Carrie, A Estranha

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Flávia Menezes 01/09/2021

?CARRIE?: AQUELA QUE O KING JOGOU NO LIXO.
No dia 14/09/2020, a revista Rolling Stone publicou uma matéria intitulada: ?A incrível história de como Stephen King jogou no lixo a história de Carrie, a Estranha e foi salvo pela esposa?. Foi Tabitha quem primeiro viu o potencial do manuscrito, e insistiu para que o marido continuasse.

O manuscrito resgatado da lixeira, ainda foi rejeitado por trinta editoras, antes de ser aceito pela Doubleday. Meses depois, os direitos para venda como brochura (que só acontece quando o livro realmente tem potencial para virar um best-seller) foi comprado pela Signet Book pelo valor de US$ 400 mil. Um livro jogado no lixo, que recebeu 30 cartas de rejeição... Depois dessa, o único caminho era mesmo o sucesso!

?Carrie ? A Estranha? foi o debut do King como escritor, e pelo que li do autor até agora, essa obra mostra que Stephen King, ?O? Mestre da Escrita, um dia também foi um principiante. Sua escrita nessa obra é mais crua, apressada, um tanto distante, e sem aquela característica do King de ?despertar os nossos sentidos?.

Muito disso se deve a algo que o próprio King revelou em seu livro ?Sobre a Escrita? de que ele não gostava de Carrie (confesso que para mim isso ficou muito claro logo nas primeiras páginas). E esse foi o motivo pelo qual ele a jogou no lixo. Foi através do olhar de escritora de Tabitha, sua esposa, que ele conseguiu dar mais vida a essa personagem, trazendo à tona toda a humanidade que fez com que seus leitores se conectassem com ela. Thanks, Tabby!

Tive muita dificuldade para me conectar com essa obra, e o que me fez prosseguir foi querer saber onde uma história dessas iria parar. E no momento clímax da história, eu preciso dizer que o King não falhou nenhum pouquinho. Ali estava o King de sempre!

Durante a narrativa, sobre a relação conturbada entre a protagonista e a mãe, é possível perceber uma forte influência dos contos de fadas na escrita do King (os contos de fadas Raiz, que são aqueles sem finais felizes, e não os Nutella como os da Disney). A mãe excessivamente má (como as madrastas/bruxas), a questão toda envolvendo o problema do ?sangue? (que se refere ao crescimento, e a passagem da criança para a mulher), a ?faca? (o objeto fálico), o conflito do permanecer em casa x viver o que os outros vivem (passagem da dependência materna para a independência) são alguns desses elementos de contos de fadas que evidencio apenas para exemplificar, e se você já leu ?A Psicanálise dos Contos de Fadas? de Bruno Bettelheim, aposto que poderá encontrar mais alguns.

Um outro fator em ?Carrie ? a Estranha?, que encontrei em todos os livros do King que eu já li, é sua paixão por carros. A famosa cena de descrição de um carro antigo... essa não falhou nem aqui! E quando ele mencionou John F. Kennedy, então? Nem preciso dizer o quanto deixou meu coração aceleradinho de amor.

?Carrie ? A Estranha? é uma bonita história sobre como crescer é difícil, e todos os obstáculos que aparecem no caminho para nos desanimar, ao nos lançarmos no mundo, sozinhos e longe da família de origem que tanto nos conhece.

Mas é claro, não há como deixar de fora que a maior mensagem por trás dessa história, é sobre ?o ódio que semeamos?. O bullying é algo muito sério, e ele remonta a história da humanidade, porque desde que o mundo é mundo, as pessoas possuem problemas para se relacionar umas com as outras, e em compreender e respeitar os outros tanto quanto querem ser respeitadas. Além de amadas.

E nesse quesito, ?Carrie ? A Estranha? é uma verdadeira cartilha. É uma pena que nem desenhando as pessoas consigam perceber como as palavras têm poder, e um poder muito maior do que aquele provocado pela telecinética de Carrie.
Francisco 01/09/2021minha estante
Resenha espetacular!. Creio que um dos muitos fatores que impediam Carrie era o fanatismo religioso de sua mãe e esse fator me chamou bastante a atenção. Quanto à escrita também achei bem diferente daquilo a que estamos acostumados quando lemos os livros do King.

Muito obrigada! ?
Mas olha? você já percebeu que ele (King) parece ter uma questãozinha com o fator religião? Não é a primeira vez que ele surge assim.
E em Carrie? ele vem mesmo como esse impedimento da filha de crescer. Achei bem forte a influência da paixão do King pelos contos de fadas nessa parte.
Da escrita? confesso que eu encontrei vários pontos de falhas, bem características de principiantes? mas deixei pra lá porque quem sou eu pra criticar o King? ??

Francisco 01/09/2021minha estante
Sim, essa questão do fator religião aparece muito tanto em livros maiores como em contos do King. Também encontrei várias falhas em Carrie, mas também deixei pra lá. ;)

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Nossos olhares afiados pegando as falhinhas do King? kkkkk

Várias kkkk...

Kkkkkk

Joao 01/09/2021minha estante
Flávia que resenha maravilhosa! Concordo inteiramente com você e mesmo apesar de ser um primeiro livro, acho Carrie sensacional! King raramente erra.

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
João, obrigada!? E você disse tudo: o King nunca erra! E nesse caso, nem a esposa dele, Tabitha, porque ela foi essencial para que Carrie ganhasse vida, e passasse essa mensagem de relevância atemporal ???

Joao 01/09/2021minha estante
Exatamente hahaha. Te confesso que um momento que adoro nos livros dele são os prefácios. Como escreve bem o sujeito.
A única obra dele que me deixa com um pé atrás é Jogo Perigoso, mas nem por isso acho ruim.

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Jura? Com o pé atrás? Mas pq?
Eu também, viu? Porque ele já nos ganha no começo. E eu sou apaixonada pelos protagonistas masculinos dele. :)

Joao 01/09/2021minha estante
Acho Jogo Perigoso meio travado no auge da prolixidade dele rsrs. Mas têm momentos sensacionais

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Você sabe que eu comecei a ver esse filme no Netflix, mas parei? Ainda bem viu? Porque King é sempre melhor conhecer pelo livro. Quer dizer, com exceção de ?It?, que tem uma adaptação incrível! E pelos trechos que eu vi, entendi bem oq você quis dizer. Uma escrita diferente? meio Harold Robbins isso kkkk

Joao 01/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk. Belo exemplo hahaha.
Então, com certeza é melhor conhecer pelos livros, apesar de ter filmes inspirados em obras dele que eu amo.
Quando puderes, pega um livro chamado As quatro estações. São 4 contos e configuram a melhor coisa que li dele, juntamente com Desespero e Love (esse muita gente odeia mas eu amo rsrs)

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Eu quero muito ler Love! Mas olha?já vou procurar esses outros, pq agora que já acabei ?Carrie?? já consigo incluir mais um Kingzinho nas leituras diárias. Obrigada pelas dicas :)

Joao 01/09/2021minha estante
Eita hahahaha. Vai firme que acho que tu vai adorar.

Marlonbsan 23/03/2020

Carrie, a Estranha
A adolescente, Carrietta White, não leva a vida comum como a dos outros de sua idade, muito por conta de sua mãe, que a impede, devido a sua devoção religiosa. Já no colégio, os ?colegas? a perseguem e atormentam. Mas Carrie possui um segredo, objetos próximos a ela costumam se mexer de forma nada natural.

O livro é narrado, na maior parte, em terceira pessoa, trazendo relatos, entrevistas, reportagens, trechos de livros (criados para dar contexto narrativo), que montam a história e o que aconteceu com Carrie em parte da sua vida e mais especificamente no baile de formatura e o seu desfecho. A leitura é fluida, King já demonstrava o que viria a ser sua escrita posterior que pesa na prolixidade, porém nesse livro ele não se aprofundou tanto nesse ponto. Mas mesmo assim, a forma como é montada e contada a história fica um pouco confusa e não cativa muito.

Carrie é uma personagem que sofre muito, tanto pela sua criação, com uma mãe extremamente religiosa que não a instrui sobre seu corpo e o fato de ser mulher, quanto pelos seus ?colegas? de escola que a tratam de forma lamentável. O que a motiva a tomar as atitudes narradas.

O toque sobrenatural referente à telecinesia é explicado através de trechos de um livro (fictício) que explora o assunto e é interessante como foi abordado, King desde o começo demonstrava uma criatividade fora do comum. No geral, traz uma importante lição relacionada ao bullying e a forma de tratar as pessoas.
Kah 16/04/2021minha estante
Alguém me ajuda como faço para começa a ler o livro?

Marlonbsan 16/04/2021minha estante
O Skoob é uma rede social feita para organização de leituras, não é possível ler os livros por ela

Thami 14/09/2022minha estante
aquela parte onde ele narra q fantasmas o ajudaram a escrever é real?

Marlonbsan 15/09/2022minha estante
Então, ele escreve histórias de terror, pode ser que tenha falado algo pra assustar haha

Thami 16/09/2022minha estante
kkkkkk talvez

Marlonbsan 17/09/2022minha estante
É, nunca se sabe haha

manoella 11/01/2023minha estante
achei o filme melhor que o livro.

Marlonbsan 11/01/2023minha estante
Ah sim, o filme consegue trazer alguns detalhes visuais que ajudam, sem contar na fluidez

Gildevan.Santos 22/01/2023minha estante
Achei que o livro fosse maior. Em 200 páginas, o autor é fiel à narrativa do filme?

Carlos588 21/04/2023minha estante
Sobre a parte do King dizer que recebeu a ajuda de fantasmas é apenas uma metáfora, pois foi baseado na história de duas jovens que morreram antes dele escrever o livro que ele se baseou, galera.

Luciana.Almeida 15/02/2024minha estante
Gildevan o filme é uma adaptação do livro.

Aryta 01/02/2022

Stephen King versão ?fast book? de excelente qualidade.
Acho que é difícil uma pessoa não conhecer a história da Carrie. Pode ser que seja uma versão um pouco diferente da apresentada pelo livro, com detalhes acrescentados pela indústria cinematográfica etc., mas, é uma história que não acho absurdo dizer que se tornou clássica, porque independente da forma apresentada, alguns pontos nunca mudam.

Então, eu já tinha várias ?Carries? em mente quando comecei a ler e fiquei ainda mais apaixonada por essa.

A Carrie original de Stephen King é cheia de ?bagagem?, tem um histórico familiar muito importante para a trama (tanto em questões biológicas, quanto emocionais) e é difícil entender se ela consegue ter ciência de sua complexidade e até que ponto suas ações são para um ou outro fim.

Uma coisa que eu amo é a história ambientada nos anos 70 e que realmente fora escrita nessa época. Por mais que se tenham edições revisadas e traduções que dão uma boa atualizada no texto, para mim é muito nítida a diferença dos livros escritos em determinadas décadas (como 70 e 80) e livros que não foram escritos nessa época, mas, se passam nela.

É estranho pensar que mesmo se trouxéssemos Carrie para os dias atuais, dentro da situação em que era obrigada a viver, pouca e talvez nenhuma diferença teria sido feita no desenrolar dos fatos. Isso é um pouco perturbador, porque podemos pensar que mesmo 40 anos depois, continua a existir bullying (inclusive com a modalidade cyberbullying) e é muito difícil conter os danos.

Porém, algo que eu não esperava era o estilo da narrativa que mistura a feita em terceira pessoa, com ?recortes? de jornais, de artigos científicos, fragmentos de cartas e até capítulos de livros (todos ficcionais, claro).

Confesso que na primeira vez que foi apresentado um suposto relatório falando sobre o caso, senti como se estivesse interrompendo a minha leitura, no entanto, enquanto fui progredindo, passei a gostar dessas pequenas interrupções, já que elas são essenciais para entender a história completa.

Eu amei o livro, porque amei conhecer a Carrie tal como idealizada para ser apresentada ao mundo por Stephen King. É um livro bem curto, quando comparado às obras do autor, mas, é excelente!
Pedro 01/02/2022minha estante
Excelente resenha, Aryta. Não posso falar sobre o livro, porque não o li, nem vi nenhuma versão cinematográfica.
Sobre o bullying, ele existe desde os princípios da humanidade. As pessoas sempre tiveram necessidade de se afirmar através da humilhação alheia.

Aryta 01/02/2022minha estante
Pois é, Pedro. Eu sofri muito bullying no colégio quando ainda nem se usava esse nome. Eu ensino ao meu filho que brincadeira só é legal quando é legal para todo mundo, que se uma pessoa se ofende, já não é mais brincadeira e passa a ser covardia. É muito bom poder se sentir bem consigo mesmo sem precisar diminuir o outro. Pena que tantas pessoas ainda não vejam isso ?

Aryta 01/02/2022minha estante
Ah, muito obrigada pelo elogio! Achei difícil fazer essa resenha ?

Pedro 01/02/2022minha estante
Eu acredito que enquanto houver a humanidade, nós teremos situações semelhantes. Pessoas perversas sempre irão agir de forma perversa.
Felizmente, eu nunca tive problemas com bullying na escola. Acho que o meu tamanho ajudou. Não sou nenhum gigante, mas sempre estive entre os maiores da sala de aula. Por serem covardes, pessoas que praticam esses atos hediondos buscam vítimas pequenas e frágeis. O livro It - A Coisa mostra bem isso.

Rafi.escritor 01/02/2022minha estante
Arrasou, Aryta! Ótima análise e interlocução para a nossa realidade contemporânea! Carrie é uma personagem muito conhecida dos livros! Eu não li o livro, mas entendo que o assunto seja tão vivo como era na década de 70. Tem um anime que tem mais ou menos essa mesma pegada, e trás essa realidade. O Cyberbullying está vivo e matando todos os dias pessoas.

Obrigada, Rafi!
Pois é? infelizmente passam-se décadas, são dados nomes diferentes e coisas iguais continuam acontecendo ?
Mas, qual é esse anime? Eu tenho vontade de começar a ler anime, mas, não sei por onde começar.

Aryta 01/02/2022minha estante
Verdade, Pedro. Comigo já era o oposto, sempre fui muito pequena e magrinha, ainda não ajudava o fato de ser adiantada e muitas vezes ser até 2 anos mais nova que os colegas de turma. Passei uma vida miserável na escola, só com 13 anos, quando fui para o 1º ano do Ensino Médio, que as coisas se tornaram melhores para mim, quando depois de 5 escolas, encontrei uma em que se pregava muito essa necessidade de aceitar o outro e fazer o bem nem que fosse nos mínimos detalhes. Então, tive 3 anos muito felizes lá! ?
Por isso eu tento fazer com que o meu filho entenda isso e não compactue nunca com qualquer coisa do gênero.

Pedro 01/02/2022minha estante
13 anos no ensino médio? Com 13 anos eu ainda estava aprendendo a contar até 20...kkkkkkkk
Você era um prodígio!
Mas isso também tem um lado negativo. Destaque intelectual atiça a inveja de pessoas com caráter inferior.

Aryta 01/02/2022minha estante
Muitos lados negativos. Mas, o principal é que o desenvolvimento emocional é bem mais lento do que o intelectual e aí, se a pessoa não tem apoio e orientação adequada, é ladeira abaixo. A própria pessoa se perde.
Fui muito privilegiada de sempre ter tido suporte! ?? Mas, minha época de escola até a oitava série foi um inferno.

Pedro 01/02/2022minha estante
É verdade, Aryta. Apoio familiar é imprescindível.
A minha época na escola também foi um inferno a partir da oitava série. Mas a culpa não foi do bullying, foi da Química. Eu odeio Química! Kkkkkk

lyreadings 22/10/2021

A palavra certa seria "diferente".
No começo eu achei a escrita do king muito confusa pois era diferente do que estou acostumade a ler. Mas isso não me impediu de continuar. Carrie a estranha foi lançado em 1974, de acordo com o Google, foi o primeiro romance publicado por ele. Então é óbvio que isso aconteceria. As obras do king são riquíssimas e ele é um escritor incrível, esse livro mesmo deixando a desejar, foi uma experiência ótima. A forma como me apeguei a Carrie White, como torci por ela durante o livro todo. O que ela fez foi horrível, mas em certas partes, passo meu pano preto com glitter pra ela. Um ponto negativo no livro, é que ele nao tem cap, ele é dividido em 3 partes. A primeira parte é como se fosse o primeiro cap, ai são 100 pág. Depois disso vem a segunda parte, são mais (aproximadamente) 80 pág e aí vem a terceira parte e acaba. Isso pra mim é um ponto negativo pq eu não sabia onde parar a leitura, e sou acostumade a ler por capitulo. Mas, repetindo, foi uma experiência boa pra mim que estou lendo o king por ordem de publicação, então irei comprar o próximo livro imediatamente
Karol 22/10/2021minha estante
???

ellen s 22/10/2021minha estante
vo ver se leio carrie esse fim de semana

lyreadings 22/10/2021minha estante
Ellen não me ilude, se tu ler, saiba que eu te amo

ellen s 22/10/2021minha estante
alex tu já sabe que eu vou ler

ellen s 22/10/2021minha estante
eu so preciso cumprir a meta da lc e começar ele nesse fim de semana

agora tu só me ama mais

lyreadings 22/10/2021minha estante
Aaaaaaaa eu quero seus comentários sobre ele no meu pv hein

ellen s 23/10/2021minha estante
vo mandar todos em hein

lyreadings 23/10/2021minha estante
Irei aguardarr

Pam 15/12/2021

Primeira experiência com as obras do king
Decidi começar por Carrie, a estranha, justamente por ser o primeiro livro que o autor publicou.

Achei cativante na mesma medida que senti incômodo enquanto lia, pois aborda assuntos extremamente complexos.
A escrita do king é maravilhosa e bastante descritiva, com depoimentos e estudos sobre telecinese, o autor deixa claro desde o início do livro as suas intenções.

Não me arrependo de ter começado a ler as obras do king pela ordem cronológica de publicação, indo contra ao que muitos leitores dizem, Carrie, a estranha, está longe de ser um livro ruim ou ?fraco?, pode até não ser o melhor do autor, mas isso eu só vou saber quando ler os outros.
André 16/12/2021minha estante
Começou muito bem ?? ?

Jef 16/12/2021minha estante
Comecei a ler King por ?O Cemitério?.

Gustavo 20/12/2021minha estante
Minha próxima leitura, queria ter começado em ordem cronológica também, mas misery me seduziu. Ansioso para ler carrie logo! ?

simmm

Pam 22/12/2021minha estante
Se eu não me engano o cemitério, tem adaptação também, não é?

Pam 22/12/2021minha estante
Já está valendo, Gustavo! Misery é outro que eu tenho muita vontade de ler ?

Jef 22/12/2021minha estante
O Cemitério tem duas adaptações, uma mais antiga e outra mais recente (de 2019, se não me engano).

Jef 22/12/2021minha estante
Dizem que a adaptação antiga é muita boa, mas que a recente é bem ruim. Até comecei a assistir a adaptação recente, mas achei um pouco ruim mesmo e parei. Kkk

Eloisa 18/01/2022minha estante
Carrie eu assistir o filme (na época nem sabia quem era o King rs) do autor li apenas 2 livros.

Flávia 07/01/2014

A história se passa nos anos 70, com a Carrie, uma adolescente que possui alguns poderes paranormais e sofre o famoso Bullying. Bem, acho que todos devem conhecer o enredo desse livro, não é mesmo?

Carrie, infelizmente, foi uma menina criada de uma das piores formas possíveis: sob a ótica do fanatismo e alienação, oriundos de uma mãe doentia. Sim, porque nem de longe, aquilo deve ser entendido como religião. Não tenho certeza se captei de onde a mãe herdou esse potencial para a dor, exceto por algo mencionado sobre a avó. Será que foi por aquilo? E com isso, Carrie passa a ter dificuldades para se relacionar com outras pessoas, para se comportar no colégio e inclusive para entender o próprio corpo.

Não gostei da falta de justificativa para o altruísmo de uma das personagens, Sue, que cometendo um erro, tentou consertá-lo da melhor forma. Foi bonito, mas não consegui perceber esse arrependimento.

Gostei bastante da narrativa. É impressionante como o autor consegue nos transportar para dentro de seus livros. A escrita é tão direta, tão clara que tenho a impressão de estar assistindo a um filme. As passagens se alternam entre o passado e o futuro. Neste caso, através de reportagens, relatos, interrogatórios a cerca da época passada. O King quase nos convence de que a história é real. E dá o toque final ao criar diferentes perspectivas para um mesmo fato.Às vezes, basta uma única escolha para selar um destino. Recomendo para quem gosta de um terror leve.

A mente sobre a matéria, seja em que forma for, é um terrível sangradouro dos recursos do corpo. Pag 79 (versão ebook)
Luna 07/01/2014minha estante
"É impressionante como o autor consegue nos transportar para dentro de seus livros. A escrita é tão direta, tão clara que tenho a impressão de estar assistindo a um filme."

Por isso q gosto tanto do Stephen King \o/

Jacy Coelho 07/01/2014minha estante
o que eu achei massa é que ele faz a gente entender o lado de Carrie. Ela poderia ser apenas uma vilã, mas ela muito humana, eu senti muita dó dela.

Flávia 07/01/2014minha estante
É verdade, Jacy. Eu, inclusive, torcia pela Carrie!
Luna, a escrita do King é realmente incrível!

Dayana116 08/01/2014minha estante
Carrie, a estranha é um livro que eu quero ler, Flávia. E a sua resenha me fez ficar com mais vontade. Nunca assisti a nenhuma das adaptações pro cinema mas Carrie já está no imaginário coletivo rs...Adoro a maneira como o King escreve emborra tenha lido pouca coisa dele (O iluminado e o Cemitério) gostei bastante. E fiquei mais interessada pelo livro por você ter mencionado que no livro tem reportagens, relatos etc...me lembrou o livro do Drácula. Ótima resenha :)

Flávia 08/01/2014minha estante
Obrigada, Dayana!! Em termos de terror, esse é mais leve, viu? Mais leve que O Iluminado, rsrs
Eu assisti a última adaptação, essa que está nos cinemas, e não gostei muito. A personagem não era o que eu tinha em mente. Mas gostei de algumas adaptações que fizeram, principalmente no final.
Beijos

LUA 09/01/2014minha estante
Oi Flavuska,
Bom saber que o livro não é um terror pesado e é interessante além do terror propriamente dito. Apesar de não ser um gênero que eu goste, vou le-lo para o desafio, que bom que te causou uma boa impressão.
ótima resenha.
bjs,

Flávia 09/01/2014minha estante
Oi, Lua!! Pode ler tranquilo. Vc ainda termina torcendo pela Carrie. Obrigada, Beijossssss

Jaqui 14/10/2014minha estante
Acabei de ler. Muito bom mesmo, os filmes contam nem 1/3 da história.

Flávia 14/10/2014minha estante
Filmes, infelizmente precisam contar a história de forma sempre corrida.

Bill 29/07/2010

Justiça!
Não considero este livro um livro de terror, nada há que produza medo, mas revolta, porém, sim.

Alguns dos abusos sofridos pela Carrie, eu próprio já os sofri e se eu tivesse seus poderes (ou qualquer outra pessoa) teria feito o mesmo que ela fez, tenho certeza disso.

O que é justiça?

O que é vingança?

Quando é um e quando é outro?

Na paz e conforto de nossos lares julgamos a vingança como um crime, mas na pele de um vingador, seria vingança ou justiça em nossas mentes?

Pra mim (sei que serei criticado), Carrie fez justiça contra uma cidade desprovida de valores reais, com uma máscara de bondade, enfim, hipócrita.

Existem várias formas de crimes, existem várias formas de morte. Carrie foi assassinada e violada em sua dignidade em todos os dias de sua vida, repetidamente e de diversas formas diferentes.

Seu opressor tinha muitos rostos e muitas personalidades. O que fez foi legítima defesa, apenas isso.
Kelly SB 14/10/2010minha estante
UAU!!
Super resenha!! Adorei!
Não chegui a ler Carrie, a Estranha, mas já assisti ao filme, que mesmo bem mal produzido [ok, me critiquem], talvez por ser bem antigo, despertou em mim esse mesmo sentimento, de justiça. Também não vi nada de terror no filme, talvez pela produção, lá vou eu de novo rs, mas tem uma boa história. Quem sabe eu leia o livro algum dia. =D

Jeferson 11/11/2012minha estante
O mais interessante é que tem horas em que dá vontade de entrar no livro só para dar umas bofetadas em alguns personagens! O sentimento de injustiça aumenta com o passar das páginas!O livro é perfeito, sua resenha tbm!

Bill 11/11/2012minha estante
Obrigado Jeferson!

Daniela 15/03/2014minha estante
Adorei sua resenha e esse livro é incrível.

Bill 15/03/2014minha estante
Obrigado Daniela.

Larissa 06/01/2015minha estante
Então, seguindo seu pensamento, toda cidade merece sua Carrie.

Bill 01/04/2016minha estante
Merece?? Por quê?

Jake 08/02/2020minha estante
Como faz pra ler gente? Eu n to conseguindo kkkkk

Gabriel 17/02/2021

Triste à beça
Esse livro é muito tocante desde o início. Durante todo o livro eu senti muito pela Carrie: ninguém merece uma mãe como a dela e nem ser tratada pelas pessoas da forma que ela era.

Apesar de ter amado a essência da história, eu me incomodei um pouco com a forma da narrativa (que oscilava entre a visão dos personagens e as conclusões científicas/jurídicas). Os momentos não narrados pelos personagens eram um pouco cansativos e desmotivantes, sem contar que o autor entregava o que iria acontecer antes do fato realmente ocorrer, ou seja, dava spoiler.

Me apeguei à Carrie, à Susan e ao Tommy. O restante dos personagens são uma caçamba de lixo que mereceram o que receberam.
Já viu o filme?

Gabriel 18/02/2021minha estante
Ainda não assisti nenhuma adaptação. Pretendo assistir somente o primeiro (dizem que é o mais fiel)

O mais fiel é o segundo

Ellen256 18/02/2021minha estante
O de 2002, porque tem as partes dos depoimentos e do incêndio na rua entre outras coisas que os outros dois filmes não possuem. Mas o primeiro é bacana até

Gabriel 18/02/2021minha estante
Muito obrigado pela recomendação. Quando der, vou assistir os dois primeiros

Ellen256 19/02/2021minha estante
Disponha

Tuts 30/12/2022minha estante
Nossa sim tirando esses 3 q vc citou e a professora Desjardin todos os outros personagens são mto escrotos

Mila Araujo 29/06/2023

Então!! ?
Gente, como sempre não é resenha, é só mera opinião!! Estou "aprendendo" a ler o King! Esse é o terceiro que li. Pra mim foi o mais confuso de ser lido. Não significa que não gostei!! Gostei, e muito! A história te prende e flui muito bem! Momentos de angústia, tristeza pela maldade do ser humano com o outro! Enfim, gostei!!
Silvgj5 29/06/2023minha estante
Também estou começando a ler King agora e Carrie será a minha segunda leitura do autor, queria ler Doutor sono, mas me disseram que eu teria que ler O Iluminado antes e agora tô mais numa vibe de livros únicos

Mila Araujo 29/06/2023minha estante
Eu comecei por Depois e Joyland!! Doutor Sono realmente é continuação de O Iluminado! Vou ler Billy Summer! A pessoa que eu sigo que me estimulou a ler King e me dá indicações a respeito disse que é maravilhoso! ?

29/06/2023minha estante
Miga, vc leu os mais "sem graça", hahahahah. Meu primeiro contato com King foi com O Iluminado e foi amor à primeira vista. Pega um mais forte, vale a pena!

Mila Araujo 29/06/2023minha estante
Kkkkkk Lú!! Mulher, foi pra me acostumar na verdade com a escrita dele!! Agora tenho comprados para ler Billy Summer, Escuridão Total sem Estrelas, Quatro estações, Misery,!! Em "espera" (comprados tb) por tempo indeterminado: It e Sob a Redoma!! Kkkkk
Será que a pessoa é normal!!
Iluminado vou pôr na lista pra comprar!! Ai de vc, viu?! Kkkkkkk

Mila Araujo 29/06/2023minha estante
PS Lú, Doutor Sono tá chegando junto com outros 3 que comprei em um combo do King.... Consequentemente terei que ter o Iluminado ? mas a "culpa" permanece sendo sua!! ?????

30/06/2023minha estante
HAHAHAHAHAHAH essa culpa eu carrego tranquilaaaa!!! Vc não vai se arrepender nem por um instante ?

Mila Araujo 30/06/2023minha estante
Lú ?????????

Pâmela 10/10/2021

O King é o KING
Um livro muito interessante, com uma narrativa que mostra o ponto de vista de muitos personagens sobre o acontecimento principal. Uma história pesada com descrição de cenas de violência e bullying, mas uma história até que leve para os padrões assustadores do autor.
Para mim, a grande vilã da história se é que há uma é a religião da mãe da Carrie e seu assustador fanatismo.
Carrie é uma vítima de sua mãe e das circunstâncias, além de mostrar o que adolescentes podem fazer em termos de perversidade para com os outros. A vingança no fim, soa como uma reação a tantos anos de humilhações sofridas onde a menina não sabia se a escola ou sua casa eram o inferno, mas tinha certeza que os dois eram lugares horríveis.
Um livro triste, mas eletrizante!
Thais645 10/10/2021minha estante
Em uma de suas entrevistas King revelou que a história foi baseada em uma garota que havia em seu colégio, que sofria um bullying tremendo. Não sei se chega a tanto quanto na ficção, mas é bem deprimente e assustador saber que grande parte de sua literatura faz parte das coisas que viveu.

Pâmela 10/10/2021minha estante
Ele fala sobre isso na introdução dessa edição que eu tenho. Também fiquei bastante chocada ?

Melissa.Torrezani 29/10/2021minha estante
a mãe dela é muito assustadora nos livros? eu lembro que quando assisti o filme com 10 anos fiquei traumatizada com a mãe dela, pq a minha, apesar de não ser tão extrema, tem comportamentos muito parecidos, então tô com medo de ler o livro por causa dela kkkkk mas queria muitoo

Pâmela 29/10/2021minha estante
Então Melissa, a mãe dela é menos assustadora no livro, porém eu achei MUITO MAIS VIOLENTA. Então, dependendo pode ser um gatinho pra vc. Se tiver muita curiosidade tenta ler uns dois capítulos e vê como vc se sente...

Melissa.Torrezani 29/10/2021minha estante
eu sinto que não vai me fazer bem a leitura, mas fico super curiosa porque sou fã do King e queria um livro rápido pro halloween kkkkk mas se ela é muito violenta eu acho melhor não arriscar

Pâmela 29/10/2021minha estante
Então, sugiro pra vc Joyland é uma leitura rápida como vc está buscando e que não vai te trazer gatilhos. Se vc já tiver lido te indico um livro de contos como por exemplo Tudo é eventual...

Melissa.Torrezani 29/10/2021minha estante
já li Joyland, é ótimo!!! vou iniciar o Tudo é Eventual, tenho ele no meu kindle e a capa sempre me deu curiosidade kkkkk

Phelipe Guilherme Maciel 15/12/2016

Stephen King é vanguardista desde sempre. Ele tem o dom de passar lições de amor em meio ao caos.
Bullying. Esse termo começou a ser utilizado no mundo em 1999, por causa do Massacre de Columbine High School. Este foi o primeiro livro publicado por Stephen King, mas não o primeiro de sua carreira. Na introdução de Os Livros de Bachman, ele conta que havia escrito outros 5 livros antes de Carrie, mas o importante é termos em mente que o livro foi escrito em 1974, 25 anos antes do massacre que gerou o termo Bullying.

Muito já se disse sobre Carrie, pois o icônico livro é um dos clássicos máximos do rei do horror. Por isso, esquecerei o enredo. Quero falar de outras coisas, mas primeiro quero falar logo do "enredo". Sim, se você não conhece o enredo de Carrie, por favor, não leia resenhas. não veja reviews. não assista aos filmes. Tenha uma experiência pura ao ler o livro. Veja bem, não sou PURISTA, mas este livro revela o quanto Stephen King foi genial desde o início da Carreira.

Em Carrie, o próprio livro revela que a grande merda vai acontecer. o Spoiler acaba por acontecer por volta da página 100. Isso é irrelevante. Todos sabem que Carrie fará algo horroroso. Mas Stephen King faz do livro um conto documentado, uma análise dos livros que analisaram o caso de carrie. Há livro científico, livro de sobrevivente do massacre, livro da aluna que gerou o início de tudo isso. Claro, tudo isso saiu da cabeça de Stephen King. Os momentos do livro que não são "documentais", é como se fossem flashbacks, com diversos pontos de vista diferentes...

Há o ponto de vista de Sue, de Chris, de Carrie, de Tommy.... Os flashbacks são das memórias de quem realmente viveu aquele instante. Portanto, não espere que Carrie seja a protagonista do livro. Ela é o ASSUNTO do livro.

Isso é maravilhoso! Ler este livro sem saber o final, te dá a experiência de ver as implicações do ocorrido sendo contados por sobreviventes, por artigos de jornal, por livros de especialistas no assunto. E os flashbacks, que contam o ocorrido pela memória de quem viveu.

Genial.

Outra coisa, remete ao que falei no inicio da resenha: O Vanguardismo de Stephen King. Ele conta que escreveu Carrie porque era assombrado pelo espírito de 2 jovens que estudaram com ele e faleceram ainda na adolescência, e sofriam o tal bullying na escola. Como diz Stephen, não faziam parte de grupo nenhum. Tinham o odor que expulsava invariavelmente as outras crianças delas. Falar sobre a violência de crianças contra crianças, numa época em que isso não tinha grande relevância, é magnífico. Palmas para ele.

Fanatismo religioso: A mãe de Carrie, Margaret White, uma cristã doentiamente fundamentalista, tem uma personalidade vingativa e estranha, e, no passar dos anos, educou a jovem Carrie com uma varinha de aço e fazendo ameaças de condenação. O comportamento abusivo mental e emocional de Margaret, tem ocasionalmente se cruzado também com abuso psíquico. Se seu DEUS não fala de amor. de aceitar o outro. de viver em paz... TROQUE DE DEUS, Camarada.

Um pequeno livro de 200 páginas que ecoa nos dias de hoje ainda atual. Precisamos falar sobre Carrie. Precisamos falar sobre Bullying. Precisamos falar sobre Religiosidade excessiva. Precisamos falar sobre OUVIR NOSSOS FILHOS. Tantas situações como estas podem ser evitadas. Não é necessário telecinese pa
Resenhando Com Luke ® 19/12/2016minha estante
Sensacional sua Resenha

Phelipe Guilherme Maciel 20/12/2016minha estante
Obrigado, mestre! :D

Alana 30/01/2017minha estante
Ai, que resenha maravilhosa!!! Foi o primeiro livro do King que eu li! Acho que já esta na hora rele-lo e descobrir as novas impressões que ele pode me causar, depois de tantos anos. Amei a leitura na época, mas quero ler com a ótica da Alana de agora...

Phelipe Guilherme Maciel 30/01/2017minha estante
Alana, é verdade, os livros nos trazem coisas novas cada vez que lemos, e com certeza com a maturidade adquirida em todos esses anos desde a leitura anterior, você tirará tanta coisa boa do livro, eu aconselho a releitura ;D

Michele 19/12/2017minha estante
Que resenha Maravilhosa!

Phelipe Guilherme Maciel 02/01/2018minha estante
Michele, obrigado pelo elogio. Esse livro é realmente inspirador e nos deixa fascinados.

Bru 31/01/2022

Carrie, a sofrida
A princípio estava meio confuso para mim, por não identificar a troca de narrativa de um personagem para outro, aí as vezes me perdia, principalmente no início que não sabia direito o nome dos personagens mas adorei estava os recortes de jornal, pesquisas e as entrevistas/testemunhos dos acontecimentos de depois do baile.

O livro trabalha muito bem pra você ficar do lado da Carrie mesmo sabendo o que ela vai fazer na noite do baile. A gente consegue ter empatia com ela e entender como ela chegou naquele ponto.

Senti muito ódio pela mãe dela, não saiu uma palavra que presta da boca dessa mulher, ficava com vontade de dar uns tapas na cara dessa mulher toda vez que ela aparecia, que ódio. Adorei que teve mais coisas do passado dela, e dava pra ver que sempre foi doente assim da cabeça (não lembro se no filme fala tanto assim da mãe dela). A Margareth conseguiu ser uma das personagens mais odiosas de livros por tudo.

Acho que se o livro tivesse mais páginas daria pra ter desenvolvido mais outros personagens, mas entendo porquê ele só tem 200 páginas. Adorei ter lido finalmente a primeira obra do King, e ver como ele evoluiu a respeito desse desenvolvimento, e sempre fica mais impecável tudo que ele faz.

Recomendo sim esse livro!!
Si_Mone 01/02/2022minha estante
Eu estou gostando da história ter vários narradores, achei mais interessante.

Bru 01/02/2022minha estante
@Si_Mone sim sim, eu TB gostei, é bom ver outros pontos de vista de uma mesma história

júlha :) 02/02/2022minha estante
eu jurava que carrie era criança

júlha :) 02/02/2022minha estante
ler esse sabendo já que a mãe não presta amor familiar

Bru 02/02/2022minha estante
@jùlha Carrie tem 16, e sério ela consegue ser pior que a verity

m4duh 25/01/2022

Iniciando King.
Peguei Carrie para poder ter o primeiro contato com o estilo de escrita do autor, queria conhecer suas obras fazia um certo tempo, e escolher Carrie ? pra mim ? foi um ótimo começo.
Gibiz 02/01/2024minha estante
Iniciei King com a trilogia Bill Hodges. Depois parti, respectivamente, para O Iluminado, Doutor Sono e It.
São ótimos livros, pretendo ler mais do autor.

m4duh 02/01/2024minha estante
tenho muito interesse em O iluminado e It, qual dos dois gostou mais?

Gibiz 02/01/2024minha estante
Difícil escolha. Os dois foram muito importantes na minha vida no quesito gostar de ler. Mas acho que vou de It, porque é algo realmente grandioso e que me fez descobrir que é possível sentir um livro. É minha escolha, também, pelo fato de ser gigantesco, obrigando-me a saborear aquele universo lentamente.
O Iluminado também é um ÓTIMO livro.

Gibiz 03/01/2024minha estante
Segue lá meu Instagram: @apenas.o.gabriel

Lancei o meu primeiro álbum de música hoje.

m4duh 04/01/2024minha estante
opa, dei uma olhada no álbum, ótimo trabalho! E pretendo ler It assim que possível, tu não é a primeira pessoa que vejo falando tão bem dele (enquanto experiência de leitura)

Cerry35 18/01/2021

Eu só queria proteger a Carrie ??
"Jesus me olha da parede,
Rosto frio feito pedra,
E se sou por ele amada
Como ela diz q sou,
Por que me sinto tão só??"
Le Le 18/01/2021minha estante
Quero ler muito,meu filme favorito ?

Cerry35 19/01/2021minha estante
Eu gosto do filme tbm ?

Karine.Maco 19/01/2021minha estante
Passada, deve ser um livraço

Cerry35 19/01/2021minha estante
Sim, é bem pesado tbm