Titília e o Demonão

Titília e o Demonão Paulo Rezzutti

Resenhas - Titília e o Demonão

Isa_Oli 26/12/2015

Você vai se apaixonar
O que dizer desse livro? Quando eu o comprei tinha a expectativa de rir muito, encontrar uma caricatura do Imperador e sua amante. Mas logo no início a minha concepção mudou bastante. As cartas tem um tom tão terno, amoroso e carinhoso que é impossível não se emocionar. Logo que comecei as ler, tive que tomar o cuidado de não chorar ou rir em público (porque grande parte do livro, lia enquanto estava no ônibus ou lugares públicos). Em vários momentos meus olhos se encheram de lágrimas. É difícil classificar esses dois personagens tão importantes da nossa história com poucas palavras e adjetivos. Antes de ler, eu tinha certa mágoa de Dom Pedro por ter abandonado seu filho, sem mãe, aqui sozinho e tão pequeno para ser criado com o único objetivo de governar. Antes, me incomodava o fato dele ser um "tarado" (o que sua história verdadeiramente não nega, o homem era definitivamente um "fogo-foguinho"). Mas então você percebe o verdadeiro Monarca, aquele que coloca sua posição e suas obrigações como Imperador acima de seus mais íntimos desejos. E então você percebe o homem, que está sujeito as falhas, temperamento, vontades. E você percebe um homem que ama, dedicado, carinhoso, com um amor doido que no final você torce para que tenha levado com ele até o final dos seus dias, um amor que te faz ciumento, desejoso de que pudesse experimentar algo parecido. Não é à toa que a sociedade brasileira tenha odiado a Marquesa de Santos, com certeza pelo ciúmes de ter que dividir as atenções e cuidados desse homem com uma mulher simples, ao ver seu Imperador pendente de sua querida amante e da vida que ele queria viver com ela, ao vê-lo elevá-la de tal forma acabaram a odiando e demonizando uma mulher cujo maior pecado foi ser o objeto da adoração de nosso Imperador. No livro, muito mais dele do que dela é revelado. Um lado bonito que não sabia existir até então. E terminei dividida, sem saber o que pensar dele, sabendo de tantos defeitos (o homem não resistia a nenhuma rabo de saia), e mesmo assim, quando você começa a ver a alma de Dom Pedro ser desnudada através de suas cartas, é impossível não gostar dele, não acreditar nele, de que suas palavras eram verdadeiras e não apenas bajulações baratas de um Libertino. Recomendo a leitura e a busca por conhecer mais dessa história, agora espero encontrar outros livros que me ajudem a sanar as curiosidades despertadas, sobre as duas Imperatrizes, sobre a Marquesa, sobre o próprio Imperador. A única certeza que tive foi essa: Domitília, a Titília, seu amor, sem sombra de dúvidas foi a mulher da vida de Dom Pedro, sua grande paixão, a mulher com quem ele teria passado toda a sua vida se pudesse. Eu, que sempre fui terminantemente contra casos extraconjugais (e ainda sou) tentei olhar com olhos mais brandos para a história de pessoas que definitivamente não podiam escolher, foram criadas para não escolher, tinham a obrigação de escolher mais pelo que os outros queriam do que pelas suas vontades próprias, mesmo tendo que abdicar do casamento por amor, jamais seriam capazes de abdicar do Amor por si próprio, ou de "escolher" viver sem amar. É um tanto cruel de minha, ou de nossa parte querer fazer essas escolhas pelos outros.

Suzanne 12/04/2013

Adorei
Livro bom demais, e o melhor: verídico. Nele, fica claro que Domitila era submissa ao Imperador, e que este era excelente pai e sempre estava preocupado com o Brasil e com os brasileiros. E pra completar, evidencia o amor arrebatador do Demonão por sua Titília.
Cleber 30/05/2020minha estante
O autor deixa de citar Desterro ( Hoje Florianópolis ) quando Dom Pedro I recebe a notícia do falecimento da Imperatriz e vai para o Rio de Janeiro. Esperava mais conteúdo, uma estória mais abrangente. Muito fraco.

Alyne.Queiroz 09/10/2020

Bonzinho
O livro vale a pena pra conhecer um lado mais íntimo de D Pedro I, ele parecia ser um pai muito amoroso, mesmo nas cartas pra amante estava sempre falando dos filhos, tanto os só dela, quanto dos só dele e também dos de ambos, era uma filharada que não acabava mais. Quanto à questão da parte erótica/ picante do teor das cartas que foi tão alardeada, até mesmo no prefácio, não consegui identificar, eram sempre cartas muito amorosas. No geral é um livro legalzinho de história do Brasil.

Junia 29/01/2021

Um caso de paixão no Primeiro Reinado do Brasil
Trata-se de um recorte interessante da vida do imperador D. Pedro I e uma de suas amantes, Domitila, que, pelas cartas reveladas e pela duração do relacionamento, demonstra ter sido o caso extraconjugal mais sólido. Galanteador e mulherengo, D. Pedro I espalhou filhos bastardos tidos com as mais diferentes mulheres, mas com esta teve ele quatro. De 1823 a 1829, as cartas revelam paixão, ciúmes e intimidades. Um dos maiores trunfos do livro é se tratar da revelação de cartas (um total de 94) que eram desconhecidas e, pelo historiador, vão preenchendo lacunas e apresentando um pouco mais do dia a dia deste período. Para quem é curioso sobre história, incluindo seus detalhes íntimos e afetivos, vale a leitura.

regina 02/05/2020

Recomendo
Como no próprio título é revelado, boa parte do livro é constituído de cartas, é introduzido pela história da Dom Pedro com a Marquesa de Santos, a Titília, com quem ele teve um romance (um pouco indiscreto) por longos períodos. Não posso deixar de mencionar que ela não era a única, e que era muito submissa aos desejos e "ordens" do imperador, que mesmo sendo mandão é um tremendo garanhão, não a ameaçava, e se preocupava com o seu estado de saúde, bem como tinha a mesma preocupação com os filhos que teve com a marquesa. Entre indas e vindas, conflitos e afetos, considero uma história de amor muito intensa e um tanto confusa, que mesmo assim não deixa de ser intrigante.

Queridolivro0 04/02/2024

Leitura fluida e agradável ?
Amei conhecer um pouco mais sobre D. Pedro e o Brasil Império, gostei da escrita, é fluida, o autor tem uma forma incrível de contar nossa história, em uma linguagem acessível a todos, nós nos aproximarmos dos personagens , imaginamos como era sua vida, eles eram pessoas como nós cheias de falhas e defeitos.

Recommendo demais a leitura , através das cartas mergulhamos na história de uma forma diferente e inusitada.
Parabéns ao Paulo Rezzutti pelo belo trabalho.Quero ler todos os seus livros.

Wilderlane Oliveira 25/01/2021

Livro riquíssimo por ser baseado em documentos históricos do Brasil Imperial. Podemos perceber um pouco mais da estrutura social da época e do perfil do Pedro I.
O autor apresenta a transcrição das cartas encontradas seguida de notas que facilitam a compreensão do texto e do momento histórico a que se refere. Paralelamente temos a oportunidade de conhecer o lado homem comum e apaixonado do imperador.

Vitoria 18/08/2021

Com a qualidade Paulo Rezzuti de sempre, mergulhamos no íntimo do casal de amantes mais infame do primeiro reinado, além de vermos uma versão mais humanizada e carnal do imperador com sua amante.

Rogéria 24/04/2016

Muito bom!
Audiobook: "Titilia e o Demonão"

Gosto muito de livros biografias e livros baseados em fatos reais, e foi uma grata surpresa descobrir esse lado mais "normal" do Imperador Dom Pedro I: um homem apaixonado pela amante e pelos filhos, meloso, mulherengo, dramático e exagerado. Gostei também de ter esse vislumbre de um dos romances mais conhecidos da História Brasileira, que é a vivida pelo casal Dom Pedro I e a Marquesa de Santos.

A qualidade do audiobook é excelente, só era MUITO cansativo ouvir as centenas de notas e referências. Eu entendo que é para situar o leitor, mas em alguns momentos tínhamos até 5 notas em uma única frase. Mas felizmente isso não prejudica a qualidade do texto, só quebra bastante o ritmo da narrativa.

Rhafael Costa 31/10/2018

Uma grande surpresa!!!
Eu gosto muito de livros de história, porém não sou muito fã de biografias, entretendo Titília e o Demonão é mais que uma biografia, nesse livro o autor consegue fazer uma biografia sobre D. Pedro e a Marquesa de Santos , contando a história do Brasil desmitificando alguns pontos da família real portuguesa e traz um pouco de romance desse amor proibido.
!!
Nath Nakaishi 01/11/2018minha estante
As cartas são de verdade?

Rhafael Costa 01/11/2018minha estante
O autor Paulo Rezzutti é um grande biografo deste período, então eu acredito que as cartas são verdadeiras e elas estão em um museu nos USA... Inclusive o livro traz as cartas originais que foram escaneados/xerocadas...

Nath Nakaishi 01/11/2018minha estante
Q legal!!! Fiquei com muita vontade de ler! ?

Rhafael Costa 01/11/2018minha estante
Eu gostei do livro. A forma como o autor escreve facilita a leitura e compreensão. Vou tentar ajudar/atrapalhar o seu interesse o livro é dividido em duas partes na primeira parte ele conta a histórica do romance e na segunda parte ele traz as cartas inéditas que eles trocavam contextualizando o período e as pessoas citadas nas cartas.

Nath Nakaishi 02/11/2018minha estante
Ajudou sim! Estou montando a minha lista de 2019... Obrigada ?

@ale_raposo 24/07/2021

Fofocas quentíssimas da corte brasileira
Se você gosta de saber um pouco mais a sobre a história do Brasil,narrada por quem entende de verdade,e baseada em documentos,cartas e longas pesquisas,esse é autor ideal: Paulo Rezzutti.
Nesse livro,somos introduzidos a um breve resumo de todo o ocorrido entre D.Pedro I e Domitilla,e em seguida passeamos por suas trocas de cartas através dos anos que o romance durou.
Temos pinturas,mapas,cronologias...tudo perfeitamente organizado.
Simplesmente delicioso de ler.

Elisa 14/04/2023

Como eu amo a história do meu país!
Esse livro é para você que assim como eu ama história, é relatado muitas cartas e imagens ao longo do livro. Através das cartas (antes de ler esse livro,eu não sabia que dom Pedro tinha amante)também tem muitas histórias do Rio de janeiro, eu recomendo muito a leitura.