Cleópatra

Cleópatra Stacy Schiff

Resenhas - Cleópatra

Cristiane 04/04/2023

Fala-se tanto em empoderamento feminino como se não tivéssemos mulheres fortes e independentes durante toda a história da humanidade. Cleópatra com certeza foi um exemplo de mulher forte!

Yasmin282 26/01/2023

Livro de uma genia, biografia sobre ela.
Mostra todo seu poder de persuasão sobre as pessoas e como o conhecimento pode ser sexy. Inspira mulheres a serem inteligente e espertas, num mundo dominado por homens!

Lila28 22/01/2023

A autora apresentou muito bem os fatos sobre a vida de Cleópatra.
Ela apresentou muitas informações nos capítulos, mas por ser um livro biográfico, faz sentido.

Stephany65 19/01/2023

Estrategista fatal
Uma das últimas sentenças mais marcantes do livro foi: "Cleópatra inquieta mais pela sabedoria do que pela sedução; é menos ameaçador acreditar que ela era fatalmente atraente do que fatalmente inteligente."
Definiu vem uma grande e inteligente governante, política astuta, reconhecida como mulher fatal. À frente do seu tempo, grande estrategista mas que teve seus momentos e erros irreparáveis.
No entanto, o livro aproxima o leitor da vida de Cleópatra e que, apesar das inúmeras lacunas históricas, há uma rica construção com base em elementos e histórico da época.
enne.jeyliorn 19/01/2023minha estante
é bom mesmo?

enne.jeyliorn 19/01/2023minha estante
fiquei curiosa

Stephany65 19/01/2023minha estante
Olha, eu gostei de verdade! A leitura em formato de "estou lendo um documentário que te insere na história" é muito interessante! Recomendo!

Samara 13/06/2022

"A palavra 'formidável', em seu sentido alto, mais cedo ou mais tarde aparece ligada a Cleópatra, aqui por exemplo: em seu retiro ela era formidável, determinada, disciplinada, expedita. Não havia nenhum sinal de desespero. Dois mil anos depois do fato, ainda se ouve sua mente fértil pulsante de ideias (...). No mais, sua história seria moldada por um romano que ela encontrou uma única vez, na última semana de sua vida, que a elevou ao posto de perigosa adversária, altitude da qual densas névoas e mitos perturbadores baixaram confortavelmente em torno dela. Ela se insere entre os perdedores de que a história se lembra, mas pelas razões erradas."
Creio eu que, esse trecho mostra que, imaginar a mulher extraordinária por trás do mito que a reduziu, é um dos maiores presentes do livro.

Bruna 24/03/2022

De mulher para outra mulher
"Como disse o leão para o homem:
-Existem muitas estátuas de homens matando leões, mas se os leões fossem escultores as estátuas seriam bem diferentes."
Esopo

Comecei está resenha com essa fábula, porque ela exemplifica muito bem este livro: um relato contando de uma mulher em relação a outra mulher. E SIM, isso faz toda a diferença, o que fica muito claro ao longo da leitura do livro.
A autora faz questão de se basear em dados, pesquisas e fragmentos da história que restou daquela que viraria um mito anos após sua morte. A Autora, também, fala sobre as mentiras que foram contadas ao longos dos anos, inclusive, entre aqueles que a conheceram pessoalmente e, acabou contaminando o imaginário popular e se proliferando como verdade (o nosso atual fale news).
Eu gostei muito de como ela casou as pesquisas sérias com as histórias contadas, que por trás escondiam segundas intenções, mas
principalmente, o preconceito que já existia naquela época, de uma mulher ser líder de uma nação próspera e dona de sua própria vida.
Se você gosta de história, gosta da Cleópatra e gosta da história egípcia/grega, super recomendo este livro que só tem a pretensão de ser um relato mais próximo possível da verdade.

Tiago Queiroz 31/01/2022

Excelente biografia
Fantástico livro. Conta toda a história de Cleópatra, até onde se sabe, pois a autora explica que há uma escassez de fontes e abundância de mitos sobre essa personagem histórica, o que dificulta sobremaneira qualquer pesquisa. O livro narra a origem da dinastia de Cleópatra - a ptolomaica -, seu governo, o casamento com o irmão, a relação do Egito com Roma, seu envolvimento amoroso com Júlio César e Marco Antônio, até sua morte. Traz também muitas informações sobre a sociedade, a cultura e a economia do Mundo Antigo, além de detalhes da história de Roma, sobretudo concernente ao período da Guerra civil. Minha única ressalva é sobre alguns trechos específicos que achei um tanto confusos, mas nada que arrisque a qualidade da obra. Aprendi muito com este livro. Recomendo.

Christian Homem de Melo 20/10/2021

Interessante
Achei a narrativa muito prolixa, e por diversas vezes quis parar. Mas achei que conta de forma assertiva a vida de Cleópatra.

Thiago 08/04/2021

Muito bem escrito
Aos mesmos moldes das outras biografias de Cleópatra e de personagens da antiguidade, muito permanece oculto de nós. Contudo, a autora faz um excelente trabalho de busca nas fontes "primárias". Ao mesmo tempo em que ela reconhece que essas fontes são falhas, seja por terem sido escritas muito tempo após a vida da rainha, seja por terem sido mais que influenciadas pela propaganda contra ela. A autora é muito franca e honesta no outro lado também, pois não busca transformar Cleópatra num avatar de bondade e amor e bons sentimentos, como poderia ser feito. Em resumo, um livro excelente.

Joaquim 11/03/2021

Cleópatra, uma incrível mulher da história
A leitura do livro Cleópatra, uma biografia, é uma boa maneira de conhecer melhor a sociedade egípcia e Romana do século I A.C., mas principalmente de conhecer esse espetacular vulto da história mundial, que foi Cleópatra.
Desde a sua adolescência até pouco depois da morte dela, a autora faz um relato cuidadoso e minucioso dessa genial mulher. Mostra as várias interpretações de diversos autores sobre a época e a vida dela, questionando, sempre que evidente, os relatos existentes e que nos foram apresentados por esses escribas.
Mostra como Cleópatra foi uma governante tão profundamente sintonizada com o seu povo, bem como era tão inteligente, astuta e uma excelente estrategista. A beleza dela é igualmente mencionada, mas não explorada pela autora.
Trata-se, pois, de uma excelente leitura de uma grande figura da história, e que até este presente livro, sempre foi tratada como uma vilã ou, pior, como uma mulher dada aos poderosos. Eu recomendo essa leitura.
Hong Zhuang 11/03/2021minha estante
Não dizem que, pela alimentação dos faraós e pelo fato deles não fazerem muito exercícios, eles eram em maioria gordos?

Hong Zhuang 11/03/2021minha estante
Eu vi um vídeo, falando que a Cleópatra era gorda '-', não sei hauaha

Joaquim 11/03/2021minha estante
Cleópatra foi uma grande injustiçada

Joaquim 09/02/2022minha estante
O livro não mostra esse fato, de ela ser gorda, muito pelo contrário, pois dois imperadores a desejaram, e a tiveram...

Jhé 03/03/2021

A caminhada é árdua
Cleópatra: Uma Biografia é organizada mais ou menos de forma cronológica de maneira que facilita o entedimento das informações. Possuí uma riqueza de informações não só sobre Cleópatra, mas também dos codjuvantes que se destacam: Marco Antônio, Otaviano, César, Cícero, Herodes entre outros. Como o meu objetivo com esse livro era acadêmico e eu tinha pressa em recolher informações, o tempo que Schiff gasta falando sobre os conflitos da Judeia me cansou enquanto eu lia, mas não me arrependo, pois foi interessante.
De maneira geral é um livro bem escrito que conta com muitas fontes históricas mais ou menos conterrâneas a Cleópatra. Como falta informações sobre a rainha, boa parte do livro é acompanhando as perspectivas de Roma sobre a Alexandria. É bastante informativo sobre esse período romano do Triunvirato.
Eu indico cautela na leitura e atenção para não confundir as opiniões da autora e as muitas suposições que ela faz sobre como Cleópatra poderia ter se sentido, pensado ou agido.

Maria14598 30/12/2020

Para sair da minha "zona de conforto literária", peguei minha primeira biografia. Sempre tive uma enorme curiosidade sobre a mais famosa egípcia da história, Cleópatra, então nada melhor do que começar com a biografia dessa grande mulher.
Esse livro foi maravilhosamente bem escrito, contando de forma muito natural e divertida a vida dessa mulher tão misteriosa e destruindo completamente diversas teorias e mistérios sobre ela, desde sua aparência até seu "comportamento", e sobre sua morte (spoiler, ela morre no final).
Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro foram os comentários sobre os historiadores da época, deixando mais evidente o machismo e a xenofobia presente nas análises do passado. Essa biografia tentou ser o mais neutra possível sobre a história de Cleopatra (o que é um pouco difícil, considerando a base de pesquisa...).
Gostei muito de ler, me sinto mais confortável com biografias agora, então, já estou me preparando para a próxima.
O livro é excelente para qualquer um que curta estudar história, principalmente o período clássico. É uma biografia que fala, além de Cleopatra, de diversos outros personagens históricos importantes.
Monique 30/12/2020minha estante
Está na minha lista. Fiquei muito animada em ler com sua resenha??

Verônica 17/12/2020

A mulher mais perversa da história.

Tenho lido pouquíssimas biografias durante minha vida como leitora, e esta ficou "escalhada" na minha estante por dez longos anos. Sempre interrompia sua leitura por um ou outro motivo, mas finalmente consegui terminar de ler. É uma leitura um pouco cansativa e bastante complexa, devido a todos os acontecimentos históricos que são narrados como uma cachoeira em todo o livro.

Cleópatra foi uma mulher formidável, inteligente, esperta, com uma excelente retórica, um espanto para os homens da época (e até para alguns dos dias de hoje) que não entendem como uma mulher pode dominar por sua mente e não por seu corpo. Uma Rainha que marcou a história, e um marco no tempo, que, por muitas vezes, ainda nos é uma incógnita, e que lutou suas batalhas com unhas e dentes para afastar o poderio romano do Egito, até onde lhe foi possível.