O que é o Virtual?

O que é o Virtual? Pierre Lévy

Resenhas - O que é o Virtual?

alystoteles 12/06/2018

Resenha Filosófica do livro "O Que É O Virtual?", de Pierre Lévy
Fiz resenha EM VÍDEO para os interessados que queiram se aprofundar com qualidade, basta acessar pelo seguinte link (no YouTube): https://youtu.be/-_NC44DG4vQ

Um livro que certamente ultrapassa nosso senso-comum sobre a virtualidade, indo além dos aspectos informáticos e digitais que nos fazem separar, com certa facilidade, o mundo real do virtual. Antes, mostra Lévy ao longo de 150 páginas, é a virtualidade a base mesma do real, ao menos para os seres humanos. Nossa espécie está permeada do virtual, e a internet é apenas um potencializador desse fato.

site: https://youtu.be/-_NC44DG4vQ

skuser02844 17/02/2010

Realidade Compartilhada
Está não foi uma leiruta muito fácil devido as formas do texto ser um pouco filosófico, parece até que o livro foi feito para explicar como é a vida humana. Com essa leitura aprendi muito sobre o virtual, como o próprio autor diz: "a virtualidade não tem absolutamente nada a ver com aquilo que a televisão mostra sobre ela. Não se trata de modo algum de um mundo falso ou imaginário. Ao contrário, a virtualização é a dinâmica mesma do mundo comum, é aquilo através do qual compartilhamos uma realidade. Longe de circunscrever o reino da mentira, o virtual é precisamente o modo de existência de que surge tanto a verdade como a mentira". (Pierre Lévy, 1996).

Leitura feita nos dias: 12 a 15 de Fevereiro de 2010.

Brunomorai 12/12/2021

Demorei muito para finalizar o livro, pois comecei a ler quando me surgiu um artigo na faculdade que o citava. No início me empolguei e gostei muito, comecei a compreender bem o que o Pierre gostaria de nos passar, porém ficou enfadonho a repetição e excesso de teorias para explicar algo tão simples, que no epílogo ele fecha em poucas palavras.

Tiago Ceccon 30/06/2010

É bom até, tem pontos de vista interessantes e concordo com o Pierre Lévy em várias coisas... mas ele se perde numas viagens teóricas em várias partes. Claro que a teoria é a base do livro, mas falo de momentos em que o uso dela é exagerado, redundante...
Enfim, vale a pena, de qualquer forma.
Brunomorai 16/11/2021minha estante
Graças a Deus seu comentário, também achei q ele se perde pra caralho.