez) que ainda existe muita gente de coração disposto a amar e a se doar para espalhar coisas boas!

Carol 29/06/2011

Leiam!
Hoje vou fazer uma resenha diferente das que geralmente posto aqui. Adoro garimpar livros que não estão na moda e destacar as boas ações, então encontrei este por acaso em uma das minhas visitas a Saraiva e qual foi a minha surpresa ao descobrir que o autor iria palestrar na minha aula de literatura infantil.

Otávio Júnior tem uma história de vida muito interessante e pretendo fazer uma entrevista bem bacana para postar no blog, mas por enquanto vou falar um pouco de seu primeiro livro e da luta para trazer um pouco de literatura para o Morro do Alemão ( aquele que foi alvo de notícias alguns meses atrás).

O livro é pequeno tem 77 páginas e as letras são grandes, mas o conteúdo é o que importa. O autor conta sua trajetória de vida desde a primeira vez que teve contato com um livro e preferiu ler a jogar futebol com os colegas. O livro Don Gatón mudou sua vida e a partir daí entrou em uma jornada para influenciar seus colegas da favela a ler ao invés de se envolver com o tráfico de drogas.

Depois de escrever seu primeiro livro infantil enfrentou dificuldades para publicar e procurou várias editoras através de uma lista amarela, mas todas recusaram. Então decidiu correr atrás de gráficas. Foi nesta jornada que encontrou uma boa gráfica no Centro do Rio, mas a Dona havia falecido. A sua sorte foi que o filho da Dona se interessou por seu esforço e investiu no garoto. Meses se passaram até seu primeiro livro ficar pronto, mas depois de publicado a luta para vender foi enorme. Ele visitou escolas, fez teatros (arrumou figurino,palco,escreveu a peça sozinho) e assim conseguiu acabar com a primeira tiragem.

Atualmente ele conseguiu montar uma biblioteca na Favela com o projeto Ler é dez! Leia favela e já visitou vários eventos literários internacionais.

Eu gostei do projeto e da força de vontade de Otávio Junior, mas o livro em si deveria ter sido mais desenvolvido e sua história poderia ter rendido umas 300 páginas. Mesmo assim recomendo a leitura para as pessoas que querem escrever, mas acham que é impossível e para outras que podem fazer algo por sua comunidade e só falta um empurrãozinho.
Silvio Almeida 13/06/2013minha estante
Concordo em gênero, número e grau. A história de vida do autor é excelente, mas o livro é bem conciso.

Bella 04/11/2018minha estante
Fiquei encantada com a historia dele e a força de vontade.

Antonio Maluco 16/01/2021

História
O livro mostra que a leitura pode vencer a violência e essa história é parecida com a minha vida

Flavia Sena 13/02/2021

Muito inspirador, impossível não se emocionar com a força de uma ideia - ainda mais em uma pessoa que não focou apenas em si, mas se esforçou pra alcançar sua comunidade. Parabéns ao Otávio por ser esse incrível agente de mudança.

Thais.Carvalho 29/12/2022

Otávio Júnior é uma pessoa especial. O livro conta um pouco da sua história, que envolve muita dedicação em sei projeto social.

Peterson 19/02/2020

Inspirador
O livro é curto, vc começa a ler e logo acaba (o que é uma pena). Fiquei encantado com a história de superação do autor, seu desejo de ajudar e a divulgar a importância da literatura em um local com tantas dificuldades sociais.

Dinha 08/05/2020

Incrível!
Digo com tranquilidade: um dos melhores livros que já li. Entrou para o meu Top 3 livros favoritos da vida! Retrata uma realidade vivida por milhões de brasileiros, mas que é apagada. Tudo sob uma perspectiva tão bonita e sensível... impossível não de emocionar. Como uma viciada em livros, me identifiquei com vários pontos e fiz renascer em mim a esperança de um mundo melhor, construído através da literatura e do acesso a ela.

Obrigada, Otávio Junior! Pela sua vida e trajetória. E por ter compartilhado um pouco delas conosco.

Camila Roque 23/06/2020

Inspirador!
Conheci o Otávio Júnior em 2019, no festival literário de BH. Desde aquele momento foi possível ver um homem com olhos de menino, cheio de sonhos e empolgação com o tema literatura. E lá ele falou algo sobre representatividade que me marcou muito: crianças precisam se ver nos livros. Hoje muitos livros tratam sobre negritude, o que é ótimo. Mas quantos tratam de negritude na favela? Lembro que ele dizia que, ao olhar da janela da casa deles no Complexo da Penha, o filho via a Igreja da Penha e pensava ser uma castelo. Otávio pegou e transformou isso em literatura. Fiquei encantada e rapidamente inclui dois ou três livros dele na lista de compras da biblioteca comunitária onde trabalhava, para que as crianças da vila pudessem se ver numa história.

Mas não é sobre esses dois ou três livros de que se trata a resenha: é sobre a autobiografia de Otávio.

Otávio é um homem que, contrário a qualquer expectativa, se permitiu sonhar e acreditar. Mais do que isso, teve coragem e cara dura para insistir muito naquilo que queria, ainda que muitas portas se fechassem. É um exemplo, um caso de exceção e que enche a gente de fé e orgulho nos ser humaninhos da vida.

A única crítica que tenho é que o livro poderia ter sido mais longo, para que as histórias fossem trabalhadas.

Enfim, muito bom. Otávio é uma raridade.

Lara Aimee 06/08/2020

SIMPLESMENTE INCRÍVEL
O livro que mais me fez crescer como pessoa, eu aprendi tanto com esse livro!!!!!!
como um livro que se lê em um dia, te marca pra vida toda. Otávio Júnior um escritor que merece mais reconhecimento, fã a vida toda.

Anjuf 26/09/2023

O livreiro do alemão
Essa é uma espécie de autobiografia do otávio júnior, criador da primeira biblioteca no complexo do alemão. comecei a ler como leitura obrigatória da escola, mas cheguei na última página emocionada com essa história inspiradora. muito lindo

Silvio Almeida 13/06/2013

Livro de gente que faz
Existe gente que só dá desculpas, mas tem gente que FAZ.

Este é um livro de alguém que FAZ a DIFERENÇA sem olhar para as suas "limitações".

Vale a pena a leitura

Kah Mendes 23/11/2022

O Livreiro do Alemão conta a história do próprio autor, Otávio Júnior. Ele nasceu em uma das 14 favelas do Complexo do Alemão, o Morro do Caracol, no Complexo da Penha (vizinho do complexo do alemão), um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro.

Um dia voltando pra casa achou o livro Don Gatón, abandonado no lixo. Levou pra casa e leu.
Tomou gosto pela leitura e começou a pedir livros pro vizinhos para ler. A professora da escola incentivava a leitura. Era o único que podia levar 2 livros de uma vez na biblioteca da escola.

Juntava livros de todas as pessoas que contribuíam e deixava à disposição dos habitantes da sua região.

Começou a escrever, fazer curso de teatro e apresentações literárias em escolas da região. Eram tantas apresentações que resolveu largar a escola.

Criou o Projeto Ler é 10- leia favela trazendo novas perspectivas de futuro para essas crianças. Ganhou prêmios, entre eles o Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2008.

"A leitura precisa de incentivo, paciência, trabalho e dedicação."

"O incentivo à leitura é trabalho do Estado, das nações."

Elineuza.Crescenci 09/12/2015

Coragem
Garoto residente em Morro do Complexo do Alemão, encontra livros no lixão e determinado pelo esforço e orientações de uma professora do segundo ano da escola ganha amor pela leitura.
Cria o projeto Ler é 10 - Leia favela.
Elineuza.Crescenci 18/12/2015minha estante
Personagem viveu no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, porém foi capaz de criar projeto que transforma, ainda hoje, a realidade de crianças e adolescentes de lá.

Guigui 08/01/2019

Ler para conhecer
Um homem solitário levando leitura para afastar as pessoas do crime.