Psicologia do Inconsciente

Psicologia do Inconsciente Carl Gustav Jung

Resenhas - Psicologia do inconsciente

keika 02/04/2017

O jogo da vida
Se a vida é o jogo que eu imagino que seja, esse é o livro que dá as pistas mais úteis pra zerar o jogo

flavia.risso 07/06/2020

Até onde o inconsciente pode se tornar consciente?
Uma leitura que é facilmente entendida por leigos com interesse na área de psicologia analítica, estudos feitos durante a Guerra Mundial, porém não deixa de ter um tema com importância atual, se torna explicativo citando outros psicanalistas como Freud, explicando a ligação dos sonhos com problemas que afligem nossa saúde mental, ótimo livro, me prendeu a atenção do começo ao fim !

Flôr 20/08/2021

Fundamental
Apesar de sentir aqui um Jung, ainda, bem Freudiano rs, gostei muito. Inicia escrevendo sobre a teoria freudiana, realiza uma comparação com a teoria de Adler e propõe uma "síntese" (primeiros 04 capítulos). Segue diferenciando inconsciente pessoal do coletivo, assim como, tratando sobre método, arquétipos e noções gerais de interpretação e/ou terapia.

Rafael 25/10/2023

Da p aprender bastante sobre o inconsciente e abordagens para interpretar neuroses. Gostei muito dos primeiros capítulos, em que ele explica a teoria freudiana e adleriana e depois mostra sua síntese das duas. Me mostrou boas perspectivas sobre esse mundo da psicologia que eu desconhecia. Oq me incomodou foi a parte de análise de sonhos e arquétipos que é longa e meio duvidosa. Não existe um método p ele afirmar as coisas, são simples observações que ele faz sobre fenômenos do mundo

adriano j. 22/01/2019

Em busca da totalidade da alma
Bastante interessasse até mesmo para leigos que não possuem muita afinidade com os estudos psicológicos, mesmo que haja bastante apresentação de casos clinicos e referências a autores específicos da área. Nesse livro, Jung - alem de tratar principalmente dos aspectos do inconsciente e do seu sistema compensatório- trata bastante da interpretação dos sonhos e como eles podem ser, inclusive, premonitório. Mais uma vez Jung flerta com o que muitos acreditam ser misticismo, mas, para mim, a frase do capítulo final sintetiza sua visão: " quer queiramos quer não, mais cedo ou mais tarde, o fator cosmo-visão terá que ser levado em conta porque a alma está em busca da expressão de sua totalidade".

Natalia 13/11/2022

Essencial
Leitura obrigatória para quem atua na área com abordagem junguiana, nesse livro o autor descreve sua visão sobre análise de sonhos com comparativos da abordagem freudiana.

ascensao.literaria 02/04/2023

A leitura é profunda, apesar de ter caráter introdutório. Jung escreve como ninguém, é capaz de desenvolver diversos temas em um
trabalho curto de forma elucidativa e clara. Entretanto, para quem não tem noção de conceitos básicos de psicologia e psicanálise pode ser de difícil compreensão, mas nada que consultas em outros livros e pesquisas não resolvam!

luhodf 06/07/2023

Ele é bem esotérico, não dá pra negar.

Por vezes me questionei se ele estava mesmo falando de psicologia, parecia mais uma teoria espiritual, e seria menos confuso se isso fosse explícito e escrito como um livro espiritual, não de psicologia?

Alexandre 18/05/2021

Caramba! Que livro! Não consigo expressar nesse momento de maneira satisfatória como esse livro é bom!

luamoth 23/01/2023

Minha primeira leitura de jung, me senti bem confuso no início, mas com o tempo, e muitas releituras passei a compreender melhor, a mente humana e seu inconsciente é lindamente fascinante, pretendo reler esse livro e conhecer mais da obra junguiana

lararezendep 14/02/2024

Jung sempre tem muito a dizer, da pra reparar pelos parágrafos longos e nada prolixos que ele sabe exatamente sobre o que ta falando. Seus exemplos são maravilhosos e fáceis de entender apesar da leitura densa. Não vejo a hora de ler o próximo.

palomavisconti 10/03/2024

Um método possível
Neste livro Jung expõe o método empírico que ele desenvolve a partir da experiência no consultório com os seus pacientes. Compara o método do Freud, não o nega, mas acrescenta percepções próprias e que ele achou pertinente sobre o Inconsciente e a estrutura da Psique.