Budismo para Leigos

Budismo para Leigos Jonathan Landaw...

Resenhas - Budismo para Leigos

daniel.gumiero 20/02/2016

uma das melhores fontes de budismo
nas livrarias facilmente encontramos livros que nos remetem a questões budistas e filosofias orientais. contudo, a maioria dested livros nao abordam verdadeiramente a religiao budista, se tornando meros remédios de auto ajuda com lições orientais ou até mesmo falsas tradições new age travestidas da antiguidade budista.
Neste livro excepcional, o autor consegue ir a fundo e explicar toda a essência do budismo e seus diversos ramos por toda a asia. Um livro muito importante e confiável para iniciar sua busca de conhecimento nesta área. Não leiam nenhum outro livro "budista" sem antes ler esta obra.
Rubens123 09/11/2023minha estante
Tô na metade dele. Tô amando.

Raquel Comunale 13/04/2017

De uns tempos pra cá comecei a procurar textos sobre budismo e, quando vi esse livro, decidi que seria um ótimo "primeiro passo". Posso dizer com propriedade que foi uma escolha extremamente feliz da minha parte. O livro é sensacional, de verdade. Primeiro pelo fato de não te obrigar a ler cada capítulo em sequência. Os capítulos fazem links entre si de uma maneira bastante prática permitindo que você comece a ler os assuntos que despertam o seu interesse e, caso fique curioso, veja mais detalhes no outro capítulo. A linguagem e a narrativa são extremamente agradáveis e práticas mesmo com várias palavras sem tradução.

Seria impossível fazer um resumo do assunto então destaquei abaixo os pontos que mais me marcaram ao longo da leitura. Se você não conhece muito sobre o budismo ou tem curiosidade essa leitura é mais do que recomendada. Me fez refletir sobre diversos pontos e ver algumas situações por um ângulo totalmente novo. Amo livros que conseguem nos atingir nesse nível.

=======================

> Budismo é uma religião?
Na prática o o Budismo oferece às pessoas que o praticam uma maneira de encontrar respostas às grandes questões da vida, como “Quem sou eu?”, “Por que estou aqui?”, “Qual é o significado da vida”, “Por que sofremos?” e “Como posso alcançar a felicidade duradoura?” . Contudo, diferente das outras religiões não há um 'deus' ou um sistema rígido de crenças. Muito pelo contrário, os ensinamentos devem ser experimentados por cada um com o intuito de avaliar se fazem ou não sentido na sua visão.

> Amar sem limites
Quando você chega à questão central, o Budismo ensina-lhe que as pessoas que estão ao seu redor estão fundamentalmente interconectadas – inclusive, com você – e são interdependentes – que cada ser ou coisa aparentemente separada, você inclusive, é meramente uma expressão única de uma única realidade vasta e indivisível. Muitas tradições budistas ensinam aos seus seguidores que eles devem cultivar ativamente o amor e a compaixão pelos outros – não somente em relação àqueles que gostamos, mas também em relação àqueles que não são tão queridos.

> A sua mente molda suas experiências
A nossa mente cria, molda e experimenta tudo o que acontece então o que acontece na sua mente é muito mais importante para determinar se você é feliz do que qualquer uma das circunstâncias externas.

Reflita sobre o seguinte ponto: grandes empresas e agências de publicidade gastam bilhões de dólares para te convencer que você vai ser MUITO mais feliz SE tiver o carro do ano, SE beber a cerveja da moda ou SE viajar para o resort badalado do momento. Na prática nada disso pode garantir a sua felicidade mas se você não refletir sobre isso pode acabar investindo tempo e esforço para alcançar um objetivo que você, na verdade, nem queria.

> A causa de todo sofrimento
Todo o sofrimento, sem exceção, vem de um apego cobiçoso – em outras palavras, enquanto você permitir que desejos insaciáveis por isso e por aquilo o controlem, você será arrastado de uma situação de vida insatisfatória para outra, sem nunca conhecer a paz e a satisfação verdadeiras. Ou seja, você acreditar que um imóvel, um diploma ou um relacionamento podem garantir o seu "final feliz" só vai gerar mais insatisfação pois tudo muda o tempo inteiro, inclusive o nosso próprio conceito de "final feliz".

> A mensagem do Budismo é clara:
Prossiga no seu próprio ritmo.
Considere o que funciona para você e deixe o resto.
Mais importante, questione o que você ouve, experimente a verdade por si próprio e torne-a sua.

> Meditação
A meditação é uma maneira de se tornar tão familiar consigo mesmo – com seus pensamentos, sensações, sentimentos, padrões de comportamento e atitudes – que você passa a se conhecer mais intimamente do que você achava possível. Por meio da prática da meditação você pode desencadear reservas internas de tolerância, entendimento e até mesmo compaixão que você nunca soube que tinha.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/
Marili 21/08/2018minha estante
Ótima resenha

Bello 16/08/2022

Livro bastante completo
Livro bastante completo com história do budismo e as várias escolas. Uma ótima leitura. Não tinha lido ainda um livro abrangente facilitando a compreensão do surgimento das várias escolas.

thapark 20/10/2020

Este livro é um manual introdutório para aqueles que desejam ter uma visão geral sobre o Budismo. Por esta razão, ele menciona algumas das várias tradições que se desenvolveram ao longo da História (principalmente Theravada, Vajrayana e Zen), pontuando os principais traços comuns a todas elas.
Os autores Jonathan Landaw e @stephan.bodian nos ensinam que apesar do Budismo ser considerado uma religião (por fornecer respostas às grandes questões da vida), ele não adora um Deus, e tampouco prega um sistema de crenças. E que, para se beneficiar dos ensinamentos budistas, é necessário adotar a prática espiritual que consiste em três formas: comportamento ético, meditação e devoção.
O comportamento ético, diferente do que se pode imaginar, não diz respeito a prescrição de um padrão de certo e errado, mas sim ao estímulo de comportamentos que ajudam manter a mente em paz.
A meditação, por sua vez, tem por objetivo promover uma experiência de descoberta de quem você é e de cessação de suas insatisfações.
Por fim, a devoção se refere às três joias (ou gema tripla): Buda, dharma (ensinamentos de Buda) e shanga (comunidade de praticantes). Ou seja, é necessário refletir sobre o exemplo de Buda, procurar conselhos sábios no dharma, e buscar apoio no shanga.
Os autores acreditam que um dos motivos que levou o Budismo a ser tão popular hoje em dia é que ele incentiva uma visão crítica dos seus ensinamentos, e não a sua aceitação numa fé cega, inclusive afirmando que muitos mestres budistas orientam que a pessoa não abandone a sua religião tradicional para praticá-lo.
Seja qual for o motivo, fato é que atualmente é muito mais fácil o acesso aos ensinamentos budistas, e este livro é só mais um exemplo que pode ser consultado pelo leitor interessado. Ao final, ele traz ainda uma lista de outros livros e fontes para quem deseja se aprofundar no assunto.

site: @livros_e_dicas

Rodrigo Leão 07/05/2022

Bom livro
É um livro muito completo sobre budismo, mas as vezes é muito arrastado , má sora quem tem interesse é bom

Charles 17/07/2018

Melhor do que eu esperava
O livro é extremamente abrangente, contando desde as origens do Budismo com o príncipe Sidarta Gautama, o buda histórico (Shakiamuni) até os dias atuais, sempre de forma muito prática e didática. Na verdade, o excesso de zelo pela didática é o que deixa a leitura cansativa na maior parte das vezes; você só quer progredir no texto, mas ele faz questão de saber que você entendeu.

A parte da diagramação deixa um pouco a desejar. Cada página é extensa demais, talvez por economia (o livro poderia ter o dobro de páginas, se diagramado corretamente). Além disso, o excesso de autorreferências vai além do absurdo. No terço final do livro eu já não aguentava mais, e acabava não lendo nada que estivesse entre parênteses, porque era sempre (falamos disso no capítulo 2), (para saber mais sobre tal assunto, consulte o capítulo 10). E as referências vão de trás pra frente e vice-versa, já que no começo do livro o autor diz que o livro não precisa ser lido "na ordem", mas conforme o assunto interessar. O problema é que, se assim como eu, você é totalmente novato no assunto, não dá pra saber "qual assunto interessa".

Enfim, minhas chatices a parte, o conteúdo em si é excelente. Recomendo para quem quer saber do que se trata essa filosofia, suas origens e panorama atual, com incontáveis exemplos para aplicação prática e efetiva no cotidiano.

Kari 22/01/2022

Foi uma leitura informativa que não foi maçante e isto é um ponto positivo para mim. No começo não gostei do "()" no meio do livro, mas do meio para o final percebi o quanto é útil para poder voltar e encontrar mais facilmente as informações anteriores. As imagens ajudam muito e é um elemento interessante para ajudar na compreensão de todo o entendimento.
Cumpriu com as minhas expectativas!

Gabriel Baliza 06/04/2017

Notas sobre o livro
Um livro excelente. Ideal pra quem tem curiosidade e quer saber mais sobre o budismo. O livro tem uma linguagem de fácil e os autores souberam explicar de forma bem satisfatória os temas abordados. Recomendo a todos.

Carla Reis 31/03/2020

Um livro muito interessante, que esclarece muito sobre o budismo de forma simples, eu recomendo para começar a conhecer o assunto.

atila zeferino 22/07/2020

Um livro pragmático.
É um livro de fácil leitura e compreensão, principalmente, para os pesquisadores, faz uma síntese segura e confiável sobre a história e linhas do budismo.

André 10/02/2021

muito bom
ótimo livro para quem tem muitas dúvidas sobre o budismo, como seguir os ensinamentos e pra quebrar muitos mitos que outras pessoas falam sem conhecimento.

Zihtuan 08/06/2022

É um livro bastante informativo até lara aqueles que já tiveram algum contato o Budismo antes. Alguns trechos parecem se arrastar e soam repetitivos, mas pela proposta o caminho é justamente esse: conhecer tudo.

Gostei também que no final ele apresenta algumas indicações de leitura e pelo próprio texto acho que o leitor se direciona a buscar além do que já dito. Uma leitura que certamente recomendaria como forma/fonte de introdução.

Cristina 11/02/2023

Livro muito bem explicativo, ensinou muitas coisas. Fiz várias anotações, mas achei complexo todas as vertentes dentro do Budismo, não sei se conseguia escolher alguma, e/ou praticá-las. Mas vale a pena.

Danilo 18/06/2022

Bastante completo ao expor as escolas budistas e os diversos conceitos. Serve como ponto de partida para aprofundar-se em alguma escola específica, o que foi meu caso.