Momo e o Senhor do Tempo

Momo e o Senhor do Tempo Michael Ende

Resenhas - Momo e o Senhor do Tempo

Tetê 11/10/2023

Momo E O Senhor Do Tempo
11/10 apesar do começo ser meio lento a história é incrível e cativante, o mistério é maravilhoso e muito bem escrito. O significado do livro e a forma que fala sobre o tempo não ficou nada forçado e arranja uma maneira de realmente te alcançar e te fazer pensar sobre o tema. É um dos livros mais lindos que já li, recomendo para qualquer um.

Lorena 06/10/2023

Um livro para refletir e desfrutar
Esse livro foi uma surpresa, já li sabendo que era bom por conta das indicações. Mas não esperava que a história fosse tão cheia de percepções que levassem a reflexões da nossa própria vida e do nosso tempo. Parece uma história infantil mas na verdade é muito mais que isso, é uma história que tem beleza e bons ensinamentos sobre o viver, a amizade e muito mais.
gabrielequeiroz 06/10/2023minha estante
já queria ler, agora pronto...

gabrielequeiroz 06/10/2023minha estante
me empresta? rsrs

Lorena 06/10/2023minha estante
simmmm

Mariiiss 23/10/2023minha estante
Depois de ler seu comentário a respeito, até adicionei o livro na minha lista

gabrielequeiroz 23/10/2023minha estante
@mariisss tu vai gostar! Eu ainda to terminando. Mas é fofo!

Camiâ¡ 09/09/2023

Muito bom !
Livro incrível que me fez refletir muito minhas ações. Amei a personagem principal, e principalmente a mensagem que o livro quer transmitir!

Lulu :) 05/09/2023

Em resumo, muito fofo
Gente eu não dava nada para esse livro, achei ele na biblioteca da minha escola, achei interessante e fui ler. É um amor de história, para todas as idades, o final te deixa com o coração quentinho e o posfácio do autor é perfeito para o contexto do livro

Clarice0 14/08/2023

Um livro infantil que não é apenas para crianças
Uma coisa nesse livro me incomodou muito.
É tudo muito bom, desde a escrita envolvente e fácil à narrativa e personagens, é bem divertido e confortável, mas o final deixou MUITO a desejar.
A impressão que tive foi que o último capítulo todo foi escrito ás pressas. Com certeza deveria ser maior e mais aprofundado, achei o modo como tudo aconteceu superficial e rápido. Principalmente o reencontro dos amigos, fiquei tão triste quando vi que foi só isso....

Li esse livro inicialmente na escola e confesso que não me atraiu nem um pouco. Hoje, relendo ele consigo entender muita coisa que na época não percebia e que vão além da estória.

Uma coisa que me tocou muito foi quando a solidão e depressão são abordadss. O autor faz isso de forma tão sutil que nos acerta em cheio, enquanto para a criança não é perceptível. Essa com certeza é a melhor parte para mim.

Vivemos numa sociedade que anseia cada vez mais por tempo e que cada vez mais não o têm, e a proposta do livro gira em torno disso. Mas tem um determinado momento em que o livro te faz refletir: ter tempo demais sufoca. Ter tempo demais e não ter com quem passar, não ter o que fazer, é agoniante.

É uma pena o final não ser tão bom assim, tinha muito potencial mesmo. De qualquer forma, dou 5 estrelas e recomendo que todo mundo leia!

Um trechinho - um dos meus preferidos:

"Há muitas formas de solidão. A de Momo era um tipo de solidão que poucas pessoas conhecem, menos ainda com tanta intensidade. Sentia-se como que aprisionada numa gruta cheia de tesouros de inestimável valor, que cresciam continuamente, ameaçando sufocá-la. E não havia saída. Ninguém conseguia chegar até ela e, por outro lado, ela não conseguia se fazer notar por ninguém, profundamente enterrada sob uma montanha de tempo.

Havia momentos em que desejava nunca ter ouvido aquela música e visto aquelas cores. No entanto, se lhe oferecessem a escolha, não trocaria aquelas lembranças por nada no mundo. Nem que morresse por isso. Momo descobrira que há tesouros que nos arruinam quando não podemos compartilhá-los com os outros.

De vez em quando, ia até a casa de Gigi e esperava longamente diante do portão. Tinha esperança de vê-lo de novo. Resolvera concordar com tudo. Queria morar com ele, ouvi-lo e conversar com ele, exatamente como antes. Mas o portão nunca se abria."

-Nyx 18/06/2023

- Simplesmente perfeito! Zero defeitos! '
- Livro mais fofinho e encantador que eu li nos últimos tempos! Terminei o livro emocionada e chorando ?
Uma história tão doce e que transmite uma mensagem muito importante.
Vale muito a pena ler. '

Julia.Klinger 07/06/2023

Lindo e profundo
Livro que faz a gente pensar e sentir assuntos muito profundos de uma forma lúdica muito gostosa! Amo livros assim, que fazem a gente refletir sobre coisas super importantes da vida de uma forma que é pra além das palavras. Esse livro só parece infarto juvenil mas é muito muito profundo. Fala da passagem do tempo e se de fato estamos aproveitando nossos momentos aqui na terra. Indico pra todas as idades.
gabrielequeiroz 28/06/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

mariwps 13/05/2023

Momo
Gostei bastante da história, por mais que seja uma leitura de certa forma mais infantil, consegue prender a atenção e fazer reflexões incríveis, mesmo sido a décadas atrás.
Dei 3 estrelas por ser um livro bom, porém minha experiência de leitura não foi tão gostosa por ter sido da escola e releria, mas mesmo assim foi um livro ok.

Laura 19/04/2023

We are the chanpions my frieeend!!
Eu li, curti e creio que capitei toda a mensagem, porém a minha demora imensa pra conseguir sair de cada capítulo fez com que eu aproveitasse bem menos tudo aquilo que eu estava lendo.
Eu sei que o livro tem uma mensagem bacana porém agora que acabei só consigo sentir alívio por finalmente ter acabado. Literamnte todo dia meus amigos ficavam falando que eu to lendo isso há anos kskskk.
Emojis que passam a vibe do livro: ????????

Mari 01/04/2023

Bem legal
O tempo é um enigma que intriga crianças e adultos que ainda não desaprenderam de se maravilhar com aquilo que parece evidente. A história de Momo se passa num reino de fantasia situado no nada e em lugar nenhum, ou numa região sem tempo. Não é uma história de príncipes, princesas e fadas. Seu contexto se inspira totalmente na vida atual.

Muito legal, não leria de novo mas recomendo a leitura. É o tipo de livro que da pra ler apenas uma vez e se sentir satisfeito com a complexidade da leitura. Recomendo

Pri Garcia 12/03/2023

Tudo o que eu amo
Esse livro tem tudo o que eu amo:
- Protagonista criança;
- Reflexões importantes, que me deixam em crise existencial

É difícil definir se é um livro infantil ou livro para adultos. Mas, que história linda e reflexões fantásticas. Eu queria uma Momo na minha vida, me ajudando a aterrisar de volta para o que é realmente importante, já que constantemente me vejo absorvida pela vida e rotina.

jhecarolina 24/02/2023

Tempo, tempo e tempo.
"Ninguém parecia notar que, ao poupar tempo, na verdade estava se poupando de outra coisa. Ninguém queria admitir que sua vida estava se tornando cada vez mais pobre, mais monótona, mais fria."

O que dizer sobre o sentimento de ler "Momo"? Todos precisam de uma Momo em suas vidas, para escutar e acolher.

Momo é um livro infantil, porém, decerto é para qualquer idade. Além da escrita linda do Ende (assim como é encontrado em "A História Sem Fim"), é uma crítica ao capitalismo e ao consumismo.

Ao decorrer do enredo, há um questionamento que mudou minha forma de pensar sobre o tempo e até do mundo, mesmo que através da fantasia  ? muito boa também e bem construída ? e acho que todos deviam questionar sobre o que é o tempo e o porquê tentam poupá-los.

Antes de virar adulto, todos deviam ler "Momo" e o mundo seria melhor, não direi mais nada sobre o enredo, apenas leiam. Há um conforto enorme no livro, além ? sim, de novo ? mudar a forma que interpreta o mundo.

Yasmin 20/02/2023

"O caminho está dentro de mim"
"Momo e o senhor do tempo" é uma daquelas obras que apesar de já escritas há um tempinho, infelizmente parecem cada vez mais atuais.
A história de Momo nos traz uma perspectiva infantil (mas não ingênua) para a nossa (cada vez maior) escassez de tempo. Afinal, por que temos tanta pressa? Para quê economizamos tanto tempo? Por que até mesmo os nossos momentos de lazer precisam ser produtivos? Na história, o autor atribui esse triste fenômeno aos chamados "homens cinzentos", os ladrões de tempo.
Não posso deixar de comentar que achei um tanto engraçada a passagem em que o autor encaixa uma propaganda anticomunista na história, pois a própria natureza dos homens cinzentos me remete muito às amarras de uma sociedade capitalista, consumista...
Tirando esse porém, acho que a história tem pontos muito altos, como a própria relação das crianças com o tempo, a valorização do lúdico, do respeito ao próprio ritmo. Achei muito bonito isso e importante de lembrar nos dias atuais.
Por falar em ponto alto, Cassiopeia foi um capítulo à parte pra mim. As aparições dela são ótimas e ela fala muito com muito pouco.

A minha única crítica mais concreta seria em relação à estrutura da história, pois achei o final muito corrido. Um pouco irônico para um livro que fala sobre a valorização do tempo, não é?
Ainda assim posso dizer que o recomendo demais. É um livro que traz ótimas reflexões e que acaba se tornando um convite a repensarmos o relacionamento que temos com o nosso próprio tempo.

giovanna 25/01/2023

li para fazer uma prova da escola em 2019 e nunca esqueci dele, muito muito marcante e me traz boas lembranças :)

bruna2308 15/01/2023

Fazia bastante tempo que eu nao lia nada infanto juvenil e honestamente?? Nós, adultos precisamos disso de vez em sempre na vida. O que mais me fascina em história com crianças é que elas tem algo que já tivemos antes e jamais voltaremos a ter, a inocência pq pra elas absolutamente tudo é possível.
Conheci esse livro através do Suho do EXO, que usou esse livro para seu debut álbum, intitulado "Grey suit", ele havia ganhado o livro de presente de uma fã, assim como os vilões de momo, os homens de terno cinza, ele deu nome ao álbum.
A história é cativante porque temos uma criança como foco principal, e sim, ela sempre nos prende assim como nos ensina algo sobre o mundo, e nesse o que eu aprendi com Momo foi a ouvir, simples, o que momo mais sabia fazer era ouvir.
Quando crescemos, nos tornamos adultos perdemos toda a capacidade de ouvir e entender as coisas, o tempo nos é roubado e com isso a felicidade, mas a história de momo nos faz acordar para esse ponto em questão, como nós adultos aprenderemos a ouvir novamente e a ter tempo o suficiente para dedicar as pessoas que amamos e sermos feliz.