Enxaqueca

Enxaqueca Alexandre Feldman

Resenhas - Enxaqueca

Michelle.Leonhardt 17/11/2022

Informativo
Um livro para informar e para ajudar quem sofre desta doença.

Apesar de muito informativo, acho muito dificil seguir tudo que ali se prega exatamente da forma como é proposto. Isso não é um problema da escrita do autor, claro.

Entretanto, se a sua rotina não se adapta a todas as mudanças propostas, cria uma certa frustração. Isso não desmerece o autor que coloca no livro seus anos de observações e estudos, mas tampouco mantém a leitura com a mesma animação do início.

Jaque 23/06/2021

A proposta de cura do livro é um pouco assustadora, mas também não é nenhuma novidade..
Gostei muito dos esclarecimentos acerca desse elefante branco chamado enxaqueca e irei sim mudar alguns padrões de comportamento motivada (não só) pela obra.

Nando 05/02/2021

Tenho enxaqueca com aura
E, na maioria das vezes, sem dor. Só com aura visual. Quase toda semana.

O livro é ótimo, escrito por um médico especialista. O tratamento é bem ousado e consiste em mudança drástica de hábitos.

Carolina1793 27/01/2017

Sofro de enxaqueca e achei o livro muito interessante, além das dicas de enxaqueca é muito legal que ele fala também sobre os alimentos, o porque de cada alimento ser bom para a nossa saúde. Indico até para quem não sofre de enxaqueca, pois ele trata de assuntos que agregam muito valor em geral.

Parabéns ao dr Alexandre.
Rafa P. 10/05/2019minha estante
Carol eu também sofro de enxaquexa. Vc conseguiu aplicar na sua vida as dicas do livro?

Chinalia 23/12/2022

Pouco realista com base em nossa vida cotidiana
Desde já deixo claro que o conteúdo deste livro serve para pessoas que desejam levar uma vida mais saudável, mas não tem foco em ajudar de fato uma pessoa que sofre de enxaqueca na nossa realidade atual, auxiliando de forma a beneficiar os mesmos na questão enxaqueca. Também deixo claro que obviamente uma vida mais saudável contribui para beneficiar os enxaquecosos , mas é uma questão rasa e abrangente quanto ao que realmente pode ser feito a respeito.
Então faço uso dessa análise para me explicar melhor e dar dicas importantes que contribuíram na melhora. Como bem sabemos não existe uma solução para o problema de enxaqueca, todas as existentes no mercado são paliativas, no intuito de alimentar a indústria farmacêutica.

Obs: o uso da frase " só tem enxaqueca quem quer" é malicioso e marquetista , com o único objetivo de vender livros e explorar pessoas da mesma forma que a indústria farmacêutica.

O que eu aprendi com minha enxaqueca:

Entenda sua enxaqueca , observe quando e porque ela se manifesta. Esta é uma das coisas que mais me ajudou a entender e aliviar esse problema, faça disso seu maior foco.

Primeira dica: que você deve evitar é acostumar o corpo a tomar remédios, isso vai sanar o problema algumas vezes ou horas , mas a longo prazo seu corpo vai se acostumar e as doses só vão aumentar, e ficará cada vez mais difícil ter o controle, então só tome quando achar realmente necessário (quando não suportamos mais a dor).
Muitas vezes eu me utilizo de respirações mais prolongadas e banhos mornos onde deixo a água cair na cabeça e depois vou me deixar no escuro , isso ajuda muitas das vezes e evita o uso excessivo de remédio.

Segunda dica: não fique sem dormir bem, uma boa noite de sono é essencial para nós que sofremos desse problema, ajuda o corpo a liberar o estresse e relaxar, além de repor as energias e nos aliviar do cansaço, fatores que contribuem para a enxaqueca atacar.

Terceira dica: não fique sem comer ou coma besteiras no lugar de uma refeição saudável.
Manter uma rotina de alimentação saudável é muito importante. Hoje tenho uma rotina fixa de alimentação, isso é muito importante, tomo o primeiro café da manhã às seis, o segundo café da manhã às nove, almoço ao meio dia, depois café da tarde às quinze horas e jantar às dezenove. Isso me ajudou muito a não ter mais tantas crises. É claro que você não precisa fazer os mesmos horários que eu, estabeleça a rotina que melhor se encaixa em seu cotidiano, só quero que tenha em mente que isso pode favorecer e muito. Deixo claro que como absolutamente tudo que é natural (verduras, legumes) e carnes, isso pra mim é saudável, e não abdicar de tudo porque não vem de uma fazenda, o que hoje com o consumo frenético se torna inalcançável. Minha sugestão é que consuma mais produtos orgânicos, com menos agrotóxicos etc, comemos menos mas com mais qualidade.
Eu também não consumo açúcar refinado ou qualquer tipo ao longo do dia , assim como (doces, bolachas, refrigerantes) no geral produtos industrializados com excesso de açúcar, sal, e químicas (corantes artificiais, aromatizantes) glutamato de sódio, muito utilizado em temperos prontos como sazon, caldo Knorr, molho de yakisoba ou molho de soja etc.
não quer dizer que de vez em quando não possa comer, talvez uma vez ou outra no mês, mas não faça disso um hábito.
Consumo uma xícara de café pela manhã e muito raramente a tarde, sem excesso e isso nunca me fez mal, ou ativou a crise de enxaqueca como dizem os médicos que devemos evitar. Acredito que seja mais pelo excesso como tudo que comemos que pelo consumo em si o problema real.

Quarta dica: evite sons altos e luzes muito claras , principalmente por longos períodos. Como sabemos hoje o uso de aparelhos tecnológicos é constante em nossas vidas e isso acaba contribuindo para crises de enxaqueca. Se possível tente diminuir o uso, se não for possível faça como eu e deixe a luz do celular, TV ou monitor sempre sem brilho, mais escurinho ou até utilize o “tema escuro” hoje muitas ferramentas disponibilizam esse recurso. Para os sons, esqueça a ideia de utilizar fones de ouvido por longos períodos e principalmente alto, de preferência a sons baixos e caixas acústicas.

Quinta dica: evite se estressar tanto. É difícil não se estressar no trabalho muitas vezes como sabemos, eu trabalho no comércio e todo final de mês sabia que teria uma crise esperando por mim. Depois que parei de trabalhar (coisa que nem todos têm a oportunidade) minhas crises diminuíram em 50%. Mas também aprendi enquanto trabalhava a manter a mente mais tranquila, me retirava por alguns minutos em um canto quieto, escuro e respirava fundo e calmamente, até a mente e o corpo entrarem em um estado tranquilo, isso me ajudou muito. Quantas vezes tive que pegar condução para voltar para casa rezando para não passar mal e evitar de tomar remédios, mas mantendo o foco na respiração e concentrada no objeto de chegar logo em casa. Isso quase sempre dava certo, claro se a minha crise não fosse tão forte. Chegava em casa tomava um banho como eu disse de deixar a água cair na cabeça e relaxar, depois jantava (não fique sem comer mesmo com dor, sei que é difícil mas só vai piorar) e ia para cama no escuro, isso muitas vezes me ajudou a não fazer uso do remédio, só em casos raros de crise forte. E hoje se faço uso de 1 comprimido por mês é muito.

Sexta dica: cheiros doces e fortes. Ao longo do tempo percebi que cheiros muito fortes me faziam ter crises de enxaqueca, (perfumes, produtos de limpeza, produtos de higiene etc) com cheiro doce e amadeirado. A lavanda , capim limão e etc cheiros com base em produtos retirados da natureza são os que não me causam crises, cheiros mais suaves, e que não fixam tanto na roupa ou ambiente também. Engraçado é que quase tudo na minha casa é assim, na grande maioria cheira a lavanda.

Enfim estas são pequenas dicas, mas que tenho certeza que podem ajudar muito mais do que alguém te dizendo só pra ter uma vida mais saudável, uma vida saudável é importante de fato para todos nós, mas não ajuda de fato as pessoas a entender de que forma aplicar isso na melhora de suas crises e a conviver com esse problema constante, senão colocada de forma realista ao nosso cotidiano. Por isso ressalto o que disse anteriormente, entenda sua enxaqueca, estabeleça uma rotina fixa alimentar saudável sim, e passe a analisar o que lhe trás mais benefícios a longo prazo, assim como as outras dicas listadas acima, tenha o controle de sua enxaqueca e não permita que ela te controle.

Évelin Noah 16/11/2017

Excelente livro!
Livro excelente, onde o Dr. Feldman descreve e explica muito didaticamente sobre o mal da enxaqueca, que acomete milhões de pessoas em todo mundo.
Em sua obra podemos encontrar também dicas, instruções e passo-a-passo para se ter uma vida livre de enxaqueca, e, acima de tudo mais saudável.
Eu como portadora da enxaqueca desde os 8 anos de idade, amei esse livro e super recomendo a todos que sofrem, assim como eu.
O autor perpassa por diversas áreas, desde a médico-cientifica, até a área da culinária/ nutrição, explicando detalhadamente, e com muito cuidado, tudo que um enxaquecoso deve e precisa saber.

site: www.enxaqueca.com.br/blog/

Sara B. 11/10/2021

Enxaqueca
Gostei bastante do livro. Me trouxe diversas explicações bem didáticas sobre o que a enxaqueca é, por que ela pode acontecer, e algumas sugestões de tratamento por meio da alimentação. Nessa última parte - sugestões de alimentação - foi que senti falta de algo mais. Achei que traria sugestões de possíveis refeições, já que o Dr sugere que muitos tipos de alimentos sejam cortados. Então fiquei um pouco perdida. Mas, por outro lado, tbm entendo que isso deva ser feito por um nutricionista.

@estantedaali 04/04/2021

Esse livro precisa ser lido por todos!
Sofro de enxaqueca desde criança e herdei da minha mãe, que também sofre durante toda a vida. Me interessei pelo livro justamente pela minha convivência com a enxaqueca e superei minhas expectativas. Neste livro, Dr. Feldman apresenta a bioquímica envolvida por trás da enxaqueca, os mecanismos de ação dos fármacos mais comuns, além de apresentar uma série de recomendações que visam minimizar, reduzir ou eliminar as crises de enxaqueca,
Eu amei os capítulos que explicam a bioquímica e neuroquímica envolvida nas crises de enxaqueca e ação dos fármacos, particularmente por ser formada em química, mas também por achar muito importante esclarecer para um paciente o que acontece com o seu corpo para que você sinta tanta dor, muitas vezes sem nenhum motivo aparente. E com esse embasamento científico que o Dr. Feldman nos apresenta as suas recomendações de mudança de estilo de vida e como essa nossa relação com o ambiente e o cotidiano nos afetam e geram crises. Dentre as principais sugestões que o Dr. Feldman apresenta, estão alterações na alimentação (redução de industrializados...), qualidade do sono, práticas de atividades físicas...tudo isso adequado ao ciclo circadiano.
Eu recomendo a leitura desse livro para todas as pessoas, sofrendo ou não de enxaqueca, pois:
1. Se você não sofre, provavelmente conhece alguém que sofre, e vai aprender a não menosprezar a dor dessa pessoa.
2. A mudança de estilo de vida proposta fará bem para todas as pessoas, pois não é segredo nenhum que o nosso estilo de vida está associado às doenças da atualidade, dentre elas a enxaqueca e a depressão (que o livro explica serem muito semelhantes).

Cynthilante 18/04/2021

O livro é um manual para a convivência harmoniosa com o problema da enxaqueca baseado nas observações do autor na sua prática clínica.

Gustavo.Borba 10/12/2018

Vida saudável cura tudo
Enxaqueca: Só tem quem quer, de Alexandre Feldman. Minha motivação foi perceber o quanto minha cunhada sofria com a enxaqueca, a ponto de ter que ser medicada em pronto-socorro. Este livro foi encontrado por acaso e comecei a leitura de forma despretenciosa, no celular mesmo. Qual não foi minha surpresa quando descobri que o médico que escreveu o livro fez uma pesquisa profunda e acompanha casos em seu consultório de forma criteriosa, a fim de tirar lições de suas intervenções. E o que ele propõe é um tratamento o mais natural possível, com alterações no estilo de vida que levem ao aumento da saúde como um todo, não só para combater a enxaqueca. Pois o que ele descobriu é que nossa sociedade industrializada não faz bem para quem sofre deste mal e é preciso redescobrir a vida natural, o mais próxima do que ela pode ser do que vivíamos no surgimento de nossa espécie. Assim, ele recomenda uma alimentação saudável e com alimentos frescos, evitando ao máximo os industrializados, recomenda sono adequado e exercícios e também meditação e autoconhecimento. Na verdade, são recomendações que já encontrei em outros livros e vídeos de outros médicos no YouTube, que visam ampliar a saúde. Assim, percebo uma coerência nas recomendações e este livro fica como uma referência a todas as pessoas que sofrem deste mal. Recomendo não só a quem sofre de enxaqueca, mas a todo mundo que quer melhora a saúde e prevenir males. Leitura concluída em 02/10/2018.
Rafa P. 10/05/2019minha estante
Ótima resenha. Eu comeceçei a leitura e estou gostando muito. O livro é indicado a todos, não só aqueles que sofrem de enxaqueca.

Stefanippaludo 17/05/2019

Nada novo
Não espere encontrar soluções milagrosas. O livro aborda principalmente a influencia que os alimentos, hormônios, sono, atividade física e rotina diária tem na enxaqueca e como ela ocorre. A escrita é enrolada e entediante e o autor repete várias vezes as mesmas informações. Poderia ter feito o livro, passando a mesma mensagem com metades das páginas. Sem contar que há excesso de exclamações e repetição de expressões como "ou seja". O autor considera como se o leitor não soubesse de nada ainda sobre enxaqueca e explica tudo. Tudo mesmo, inclusive, com comparações ruins.
Pra resumir as soluções encontradas no livro são surreais para qualquer pessoa que vive na sociedade moderna e tenha uma vida como a maioria das pessoas. Elas vão desde cortar quase completamente os carboidratos e não comer nada industrializado à não acender as luzes de casa à noite e já ir se preparando para adormecer assim que anoitece. O autor, inclusive, aconselha que as pessoas utilizem velas e lampiões para iluminar suas casas, e não comam carnes e produtos oriundos de animais que foram alimentados com ração e hormônios, além de evitar ingerir alimentos vegetais que receberam agrotóxicos.
O livro apresentou poucas informações novas a mim, que por me tratar de enxaqueca há anos já conhecia a influência da maioria das coisas apresentadas. Também, me deu a impressão de que terei que conviver com o problema pelo restante da vida, visto que a medicação não auxilia muito e jamais conseguirei eliminar completamente a ingestão de alimentos industrializados, hormônios, viver sem usar luz elétrica, computador, celular e sem o contato de objetos de plásticos, alumínios e derivados do petróleo.
Chinalia 23/12/2022minha estante
Obrigada por essa resenha, de fato você entendeu como ninguém o que esse livro propõe e como esta longe de ser um guia para pessoas que sofrem de enxaqueca. esta mais para um apanhado de sugestões e fatos sobre saúde e como nosso corpo funciona que ja conhecemos, para uma vida saudável sem muito foco em padrões realistas ao nosso cotidiano. Uma vida saudável é bom para todos, mas devemos nos lembrar que sugestões mais focadas no problema seriam ideais na contribuição para aqueles que leem, afinal esse seria o foco do livro ao meu ver.

Ruth 19/08/2022

Esse livro do Dr. Alexandre é excelente para compreender o mecanismo da enxaqueca. Traz elementos que só quem tem o problema é verdadeiramente capaz de entender. Além de ensinar e desvendar muitas coisas relativas a essa doença crônica e como amenizar ou superar o problema. É um guia prático e aplicável.

Michelle B. 27/02/2024

Radical?
Realmente um livro com muita informação nova e importante para o tratamento e cura da enxaqueca, mas que requer um esforço verdadeiro principalmente na alimentação com menos agrotóxicos e hormônios presentes nos alimentos. Valeu muito a pena a leitura e espero que dê certo!