A Conspiração do Mal

Resenhas - Os mistérios de Osíris - 02 - A Conspiração do Mal

Livros da Julie 16/11/2022

Ação e suspense no ataque de Iker contra Sesóstris III
-----
"O orador prolixo que discursa para a multidão é um homem perigoso, o que fala muito é causador de distúrbios. Excitar a turba leva à destruição. Por isso, para governar se exige que nos tornemos artesãos das palavras."
"A harmonia do Estado é realizada numa comunhão entre as pessoas que não reclamam direitos, mas vivem de obrigações recíprocas. (...) na capacidade de união de cada pessoa e não na capacidade de se opor e dividir."
"Por mais sólidas que pareçam, as obras humanas acabam por desmoronar."
"a boa organização das contas do Estado era indispensável para a manutenção (...) da civilização. Em caso de desperdício, endividamento ou negligência, o tecido social se rasgaria e a porta seria aberta para todo tipo de abuso."
"Quem acreditasse que (...) alto cargo fosse divertimento só podia ser imbecil ou ingênuo."
"Escute as palavras dos antepassados, (...) recolha os ensinamentos deles, leia os seus livros. O homem desaparece, o seu corpo vira poeira. Mas as obras permitem que o ser permaneça. Nenhum de nós é superior àquele que sabe transmitir pela escrita um pensamento vital, porque os escritos agem."
"Os escribas, cheios de sabedoria, não projetaram deixar herdeiros perecíveis, filhos de carne que conservariam os seus nomes. Eles criaram como sucessores os livros e os ensinamentos. (...) O poder mágico que possuíam atinge os leitores."
"Se quiser que o destino lhe seja favorável, (...) permaneça reservado é silencioso, evite falar demais. (...) O fogo do impetuoso o destrói, o verdadeiro silencioso busca os lugares onde reina a harmonia. O sábio (...) mantém a moderação no agir."
"só o que experimentamos pessoalmente conseguimos assimilar de verdade."
"não se pode tirar o veneno da serpente, como não se pode tirar o mal do ser maléfico."
"Portador de injustiça e de crueldade, o homem é o mais temível dos predadores."
"Não deseje jamais o que pertence ao outro, (...) não cobice o que não é capaz de realizar por si mesmo, porque a inveja provoca a decadência."
"A estupidez lidera a multidão"
-----
A conspiração do mal é o segundo livro da série Os mistérios de Osíris, lido com as @mafaguifinhos e @nleituras.

O faraó Sesóstris III continua movendo céus e terras para reavivar a acácia de Osíris em Ábidos. Oferendas, rituais diários, monumentos, templos e pirâmides, tudo tem sido feito para neutralizar as forças do mal e inspirar bons fluidos na cidade sagrada, com a ajuda da mais nova e dedicada sacerdotisa real, Ísis, que havia se tornado objeto de amor platônico de Iker desde que a viu.

Já Iker progrediu tanto em sua carreira de escriba que enfim conseguiu acesso a documentos que pareciam indicar que o seu sequestro havia sido encomendado pelo faraó. Abalado com a descoberta, o rapaz planeja vingança.

Enquanto isso, o verdadeiro antagonista, um homem que se autodenomina o Anunciador, recruta cada vez mais pessoas e movimenta forças por debaixo dos panos, aguardando o momento certo para destruir a instituição faraônica, auxiliado pela ganância de corruptos funcionários do governo.

O autor faz um resumo inicial para então retomar a saga, que ganha corpo e complexidade. O ritmo é mais acelerado e há muito mais ação e suspense. Os embates, as reviravoltas e a incerteza sobre o rumo da história nos deixam tensos e apreensivos. Apesar da escrita simples, que alude a uma época mais simplória, mas nem por isso mais inocente ou menos sanguinária, Jacq conseguiu entremear os diferentes subenredos e fazê-los se cruzarem de modo espetacular.

Passadas a contextualização introdutória e a empolgação inicial com a temática da série, já nos sentimos ambientados e imersos nas intrigas reais e no submundo do crime em pleno Egito faraônico e podemos observar o desenvolvimento dos protagonistas.

As duras provações do destino e o convívio com indivíduos de índole duvidosa transformaram Iker. Antes ingênuo e amigável, ele se torna frio e determinado, cegado pela missão de sua vida: eliminar o faraó e salvar o povo egípcio.

Sesóstris segue reunificando o Egito e inova na nomeação de um vizir para administrar o reino. Por mais que os tempos fossem outros e a democracia, um conceito distante, o faraó buscava ser um exemplo de virtude para o povo.

A corrupção pontual existia, mas a gestão buscava eliminar esses casos e se pautar pela integridade. Caso não fosse confiável, o governo perderia sua base de sustentação e o povo que dele depende estaria fadado ao fracasso.

As pessoas compreendiam o seu papel na sociedade. Ainda que pequeno e humilde, o trabalho individual era essencial para o funcionamento coletivo do país. Com trabalhadores motivados e dedicados, o Egito parecia pujante e próspero.

Outros povos, no entanto, destoavam do padrão de organização política e social dos egípcios e não eram vistos como "avançados". Os núbios eram considerados guerreiros selvagens, os cananeus, revoltosos corruptos... Infelizmente, tais rótulos depreciativos devem ter ajudado a perpetuar preconceitos e a prejudicar a evolução.

Apesar da desconfiança com que tratavam estrangeiros, a moderação era um ideal perseguido pelos egípcios, pois as boas energias se encontravam no equilíbrio físico e moral. Nos extremos, reinava o caos.

O Anunciador personifica esse radicalismo, que torna o mundo pior aos olhos dos fanáticos: a diversão é inadequada, as risadas são inconvenientes e as mulheres são libertinas, culpadas pelos males da humanidade. E como em toda facção religiosa que extermina os infiéis, há aqueles inspirados pela crença e os motivados pela oportunidade de praticar crimes. Os interesses se complementam e dão origem aos grupos mais temidos.

Tanto o faraó quanto o Anunciador se impõem pela força de suas palavras e pelo poder de sua influência. No entanto, o primeiro busca construir e zelar pelo bem comum, enquanto o segundo só entende a destruição e age de acordo com seus próprios interesses.

Seja nos momentos de reflexão, diligência ou enfrentamento, o leitor recebe de Sesóstris e seus aliados uma verdadeira aula de ética, moral e civilização. O conhecimento podia ser encontrado nas maravilhosas bibliotecas, nos tratados sobre biologia, medicina, astronomia, matemática, arquitetura e tudo o mais que havia no céu, na terra e no mar. A verdadeira sabedoria, porém, não estava no estudo e na contemplação, mas no comportamento e nas atitudes, na retidão de palavras e ações.

site: https://www.instagram.com/p/Ck5-zHorPnm/

Carol.Alves 14/02/2021

E a busca por Maat continua
Iker continua sua investigação e tudo leva a crer que o mandante do seu sequestro é o faraó Sesóstris III e, nada tira da cabeça do jovem escriba que iseret deve ser vencido, é o tirano deve morrer. Mas como derrotar este rei?

Em contra partida, Sesóstris III ainda busca a cura para a árvore da vida e enfrenta o mal ainda desconhecido.

Em meio aos ensinamentos da cultura do Egito Antigo, essa aventura é encantadora e apaixonante. Muita magia, fé e aprendizado, é instigante esse romance histórico, uma leitura fluida e com tudo: batalhas, magia, religião, espiritualidade, política, disputa de egos, e romance.