Jornalismo de Revista

Jornalismo de Revista Marília Scalzo

Resenhas - Jornalismo de Revista

Bia 04/04/2021

O livro faz uma pequena cronologia da história das revistas no Brasil e no mundo. Além disso, discorre sobre o mercado editorial e sobre quais as habilidades necessárias para um jornalista de revista.

mrsllopes 05/06/2021

Curto e ótimo
Muito bom! Me ajudou bastante a estudar pra matéria na faculdade e a fazer uma revista do zero. Além de dicas de criação, o livro traz um apanhado histórico das revistas.

Lucas Uriel 26/07/2021

Revista é história.
Um dos veículos mais importantes do jornalismo traz consigo uma história que sintetiza toda a sua importância pra sociedade, e essa importância é que impulsiona a transformação para o digital. A revista sempre será revista, impressa, online, em PDF. Marilia traz com muita precisão tudo aquilo que um apaixonado por revista e um pesquisador do tema precisa saber. No meu caso, os dois. Recomendo muito!

Rodrigo Leão 21/12/2023

Sempre entre leituras densas, coloco algo mais simples até mesmo de entendimento para dar uma relaxada assim dizemos. Recomendo muito .

Tati 04/06/2013

Jornalismo de Revista
Os leitores costumam manter uma relação quase passional com suas revistas favoritas. Não é à toa que gostem de andar com elas debaixo do braço, como se fossem uma espécie de emblema ou sinal de identificação. Muito do fascínio deste tipo de publicação vem justamente da capacidade que ele tem de construir fortes laços de empatia com seu público. Neste livro, Marília Scalzo desvenda os segredos do jornalismo de revista, discute as técnicas de construção de um texto mais arejado, específico ao gênero, e chama atenção para os elementos básicos da esmerada linguagem visual, tão característica do produto. Debate ainda a situação e os rumos do mercado de trabalho no setor, bem como convida o leitor para um passeio histórico ao mundo das revistas: das origens do gênero às tendências que se anunciam com as novas tecnologias.

Humberto Abdo 15/08/2013

Marília Scalzo, que por anos comandou o Curso Abril de Jornalismo e presenciou transformações marcantes nas mais populares revistas, define em seu livro o crescimento e popularização desse meio de comunicação tão único, que deriva entre o estilo de um livro embora menos aprofundado e os jornais, mas menos imediatista que um jornal propriamente dito.

A autora explana brevemente sobre a história das revistas, desde o surgimento na Alemanha até os dias em que temos as publicações cada vez mais segmentadas, refletindo um mercado carente em redescobrir seus leitores e satisfazê-los. Marília deixa clara a importância de compreender o perfil de um leitor e de saber como notar suas constantes mudanças, características imprescindíveis para manter o vigor e sucesso de uma revista. Em contrapartida, exemplifica como edições popularíssimas como a extinta Life correm o risco de não sobreviver no mercado por razões difíceis de deduzir até lermos essa obra essencial para o entendimento do que é uma revista, como ela é feita, como ela pode chamar a atenção do leitor e outras exigências que só o jornalismo de revista põe à prova.

Amandacaires 18/04/2020

Esse livro é um ótimo começo para quem quer conhecer um pouco do universo de revistas e quer trabalhar como jornalista nesta área.

Giullia.Moreira 02/04/2021

Ótimo pra Introdução
Para quem deseja uma leitura mais fácil e didática sobre o início e configuração das revistas no Brasil, esse livro é a melhor pedida!

estrelinha4 04/04/2023

Pronta pro TCC
Sou acadêmica de jornalismo do 7º semestre e este livro está me ajudando muito com meu TCC. Decidi fazer uma revista de moda.

Linguagem leve e fácil de entender. Passa de forma objetiva pelos pontos mais importantes do tema, como mercado de trabalho, história da revista e como fazer uma revista.

Levei alguns "tapas na cara" ao ler que não devo escrever para mim mesma, e que eu devo ser um prestador de serviço não uma ideóloga defensora de bandeiras, mas tô superando.

Livro EXTREMAMENTE útil.

Obrigada Marília Scalzo!

Bruno Dantas 30/03/2010

Resenha Particular
Data de início da leitura: 17/03/10
Data de término da leitura: 23/03/10

O melhor livro para quem quer se especializar em jornalismo de revista. Há muitos dados históricos, dicas, explica muitíssimo bem as particularidades deste meio impresso, e a Marília Scalzo fala de sua experiência na Capricho, e em outras revistas, para nos dar uma idéia mais clara do trabalho no dia-a-dia.
O mais legal é que ela aborda toda a diversidade de revistas - de informação, entretenimento, especializadas (não de todas, incluindo Jornalismo de Turismo, que é sobre o que estou interessado, mas vale a pena, claro!).

Quem gosta de revistas, ao fim do livro estará apaixonado!

O que mais me intrigou na leitura: como uma revista que vende 8 milhões de exemplares por semana pode falir? - A resposta está no livro!

Júnior 18/12/2010

Ponta pé para começar em revista
O livro de Marília Scalzo traz uma boa idéia de como se trabalha com revista e ao mesmo tempo dá uma aula de História da Revista, além de muitas dicas. A autora já trabalhou como Redatora Chefe na revista Capricho na década de 90, quando ela teve a sua transição e teve que mudar seu projeto editorial.
Ao final, ela apresenta algumas das capas que ela mais gosta e que são imprescindíveis para qualquer jornalista que queira trabalhar com revista.

Sergio 26/08/2011

Livro tendencioso
Algumas coisas que são abordas no livro até são interessantes , como o funcionamento das redações da EDITORA ABRIL, outras revistas de grande importancia como carta capitale caros amigos são complente ignoradas, faz-se propaganda da veja a torto e a direita no livro, parece mais um livro de publicidade do q um livro academico. Quando estudei historia da comunicação a abordagem historica das revistas foi muito mais ampla

Ket 18/11/2022

Conta a história das revistas no Brasil, com curiosidades sobre o ramo ao redor do mundo. É curto e ótimo pra uma introdução ao tema.