Momo e o senhor do tempo

Momo e o senhor do tempo Michael Ende

Resenhas - Momo e o Senhor do Tempo

Nado 02/03/2022

O livro conta a história de Momo, uma criança órfã, que veio de lugar nenhum, e que vive em um anfiteatro. Ela tem como amigos pessoas de todas as idades que vão até lá para conversar e ouvir seus conselhos tão sábios para uma pessoa com tão pouca idade.
Nessa história de fantasia, o autor ilustra para o leitor como o tempo é importante e nos alerta sobre como o gastamos ou economizamos. O que é perda ou ganho de tempo?! É isso que o leitor começará a questionar ao adentrar na aventura dessa criança que tem como missão salvar o mundo dos "homens cinzentos" que se alimentam do tempo das pessoas.
É uma obra para se lida e aprendida por leitores de qualquer faixa etária.
Jorge 02/03/2022minha estante
Ende é fabuloso! Essa é uma de suas melhores obras.

Nado 02/03/2022minha estante
Amei esse livro, já quero conhecer as outras obras dele.

Augusto 02/03/2022minha estante
"A História sem Fim" também é excelente.

Nado 02/03/2022minha estante
Já coloquei na lista de próximas leituras.

Mariana 02/03/2022minha estante
JÁ TERMINOU, NADO?

Terminei ontem, Mari

Wesley Santos 04/03/2022minha estante
Um dos livros que mais quero ler!!! A história sem fim foi o livro que me fez apaixonar pela leitura! Um dia quero ler Momo também!!!

Nado 04/03/2022minha estante
Estou bem curioso para ler A História Sem Fim

Lorena 06/10/2023

Um livro para refletir e desfrutar
Esse livro foi uma surpresa, já li sabendo que era bom por conta das indicações. Mas não esperava que a história fosse tão cheia de percepções que levassem a reflexões da nossa própria vida e do nosso tempo. Parece uma história infantil mas na verdade é muito mais que isso, é uma história que tem beleza e bons ensinamentos sobre o viver, a amizade e muito mais.
gabrielequeiroz 06/10/2023minha estante
já queria ler, agora pronto...

gabrielequeiroz 06/10/2023minha estante
me empresta? rsrs

Lorena 06/10/2023minha estante
simmmm

Mariiiss 23/10/2023minha estante
Depois de ler seu comentário a respeito, até adicionei o livro na minha lista

gabrielequeiroz 23/10/2023minha estante
@mariisss tu vai gostar! Eu ainda to terminando. Mas é fofo!

Juju 17/01/2024

O tempo é vida, e a vida mora no coração
...
"Pois, assim como vocês têm olhos para enxergar a luz, ouvidos para ouvir sons, também têm um coração para perceber o tempo. Todo tempo que não é percebido pelo coração é tão desperdiçado quanto seriam as cores do arco-íris para um cego ou canto de um pássaro para um surdo.?

?Existe um mistério muito grande que, no entanto, faz parte do dia-a-dia. Todos os seres humanos participam dele, embora muito poucos reflitam sobre ele. A maioria simplesmente o aceita, sem mais indagações. Esse mistério é o tempo. Existem calendários e relógios que o medem, mas significam pouco, ou mesmo nada, porque todos nós sabemos que uma hora às vezes parece uma eternidade e, outras vezes, passa como um relâmpago, dependendo do que acontece nessa hora. Tempo é vida. E a vida mora no coração.?

Esse livro me trouxe a reflexão do quão é necessário entender com o que estou usando meu tempo, pra poder aproveitar mais ele com coisas boas e me retornem bons frutos, como é importante ter bons amigos na jornada, que sempre haverão sinais a nos guiar e que o Senhor do Tempo está no comando de tudo cooperando pelo bem. Lembrei o quanto é importante pensarmos na ?próxima varrida?, ao invés de pensar na rua toda e quanto temos pela frente, porque a história se constrói de passo em passo.
Carolina 17/01/2024minha estante

gabrielequeiroz 20/01/2024minha estante
Perfeito né

gabrielequeiroz 27/10/2023

O tempo em nós
"O sentimento de medo e desamparo era tão grande que de repente se transformou no contrá rio. Tinha sido superado. Sentia-se corajosa e coniante, como se nenhum poder do mundo fosse capaz de lhe fazer mal. Mais ainda, não se preocupava mais com o que lhe pudesse acontecer."

quando li essa passagem lembrei de palavras de um sábio Mestre: o tamanho da dificuldade é o mesmo da facilidade. Foi por essas e outras que achei o livro lindo, nos mostrando a preciosidade do tempo. E que tudo tem o seu tempo perfeito.
Além de tudo... queria ser amiga de momo e passar uma tarde brincando com ela!
Marília 27/10/2023minha estante
Aí que lindo! A cada resenha de vcs a vontade de ler esse livro só aumenta

gabrielequeiroz 27/10/2023minha estante
simm! tu vai amar! se quiser lori te empresta o dela!

Marília 28/10/2023minha estante
Eu queroo kkkkk

LetAcia596 07/04/2024

O tempo é o nosso bem mais precioso!
Terminei de ler o livro MOMO ... Simplesmente adorável! Uma excelente reflexão e comparação lúdica sobre a forma pela qual aproveitamos o tempo que nos foi dado. Enquanto lia, fiquei imaginando que daria uma ótima adaptação para uma animação da Pixar, rs! Amei ?
TD Vadilho 22/04/2024minha estante
Não tinha pensado nessa adaptação para uma animação, mas, realmente, concordo com vc, acho que daria sim :))

Julia.Klinger 07/06/2023

Lindo e profundo
Livro que faz a gente pensar e sentir assuntos muito profundos de uma forma lúdica muito gostosa! Amo livros assim, que fazem a gente refletir sobre coisas super importantes da vida de uma forma que é pra além das palavras. Esse livro só parece infarto juvenil mas é muito muito profundo. Fala da passagem do tempo e se de fato estamos aproveitando nossos momentos aqui na terra. Indico pra todas as idades.
gabrielequeiroz 28/06/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

22/07/2021

Uma aventura estranha, e ainda assim única!
Já passaram por isso alguma vez? De encontrar um livro do nada, ele por alga razão te chamar a atenção. Você o lê sem qualquer expectativa, sem saher nada alem do título e da sinopse vaga, e experiencia tudo de forma completa. Depois, nunca mais se ouve falar dele. Isso foi quase tão mítico quanto a história do livro pra mim (risos!).

Deixe-me então, caro leitor, explicar o que é esse livro: um infanto-juvenil das eras clássicas, é o que me parece, sem ter visto mais nenhuma notícia sobre ele. Ele fala coisas de criança: brincadeira, imaginação, e inocência. Mas sua primícia principal é profunda e poderia muito bem ser de um livro mais adulto. No entanto, se encaixa muito bem no olhar de Momo, nossa protagonista infantil.
Aliás, esse livro nos deixa mistérios mesmo depois que acaba. Afinal de contas, quem é a Momo? Ela vem do nada, sem pais, sem casa, e ainda assim é a que apresenta uma sabedoria absurda que prende tanto seus colegas quanto os adultos que tem contato com ela. No início do livro ela é descrita quase de forma mítica, me deixou sérias duvidas se ela era ou não uma criança comum, ou algo além disso, como um ser mágico. No fim das contas o livro prossegue com a primícia de ela ser uma menina comum, mas muito especial. Eu gostaria que explicasse mais sobre isso, mas entendo que é algo que o livro deixa no ar meio de propósito (ao menos foi a minha impressão).
O Dono do tempo, os homens de terno, todos os personagens adultos no geral, sejam eles pessoas ou essas entidades questionáveis (ainda não sei se os homens de terno são de fato homens) tem uma construção muito boa, apesar de não tão profunda. Ninguém ali passa por construções profundas pessoais, mas o que é construído ao longo de todo o livro é a narrativa sobre a importância e a preciosidade do Tempo. É feito de uma forma tão complexa apesar de usado em termos simples, que eu me peguei perguntando se esse livro era de fato pra crianças.
Foi uma das leituras mais fora da caixinha que já fiz, e digo isso de a forma muito boa! Adoraria reler, depois de certos anos, e tentar desvendar os mistérios que ainda estão comigo. Mas, de forma geral e objetiva: é uma aventura e tanto! Lúdico e profundo, não escrito de forma complexa, mas trazendo um assunto que é mais do que algo superficial. É um livro para ficar encantado!
João 22/07/2021minha estante
Já inclui na lista de leituras. É ótimo quando uma leitura vai além das expectativas! Parabéns pela excelente resenha!

Thyago 04/08/2017

Você vende seu tempo para os homens cinzentos?
“Existe um mistério muito grande que, no entanto, faz parte do dia-a-dia. Todos os seres humanos participam dele, embora muito poucos reflitam sobre ele. A maioria simplesmente o aceita, sem mais indagações. Esse mistério é o tempo. Existem calendários e relógios que o medem, mas significam pouco, ou mesmo nada, porque todos nós sabemos que uma hora às vezes parece uma eternidade e, outras vezes, passa como um relâmpago, dependendo do que acontece nessa hora. Tempo é vida. E a vida mora no coração.” (Trecho de Momo e o Senhor do tempo)

O livro narra a história de momo, uma garotinha órfã que mora nas ruínas de um antiquíssimo anfiteatro nas bordas da cidade. Momo tem muitos amigos que a visitam, brincam com ela e a ajudam como podem.

Entretanto um inimigo invisível se aproxima, e ninguém percebe. São os homens cinzentos, Os homens cinzentos eram poupadores de tempo, trabalhavam para a Caixa Econômica do Tempo, vestiam ternos cinzas, usavam maletas cinzas (para guardarem o tempo) e fumavam charutos, eram gélidos, por onde passavam tudo ficava frio. Tinham muita lábia e sabia conquistar mais clientes para pouparem tempo. Assim foram conquistando cada vez mais pessoas, e as pessoas só pensavam em economizar tempo para depositarem para o futuro, assim viveriam mais pois teriam o tempo economizado.

Porém para economizar este tempo elas teriam que trabalhar sem parar, e deixar de lado coisas importantes, (que para os homens cinzentos são perda de tempo) como ler um livro, visitar um amigo querido, cuidar do bichinho de estimação, brincar, etc. Além ter de trabalhar rápido, e fazer varias coisas ao mesmo tempo, afim de poupar tempo.

De repente muitas pessoas não possuem mais tempo para nada, pois começaram a economizar, a trabalhar com mais rapidez, sem parar um minuto para prestar atenção nas coisas importantes da vida. E isso fez suas almas adoecerem, ficarem irritadas, estressadas.

E assim foram deixando de visitar momo. Até mesmo suas amigas, as crianças, foram pegas pelos homens cinzentos. E Momo se viu de repente sozinha.

Foi então que Momo encontrou Cassiopéia, a tartaruga, e esta a levou momo até o Mestre hora que é o senhor do tempo, o ser que distribui todo o tempo das pessoas. Os homens cinzentos, que há muito tempo queriam encontrar a morada do mestre hora e roubar de uma vez por todas todo o tempo do mundo, seguiram a tartaruga e momo. Cercaram a grande casa do mestre hora que ficava no limiar do tempo no beco do nunca. E começaram o seu plano, que o forçaram a tomar uma decisão.

Acontece que a fumaça dos charutos dos homens cinzentos contaminava o tempo que fluía dali para o mundo. Mestre hora tomou uma decisão e com um brilhante plano, e com a ajuda de uma flor das horas, de momo e Cassiopeia, conseguiram destruir todo o contingente de homens cinzentos.

Restaurando assim o equilíbrio no mundo e devolvendo todo o tempo roubado das pessoas. Não é preciso dizer que todos ficaram muito felizes de repente. Havia tempo de sobra para brincar, fazer o que se ama, fazer as coisas importantes e ser feliz no presente.

Breve Análise, por Thyago Santos

Michael Ende criou neste livro uma fantasia que pode muito bem ser real na nossa sociedade. A todo momento durante a leitura lembramos de nós mesmos quando falamos que estamos sem tempo. Nos é lembrado também que não temos usado nosso tempo para coisas que nos fazem felizes, sabe? aquelas pequenas coisas, que tornam o dia melhor: Abraçar alguém, brincar com uma criança, visitar um(a) amigo(a), etc.

É um livro e é uma lição. Creio que não seja um livro totalmente para crianças. Mas seja uma fantasia extremamente necessária para adultos. Principalmente os que se encontram como os personagens que poupam tempo.

Nos faz indagar: será que vendi meu tempo para os homens cinzentos? Porque estou poupando e fazendo coisas desimportantes demais? E aí percebemos o motivo da infelicidade, por causa do tempo morto. É preciso viver!!

Michael Ende sabe como unir a realidade e a imaginação. Após o termino do livro ele criou um pós fácil que transcreverei para vocês abaixo onde ele (Michael ende) diz que ouviu esta historia de momo em uma cabine de trem, contada por um homem estranho que se parecia muito com o personagem “Meste-Hora”. RS O que faz essa fantasia ficar mais crível. O resto fica com nossa imaginação. Será que os homens cinzentos realmente existem ai pelo mundo? E ai? Como anda seu tempo?

Posfácio do Autor:

“Talvez alguns de meus leitores tenham muitas perguntas em seu coração. Mas temo que não poderei ajudá-los. Devo confessar que escrevi esta história unicamente de memória, tal como me foi contada. Não conheci Momo nem seus amigos pessoalmente. Nem sei o que lhes aconteceu depois e como estão hoje. Quanto à grande cidade (a qual Momo habitava), só posso fazer suposições.

A única coisa que posso acrescentar é o seguinte:
Eu estava fazendo uma longa viagem (aliás, ainda estou), quando certa noite compartilhei a cabine de um trem com um passageiro muito estranho. Estranho no sentido de que eu não conseguia avaliar sua idade. No inicio, achei que estava sentado diante de um velho. Logo vi, no entanto, que havia me enganado, pois meu companheiro de viagem pareceu-me, de repente, muito jovem. Também essa impressão revelou-se falsa.

Seja como for, ele me contou toda esta história durante a longa viagem. Quando terminou, nós dois ficamos em silêncio por alguns momentos. Então o passageiro enigmático acrescentou mais uma frase, que não posso deixar de transmitir aos leitores. ‘Contei-lhe essa história’, disse ele, ‘como se já tivesse acontecido. Mas também poderia ter contado como se fosse acontecer no futuro. Para mim, não há muita diferença.’ Ele deve ter descido na estação seguinte, pois depois de alguns momentos percebi que estava sozinho na cabine. Infelizmente, não mais o encontrei. Mas, se algum dia voltasse a encontrá-lo, gostaria de lhe fazer muitas perguntas.
Tainã Almeida 26/02/2018minha estante
Quando eu li , tinha uns 10 anos .Nao entendi muita coisa ,era criança . ainda quero reler.

Felipe 13/03/2009

muito bom!!!!!!!!!!
um livro juvenil,mas com o enredo bem escrito q prende o leitor até o fim

Marcos Carvalho 11/08/2010

Fábula Urbana atual
Momo é um clássico da literatura juvenil escrito por Michael Ende, mais conhecido pela “A História Sem Fim”. É uma fábula urbana, sobre uma menina chamada Momo, que mora nas ruínas de um anfiteatro abandonado na periferia de uma pequena vila. Momo é simples e muito pobre, mas sua vida é rica em amigos. Momo tem um dom: “Saber ouvir as pessoas”. Assim, as pessoas da vila a procuram, pois, nela encontram a paz e a solução de seus problemas, pois ela ouve tanto as pessoas que elas próprias se revelam as verdades e as soluções. As pessoas da vila a adotam e a cuidam em seu humilde lar. Porém, a vida na vila muda drasticamente, quando os homens cinzentos a visitam. Eles ludibriam as pessoas a economizarem tempo, porém na verdade, estão é roubando tempo. Somente Momo não pode ser ludibriada pelas armadilhas de economizar tempo, porque ela gosta de ser quem ela é e ama seus amigos. Eventualmente, todas as pessoas são enganadas pelos homens cinzentos e só Momo pode salvá-los.
O livro trata das dificuldades urbanas da vida, na ótica da simplicidade de uma criança. Uma metáfora que mostra o quanto as pessoas perdem tempo na dedicação extenuante ao trabalho, no ritmo acelerado para fazer as coisas o mais breve possível, ou viverem apenas para ganhar dinheiro, e esquecem de apreciar a vida ou valorizar os amigos, nem que seja por pouco tempo. Uma leitura muito agradável e que faz refletir.

D. 17/09/2010

É um livro de leitura agradabilíssima. A Momo, com seu jeito cativante de ser, é uma personagem ao mesmo tempo simples, pueril, ao mesmo tempo uma super-heroína com seus surpreendentes poder de saber escutar e de saber usufruir o tempo, e isso é impagável. Embora pareça infantil, e isso se explica dentro da própria história, esse livro é, em sua linguagem fácil e história divertida, profundo e bastante crítico. Pra mim, ao menos, é muito melhor que História Sem Fim, do mesmo autor. E o filme é a melhor adaptação de um livro que já vi, embora seja antigo e difícil de achar.

Petra 20/02/2010

Em Momo e o Senhor do Tempo, a história da luta de uma menina para tomar de volta o tempo roubado das pessoas pelos homens cinzentos é incrivelmente bela. Os homens cinzentos se alimentam exatamente do tempo poupado por cada indivíduo. Por isso, precisam convencê-los de que não têm tempo a perder. Os seres humanos, ao crer que precisam economizar tempo, passam a cumprir suas tarefas de forma sempre ligeira. Deixam de se dedicar ao que lhes dá prazer, ao que lhes traz felicidade.

Assim, os homens cinzentos vão-se multiplicando. E os seres humanos, cada vez mais isolados em seus próprios mundinhos, sempre irritados, mau humorados, dedicando-se apenas às atvidades que garantem o sustento da família. Pior é que até Gigi caiu nessa. Logo Gigi! É apaixonante o livro. É apaixonante viajar nas frases singelas, mas cheias de expressão. Vale a pena demais conhecer Momo, Gigi, Beepo Varredor e a tartaruga.

Gabi !neuro! 19/11/2010minha estante
Adorei! Vou ler..

Paula 02/05/2010

Uma linda fábula sobre os tempos modernos
Às vezes, basta um trechinho de um livro para desepertar em nós o desejo de ler. Foi assim com Momo, quando tive a oportunidade de ler um pequeno trecho na minha aula de alemão. E desejando ler a história inteira, saí em busca do livro, feito uma criança. Não me arrependi.
Enganam-se os que talvez estejam torcendo o nariz para o livro se pensam que é um livro apenas para crianças só porque pode ser encontrado na seção de livros juvenis das livrarias. Não é. A história de Momo nos faz pensar sobre o tempo e sobre os tempos modernos de uma forma tão delicada e tão bonita que pode ser muito útil para muitos adultos dos dias de hoje. Felizes as crianças que puderem lê-lo, mas talvez mais felizes sejam os adultos que possam se reencontrar ao ler esse livrinho amarelo.
É um favorito.
----------------------------------------------------------------------
"Existe um mistério muito grande que, no entanto, faz parte do dia-a-dia. Todos os seres humanos participam dele, embora muito poucos reflitam sobre ele. A maioria simplesmente o aceita, sem mais indagações. Esse mistério é o tempo.
Existem calendários e relógios que o medem, mas significam pouco, ou mesmo nada, porque todos nós sabemos que uma hora às vezes parece uma eternidade e, outras vezes, passa como um relâmpago, dependendo do que acontece nessa hora. Tempo é vida. E a vida mora no coração." [pág.53]
---------------------------------------------------------------------
“Es gibt ein groβes und doch ganz alltägliches Geheimnis. Alle Menschen haben daran teil, jeder kennt es, aber die wenigsten denken je darüber nach. Die meisten Leute nehmen es einfach so hin und wundern sich kein bisschen darüber. Dieses Geheimnis ist die Zeit. Es gibt Kalender und Uhren, um sie zu messen, aber das will wenig besagen, den jeder weiβ, dass einem eine einzige Stunde wie eine Ewigkeit vorkommen kann. […] Denn Zeit ist Leben. Und das Leben wohnt im Herzen.”

Victor 25/06/2010

Pode parecer confuso, mas eu gostaria muito de ter gostado deste livro tanto quanto gostei d'A História Sem Fim. Apesar de possuir aquela magia que Michael Ende consegue atribuir às suas fábulas, aqui o encanto foi inteiramente direcionado às crianças sobrando pouco para nós, jovens adultos nostálgicos e carentes de livros que nos instigam a imaginação.
Conta-se a história da pobre menina Momo e de como ela conseguiu reaver todo o tempo que foi economizado pelas pessoas, ou melhor, roubado delas. Auxiliada pelo Mestre Hora e Cassiopéia - sua tartaruga de estimação - a menina luta contra os homens cinzentos para salvar seus maiores amigos de um futuro catastrófico.
Um livro gostoso de se ler, ingênuo e que passa uma mensagem batida mas que vale sempre ser requentada: não tenha pressa; viva sua vida, aproveite cada minuto e fuja das armadilhas que o tempo nos prepara.

Marcin 13/07/2011

o livro mais fantástico que já li em toda a minha vida. a ideia é perfeita e se encaixa perfeitamente com a vida de muita gente em qualquer época!