O Fim Do Livre Mercado

O Fim Do Livre Mercado BREMMER...

Resenhas - O Fim Do Livre Mercado

Lelouch_ph 13/01/2021

Mais interessante do que aparenta.
Esse foi o primeiro livro de economia que eu li, e seu foco era abordar um tema que ganhou força na área da economia nas últimas décadas, se o capitalismo de livre mercado funciona, como deveria funcionar, seus limites e também sua história, além disso ele foca bastante na história e uma análise minuciosa de um tipo de capitalismo chamado Capitalismo estatal que é um Capitalismo em que o governo detém um poder extremamente maior sobre como a economia irá acontecer, o autor cita diversos países e como funcionam seus Capitalismos estatais, ele também afirma que cada país tem sua forma de agir, mas o objetivo é o mesmo, utilizar a economia em favor do governo e manter uma imagem de perfeição para que o Capitalismo de livre mercado com o tempo desapareça, e realmente segundo a análise do autor isso poderá acontecer, o livro analisa a economia de diversos países até o ano de 2011, e devo dizer, que análise "foda", ele conseguiu dar uma aula da geopolítica internacional até essa data de uma forma que não foi chata e eu pude compreender muito bem como chegamos até aqui. O autor também é um economista que reconhece as falhas do Capitalismo de livre mercado e ele próprio faz muitas críticas, geralmente levando em conta as grandes crises mundiais em que os governos não colocaram limites para os acionistas e empresários e eles quebraram a economia por sua ganância, eu recomendo muito esse livro para quem quer entender mais o pensamento neoliberal e de forma ampla e imparcial, o autor deixa claro as falhas do sistema que defende ao mesmo tempo em que nega que tenhamos uma opção melhor e acredita que através de um consenso será possível mudar a situação que estávamos na época em que a obra foi escrita e que continuamos caminhando até hoje.

João 01/03/2020

Interessante
Apesar de estar desatualizado, por apresentar muitos dados da época que foi escrito, esse livro ajuda muito a compreender o cenário da geopolítica e a macroeconomia imediatamente após a crise financeira de 2008. Ele trata da comparação entre os livres mercados e o capitalismo estatal, traçando paralelos e mostrando pontos de vista. O livro também ajuda a compreender o cenário político e econômico atual, através da análise feita na época. Muito bom para quem quer compreender um pouco mais do funcionamento do livre mercado, do capitalismo estatal empregado principalmente pela China e Rússia e de relações geopolíticas.