Homens em tempos sombrios

Homens em tempos sombrios Hannah Arendt

Resenhas - Homens em Tempos Sombrios

lucaismaia 30/01/2024

Adorei a primeira parte, foi a melhor e mais fácil sem tanta teoria filosófica. só vou escrever pra atingir... pronto

Rebeca 23/01/2024

A escrita dessa escritora é impressionante! A maneira que ela desenvolveu esse livro, como descreveu as pessoas sendo sensível e ao mesmo tempo academia um equilíbrio com as palavras que poucos possuem. Enfim eu sou apaixonada por Hannah Arendt.

Suzana Mendonça 03/07/2022

Reflexões sobre Indivíduos
Hannah Arendt traz em sua obra reflexões sobre determinados indivíduos, dividindo cada capítulo para uma pessoa diferente. O ponto alto certamente é o capítulo sobre o papa João XXIII, que conta com anedotas interessantes sobre sua vida antes e depois do assumir o posto de pontífice.

O livro pode ser cansativo quando pouco se conhece sobre as figuras apresentadas ao longo do texto.

Mel 09/04/2022

Maravilhoso!
Que livro espetacular! Sim, tem que sentar e se dedicar um pouco mais a ele, mas é recompensador! São ensaios biográficos de homens e mulheres que viveram tempos sombrios na primeira metade do século XX, permeados por suas filosofias, acrescidas da filosofia um pouco difícil, mas gostosa de Arendt! Recomendo demais!

Vanderson.Gomes 29/09/2021

Leitura complexa
Minha primeira experiência com Hannah, leitura densa, filosófica, necessita foco, as referências biográficas deveriam ser mais leves e simples para facilitar o entendimento do livro.

@PinkLemonade 12/04/2021

Projetinho do <3 da Arendt
Acho que todo escritor tem aquele projeto de escrita que "fala ao próprio coração " e que eles amam de paixão.

Sinto que foi esse o caso desse livro.

A autora aqui compilou mini biografias das pessoas que amou e admirou em vida.
Achei excepcional. O livro é cheio de citações das obras. Vale a pena anotar.

A obra mostra um novo lado da Hananah, a medida que revela em que pessoas ela se inspirou para montar a própria visão que tinha sobre a vida.

Recomendo a leitura.

Vini 23/08/2020

A minha primeira experiência com a autora não foi tão proveitosa. Achei o texto muito cansativo. Demorei muito para ler esse livro. Não consegui me envolver. Mas deixo o mérito que ela teve em reunir todo o histórico dos personagens.

Márcio 01/05/2018

Biografias
Encontra-se no livro uma coletânea de ensaios sobre pessoas das mais diferentes áreas. Na literatura têm nomes como Lessing, Walter Benjamin e Bertolt Brecht e em filosofia ela fala muito de Jaspers e, no final, dedica algumas poucas páginas a Heidegger. Escreveu também sobre outras figuras como Rosa Luxemburgo e Issen Dinesen. Todas essas pessoas viveram em tempos sombrios. As biografias, com exceção as de Rosa Luxemburgo e Bertolt Brecht, são permeadas de uma densa filosofia que requer dos leitores um grau de abstração razoável.

André 20/02/2018

Resenha

RenanCor 12/09/2015

Biografias pequenas
O livro é bom, foi meu primeiro contato com a autora. Ela pega diversas figuras importantes do século XX e disseca sua trajetória. Sem ser teleológica (algo muito comum em biografias) nem esparsa.

O seu método histórico, presente em outros trabalhos de Arendt, é usado aqui. Grande destaque pra biografia de Benjamin, que possui uma análise da questão judaica na europa entre as duas grandes guerras que é bem interessante.

cid 22/06/2009

aos que vierem depois de nós
Um estudo de Hannah Arendt, sobre pessoas que viveram em tempos sombrios. Ela é especialmente critica com Brecht, apesar de ter se baseado em um dos seus poemas "aos que vierem depois de nós".Me ficou um pedaço do poema:
Vós,que surgireis da maré
em que perecemos,
lembrai-vos também,
quando falardes das nossas fraquezas,
lembrai-vos dos tempos sombrios
de que pudestes escapar