Jogo de Poder

Jogo de Poder Valerie Plame Wilson

Resenhas - Jogo de Poder

Adriano 17/06/2012

Jogo de Poder
Quando ainda era novo, eu me lembro claramente de estar assistindo ao Jornal Hoje, estava passando uma reportagem do Luiz Fernando Silva Pinto, que era o correspondente em Nova York na época. Nessa reportagem eu me recordava apenas de um trecho: havia uma foto de uma moça loura dentro de um carro e alguém falando que era uma espiã da CIA, e o repórter seguia dizendo algo como “...arruinou sua carreira”.
Nunca entendi o porquê disto ter ficado na minha cabeça. E mesmo nunca tendo tentado saber o que de fato ocorreu, de um modo estranho eu sempre soube que um dia eu acabaria entendendo toda aquela situação.
Quando vi que a famosa loura que tinha aparecido na TV tinha lançado uma autobiografia, eu logo corri atrás pra conseguir a minha. E superou minhas expectativas. Descobri que ela era realmente uma agente secreta da CIA.
Seu marido, Joe Wilson, um ex-diplomata, fora enviado a Níger para fazer uma investigação com o intuito de saber se esse país estava vendendo material para o Iraque desenvolver armas de destruição em massa. Mas Joe não encontrou nada a esse respeito e assim fez um relatório à Casa Branca afirmando isso.
Mas o presidente, que não se deu por achado, precisava de desculpas para invadir o Iraque, e assim distorceu o relatório feito por Joe, que ficou indignado e resolveu contar a verdade para a mídia sobre o que ele realmente tinha encontrado na África. Porém, no emaranhado de intrigas políticas de Washington, Valerie Plame Wilson, uma funcionária de carreira da CIA, acabou sendo no final apenas um bode expiatório para as traquinagens de George Bush e os seus.
“Sem querer”, um membro do gabinete do vice presidente deixou “escapar “ para um repórter que a esposa de Joe Wilson – Valerie - era na verdade uma agente secreta da CIA. E então todo seu martírio começou.
Com muita coragem, Valerie decide contar como foi todo esse processo, desde sua formação na “Fazenda”, até depois que sua identidade fora revelada pela mídia, mas quando um ex-agente ou alguém ligado à Agência e decide publicar um livro, é obrigatório uma pré-avaliação por parte dela para se certificar de que nenhuma informação considerada confidencial seja publicada, e mesmo assim Valerie seguiu em frente. E muitos trechos foram censurados previamente.
Apesar de a CIA ter censurado muitas paginas do livro, dá pra se ler tranquilamente sem perder o foco. No final há um bonus track posfácio escrito pela jornalista Laura Rozen jogando luz sobre a maioria das partes censuradas. Pois a maior parte delas já havia sido divulgada amplamente pela imprensa.
Uma coisa é fato: se a pessoa não gostar de política, nem adianta tentar ler Jogo de Poder porque será uma tarefa difícil, mas, se assim como eu, você gostar de política, tenha a certeza que este é o livro certo pra você.
Dan 26/12/2012minha estante
Adriano,também me recordo de notícias da época. Apesar de gostar de me inteirar sobre política(especialmente a externa),só anos depois que fui de fato procurar saber mais sobre o fato,depois do filme. Tenho lido o livro,e Valerie Plame é um dos raros americanos que me simpatizei até hoje!

Adriano 26/12/2012minha estante
No meu caso eu só li, não cheguei a ver o filme.

Babi 13/10/2011

Jogo de Poder - http://tintapink.blogspot.com/
Jogo de Poder é complexo, interessante e cansativo.

Complexo, pois se trata de vida real, auto-biográfico, Jogo de Poder narra a jornada de Valerie Plame Wilson, uma gente secreta que é traída por seu governo.

Interessante, pois ela nos mostra as armações por parte da Casa Branca, o fiasco que foi o governo Bush e neste livro somos agraciados com o conhecimento dessa agente, ela nos revela dados importantes, e mesmo com as tarjas eu consegui sentir como ela se sentiu, como foi horrível perder a fé em seu governo, um governo que ela tanto defendeu, um governo que iniciou uma guerra sem sentido, e que justificou de uma forma errônea, suas ações escusas. Valerie é uma verdadeira patriota, sem igual e mereceu meu respeito.

Cansativo, pois a historia se arrasta, li relativamente rápido, mas não é uma história de entretenimento, é um livro cheio de dados, narrado minuciosamente por Valerie que apresenta dados que são cansativos de ler, e em muitos momentos eu pulei uma página inteira por que não aguentava tanta enrolação, mas acabava voltando pra saber onde tal acontecimento ocorreu.

O livro é lotado de tarjas, pois a CIA censurou algumas partes, mas nada que deixe a leitura menos interessante, e conta com algumas fotos de Valerie, Joe e seus filhos, entre outras informações importantes, que a tornam mais humana ainda.

E por mais incrível que possa parece, e por não fazer parte do meu tipo de leitura, não totalmente, eu recomendo, por que gostei da leitura, recebi mais informações do que eu poderia esperar de um livro lotado de tarjas.

Mas recomendo terem paciência, pois muitas vezes pensei em abandonar o livro, mas posso garantir que vale a pena, é importante conhecer a história do mundo e, neste livro, aprendi que a história de uma mulher, uma única pessoa, pode fazer a diferença, ver o mundo com outros olhos.

Até hoje, Valerie e seu marido Joe, quem a incentivou a escrever o livro, movem um processo contra as pessoas acusadas de revelarem sua identidade secreta.

Valerie lutou e luta por seus direitos como cidadã, ela é um exemplo a seguir de pessoa que não perde a fé, gostei dela, mesmo que em muitos momentos eu me irritei com suas indecisões.

Jogo de Poder se tornou filme, mas ainda não tive a oportunidade de assistir...Bom, espero que seja bom como o livro.

Uma ótima leitura!

Mais Resenhas: http://tintapink.blogspot.com/p/resenhas.html

Mopi 11/12/2016

CIA, governo dos EUA e o poder
Excelente livro. Revela que o governo estadunidense manipula instituições e pessoas, por meio de todas as armas que tem, em favor da manutenção de seus interesses políticos e financeiros, ferindo, inclusive, a própria constituição federal da qual tanto se orgulham. Quando levamos em consideração também as últimas revelações feitas por outro espião, Edward Snowden, temos uma boa noção do que o governo americano é capaz para se manter como a nação bola da vez mandatória do mundo, não poupando, para isso, nem o seu próprio povo!!