Momo e o Senhor do Tempo

Momo e o Senhor do Tempo Michael Ende

Resenhas - Momo e o Senhor do Tempo

22/07/2021

Uma aventura estranha, e ainda assim única!
Já passaram por isso alguma vez? De encontrar um livro do nada, ele por alga razão te chamar a atenção. Você o lê sem qualquer expectativa, sem saher nada alem do título e da sinopse vaga, e experiencia tudo de forma completa. Depois, nunca mais se ouve falar dele. Isso foi quase tão mítico quanto a história do livro pra mim (risos!).

Deixe-me então, caro leitor, explicar o que é esse livro: um infanto-juvenil das eras clássicas, é o que me parece, sem ter visto mais nenhuma notícia sobre ele. Ele fala coisas de criança: brincadeira, imaginação, e inocência. Mas sua primícia principal é profunda e poderia muito bem ser de um livro mais adulto. No entanto, se encaixa muito bem no olhar de Momo, nossa protagonista infantil.
Aliás, esse livro nos deixa mistérios mesmo depois que acaba. Afinal de contas, quem é a Momo? Ela vem do nada, sem pais, sem casa, e ainda assim é a que apresenta uma sabedoria absurda que prende tanto seus colegas quanto os adultos que tem contato com ela. No início do livro ela é descrita quase de forma mítica, me deixou sérias duvidas se ela era ou não uma criança comum, ou algo além disso, como um ser mágico. No fim das contas o livro prossegue com a primícia de ela ser uma menina comum, mas muito especial. Eu gostaria que explicasse mais sobre isso, mas entendo que é algo que o livro deixa no ar meio de propósito (ao menos foi a minha impressão).
O Dono do tempo, os homens de terno, todos os personagens adultos no geral, sejam eles pessoas ou essas entidades questionáveis (ainda não sei se os homens de terno são de fato homens) tem uma construção muito boa, apesar de não tão profunda. Ninguém ali passa por construções profundas pessoais, mas o que é construído ao longo de todo o livro é a narrativa sobre a importância e a preciosidade do Tempo. É feito de uma forma tão complexa apesar de usado em termos simples, que eu me peguei perguntando se esse livro era de fato pra crianças.
Foi uma das leituras mais fora da caixinha que já fiz, e digo isso de a forma muito boa! Adoraria reler, depois de certos anos, e tentar desvendar os mistérios que ainda estão comigo. Mas, de forma geral e objetiva: é uma aventura e tanto! Lúdico e profundo, não escrito de forma complexa, mas trazendo um assunto que é mais do que algo superficial. É um livro para ficar encantado!
João 22/07/2021minha estante
Já inclui na lista de leituras. É ótimo quando uma leitura vai além das expectativas! Parabéns pela excelente resenha!

Marília 05/07/2021

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem...
Homens cinzentos aparecem para convencer os seres humanos a economizar tempo, mas quanto mais tempo as pessoas poupam, mais supérfluas se tornam suas vidas. Momo, uma jovem garota, descobre a verdade sobre esses seres misteriosos e os seus planos de contaminar a população, mas o que ela pode fazer contra essa ameaça?

Uma história super fofa e de rápida leitura que aborda sobre uma preocupação constante de nossas vidas: o tempo. Apesar de no começo eu ter ficado meio perdida sem entender, quando a segunda parte chega a narrativa engata e fica super interessante. Um livro de linguagem simples, que aborda temas relevantes, na qual mensagem perdurará na mente por muito tempo.

Bianca.Seminotti 24/03/2021

Uma bonita história sobre o tempo
O livro é muito bonito, uma história que emociona e nos faz refletir sobre o passar do tempo. Principalmente como usamos o nosso tempo. Uma leitura leve e que traz um sentimento bom de quem nem tudo está perdido. Aquele tipo de livro que, ao ser relido em diferentes épocas da vida, trará diferentes reflexões e impressões.

Filó 19/03/2021

O título me interessou demais, mas nunca imaginei que o livro abordaria um assunto tão complexo de uma forma tão simples. É daqueles livros que te faz pensar sobre o significado de tempo e a importância que você dá para sentir o prazer do presente.

Fer 29/10/2020

História interessante e que traz algumas reflexões. A leitura é bem leve.

Kelly Mirai 20/10/2020

Vontade de ter uma ?
Gente, esse livro é um amorzinho. No começo não dá para entender direito onde quer chegar, mas a leitura é bem fácil e fluida. Além de que Momo é uma protagonista bem legalzinha.

Apesar de ser um livro talvez mais infanto juvenil eu gostei bastante. Fala sobre temas importantes da vida, principalmente sobre o tempo (meio óbvio).

Tem algumas coisas que ficam em aberto ou vc fica meio ??, Mas a gente só releva e segue em frente. É um livro que eu indicaria!

Kelly Mirai 20/10/2020

Vontade de ter uma ?

Natália 26/09/2020

Atemporal
Um daqueles livros que todo mundo tinha que ler! Nos faz refletir bastante acerca da vida e do que realmente importa. Absolutamente lindo!

Berg 03/06/2020

Lição para a vida.
Um dos melhores livros que já li. Repassa ensinamentos indiretos sobre a importância de usar o tempo de forma adequada. Uma sátira contra esse modelo capitalista que nós vivemos, quanto a essa correria por conseguir bens materiais, sucesso etc. Muito muito bom.

Nat 09/05/2020

Do início ao fim posso dizer que gostei, mas por algum motivo não me prendeu, demorando mais do que imaginava nessa leitura.

s3f4 09/02/2020

não poupe tempo
Descobri esse livro na escola e não me arrependo.

Uma história super cativante e leve que passa uma mensagem forte e super atual
Recomendo para pessoas mais novas, mas acho que funciona com todas as idades.

Kayo 05/02/2020

Momo e o Senhor do Tempo
Comprei o livro sem ter ideia do que seria, me chamou atenção seu título: Momo, pois é o nome de uma artista que gosto bastante, nem mesmo sabia que era um livro infantil, então li sem pretensão nenhuma, mas esse livro acabou me pegando e me surpreendendo, a história da órfã Momo é muito interessante, lendo o livro fiz várias comparações com a realidade e consegui imaginar a trajetória da garota e sua luta contra os ladrões do tempo perfeitamente pois o autor detalhou muito bem os personagens e cada uma parece ser tão único em características. Recomendo bastante a leitura, não importa a idade. Se um dia eu tiver filhos eu iria querer que eles lessem esse livro.

Rita 03/02/2020

Atemporal e Incrível.
Momo e o Senhor do Tempo OU A extraordinária história dos ladrões do tempo e da criança que trouxe de volta às pessoas o tempo roubado.
Com esse subtítulo que é quase uma resenha kkkkkkk o livro traz a história de Momo uma menina que mora sozinha em um anfiteatro abandonado e apesar dos moradores da região não a conhecerem decidem ajudá-la e com o tempo desenvolvem uma grande amizade com ela.
Momo vai vivendo uma vida tranquila com seus amigos( foco no Beppo Varredor, meu segundo personagem favorito) até a chegada furtiva dos homens cinzentos que se aproveitam de momentos de fragilidade das pessoas para incutir a ideia de que o tempo está sendo desperdiçado e que é necessário poupá-lo.
Porém como diz no livro: "Tempo é vida. E a vida mora no coração". Dessa forma as pessoas na tentativa de economizar tempo acabam perdendo momentos importantes da vida, e se tornam cada vez mais estressadas e mal humoradas.
A história é interessante e traz muitas reflexões atuais em relação a pressa e as preocupações do dia-a-dia. O foco da narrativa não é falar necessariamente sobre o tempo, mas das consequências de uma vida sem ele, porém a conversa entre Momo e o Senhor do Tempo ( meu personagem favorito kkkkkk) sobre passado, presente e futuro é um dos pontos altos do livro, na minha opinião.
Super recomendo, é uma ótima leitura para todas as idades! ◉‿◉