Carrie, a estranha

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Noah.Sekhani 09/03/2024

Primeiro livro do Stephen King, acredito que ele ainda estava aprendendo como se escreve um livro, narrativa levemente confusa mas ainda sim envolvente. Não me admira o livro ter sido a chave do sucesso dele

Bia Andrade 08/03/2024

Carrie é uma história verdadeiramente impactante, que aborda temas ainda muito relevantes e necessários de serem discutidos, como o bullying e o fanatismo religioso. Assisti ao filme várias vezes e sempre me choco com o comportamento de alguns dos personagens. Acredito que no livro podemos ter uma compreensão mais profunda de como todo o sofrimento da protagonista se encaminha para aquela noite brutal do baile. 'Carrie, a Estranha' é um livro que, mesmo após várias leituras, continua provocando uma sensação estranha no leitor, deixando uma marca duradoura após virar a última página

dluaeduarda 08/03/2024

É uma obra simplesmente maravilhosa que evoca um medo visceral e perturbador. Com uma trama envolvente e personagens complexos, o livro transcende as adaptações cinematográficas e oferece uma experiência de leitura profundamente impactante. Uma narrativa que merece ser explorada e discutida, "Carrie" é, para mim, definitivamente um dos melhores trabalhos de King e uma leitura indispensável para os amantes do reizinho.

Vih braz 07/03/2024

Livro perfeito, me arrependo de ter enrolado tanto para ler esse livro, esse é o segundo livro do S. King e como o outro, o livro e meio "cansativo" mas da metade pro final sendo totalmente surpreendente.
Esse livro aparenta "uma história real", pois contém partes que mostram que foram tiradas de outros livros, porém esses outros livros são fictícios, e acaba que surge uma certa dúvida se essa história realmente aconteceu ou não.
O livro sendo bem mais marcante e com mas detalhes que o filme.

Gabrielly835 07/03/2024

Uma "guerreira"
Um livro curtinho e envolvente, mas admito que achei a escrita meio confusa nesse.
Peguei no livro essa coisa de limite, a garota passa a vida inteira sem fazer nada demais pra ninguém, ela só é odiada por ser estranha, e por culpa da mãe que tem, que meu Deus, que grande megera, a senhora pureza, a maior hipócrita. Ela sempre na dela até ter noção do poder que tem e ser levada ao extremo limite, acredito que aceitou coisa até demais.

Caio657 06/03/2024

Realmente é uma coisa estranha, envolve assuntos delicados e tals, mas mesmo sendo uma das primeiras histórias do king, é algo muito e ótimo de ler.
Gostei do início ao fim.

Laila.Esteffany 06/03/2024

Li e gostei, reli e amei!
Como é possível saber pelo título, eu já havia lido esse livro anteriormente, mas o tinha lido apenas como mais uma história de causa e consequência. Porém, após a minha releitura, eu percebi que esse livro trata, também, de uma análise comportamental e acho que muito disso se deve ao formato e a maneira como a história é contada, pois se trata de um romance epistolar, que, para mim, serviu como uma luva.

Um pouco da sinopse: Carrie White é uma menina que sofre muito bullying na escola e tem como figura materna Margaret White, uma fanática religiosa. Após um certo acontecimento, Carrie acaba por descobrir que possui poderes telecinéticos... Como controlar esses poderes em meio a tanta humilhação?

Esse é o romance de estreia do Stephen King e acho que ele não poderia ter começado de maneira mais icônica. A forma que ele escolheu para contar a história é muito envolvente, os fragmentos de reportagens, entrevistas e trechos de livros, e tudo isso misturado com a narrativa em vários pontos de vista deixou a história ainda mais rica.

A maneira como ele constrói a Carrie é divina, o seu sofrimento diário, tanto em casa quanto na escola, sua confusão com esses dois mundos, sua estranheza consigo mesma e com os acontecimentos ao seu redor, sua ingenuidade e, até mesmo, inocência, seu esgotamento e sua raiva. Ela é uma personagem cheia de nuances e camadas que conseguem ser apresentadas em poucas páginas de maneira excelente. A Margaret White é uma personagem que dá medo justamente por ser muito real, ela é totalmente desequilibrada e possui ideais inacreditáveis de tão bizarros, além de exercer um poder de manipulação muito grande sobre a Carrie, justamente por ser sua mãe. Outros personagens aqui são bem interessantes, a Sue, por exemplo, com a sua autocrítica que leva a lugares que ela nem imagina. O Tommy, um cara super bacana e, possivelmente, a única pessoa que conseguiu enxergar a Carrie como algo além do bode expiatório da turma, um fofo.

Enfim, amo o livro, a cena do baile é apoteótica, assim como todo o desenrolar que vem depois disso. O King soube descrever bem a raiva feminina, principalmente no aspecto do oprimido que se torna opressor e escreveu um bela e trágica história anti-bullying. HE IS MY MASTER!!!

Xand 06/03/2024

Uma noite para nunca esquecer
Muito antes de ser uma história de vingança, carrie é o referencial de jovem com o potencial corrompido.
não só seus colegas de turma falharam com ela, como a cidade em si que nunca a deu o aparato que precisava, e principalmente sua mãe que sempre foi uma megera com ela e sempre a diminuiu de todas as formas possíveis. indo do abuso físico ao mental em questão de segundos, e tentando justificar tudo com suas crenças religiosas e a impondo um fanatismo que mais a afastou de qualquer tipo de acolhimento que a fé cristã poderia a oferecer, e dando mais a ela uma visão de opressão.

carrie para muitos pode ter sido uma vilã. a menina que teve um surto e destruiu metade da cidade, e deixou um rastro de sangue e morte por onde passou. mas também para outros, ela nada mais é como uma vítima como qualquer outra que ela acabou ferindo no meio de tudo isso. se as pessoas não tivessem fechado os olhos para o que ela passava, ou terem sido mais gentis em relação a ela, será que o rumo de sua vida teria sido diferente?

Hadria1 06/03/2024

Se "Solitarie" (A.O) e "Sob a Redoma" (S.K) tivesse um filho
Achei a escrita meio confusa, procurei diversos arquivos de diferentes editoras mas todos pareciam ter vários problemas de descrição/ tradução, talvez seja a época em que foi escrito/ traduzido.

A história é rápida e com pov múltiplo, além também de ser uma mistura de presente e passado.

A conexão da primeira cena com a última foi genial!

Leonardo1245 06/03/2024

Carrie, a injustiçada
"Carrie" foi o primeiro livro publicado pelo King. E, mesmo sendo o primeiro, o estilo próprio do autor já tava bem consolidado aqui. Aquelas técnicas que o King usa nos seus livros - misturar narração de eventos com fluxo de consciência, dar pequenos spoilers ao leitor etc - já faziam parte dele desde o começo.

A história, eu acredito que não é novidade pra ninguém: começa quando Carrie, uma adolescente socialmente desajustada, que cresceu atormentada por uma mãe fervorosamente religiosa e por todo tipo de bullying imaginável, tem a sua primeira menstruação no chuveiro do vestiário feminino da escola. A coitada, que não sabia o que era menstruação, achou que tava morrendo e foi humilhada pelas colegas, que ficaram rindo e arremessando absorventes nela. O que ninguém percebeu foi que, com a puberdade (tardia), veio a maturação de uma habilidade latente na Carrie: a telecinésia.

Achei muito massa a forma como o King abordou a questão das habilidades mentais da Carrie. A forma como ele apresentou os fatos, mesclando os eventos do plot com trechos de livros científicos sobre telecinésia, deu aos poderes da Carrie um aspecto muito mais técnico do que sobrenatural. A telecinésia da Carrie nunca foi a bruxaria que os filmes fizeram parecer, mas sim uma condição genética, que já corria na família há muitas gerações. O fato de ter sido a mãe da Carrie, que odiava o dom da filha, quem transmitiu a ela o gene da telecinésia foi um toque de ironia sutil dos mais deliciosos.

A mãe da Carrie em si, aos meus olhos, foi um bode expiatório que o King criou pra xingar os crentes. De fato, o livro é uma ofensa descarada ao fanatismo religioso. Consigo imaginar um autor jovem, indignado com essa gurizada que acredita que a Bíblia é o manual de vida de todos, que decidiu escrever um livro pra tirar do peito tudo o que ele pensava dessa gente. Imagino que, se eu tivesse lido esse livro quando eu ainda era um adolescente entendendo o meu ateísmo, eu teria amado demais. Hoje, com um pouco mais de maturidade literária e uma atitude menos reativa ao fanatismo dos outros, eu achei algumas críticas do livro gratuitas demais.

O livro vale muito a pena. Os filmes foram muito criativos nas cenas do baile, mas só. O livro, mesmo tendo só 200 páginas, apresenta muito mais sobre o passado da Carrie, da família White e das características e consequências fisiológicas desse dom. E repito: Carrie foi injustiçada. Qualquer um que passou pelo que ela passou teria coringado também.

Duda Moretti 05/03/2024

O livro é incrível, primeiro que li do Stephen King e não me arrependo nenhum pouco. O livro não é maçante, você torce a todo momento pra Carrie se vingar de todos e acho que por isso se tornou um dos meus favoritos.

GioM0 05/03/2024

Gostei bastante
Eu acho que tava com muita expectativa por ser so Stephen King mas achei uma boa forma de comecar nos livros dele. Bem fluido e o universo me deixou bem envolvida

Mari Checoni 05/03/2024

Uma adolescente privada pelo fanatismo da mãe
Carrie foi o primeiro livro publicado pelo autor e sempre tive curiosidade em saber como seria a história, visto que não entrei no mundo "Stephen King" por essa história.

Assisti primeiro o filme (versão mais recente com a Chloe) e achei a premissa muito boa, por isso a curiosidade em ler o livro.

Carrie é uma personagem complexa e com poderes telecinéticos, ou seja, consegue mover objetos com a mente. E ao longo do livro todo eu senti pena dela. Por conta de tudo que foi privada por causa do fanatismo religioso da mãe. E que mãe insuportável! Outra personagem muito bem pensada e completamente maluca!

Não lembrava que o final era assim (pelo menos assistindo ao filme), mas gostei. Acho que depois de tudo, foi um final justo.

Não é meu favorito do King e não acho que seja um bom livro pra começar a ler King, pois algumas partes pra mim foram bem arrastadas durante a leitura. Mas vale a experiência e vale pela Carrie, uma das personagens mais complexas do autor.

Priscila.leitora 05/03/2024

Simplesmente o rei
O livro é super interessante! Foi contada a história como se realmente tivesse acontecido. Achei o máximo!!
O filme TB é muito bom. Para quem quer começar a ler esse autor como eu, esse é o melhor livro. Rápido e intenso.
Simplesmente amei!

Dani.Felicio 05/03/2024

Carrie é o primeiro livro do Stephen que li. Não vou mentir, durante boa parte da história, torci para ela se vingar das pessoas que a maltrataram. A história te prende, mas a forma da escrita não me interessou tanto. Demorou bastante pra entender os pontos de vista e o jeito do autor escrever as cenas. Talvez pra uma pessoa que é acostumada com capítulos, ler um livro com pontos de vista separados apenas por espaços é um pouco confuso.
Enquanto lia, assistia também o filme (de 2002). A adaptação é incrível, descreve bem do jeito que pensava que seriam as cenas.