Histórias Íntimas

Histórias Íntimas Mary del Priore




Resenhas - Histórias Íntimas


82 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Lari Pontes 25/04/2022

Mais um que leio
Pensa em algo que viciei: essa autora e todo o conhecimento que ela tem sobre os costumes do passado no Brasil. É maravilhoso saber como se comportavam homens, mulheres e crianças em uma sociedade tão diferente da nossa com crenças absurdas e outras leis. Vale a pena.
Jessica891 25/04/2022minha estante
Olha, parece ser bom, vou adicionar na minha lista de leitura. Já leu O livro do amor? É dividido em 2 vol e, se não estou enganada, foi uma tese dos autores, é ótimo.


Lari Pontes 26/04/2022minha estante
Comecei a ler também. Tem muitos trechos iguais




Pipoco 06/01/2017

Mais um trabalho raso de Mary del Priore
Tive que ler este livro por causa de uma disciplina cursada em uma pós-graduação, o que, por si só, já causa espanto, pois acho muito triste ter este tipo de leitura (rasa, sem muita fundamentação acadêmica e perigosamente prepotente) em uma disciplina de uma pós-graduação focada na história do Brasil.
Enfim, é mais um trabalho da Mary del Priore, esse "fenômeno" de vendas que, ao meu ver, presta um desserviço com suas obras que mais se assemelham a romances (de baixa qualidade, diga-se de passagem) que a material de pesquisa, tal como normalmente pontuado pela péssima autora.
Definitivamente, não recomendo.
Felipe Guilherm 17/01/2017minha estante
Para o grande público é uma obra importante, ainda mais com o avanço do conservadorismo no país. A publicação visa um número maior de leitores de não ficção, provavelmente se ela fosse tratar do mesmo tema em editoras universitárias, o aprofundamento teórico seria de outro nível. Devemos comemorar que livros com essa temática estejam vendendo tanto quando os enlatados que as editoras daqui SÓ tem o trabalho de traduzir e pagar uma capa na Veja.




joyce pretah 05/11/2011

A respeito do desejo
Neste livro,Mary del priore nos insere na história da sexualidade e do erotismo no Brasil com linguagem fácil e convidativa e nos propõe uma ótima combinação : aprender história e falar de sexo,este tão desejado e cobiçado por todos nós.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



veveeee 29/12/2011

Um ótimo livro, irreverente, real e inteligente. A Mary Del Priore mostra que dá pra estudar História sem aquele jeito monótono. Divertido e prende a atenção para as curiosidades sensuais do passado brasileiro. Recomendo!
comentários(0)comente



RLeitora 29/02/2012

Resenha do RLeitora - Histórias Íntimas
Sinopse:

"Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque a concentração de calor na região lombar excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós - geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos -, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido. E beijar na boca? Bem... sem pasta e escova de dentes, difícil.

Mas como o proibido aguça mais a vontade, a instituição que mais repreendia os afoitos, ironicamente, acabou se tornando o templo da perdição. Onde as pessoas poderiam se encontrar, trocar risos e galanteios e até ter relações sexuais, sem despertar suspeitas, se não no escurinho... das igrejas?

Casos saborosos como esses são narrados por uma das maiores historiadoras do país, Mary del Priore. Em Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil, ela mostra como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje."


"Mary del Priore sabe como prender nossa atenção. Não conseguimos interromper a leitura, que nos leva aos bastidores da história de nosso país, começando pelo período colonial, passando pelo "hipócrita" século XIX, examinando o século XX e chegando aos nossos dias." - Moacyr Scliar, no Prefácio

Sobre Mary Del Priore:
Ex-professora de História da USP e da PUC/RJ, pós-doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, tem 29 livros de história publicados, sendo o mais recente Uma Breve História do Brasil, escrito com Renato Venancio e lançado pela Planeta em 2010. É vencedora de vários prêmios literários nacionais e internacionais, como Jabuti, Casa Grande & Senzala, APCA, Ars Latina, entre outros. Colabora para jornais e revistas, científicos e não científicos, nacionais e estrangeiros. É sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do PEN Club do Brasil. Atualmente, leciona na pós-graduação de história da Universidade Salgado de Oliveira.



Ganhei essa obra do meu namorado, de aniversário - por que quando estava na livraria meus olhos brilharam para ela...
Demorei um pouco para ler - estou muito atrasada nas minhas leituras, eu sei, mas digo que o livro é interessantíssimo. Fala, com embasamento, sobre a vida sexual e familiar do Brasil desde a chegada dos europeus por aqui.
A autora fala sobre traição, casamento, o que era atrativo ou não nos homens e mulheres. Faz tudo isso de forma leve e em alguns momentos chega a ficar divertida a leitura.
Perde um pontinho apenas na diagramação, pois se o leitor quiser se basear pelo índice para procurar determinado assunto, não encontrará - tomara que a bagunça da paginação seja apenas na edição que eu tenho!

Mesmo assim, é uma obra fantástica! Vale a pena ler!
comentários(0)comente



Sem Tédio 05/10/2011

Histórias Íntimas, de Mary Del Priore
Em tempos de erotismo aflorado e de corpos à mostra, com a banalização do nu e com o duplo sentido inserido nas músicas e na cultura em geral, é difícil imaginar uma época em que as partes mais sensuais do corpo de uma mulher eram as mãos e os pés (cobertos por luvas e meias); que o banho era artigo de luxo e que “um verniz natural sobre a pele” era o comum e desejado; que as fechaduras eram artigos de luxo e, por isso, o sexo era praticado pelas matas e com o exclusivo fim da procriação. É descortinando a fascinante história da sexualidade e do erotismo no Brasil, do descobrimento aos dias atuais, que Mary Del Priore nos brinda com informações interessantes e divertidas dos hábitos que moldaram a cultura sexual do brasileiro, tornando-nos, por que não, o que somos hoje em seu livro Histórias Íntimas – Sexualidade e Erotismo na História do Brasil.

Continua em: http://semtedio.com/historias-intimas-de-mary-del-priore/
comentários(0)comente



ronaldowerneck 28/12/2011

Professoral
A escritora reconhecidamente uma grande historiadora. Aborda objetivamente as relações humanas na história de nosso país. Acredito que por ser objetiva demais, deixou o livro mais "pesado", em alguns momentos deixando a desejar de lê-lo. Mas vale como referência histórica. Se pudesse colocar um pouco mais de juízo de valor, talvez ele seria mais interessante.
comentários(0)comente



Tiarajú 09/03/2024

Vida íntima dos brasileiros
O livro traz detalhes da vida íntima dos brasileiros desde o século XXVII ou XXVIII, contando como eram os relacionamentos, a cultura, o que as pessoas pensavam sobre sexo. Fala da relação entre senhores e escravizadas, chega enfim ao século XX e da evolução dos relacionamentos. É bem embasado, com vasta bibliografia.
comentários(0)comente



Juliana Cardoso 24/09/2012

Histórias Íntimas. Sexualidade e erotismo na História do Brasil.
Mary Del Priore trata da sexualidade no Brasil, começando no período do Brasil Colônia, até os dias atuais. Texto fácil e gostoso de ler, nos transporta a uma viagem incrível, e nos faz refletir sobre conceitos, preconceitos, hipocrisia, ou qualquer sentimento enraizado dentro da sociedade (dentro de nós), que publicamente escondemos, mas que se manifesta quando estamos a sós, em nossas casas, dentro de quatro paredes.
O livro possui 256 páginas, que são lidas com rapidez, devido à maneira que a autora o escreve, carregado de curiosidades interessantes, capazes de deixar leitores perplexos e pensativos. A nossa sociedade melhorou devido a toda liberdade conquistada, ou piorou? Somos hoje menos preconceituosos, ou guardamos o preconceito por debaixo dos panos?
Livro perfeito para que possamos entender melhor a sociedade em que vivemos, tomando por reflexão a sexualidade e o erotismo sempre presentes, porém camuflados e escondidos em épocas passadas, hoje escancarado. Não recomendo somente aos que gostam de história, mas também aos que curtem o assunto sexualidade e erotismo (quem não gosta?). Aos curiosos, tão curiosos que são tentados a olharem pelos buracos de fechadura.
comentários(0)comente



Drin.Pereira 01/11/2012

Boa fonte de pesquisa
É um livro bastante agradável, nota-se que a autora pesquisou em várias fontes para nos apresentar este excelente estudo a respeito da sexualidade e erotismo na história do nosso Brasil.
Para quem se interessa pelo assunto este livro é uma boa fonte de pesquisa, com uma leitura agradável de se fazer ele traz fatos bem curiosos que até então eu desconhecia.
comentários(0)comente



Carol Guimarães 05/12/2012

Bastidores
Só uma consideração antes de começar a resenha, Mary Del Priore é fantástica.
Em histórias íntimas somos convidados a adentrar na história doméstica do povo brasileiro desde a colonização.
Seus trajes , suas necessidades , como copulavam, os pudores, preconceitos, regras, orientações morais, enfim todo tipo de informações íntimas a autora trata com objetividade e muita propriedade.
O falso moralismo que os brancos pregavam que oprimiam as mulheres brancas enquanto eles deitam e rolavam com índias e negras. A visão médica sobre a cópula , e os absurdos da medicina como o fato de o homem ter uma quantidade de esperma que deveria ser poupado para garantir a vitalidade e para não acabar( eles acreditavam que os homens tinham uma quantidade de esperma prontos que deveria ser para a vida toda assim como os óvulos na mulher).
O sexo no casamento, a questão da reprodução , o beijo na boca, a higiene. A lista é extensa sobre os assunto tratados por Del Priore.
Ela em uma narrativa objetiva e leve vai traçando a história , abrindo as cortinas das casas , nos mostrando a realidade da vida íntima. Ela traça perfis e ao longo de sua trajetória pela história vai apontando como alguns conceitos mudaram e como refletem na contemporaneidade.
Da senzala à liberdade crescente desde os anos de 1950.
Mais um dos livros indispensáveis para quem quer conhecer a vida como ela é.
comentários(0)comente



jota 31/10/2012

Contradição é coisa nossa
Mary Del Priore é historiadora e Histórias Íntimas é sobre a vida privada, mais especificamente acerca de sexualidade e erotismo na História do Brasil. É claro que tem datas e nomes de pessoas importantes ou não, mas nem de longe lembra aquelas aulas um tanto desagradáveis que tínhamos de assistir no ginásio ou colegial. Ou dos livros que tínhamos de ler ou pesquisar então.

Verdade também é que – pelo vocabulário e expressões que usa, citações que emprega, ilustrações que apresenta, temas que trata, etc. – não sei se o conteúdo pode ser usado em sala de aula ou em pesquisas escolares, embora em nenhum momento seja apelativo ou sensacionalista. E nem foi escrito com esse objetivo mesmo.

Da mesma forma, não tenho condições de avaliar se o livro contém alguma informação errada, embora as páginas finais contemplem uma alentada bibliografia que demonstra que a autora fez uma extensa pesquisa para escrevê-lo. E sua interpretação dos fatos parece bastante próxima daquilo que se imagina que tenha passado de fato na nossa história.

Daí que até hoje temos uma sociedade que tem duas caras frente ao sexo e assuntos correlatos: gostamos muito de sacanagem - que abundância de mulheres-frutas, de cantoras que cantam não exatamente com a boca, etc. - e ao mesmo tempo queremos parecer sérios, puritanos, defensores da moral e dos bons costumes - experimente uma mulher tomar sol numa praça ou praia sem a parte de cima do maiô, como fazem as europeias – seria xingada, ou pior, estuprada ou linchada, algo assim. Então, contradição: teu nome é Brasil.

Como leitor é que analiso o material aqui apresentado e não posso deixar de reconhecer que ele consegue interessar profundamente - não apenas porque trata de sexo e erotismo. As coisas não são ditas (escritas) gratuitamente, mas dentro de um contexto social, político, educacional e econômico sempre.

Então, se alguém pensa que vai ficar excitado com esta leitura pode, de antemão, tirar a mão do bolso, melhor, o cavalinho da chuva.

Lido entre 27 e 31.10.2012.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR