A Saga do Monstro do Pântano

A Saga do Monstro do Pântano Alan Moore

Resenhas - A Saga do Monstro do Pântano

Willian 17/11/2023

Alan Moore no seu melhor
Difícil o Alan Moore fazer algo ruim, não é mesmo? O homem é surreal. Não só o personagem Monstro do Pântano ganha uma sobrevida mas a história também, novos elementos e novas camadas que fazem até personagens que normalmente são esquecidos ganhem um certo destaque. Empolgado pra ler os demais vol.

Nanda Lima 25/06/2015

Aula de como mudar a indústria dos quadrinhos, por Alan Moore
MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA

A revista periódica do personagem Monstro do Pântano, da DC Comics, estava para ser cancelada no começo da década de 80 por causa do fracasso nas vendas. Os editores da DC, então, convidaram um jovem escritor inglês que estava ficando em evidência por suas histórias na revista britânica 2000 A.D., para tentar revitalizar o título. Deram carta branca para que ele fizesse o que quisesse com o personagem: afinal de contas não tinham nada a perder. Na edição nº 20, em sua estreia, Moore já mostrou a que veio provocando grandes mudanças conceituais e na história pregressa e futura do Monstro do Pântano. Na edição nº 21 de título “Lição de Anatomia” ele iniciou um arco que viria a ser um dos mais bem escritos e impactantes na indústria dos quadrinhos de todos os tempos.

Apesar de tratar-se de um título de terror, a abordagem totalmente adulta de Moore, e os conceitos profundamente filosóficos que aborda (a busca por identidade, sempre mutável e em dúvida, e os limites daquilo que se entende por relação amorosa) tiveram tamanho impacto que influenciam os quadrinhos até hoje. Lembre-se que ainda não havia Watchmen ou O cavaleiro das Trevas e os quadrinhos ainda eram vistos como leitura para crianças. Além de tornar a revista, que estava praticamente sendo cancelada, campeã de vendas nos EUA, Moore ajudou a DC a encontrar um novo nicho de mercado entre os leitores adultos. Nascia assim o selo Vertigo.

“O selo Vertigo foi fundado assim que os quadrinhos mais maduros da DC começaram a ter sucesso na segunda metade dos anos 80, inaugurado pela segunda fase da revista Monstro do Pântano e continuando com Watchmen e Sandman. Ao fundar o selo Vertigo a editora DC pretendia atrair escritores que queriam publicar esse tipo mais profundo (e pesado) de história, sem ter que se preocupar sobre ofender pais preocupados com o que seus filhos poderiam estar lendo. Numa época em que quase todos os nomes famosos nos quadrinhos eram de desenhistas, e a maioria das companhias estava pondo a arte acima da história, a Vertigo era a única linha de quadrinhos a pôr os roteiristas em primeiro lugar.” - Wikipedia

Ler esse primeiro livro foi uma experiência e tanto. Não é segredo que Alan Moore é meu roteirista favorito, e lê-lo sempre é uma experiência e tanto. O escritor inglês tem uma capacidade absolutamente genial, que ele também demonstra nesta HQ, de tornar o que antes era vulgar e efêmero em complexo e importante sem, no entanto, deixar tudo complicado. Ele consegue fazer o leitor mergulhar o mais fundo possível e mesmo assim continuar enxergando a luz do sol na superfície.

Eu nunca havia lido nada sobre o personagem – e nem é preciso para entender a fase do Alan -, mas Moore o recriou de tal forma que sua estranheza e sua humanidade, digladiando-se, me conquistaram. A HQ é de terror, e é aterrorizante. Mas não é o Monstro do Pântano o elemento assustador da obra. Você o ama logo de cara. Assustador é tudo o que o rodeia, inclusive os seres humanos.

DESENHOS

O traço de Stephen Bissete é sujo, mas muito bonito. A colorização de Tatjana Wood, com cores fortes e vivas, típica dos anos 80, enchem os olhos e enriquem a arte. Aqui temos um casamento perfeito entre roteiro e arte.

VEREDITO

Só por seu valor histórico, esta obra já valeria a leitura. Não bastasse isso, ela é resultado do gênio criativo de Alan Moore em sua melhor forma. Ou seja, uma história relevante, madura e bonita. Somam-se a isso a arte de Stephen Bissete e a linda colorização de Tatjana Wood. Leia e depois volte aqui para me agradecer a indicação.

Leitura obrigatória!

Nota:
5/5

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

raulpereira 02/01/2015

Um clássico dos quadrinhos, este quadrinho ganhou fama certamente pelo trabalho de reconstrução do personagem feita pelo mestre Alan Moore. Bacana ler este quadrinho justamente para ver como um personagem esquecido pela editora ganhou forma e voltou a ser algo importante para mesma.

Estevão 19/08/2010

Transformando um mostro em um principe
Alam Moore, o que falar deste mago, todas as literaturas que li dele sempre foram impressionantes e maravilhosa. Monstro do Pântano estava esquecido e muito perdido na DC, ele apadrinhou e simplesmente transformou um mostro em um príncipe.

Menino Javali 27/04/2010

O Gênio e o Monstro
Enaltecer a genialidade de Alan Moore é um exercício de redundância. Mesmo os que o consideram um maleta, mal humorado compulsivo e chato de galocha insuportável, admitem que até quando está em seus piores dias o cara é acima da média. Não é o caso desta inspiradíssima série. Em "A Saga do Monstro do Pântano", o soturno escritor esbanja capacidade criativa, revitalizando o personagem criado por Len Wein e Berni Wrightson na década de 70 e reinventando um conceito moderno de quadrinhos de horror, permeado por referências políticas, sociais e até ecológicas mescladas às influências cinematográficas, literárias e musicais. O estilo lovecraftiano adotado na saga é uma grata homenagem ao maior escritor de contos de terror e suspense de todos os tempos. "Lição de Anatomia", arco de histórias que apresenta a fórmula que consagraria o até então desconhecido senhor Moore ao seu futuro séquito é uma aula de narrativa magnificamente complementada pelos traços sombrios de Stephen Bissete. Caso fosse obrigatório algum adendo, lamentaria apenas o fato de o livro possuir míseras 200 páginas, não contemplando toda a série produzida pelo magistral Monstro do Pântano encarnado.