A Cultura da Participação

A Cultura da Participação Clay Shirky

Resenhas - A Cultura da Participação

Tauana Mariana 01/02/2014

Elogio à participação
Livro curtinho (tem cerca de 185 páginas de texto, o restante é bibliografia e notas) e super interessante. Mas claro, Clay observa um fenômeno optando por um olhar generoso, esperançoso e positivo. Outros autores como Andrew Keen (autor de Vertigem Digital) criticam o autor, pois observam o mesmo fenômeno, porém com outras perspectiva, outro olhar, um pouco mais negativo. Por isso, sempre é importante comparar ideias e ver mais de um lado do contexto. O livro de Clay pode soar verdadeiro ou fantasioso demais, conforme cada interpretação. Mas eu prefiro acreditar na primeira opção. Sou mais Clay do que Andrew. A essência do livro é compreender o que fazemos com o nosso excedente cognitivo, ou seja, o que fazemos com o tempo que nos sobra. Antes, utilizávamos esse tempo sentado na frente da TV, ou seja, desperdiçávamos um tempo precioso. Atualmente, deixamos de ser "tão" passivos e nos tornamos mais ativos, participativos, colaborativos. A nossa sociedade está mudando, possibilitada pela tecnologia. Mas ela não é a razão dessa mudança, mas sim a facilitadora. O livro é dividido em 7 capítulos, são eles:

1. Gim, televisão e excedente cognitivo
2. Meios
3. Motivo
4. Oportunidade
5. Cultura
6. Pessoal, comum, público e cívico
7. Procurando o mouse

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2014/01/a-cultura-da-participacao.html