The New York Trilogy

Toni 16/03/2023

The New York Trilogy [1985-1986]
Paul Auster (EUA, 1947-)
Penguin, 2006, 308 p.

Quinn é um autor de romances de mistério que escreve seus livros sob o pseudônimo “William Wilson”, personagem de outro escritor estadunidense famoso por seus contos de mistério e horror, Edgar Allan Poe. Certo dia, Quinn recebe um telefonema de alguém que busca contratar os serviços de um certo Paul Auster, escritor também personagem deste romance e homônimo do autor, mas que, para a pessoa do outro lado da linha, seria um detetive particular. Quinn decide se passar por Auster e um labirinto de espelhos (e delicioso jogo metalinguístico) tem início a partir desse engano telefônico.

O resumo acima é apenas o começo de “City of Glass”, primeira das três novelas que compõem “The New York Trilogy” – as demais intituladas “Ghosts” e “The Locked Room”. “Ghosts”, diga-se de passagem, é uma pequena obra-prima no campo das narrativas noir (e é uma pena que as outras duas pontas não mantenham o mesmo nível de elaboração, ainda que sejam boas). Nela, um investigador chamado Blue é contratado por alguém de nome White para observar cada movimento e produzir relatórios semanais sobre Black, indivíduo misterioso que passa seus dias em uma rotina monótona de leitura e escrita instalado num apartamento do outro lado da rua, simetricamente oposto ao lugar onde se esconde Blue e de onde este observa Black. Com o passar dos meses, no entanto, Blue começa a suspeitar de que também está sendo monitorado...

Ainda que possam ser lidas como novelas independentes (cada uma tem começo-meio-e-fim e apenas pontualmente se autorrefenciam), juntas as narrativas têm muito a entregar aos leitores que apreciam uma prosa na qual “tudo se torna essência; o centro do livro se desloca a cada acontecimento que impele a história para a frente. O centro, portanto, está em toda parte e nenhuma circunferência pode ser traçada antes que o livro chegue ao fim.” Divertido e inteligente, “The New York Trilogy” parodia o gênero policial/de mistério e entrega casos enérgicos e envolventes, mesmo (ou sobretudo) quando suas personagens não parecem fazer muito mais além de esperar, ler, escrever e imaginar ficções.

Reina0 24/03/2023

Filosófico demais?
Esperava mais deste livro. Não, acho que na verdade esperava que fosse uma estória empolgante de detetives mas acabou sendo tipo um filme pretensioso, muito artístico e complexo nos fechamentos. Me deixou comum desassossego que talvez seja proposital.