Catarina, a Viúva Virgem

Catarina, a Viúva Virgem Jean Plaidy

Resenhas - Catarina, A viúva Virgem

ritita 27/02/2018

Pobres moças nobres!
Minha primeira enciclopédia (8/10 anos), tinha vários volumes com a história mundial em forma de notícias de jornal, ali eu me apaixonei pelo assunto.

Nestes livros o rei mais mencionado era Henrique VIII e seus casamentos e este narra a história de sua primeira esposa.

Filha de Fernando de Aragão e Isabel de Castela, da Espanha - aqueles memos que patrocinaram Cristovão Colombo. A moça foi destinada a casar-se com Arthur, príncipe de Gales, (filho de Henrique VII, rei da Inglaterra), e potencial herdeiro da coroa. Noivaram em grande gala, mas tiveram que aguardar que o rapaz fizesse 15 anos para casar..... Não casaram! Por que? Leia o livro se ficar curioso(a) como e porque ela acabou sendo rainha da Inglaterra.

Muita briga entre os dois países e nenhum romance água com açúcar.

Ou minha mente anda muito fértil, ou no "imbróglio" havido entre as famílias reais, conselheiros, embaixadores, confessores e todos os outros "eiros" e "ores" metidos na política dos dois países (Espanha & Inglaterra), eu vislumbrei PT, PTB, PSDB, PMDB. Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Li em ebook, numa edição da Record e, pelo visto, não houve revisão, já que nenhum verbo é separado do pronome oblíquo por hífen, quando cabe.

#historiavelhanaveia
Paula 27/02/2018minha estante
Legal, ritita! Já que VC curte história, pode indicar um livro pra quem quer explorar mais a área?

Márcia Almeida 05/07/2010

Leitura leve com conteúdo...
Já conhecia um pouca da história, mas gostei da forma como a autora desenrola a trama, bem escrito...recomendo!

Adrya_Daewen 24/08/2010

Não é uma grande obra literária, mas é fácil e leve de ler. Recomendo aos que se interessam pela história dos Tudors, embora ainda prefira consideravelmente mais os de Philippa Gregory.

Dani Fuller 07/03/2012

A história da dinastia Tudor me fascina como quase nenhum assunto o faz. Não tenho explicação para minha conexão, toda vez eu preciso dizer isso, pois eu realmente acho estranho e incrível o que eu sinto. Por mim eu ocuparia 70% do meu tempo lendo sobre essa época, mas infelizmente não é possível e nem todos os livros interessantes estão disponíveis aqui no Brasil (até mesmo para esse que é o livro #2 da série e não existe o #1 ~ eu não vi).

Em 2010 eu conheci a Rainha do Romance Histórico Philippa Gregory e devorei todos seus livros lançados por aqui (quer dizer falta 1 da era Tudor e outro aleatório rs), e o primeiro lido foi A Princesa Leal onde fala justamente sobre a Catarina que comento hoje. Eu cheguei a pensar que os livros seriam bem próximos, e realmente se assemelham, porém com novas perspectivas. Se no livro da Philippa temos tudo sob a ótica da Catarina, Jean procura ser mais abrangente o que contribuiu e muito para meu conhecimento sobre alguns personagens da época.

Apesar de ser um bom recurso histórico, ele não é maçante (como eu canso de repetir a todos que correm desses livros rs)... é tão bem escrito, detalhado, mas com doses de tensão, romance e comédia.

É narrado tanto o que justificou a ida de Catarina para Inglaterra quanto sua situação de viúva virgem e a chegada ao posto de Rainha da Inglaterra. De um modo geral temos no livro da Philippa uma biografia e nesse podemos acompanhar um pouco de sua família da Espanha (pais, e a irmã mais velha), e todos os envolvidos com sua vida na Inglaterra (membros comitiva espanhola e a família Tudor).

"A rainha tem de lutar até a morte, se necessário, para dar herdeiros ao rei e ao país. Era era sua missão na vida."

Catarina passou por todas as privações possíveis e sobreviveu a todas elas.... ou tentou. Nunca abaixou a cabeça e procurou sempre agir como uma filha de Isabel I de Castela a tão querida e temida em sua nação mesmo depois de sua morte.

Sigo como admiradora e fã de Catarina e ansiosa para ler mais livros sobre sua vida. E também os demais da autora.... que tirando da Dinastia anterior a Tudor os demais não estão completos por aqui... o que é uma pena.