The Curious Case of Benjamin Button

The Curious Case of Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - The Curious Case of Benjamin Button

Nati Sampaio 08/09/2023

Meu último contato com Fitzgerald foi quando li ?O Grande Gatsby? e eu tinha esquecido como a escrita desse autor é gostosa.
O conto de Benjamin Button é muito breve, e eu sinto que deveria ter sido um romance? Pena que não foi. Tinha muita coisa ali para explorar e desenvolver.
Mas o conto é muito gostoso de se ler, e no final eu tive aquela sensação de nostalgia típica de um final saudoso em relação ao começo da história. A partir desse conto, podemos discorrer longamente sobre a passagem do tempo, sobre a efemeridade da vida, relações humanas, aparências em sociedades em geral, e sobre sentimentos. Sim, tudo isso em poucas páginas.
Vale a pena ser lido.
Michela Wakami 08/09/2023minha estante
Tenho curiosidade para ler esse livro, mas sempre acabo deixando para depois.
Vou ver se consigo lê-lo o ano que vem (olha eu deixando para depois de novo).
Eu não sabia quem era o escritor, estou supresa, gostei muito do livro O grande Gatsby.

Nati Sampaio 08/09/2023minha estante
É um livro super rapidinho! Vale a pena ler ;)

Leticia Borges 31/05/2023

Crying in english
Meu primeiro livro real/oficial em inglês e eu, que estava esperando não entender nada, não apenas entendi, como fiquei completamente atordoada com as reflexões que ele me provocou. Questões fortes sobre a forma como lidamos com a passagem do tempo e as formas de limitação biológicas e impostas pela sociedade a crianças e idosos. Menos romântico (e romantizado) que o filme, deixa até um certo amargor pra quem espera o mesmo fim cinematográfico. Porém, apesar de diferente, o fim é muito bonito.
Anny50 31/05/2023minha estante
Também gostei muito

Paula1168 27/07/2022

Triste
Curto e rápido de ler, bastante triste porque te faz refletir sobre a passagem do tempo e senilidade, embora ele esteja vivendo tudo isso ao contrário. Também te faz perguntar por que diabos Hollywood insiste em fazer adaptações ruins de livros bons.
Gmarianaferreira 27/07/2022minha estante
Eu acho que esse é um livro difícil de adaptar.

Neto.Coqueiro 27/07/2022minha estante
Sério que vc achou ruim o filme?

Duda Erthal 15/04/2022

olha? esperava um negocio parecido com o livro, fui recebida com algo nada a ver com o filme KKKKKKKK é bacana a história, mas imaginar as cenas foi um pouco estranho, admito

shelukessonarry 18/01/2022

O curioso caso do leitor que despreza ideias sucintas
Confesso que estou um pouco chateada com todos que me disseram que era perda de tempo ler isso, que eu deveria apenas assistir ao filme. Se o filme VEIO disso, por que não lê-lo, se é tão curto?

Ainda não assisti ao filme, mas sei muito bem do que se trata e gosto do pensamento episódico desse conto que levou à monstruosidade que é a sinopse do filme. Também, como cineasta, adoro ideias explicadas brevemente, com lacunas a serem preenchidas conforme o processo corre. Acho que ideias simples e rápidas não devem ser vistas como perda de tempo, só porque alguém ACRESCENTOU algo a ela que a engrandeceu depois. Isso é o que aconteceu.

Não, eu ainda não vou dizer que esse conto foi maravilhoso e brilhante, mas foi divertido e interessante. Este conto me fez pensar como isso era cabuloso para as pessoas na época em que foi lançado e também me fez pensar - assim como de vez em quando eu me pergunto como teria sido minha vida, se eu fosse de outro gênero -, o que minha vida teria sido assim, se eu tivesse nascido como uma idosa?

Eu acho que mais agora do que nunca, no entanto, a ideia que inspirou isso é irrelevante. "Por que o melhor da vida vem no começo e o pior no final?" felizmente chegou a um ponto em que você pode experimentar muitas coisas em qualquer momento da sua vida (especialmente a universidade, um dos principais eventos desta história). Ainda assim, fiquei muito surpreso e percebi que F. Scott Fitzgerald pode não ter sido o escritor incrível que todos tentam me convencer que ele era (eu não gostei de "O Grande Gatsby"), mas ele com certeza tinha algumas idéias e pensamentos interessantes.

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON)
O curioso caso de Benjamin Button é um conto de F. Scott Fitzgerald, publicado pela primeira vez em 1922, em uma revista chamada Collier's Weekly. O livro conta a história de Benjamin Button, um homem que nasceu velho e morreu muito jovem, ou seja, que percorreu o caminho inverso do envelhecimento.

Estou fazendo parte de um grupo de conversação de inglês sobre literatura, e o livro desse módulo foi The curious case of Benjamin Button, um livro que eu sempre quis ler, mas nunca pensei em dar prioridade. Acredito que à essa altura, é difícil alguém não ter assistido ao filme (famosíssimo e excelente, com o Brad Pitt) e não conhecer a história.

Em todo caso, nesse conto (é tão curto que não dá nem para contar como romance, haha), um casal está muito ansioso para ter o seu primeiro filho. Naquela época, era normal dar à luz em casa, mas a mãe de Benjamin foi levada para o Hospital, o que indicava que o parto seria difícil. Após o nascimento dele, quando o pai vai conhecê-lo, leva um susto: ele teve um bebê com a aparência de um velho de 70 anos. Pior que isso, o bebê até falava com voz de idoso e julgava tudo o que acontecia ao seu redor. Ninguém entende como aquele fenômeno ocorreu, mas Benjamin nasceu velho e morreria bebê, vivendo ao contrário na ordem natural da vida.

Eu achei o conto muito engraçado em alguns momentos, principalmente quando Benjamin é velho, porque ele é muito rabugento. Ele não gosta das roupas que o pai traz e vive como um bebê idoso. O fato de ele ter que, depois de muitos anos, fingir ser irmão do próprio filho, porque as pessoas achariam muito estranho o pai ser bem mais novo do que o filho. Enfim, li o conto em uma manhã de domingo e foi uma leitura bastante agradável. O enredo é muito simples, apesar da proposta de protagonista totalmente inovadora. É literalmente uma narrativa breve sobre a vida incomum de Benjamin, desde o seu nascimento, até a sua morte.

Algo que achei muito interessante é que, apesar de ser bebê quando estava próximo da morte, ele passou por tudo o que idosos normais passam quando estão próximos da morte: esquecimentos, dependência dos outros para se limpar, se alimentar e se locomover... Ou seja, no final das contas, Fitzgerald nos mostra que o início e o fim das nossas vidas é muito parecido, a diferença é que, de um lado você precisa de ajuda para começar a vida e, de outro, você precisa de ajuda até que sua vida termine.

Recomendo essa leitura para quem procura algo rápido e leve para ler em apenas um dia. Vale a pena aproveitar e ver o filme logo em seguida, o que acha?

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/10/resenha-o-curioso-caso-de-benjamin.html

Francesca 20/01/2021

Nem sei o que dizer sobre esse livro. Achei bem mais ou menos e a história não me pareceu muito interessante

Léo 22/09/2020

Uma boa inspiração pra adaptação pro cinema.
Apesar da minha expectativa de que o conto fosse parecido com a adaptação pro cinema, o que não chega nem perto, o conto é intrigante. É um outro Benjamin Button, outros tempos, outro approach. O tom meio triste de ir se perdendo no tempo foi mantido. Os diálogos são interessantes e a história firme e fiel a seus personagens do início até o final. Cofesso que o filme, apesar de ser outra mídia, me emocionou muito mais.

Sylvia 16/08/2020

Melancólico
Conto curto e triste...
Não me encheu os olhos, apesar do filme.

Demian 04/05/2020

A narrativa é fluida, sem grandes acontecimentos - fora o caso do próprio Benjamin -, e bastante curta. Considerando-se a adaptação com 3h de duração, fiquei impressionada com o material sucinto, porém procurava uma leitura rápida e fui sem grandes expectativas.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Eu sinceramente esperava mais

toledorachel 25/09/2019

Nada a ver com o livro
A história por si só é uma loucura, né? Mas enquanto o filme é um drama, o livro (bem pequeno) tem uma pegada mais cômica. O livro não chega a ser ruim, mas a história não é muito rica em detalhes e tampouco envolvente.

Rodrigo de Lorenzi 03/05/2019

Curto e melancólico
É um conto bem pequenininho, mas uma graça. Melancólico e engaçado. Porém, senti falta de Fitzgerald preencher algumas colunas. Parece que foi escrito com pressa. De qualquer forma, achei impressionante como conseguiram esticar a história para fazer um filme longuíssimo.