Bórgia - Volume 4

Milo Manara

Resenhas - Bórgia: Tudo é Vaidade

RafaelLeles 06/09/2023

Décima sétima resenha: Borgia
(não irei fazer a resenha de cada um, irei falar de todos nesta resenha.)

Que livro esquisito de se ler...

A história é bem pesada, colocando cenas de incesto, orgias, matança e principalmente muito sexo.
Quando eu lia essas páginas, eu ficava com nojo, pois tudo que eles faziam, usavam Deus como uma desculpa esfarrapada.
Você não se sente bem, tem medo do que irá acontecer nas próximas páginas. Os personagens são desagradáveis, você não sente simpatia com ninguém.
Porém, as artes de cor dos quadrinhos é tão bonita e bem feita, que faz você ficar curioso, querendo descobrir até onde essa história vai.

Marcos 20/04/2022

Vanitas vanitatum et omnia vanitas
A saga dos Borgia de Jorodowski & Manara terminou trazendo a queda dos que levaram ao extremo não só a vaidade, mas todos os pecados possíveis. A ganância, a corrupção e a violência os tornou famosos. Infelizmente, não foram e não serão a última família de poderosos a levar ao máximo o nível de crueldade.

Pedro Henrique 21/02/2021

Um ótimo fim de história.
Trágico fim da família Borgia com a morte e desmoralização de todos. Loucos, maníacos, psicopatas e gananciosos. Um fim digno da história.

Yuri 21/12/2020

Ué? Acabou o prazo?
A série aqui tava muito boa tanto na arte quanto no roteiro, mas nesse último volume fiquei com impressão que quiseram encerrar a série logo. Recomendo a leitura, mas esse final mega corrido e abrupto é bem frustrante.
Obs: Se alguma editora for republicar, por favor o faça em volume único. Não tem necessidade de 4 volumes. É bom que evita também o que aconteceu com a edição da Conrad que quase ninguém consegue achar o 4º volume.

Carlos Nunes 30/03/2020

Medíocre
O último volume da série consegue ser ainda pior que os anteriores. Além da violência e pornografia exacerbadas, ainda tem uma arte medíocre e um texto bem básico, que deixa claro o quanto corre com a trama para acabar a série. Em resumo, a leitura dessa HQ valeu apenas pela curiosidade.
Bianca.Ribeiro 27/10/2022minha estante
Arte medíocre? Mano, vc pode falar de qualquer coisa, menos da arte dessa HQ que é surreal!

Pablo Italo. 29/04/2018

A melhor parte é quando todos morrem e esse lixo acaba. Um lixo ( E não. Não sou religioso.
Gente eu realmente estou me divertindo muito lendo a quantidade de resenha elogiando essa m*rda aqui. Sério. Roteiro fraco, repetitivo, preguiçoso. Sei que muita gente só lê por causa do ranço com a igreja católica mas vá por mim que tem obras muito melhores pra vc destilar todos o seu ódio ranço ou o que quer que seja. Não tem nada de intriga traição ou trama politica. Tudo é pretexto pra mostrar um peitinho e diga-se de passagem que se eu quisesse uma há sem roteiro só pra ver pornografia tem outros tipos de hq especificas pra isso. Não perca seu tempo e nem seu dinheiro.

Nenhum personagem é construído de maneira convincente. Nenhum enredo é desenvolvido decentemente. Todos os desfechos são ridículos e amadores. E me poupem que o "traço é bonito". Tatuem o desenho dos quadrinhos nas costas então porque isso não vai deixar de ser péssimo. Superem. Bjs

Law 31/12/2013

É o pior volume da série
Como eu já tinha lido, parece que o Jodorowsky correu pra terminar essa série, eu não sei se ela seria maior e de repente decidiram que acabaria no 4º volume ou se foi outra coisa. Mas é o mais fraco dos 4 volumes, muito corrido.

Li 10/10/2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012 - OUTUBRO - GRAPHIC NOVEL *LIVRO 4*
Sinopse: A saga do papa mais escandaloso da história da Igreja Católica chega ao fim no quarto livro da série Bórgia. Alexandre VI foi o papa que aprovou o Tratado de Tordesilhas, mas ficou mais famoso como símbolo da corrupção do Vaticano renascentista. Teve várias amantes e pelo menos sete filhos. Entre eles o belicoso Cesar Bórgia, que, sagrado bispo pelo pai aos 16 anos e cardeal aos 20, inspirou Maquiavel a escrever O Príncipe e teria sido amante da própria irmã, Lucrécia Bórgia, de lendária beleza. Lucrécia também teria sido amante do próprio pai, Alexandre VI. Bórgia conta a história escandalosa e fascinante de uma família ambiciosa, que fazia de tudo para conquistar mais poder.

Último volume... Let´s go!

Bom, o fim me pareceu alinhavado, corrido e com acontecimentos meio impossíveis geneticamente falando (mais que isso e dou spoiler).
Enfim, não gostei muito da série. A história da família é bem peculiar, o contexto histórico é interessante, mas o formato do texto não me agradou mesmo.
Mas o título tem tudo a ver com este último volume, na verdade este detalhe me chamou a atenção, os títulos não tem uma relação escancarada com os livros, só lendo para entender.
"Vanitas vanitatum el omnia vanitas"

Enfim, provavelmente não lerei outra graphic novel!

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/*

Pablo Italo. 29/04/2018minha estante
Estou aplaudindo de pé essa resenha. Foi tudo o que eu pensei kkkkkk

Eric M. Souza 20/04/2012

Gran finale
Desfecho fantástico e esperado para uma família que não se censurava em sua luta pelo poder e na busca de saciar seus prazeres. Manteve o nível do começo ao fim, algo raro, e que talvez não fosse possível numa série mais longa.

Entre as melhores séries dos quadrinhos, com certeza.

Joyce 26/01/2012

Bórgia
O Volume 4 da série Bórgia, deixou a desejar. Pareceu mais um resumo apressado dos fatos pra por fim em um enredo que daria pra um volume 5. Entretanto, o enredo de Alejandro Jodorowsky continua bem escrito e marrado, sem deixar de citar, claro, os desenhos de Milo Manara que são sempre fantásticos.

Apesar do comentário de cunho decepcionante, vale a pena a leitura para fechamento da série.
Roberto Noir 22/06/2016minha estante
Acabei de ler o volume 4 e fiquei com essa impressão de pressa.

Fabio 01/08/2011

Vou concentrar aqui a resenha dos quatro volumes.

Graphic Novel de Alejandro Jodorowsky & Milo Manara, Borgia desfila com desenhos incríveis que levam você para roma do século XVI. Podemos encontrar todos os pecados capitais em todos os volumes, pelo menos um em cada página.

O roteiro tenta seguir as obras sobre a dinastia dos Bórgia e seus atos para manter o poder sobre Roma. Tudo acontece. Não há limites para essa família.

A adaptação para o formato de graphic novel não me agradou muito, o texto parece corrido e com pressa, pois ele teve que adaptar milhares de palavras em pequenos balões em menos de 120 páginas. Por outro lado o desenhos são fenomenais e compensam essa falha.

E uma obra que valhe a pena ser lida pelo amantes de Graphic Novels, por causa dela fiquei fã dos desenhos do Milo Manara.
Marcelo 03/07/2012minha estante
Realmente esperava muito mais dos diálogos, até porque não sabia que se tratava de uma graphic novel mas as surpresas não foram de todo ruins e fiquei satisfeito com a compra.