Momo e o Senhor do Tempo

Momo e o Senhor do Tempo Michael Ende

Resenhas - Momo e o Senhor do Tempo

LetAcia596 07/04/2024

O tempo é o nosso bem mais precioso!
Terminei de ler o livro MOMO ... Simplesmente adorável! Uma excelente reflexão e comparação lúdica sobre a forma pela qual aproveitamos o tempo que nos foi dado. Enquanto lia, fiquei imaginando que daria uma ótima adaptação para uma animação da Pixar, rs! Amei ?
TD Vadilho 22/04/2024minha estante
Não tinha pensado nessa adaptação para uma animação, mas, realmente, concordo com vc, acho que daria sim :))

Rob´s 06/04/2024

Sobre o tempo.
"Infelizmente, há corações cegos e surdos que, embora batam, não percebem nada. Em vez de contarmos as batidas de nosso coração, as horas e os dias que temos para fazer isto ou aquilo, seria melhor nos assegurarmos de que ele bata pela causa certa e no nosso ritmo".

Elementos fantásticos e heroicos aparecem nesse livro bastante sensível, que pode ser lido por pessoas de qualquer idade. Um dos temas abordados nesse romance fantástico está relacionado com o saber ouvir retratado por uma criança chamada Momo, que não é influenciada pelas interferências e intercorrências do mundo adulto. Por ser uma personagem que tem a capacidade de ouvir, acaba atraindo pessoas de todas as idades, que começam a criar um vínculo afetivo com ela. Mas, os problemas começam a aparecer quando os chamados "homens cinzentos" passam a controlar e manipular o tempo das pessoas, sendo Momo, a única que consegue escapar dessas armadilhas, tornando-se uma ameaça a eles. E com a ajuda do Senhor do Tempo e de Cassiopeia (uma tartaruga que "prevê" o futuro), Momo tenta a todo custo, resgatar seus amigos.

A presença de pensamentos filosóficos carrega a reflexão do fator do tempo, da perseverança, do valor, da paciência, da constância, da inconstância e das experiências de vida representadas por diversos símbolos, passagens e personagens nessa história que me emocionou e me engrandeceu. Não haverá a presença de príncipes, princesas, cavalo branco ou dragões. Final feliz? Só lendo ou assistindo ao filme (que está inclusive disponível no Youtube) para descobrir.

Abacaxi 20/03/2024

Simplesmente amável
Um livro lindo do começo ao fim, em alguns momentos me deu uma angústia porque me questionei de algumas atitudes e coisas relacionadas a mim. Me fez pensar sobre o meu tempo e o tempo das pessoas que me cercam e das pessoas que são importantes para mim, o capítulo das flores do tempo, que capítulo! Me senti numa dança maravilhosa que passou tão depressa mas senti que dançava á passos lentos, simplesmente belíssimo. Talvez eu viajei aqui. Recomendo demais, a Momo é de uma doçura, gente que menina amável, eu gostaria de conhecer a Momo. Simplesmente perfeito ??

Lu Sousa 05/02/2024

Excelente!
Ajuda a pensar na maneira que usamos nosso tempo, como ficamos no automático e acabamos "perdendo vida".

Clara Dalben 24/01/2024

Momo e o Senhor do Tempo
É até difícil encontrar palavras para descrever esse livro, mas vamos lá?
Bom, nas primeiras páginas achei uma história estranha e não tinha achado tão interesse, mas depois que a narrativa foi se desenrolando, fui aos poucos compreendendo a complexidade do livro e de sua mensagem!
Mesmo com a escrita simples e clara, Michael Ende conseguiu, de forma excepcional, trazes reflexões profundas a respeito do tempo, algo que, muitas vezes, nos esquecemos, mas que está sempre presente?a cada hora, a cada minuto e a cada segundo.

LorenaFontes 23/01/2024

Sinceramente eu demorei bastante tempo para concluir essa leitura, o começo estava difícil para me prender, a história não ia direto ao ponto. Entendo que é para começarmos a nós cativar pela personagem, entender quem ela é e quem são os outros personagens. Mas só comecei a gostar da Momo e da história quando os homens cinzentos finalmente aparecem.
E nessa parte que a história deslancham, e eles dão o dinamismo para que ela começa a ir para algum ponto.
Fiquei bastante reflexiva sobre o tempo, e como as pessoas poupavam desenfreadamente para não poder desfrutar dele. Dá para tirar várias lições desse livro.
Só gostaria de saber o que aconteceu com o barbeiro depois de tudo. Mas acho que jamais terei a resposta.

Juju 17/01/2024

O tempo é vida, e a vida mora no coração
...
"Pois, assim como vocês têm olhos para enxergar a luz, ouvidos para ouvir sons, também têm um coração para perceber o tempo. Todo tempo que não é percebido pelo coração é tão desperdiçado quanto seriam as cores do arco-íris para um cego ou canto de um pássaro para um surdo.?

?Existe um mistério muito grande que, no entanto, faz parte do dia-a-dia. Todos os seres humanos participam dele, embora muito poucos reflitam sobre ele. A maioria simplesmente o aceita, sem mais indagações. Esse mistério é o tempo. Existem calendários e relógios que o medem, mas significam pouco, ou mesmo nada, porque todos nós sabemos que uma hora às vezes parece uma eternidade e, outras vezes, passa como um relâmpago, dependendo do que acontece nessa hora. Tempo é vida. E a vida mora no coração.?

Esse livro me trouxe a reflexão do quão é necessário entender com o que estou usando meu tempo, pra poder aproveitar mais ele com coisas boas e me retornem bons frutos, como é importante ter bons amigos na jornada, que sempre haverão sinais a nos guiar e que o Senhor do Tempo está no comando de tudo cooperando pelo bem. Lembrei o quanto é importante pensarmos na ?próxima varrida?, ao invés de pensar na rua toda e quanto temos pela frente, porque a história se constrói de passo em passo.
Carolina 17/01/2024minha estante

gabrielequeiroz 20/01/2024minha estante
Perfeito né

Eliza139 23/12/2023

Extremamente atual.
O livro descreve muito dos dias atuais, como há muitos ladrões de tempo em nossas vidas, e como nos tornamos cinzas.

Leitura excelente.

Michelle.Leonhardt 15/12/2023

Lições para adultos escondidas em um livro infantil...
Esse é um livro que me marcou muito. A primeira vez que eu o li, devia ter uns 10 ou 11 anos. Na época eu não vi todas as nuances da obra, acompanhando a leitura com minha visão infantil e somente percebendo a história literalmente.
Entretanto, o livro me marcou tanto na época (lembro de ter sentido muito medo dos homens cinzentos), que eu já o reli algumas vezes.

E em cada releitura eu percebo que é um livro infantil somente na sua forma de contar a história, pois seus ensinamentos e mensagens são para adultos. Interessante como cada um que lê esse livro o percebe como um reflexo de suas próprias vivências. Alguns percebem um viés mais político, outros percebem um viés mais humano.

Eu não vejo dessa forma. Eu percebo uma imersão em nosso próprio eu. O conflito da visão da sociedade versus a nossa visão sobre as coisas.

Enfim: Momo, mestre Hora, homens cinzentos e Cassiopeia encantam e nos fazem refletir. Pra mim segue sendo um livro lindo.

Sobre o tempo. Sobre a vida. Sobre sentimentos. Sobre escolhas.

Talvez o livro com os quotes mais perfeitos que eu já li.

Gabriela2168 08/12/2023

Momo
Momo é um livro lindo de muita reflexão, da valorização do tempo, das pequenas coisas, de não só seguir o fluxo de uma engrenagem capitalista que só valoriza as coisas "úteis" do TER, do tempo produtivo com uma visão exclusivista dos pequenos e prazeres da vida e do que te deixa de fato feliz.

Cinara... 06/12/2023

O tempo...
"Pois, assim como vocês têm olhos para enxergar a luz, ouvidos para ouvir sons, também têm um coração para perceber o tempo. Todo tempo que não é percebido pelo coração é tão desperdiçado quanto seriam as cores do arco-íris para um cego ou canto de um pássaro para um surdo. Infelizmente, porém, existem alguns corações cegos e surdos, que nada percebem, apesar de baterem."

Ah incrível, escrita maravilhosa lúdica, parece que a Momo sempre foi minha amiga. Já sinto saudades.

Marília 01/12/2023

"Tempo é vida e vida mora no coração"
Começar as férias terminando uma das melhores surpresas literárias do ano foi sensacional!!

Amei como o livro conseguiu ser envolvente, fofo e reflexivo ao mesmo tempo. Como ele fala sobre o tempo de forma que toca o coração e faz refletir o que estamos fazendo com nossas horas e minutos e segundos e como queremos viver elas

Terminei o livro me sentindo um dos amigos de Momo e muito a fim de dar uma voltinha com Cassiopeia kkkkk

Simplesmente amei

Bernardo235 07/11/2023

É um livro muito bom e te ensina muito sobre como não perder tempo com coisas inúteis e q a felicidade, a família e os amigos são mais importantes q dinheiro e coisas caras e bonitas. É simplesmente um livro para vc aprender sobre oq VOCÊ está fazendo com o seu próprio tempo. Está gastando-o com coisas inúteis? Ou está valorizando cada segundo que vc tem com as pessoas q ama e que te amam?

gabrielequeiroz 27/10/2023

O tempo em nós
"O sentimento de medo e desamparo era tão grande que de repente se transformou no contrá rio. Tinha sido superado. Sentia-se corajosa e coniante, como se nenhum poder do mundo fosse capaz de lhe fazer mal. Mais ainda, não se preocupava mais com o que lhe pudesse acontecer."

quando li essa passagem lembrei de palavras de um sábio Mestre: o tamanho da dificuldade é o mesmo da facilidade. Foi por essas e outras que achei o livro lindo, nos mostrando a preciosidade do tempo. E que tudo tem o seu tempo perfeito.
Além de tudo... queria ser amiga de momo e passar uma tarde brincando com ela!
Marília 27/10/2023minha estante
Aí que lindo! A cada resenha de vcs a vontade de ler esse livro só aumenta

gabrielequeiroz 27/10/2023minha estante
simm! tu vai amar! se quiser lori te empresta o dela!

Marília 28/10/2023minha estante
Eu queroo kkkkk

Tutu2014 15/10/2023

Tempo tempo mano velho...
Momo era uma menina que tinha muitos amigos e um dia achou uma tartaruga e seguiu ela, até que uma hora ela chegou na casa de mestre Hora. Algum tempo depois Momo foi com ele em um lugar que floresce, depois achou um velho amigo. Ela encontrou ladrões de tempo que pegaram seus amigos e eles fizeram uma proposta. Momo conta onde mestre Hora mora e eles dão os amigos dela.

Eu achei a história boa porque Momo viaja para vários lugares e nessas viagens Momo vive muitas experiências legais como quando ela seguia uma tartaruga que escrevia mensagens mágicas em suas costas.