Histórias Íntimas

Gênero: História Social, Usos e Costumes, Sociedade
Avaliação: 5/5
Início da Leitura: 14/04//2024 Término da leitura: 17/04/2024

Autora
Mary Del Priore nasceu no Rio de Janeiro em 1952.
É historiadora, professora e escritora.
É considerada uma das maiores historiadoras brasileira.
Possui mais de vinte obras escritas e já recebeu prêmios como o Casa Grande e Senzala e o Jabuti.

Sobre o livro
1. O cenário é o Brasil desde a sua descoberta até o presente século.
2. O que falar da herança cultural brasileira, oriunda mais especificamente da Europa? E as influências dos povos originários e dos povos escravizados? Pois bem... Eis os fatos apresentados no livro. A condição feminina e seus hábitos de higiene e a condição masculina e seus hábitos e dominação.
3. Gostei do livro, apresenta relatos e fatos reais ora ignorados ora aderidos pela população por força da tradição, dos usos e costumes passados de pai para filho, de mãe para filha.
4. Os efeitos da moda trazida da Europa e apresentada no Brasil para as classes abastadas e as influências no recôndito dos lares ou por outra na vida secreta dos cidadãos e suas famílias.
5. As influências das descobertas científicas para o controle da natalidade e suas repercussões religiosas e políticas fazem refletir até hoje no comportamento e decisões das famílias.
6. Quer a mulher estivesse coberta dos pés à cabeça ou desnuda sempre foi alvo das decisões do patriarcado que até a puniu com a eliminação da vida e em julgamento o patriarca foi liberto com a justificativa da “defesa da honra”.
7. Há ainda uma vasta bibliografia e acervo fotográfico de jornais que mostram a evolução dos conceitos de sexualidade e erotismo na sociedade brasileira moderna.
8. Recomendo

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/04/2024-abril8-leitura-anual-58-historia.html

Acacio 13/04/2024

Intimidade Histórica
Mary del Priore tem uma forma intimista de contar a História. Consegue passar o conteúdo de forma clara e linguagem acessível.
Impressionante ver como a relação entre os sexos evoluiu ao longo de pouco tempo.

Tiarajú 09/03/2024

Vida íntima dos brasileiros
O livro traz detalhes da vida íntima dos brasileiros desde o século XXVII ou XXVIII, contando como eram os relacionamentos, a cultura, o que as pessoas pensavam sobre sexo. Fala da relação entre senhores e escravizadas, chega enfim ao século XX e da evolução dos relacionamentos. É bem embasado, com vasta bibliografia.

mariwho1661 16/02/2024

Histórias íntimas
Mary del Priore faz uma viagem pelo Brasil, desde a colônia até o século XXI, para tratar da vida sexual e da história do erotismo no Brasil.

Da influência enorme da Igreja, das tantas amantes. Do sexo como tabu até o sexo livre, passando pelos preconceitos, superstições, doenças e pecados, a pesquisadora traz fragmentos de cartas, poesias, músicas, teatro e filmes para compor a historiografia da obra.

Acho que essa não era bem a leitura que eu buscava nas férias, mas ainda assim foi uma boa escolha. Priore não se reduz apenas aos pares, numa linguagem academicista e complicada. É uma boa leitura para quem quer entender um pouco melhor nosso país e a sexualidade cultivada (por vezes castrada) nele.

Ailauany 23/01/2024

"Nos últimos séculos, tanto a privacidade quanto a intimidade sofreram transformações. No início, as pessoas jamais estavam sós. Membros de comunidades, elas viviam em espaços sem divisões. Buscar o isolamento era luxo dos que podiam. Estar longe do olhar dos outros definia o privado. Homens e mulheres dobraram-se às boas maneiras: vestiram-se, deixaram de urinar publicamente e de comer com as mãos. Por caminhos diversos, a educação do corpo adquiriu fórmulas de contenção, contrariando o desejo e os apelos da “natureza”. Se antes éramos malcheirosos e sujos; hoje, somos perfumados. Se ontem éramos marcados por cicatrizes; atualmente somos cauterizados. Se no passado éramos castos e cobertos; agora, somos desnudos e exibidos."

Vicky.Schneider 05/01/2024

Um livro muito bem fundamentado em termos históricos. Achei a leitura um pouco pesada e demorei pra finalizar o livro.

Martony.Demes 14/11/2023

Livro bem interessante e mostra todo o percurso sobre a vida íntima e sexual no Brasil, fazendo o entrelaçamento com suas origens europeias. Também mostra muito bem o quanto éramos retrógrados em muitos assuntos e que hoje nem é mais polêmico, como a pílula anticoncepcional, o biquíni e o papel da mulher.

E nos ajuda a entender que ainda há muitos outros assuntos que são ainda complexos por que temos pessoas que não entendem, por exemplo, a histórias íntimas nossas, como o caso do aborto.

Lubixcoito 08/10/2023

Histórias não tão íntimas assim
Em mais uma obra, a autora consegue prender o leitor com uma linha cronológica perfeita, com detalhes da história que realmente são importantes para a compreensão, sem rodear pelos assuntos. Neste livro traz histórias íntimas, mas não tão íntimas assim, porque se você não está na história, você conhece alguém que está. Fala sobre a sexualidade de uma forma didática e crítica, sempre pontuando o seu ponto de vista
ou o cenário social e político que a contextualiza.

Glenda 18/01/2023

Uma edição aquém do conteúdo
No geral, eu gosto das publicações da Planeta. Mas esse livro especificamente tem páginas muito finas. É possível ver as palavras impressas no outro lado da folha, o que, em páginas com manchas de texto mais densas, atrapalha bastante a leitura.
Fora isso, estou adorando a exposição de Priore, o despojamento e, ao mesmo tempo, o critério com que ela fala de aspectos históricos que muitas vezes passam ao largo dos estudos tradicionais.

Joice 25/10/2022

Uma história bem interessante de como as mulheres viviam submissas aos seus esposos, retrata totalmente diferente dos dias atuais ...

Lari Pontes 25/04/2022

Mais um que leio
Pensa em algo que viciei: essa autora e todo o conhecimento que ela tem sobre os costumes do passado no Brasil. É maravilhoso saber como se comportavam homens, mulheres e crianças em uma sociedade tão diferente da nossa com crenças absurdas e outras leis. Vale a pena.
Jessica891 25/04/2022minha estante
Olha, parece ser bom, vou adicionar na minha lista de leitura. Já leu O livro do amor? É dividido em 2 vol e, se não estou enganada, foi uma tese dos autores, é ótimo.

Lari Pontes 26/04/2022minha estante
Comecei a ler também. Tem muitos trechos iguais

Igor.Banin 04/04/2022

Perfeito
Ótimo texto que traça um panorama da intimidade por toda a história do nosso país. Bons exemplos e um texto instigante.

Deb 22/03/2022

Um bom livro
É um livro muito bom e cheio de informações, mas leia sabendo que é um livro que trata da história de mais de 500 anos em poucas páginas.
É bom para conhecer sobre a construção da sexualidade aqui no Brasil.
Tem uma rica bibliografia para quem se interessar pelo assunto e quer se aprofundar ainda mais.
No fim do livro tem um caderno de imagens, o que enriquece a leitura.
Mary Del Priore é uma grande historiadora brasileira do nossos tempos.
Recomendo!!

Mari 05/01/2022

Acessível
Como iniciante, posso dizer que o livro se faz entender e de uma maneira clara e objetiva. Acredito que a alguém com um certo grau de profundidade no tema (que puxa bastante pro feminismo) seja mais do mesmo, até porque muitos assuntos tratados já eram conhecidos por mim. Os 1os 3/5 são mais arrastados, provavelmente por se tratarem de um passado mais ?pacato? da história. Normal, não é uma obra ficcional. Boa leitura, recomendo!!

Jhanade 07/10/2021

Sobre o controle do prazer sexual.
O texto é super divertido, mesmo abordando temas de nossa construção social como o embate entre mulher para casar x mulher para trepar, a sexualização, o aspecto divino e a marginalização dos corpos femininos. As propagandas utilizando desses corpos em vários ambientes, de farmácia a contos eróticos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6