Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Marlonbsan 23/03/2020

Carrie, a Estranha
A adolescente, Carrietta White, não leva a vida comum como a dos outros de sua idade, muito por conta de sua mãe, que a impede, devido a sua devoção religiosa. Já no colégio, os ?colegas? a perseguem e atormentam. Mas Carrie possui um segredo, objetos próximos a ela costumam se mexer de forma nada natural.

O livro é narrado, na maior parte, em terceira pessoa, trazendo relatos, entrevistas, reportagens, trechos de livros (criados para dar contexto narrativo), que montam a história e o que aconteceu com Carrie em parte da sua vida e mais especificamente no baile de formatura e o seu desfecho. A leitura é fluida, King já demonstrava o que viria a ser sua escrita posterior que pesa na prolixidade, porém nesse livro ele não se aprofundou tanto nesse ponto. Mas mesmo assim, a forma como é montada e contada a história fica um pouco confusa e não cativa muito.

Carrie é uma personagem que sofre muito, tanto pela sua criação, com uma mãe extremamente religiosa que não a instrui sobre seu corpo e o fato de ser mulher, quanto pelos seus ?colegas? de escola que a tratam de forma lamentável. O que a motiva a tomar as atitudes narradas.

O toque sobrenatural referente à telecinesia é explicado através de trechos de um livro (fictício) que explora o assunto e é interessante como foi abordado, King desde o começo demonstrava uma criatividade fora do comum. No geral, traz uma importante lição relacionada ao bullying e a forma de tratar as pessoas.
Kah 16/04/2021minha estante
Alguém me ajuda como faço para começa a ler o livro?

Marlonbsan 16/04/2021minha estante
O Skoob é uma rede social feita para organização de leituras, não é possível ler os livros por ela

Thami 14/09/2022minha estante
aquela parte onde ele narra q fantasmas o ajudaram a escrever é real?

Marlonbsan 15/09/2022minha estante
Então, ele escreve histórias de terror, pode ser que tenha falado algo pra assustar haha

Thami 16/09/2022minha estante
kkkkkk talvez

Marlonbsan 17/09/2022minha estante
É, nunca se sabe haha

manoella 11/01/2023minha estante
achei o filme melhor que o livro.

Marlonbsan 11/01/2023minha estante
Ah sim, o filme consegue trazer alguns detalhes visuais que ajudam, sem contar na fluidez

Gildevan.Santos 22/01/2023minha estante
Achei que o livro fosse maior. Em 200 páginas, o autor é fiel à narrativa do filme?

Carlos588 21/04/2023minha estante
Sobre a parte do King dizer que recebeu a ajuda de fantasmas é apenas uma metáfora, pois foi baseado na história de duas jovens que morreram antes dele escrever o livro que ele se baseou, galera.

Luciana.Almeida 15/02/2024minha estante
Gildevan o filme é uma adaptação do livro.

Pam 15/12/2021

Primeira experiência com as obras do king
Decidi começar por Carrie, a estranha, justamente por ser o primeiro livro que o autor publicou.

Achei cativante na mesma medida que senti incômodo enquanto lia, pois aborda assuntos extremamente complexos.
A escrita do king é maravilhosa e bastante descritiva, com depoimentos e estudos sobre telecinese, o autor deixa claro desde o início do livro as suas intenções.

Não me arrependo de ter começado a ler as obras do king pela ordem cronológica de publicação, indo contra ao que muitos leitores dizem, Carrie, a estranha, está longe de ser um livro ruim ou ?fraco?, pode até não ser o melhor do autor, mas isso eu só vou saber quando ler os outros.
André 16/12/2021minha estante
Começou muito bem ?? ?

Jef 16/12/2021minha estante
Comecei a ler King por ?O Cemitério?.

Gustavo 20/12/2021minha estante
Minha próxima leitura, queria ter começado em ordem cronológica também, mas misery me seduziu. Ansioso para ler carrie logo! ?

simmm

Pam 22/12/2021minha estante
Se eu não me engano o cemitério, tem adaptação também, não é?

Pam 22/12/2021minha estante
Já está valendo, Gustavo! Misery é outro que eu tenho muita vontade de ler ?

Jef 22/12/2021minha estante
O Cemitério tem duas adaptações, uma mais antiga e outra mais recente (de 2019, se não me engano).

Jef 22/12/2021minha estante
Dizem que a adaptação antiga é muita boa, mas que a recente é bem ruim. Até comecei a assistir a adaptação recente, mas achei um pouco ruim mesmo e parei. Kkk

Eloisa 18/01/2022minha estante
Carrie eu assistir o filme (na época nem sabia quem era o King rs) do autor li apenas 2 livros.

Gustavo Rodrigues 30/07/2021

O primeiro livro do velhinho ??
Tá longe de ser uma das melhores obras do King, mas tem qualidade. Obviamente o fato de ser seu primeiro livro influencia muito nisso, até porque acho que ele ainda tava se descobrindo, achando seus pontos fortes e fracos.

A história é boa, envolvente, mas acontece tudo muito rápido. Acho que umas páginas a mais não fariam mal, principalmente mostrando um pouco mais do passado de Carrie.

Como porta de entrada pra conhecer o autor é uma excelente escolha. ??

martinho.bia 29/03/2024

Carrie é uma adolescente de 16 anos de idade, que tem a figura materna extremamente dominante pelo fanatismo religioso, gerando insegurança, medo, recalque e culpa por querer viver tudo aquilo que a mãe julgava fora dos padrões da normalidade de uma garota que deveria estar experienciando a descoberta de si mesma.
Alexya. 17/04/2024minha estante
Tô ansiosa pra ler esse

Alan Ventura 09/07/2010

Um livro muito bom,King não poderia ter começado sua carreira de forma mais sutil e majestosa.

Muita gente não sabe que Stephen King escreveu o manuscrito de Carrie e depois jogou no lixo,pois achava que era um livro ruim e que não conseguiria que publicassem.Daí sua esposa Tabitha King achou as páginas no lixeiro e começou a ler,ficou extasiada e disse "Stephen,isso é genial,você precisa levar isto a uma editora!"

O livro foi sucesso de vendas,teve duas adaptações cinematográficas e até hoje é reverenciado como um clássico da literatura americana.

Não há muito o que dizer sobre essa obra,exceto "ESPETACULAR".
Bell 30/07/2010minha estante
Adorei tua resenha, realmente este livro é fascinante. Só fiquei um pouco decepcionada com o final (na verdade eu não entendi, ele termina o livro como se estivesse escrevendo uma carta?!)
Mas é realmente mto bom

Cavera 26/07/2012minha estante
Nossa, não sabia dessa. Foi o primeiro livro dele que li e apartir daí virei um fã desse mestre.

Obrigado por compartilhar essa informação.

Mari 25/12/2012minha estante
2 adaptações cinematográficas? eu só conheço uma, que creio que seja a mais famosa... "Carrie, a estranha" qual é a outra adaptação?

MAD 20/01/2013minha estante
existe sim uma segunda adaptação, que é muito ruim comparada a primeira. Agora terá uma TERCEIRA adaptação também, que eu acredito que será boa ^^

Pedro 09/09/2013minha estante
Gênio, apenas isso.

Elias 24/05/2014minha estante
Ainda estou decepcionado que, depois de três adaptações para o cinema (incluindo a de 2013), nenhuma tenha levado o mesmo desfecho do livro. Eu não encontraria um final melhor para "Carrie".

Gustavo616 08/12/2022

Flexiona
Então, depois de muito tempo, finalmente li o primeiro livro do Stephen King a ser publicado.

O livro Carrie conta a história de Carrietta White, uma garota de 16 anos um tanto tímida. Ela vive com a sua mãe, Margaret White, uma mulher extremamente religiosa e muito rigorosa.

Por influência (e obrigação) da mãe, Carrie também acabou por se tornar uma pessoa bastante religiosa, tanto na forma de agir quanto na forma de se vestir (evitando até mesmo roupas vermelhas), e muito disso acaba por ser motivo suficiente para ela sofrer bullying no colégio onde estuda, sendo vista por todos como uma completa "estranha" naquele meio.

Em um momento de extremo estresse, Carrie acaba por descobrir seus poderes telecinéticos, e com o tempo ela vai aprimorando-os enquanto treina-os, levantando desde objetos pequenos até móveis pesados. Enquanto os poderes ficam mais fortes, ela começa a enfrentar a tão temida mãe, acabando até mesmo por deixar a religiosidade excessiva de lado.

Esse livro possui uma cena bem famosa, mesmo quem não leu já deve ter visto, tanto nas adaptações ou até mesmo em referências feitas em outros filmes e séries. Não vou falar a respeito da cena, mas quem sabe, sabe.

O início do livro pode ser um tanto lento. Quem conhece o King sabe que boa parte das obras dele seguem nesse mesmo ritmo, mas da metade para o final é que a leitura fica extremamente frenética, sendo difícil deixar o livro de lado.

A respeito das adaptações, assisti ao filme lançado em 1976 pela primeira vez logo quando terminei a leitura, e já havia assistido ao filme de 2013 há muitos anos. A adaptação de 1976 na minha opinião é a melhor, entre todos os filmes lançados é a mais fiel ao livro. Porém em ambos os filmes, o caos do final foi bastante resumido, as adaptações não chegam a mostrar metade do que aconteceu no livro, mas de qualquer forma ainda vale a pena assistir.

Uma leitura altamente recomendável.
Bárbara 09/12/2022minha estante
Leia O Instituto, do SK. Eu li O instituto antes de Carrie e é literalmente muito doído como ele meio que continuou a história. É meu favorito sem dúvidas

Gustavo616 09/12/2022minha estante
Sério? Eu não sabia disso. Sempre tenho cuidado ao ler os livros do King por conta das referências/spoilers em outros livros, pois não leio em ordem cronológica. Agora que li Carrie, vou tentar ler O Instituto, provavelmente até em 2023 pois já tenho na cabeça ler muuuito King nesse próximo ano. Obrigado pela dica!

s4 09/12/2022minha estante
ficou incrível a resenha ?

Gustavo616 09/12/2022minha estante

Personagens - 4
Escrita - 4
Conclusão - 5
Carlos588 21/04/2023minha estante
Caraca, legal. Vou fazer essas avaliações ao término de cada leitura minha agora e a média dos 5 parâmetros será a nota geral do livro.

Bill 29/07/2010

Justiça!
Não considero este livro um livro de terror, nada há que produza medo, mas revolta, porém, sim.

Alguns dos abusos sofridos pela Carrie, eu próprio já os sofri e se eu tivesse seus poderes (ou qualquer outra pessoa) teria feito o mesmo que ela fez, tenho certeza disso.

O que é justiça?

O que é vingança?

Quando é um e quando é outro?

Na paz e conforto de nossos lares julgamos a vingança como um crime, mas na pele de um vingador, seria vingança ou justiça em nossas mentes?

Pra mim (sei que serei criticado), Carrie fez justiça contra uma cidade desprovida de valores reais, com uma máscara de bondade, enfim, hipócrita.

Existem várias formas de crimes, existem várias formas de morte. Carrie foi assassinada e violada em sua dignidade em todos os dias de sua vida, repetidamente e de diversas formas diferentes.

Seu opressor tinha muitos rostos e muitas personalidades. O que fez foi legítima defesa, apenas isso.
Kelly SB 14/10/2010minha estante
UAU!!
Super resenha!! Adorei!
Não chegui a ler Carrie, a Estranha, mas já assisti ao filme, que mesmo bem mal produzido [ok, me critiquem], talvez por ser bem antigo, despertou em mim esse mesmo sentimento, de justiça. Também não vi nada de terror no filme, talvez pela produção, lá vou eu de novo rs, mas tem uma boa história. Quem sabe eu leia o livro algum dia. =D

Jeferson 11/11/2012minha estante
O mais interessante é que tem horas em que dá vontade de entrar no livro só para dar umas bofetadas em alguns personagens! O sentimento de injustiça aumenta com o passar das páginas!O livro é perfeito, sua resenha tbm!

Bill 11/11/2012minha estante
Obrigado Jeferson!

Daniela 15/03/2014minha estante
Adorei sua resenha e esse livro é incrível.

Bill 15/03/2014minha estante
Obrigado Daniela.

Larissa 06/01/2015minha estante
Então, seguindo seu pensamento, toda cidade merece sua Carrie.

Bill 01/04/2016minha estante
Merece?? Por quê?

Jake 08/02/2020minha estante
Como faz pra ler gente? Eu n to conseguindo kkkkk

CarolCazzolli 17/07/2023

Impactante.
Quero começar falando que o SK fez a melhor introdução ao livro que já li até hoje.
Enquanto lia o livro, reasisti a todos os filmes da Carrie e nenhum chega nem aos pés da catástrofe que é descrita com tantos detalhes no livro. O único que chega remotamente perto é o feito em 2002, apesar de que os outros também tem cenas parecidas.
Enfim, nunca li nenhum livro com esse estilo de escrita e não sei bem como descreve-lo. O vejo mais como um conto do que qualquer outra coisa. Tem pensamentos e falas de vários personagens, principalmente os da Carrie, claro. Mas também tem artigos, trechos de livros, estudos, depoimentos... Isso fica meio confuso as vezes e os pensamentos são cortados no meio por outros pensamentos e emoções. É estranho? É. Mas eu gostei. Nenhum dos filmes transmite os sentimentos que o livro me transmitiu sobre tudo que a própria Carrie viveu e passou para chegar ao ponto que chegou.
Aviso logo que não é uma leitura fácil e nem que prende assim, logo de primeira, para que você queira logo chegar ao final. Não só pela escrita, por vezes confusa, mas também por ser duro de ler o que o ser humano é capaz de fazer um com outros.

Eu indico muito esse livro para quem, assim como eu, quer sair da mesmice de ler sempre o mesmo estilo de livro e escrita.

Cerry35 18/01/2021

Eu só queria proteger a Carrie ??
"Jesus me olha da parede,
Rosto frio feito pedra,
E se sou por ele amada
Como ela diz q sou,
Por que me sinto tão só??"
Le Le 18/01/2021minha estante
Quero ler muito,meu filme favorito ?

Cerry35 19/01/2021minha estante
Eu gosto do filme tbm ?

Karine.Maco 19/01/2021minha estante
Passada, deve ser um livraço

Cerry35 19/01/2021minha estante
Sim, é bem pesado tbm

Karine.Maco 19/01/2021minha estante
??

Michelle.Gandolfi 01/11/2022

Carrie e White.
Stephen King havia informado a procedência da personagem Carrie White, e mexeu muito comigo.

Duas meninas que acabaram mortas na vida real e, com todo o bullying que sofriam, não puderam fazer nada.

Para um primeiro livro publicado, Stephen King me surpreendeu muito. A história é bem construída e os personagens são palpáveis.

Billy e Chris nos mostra como o ser humano pode ser ruim a troco de nada.
Chris só faz maldades e se esconde nos poderes aquisitivos e de posição do pai.

Professora Desjardin mostrou-se inapta (me desculpe dizer isso, mas é verdade), como muitos profissionais ao se depararem com o bullying. Pode até haver compaixão, mas se posicionar CORRETAMENTE, não aconteceu.
Não se mostrou preparada ao ver Carrie no chuveiro, tendo sua primeira menstruação e sendo humilhada por outras garotas.

Margaret White nos traz o sentimento indescritível de raiva e medo.

Carrie... O que dizer da Carrie?

Trouxe-me, primeiramente, o sentimento de dó e compaixão. Só quem já sofreu bullying sabe o quão doloroso é ser rejeitado por nada. Crianças e adolescentes necessitam de apoio e cuidado uns com os outros, o que claramente não foi feito com Carrie, e nem com as duas garotas injustiçadas, que deram origem ao personagem.

Carrie foi segurando tudo e chegou a um limite, que, para um livro de ficção, é compreensível.

Stephen King foi muito feliz em conseguir trazer esse mix de sentimentos ruins à obra.

Se você conhece alguém que sofre bullying, por favor, ajude, acolha, abrace a pessoa. É coisa séria e pode tirar vidas.

Se você sofre bullying, por favor, se abra com alguém, não deixe que pessoas desrespeitosas e imorais deixem você para baixo.
Flávia Menezes 01/11/2022minha estante
É, Mi! Essa mensagem, sobre o combate ao bullying, é sempre atual e muito importante! Muito bem colocado. É fundamental continuarmos nos preocupando com isso. ????

Michelle.Gandolfi 01/11/2022minha estante
Muito obrigada, Fla!!
É o mínimo que podemos fazer. Qualquer ação, pequena ou grande, pode mudar a vida de alguém.

@tigloko 03/11/2022minha estante
Excelente resenha ???. Acho que mix de sentimentos ruins resume bem a experiência de ler esse livro, bem angústia.

Vee_1008 06/11/2022

"Lembre-se, é o SEU baile; torne-o memorável!"
Acho que esse foi um dos livros que mais me deu gatilho, foi o principal motivo de eu acabar demorando para ler. Não foi fácil.

E mesmo assim se tornou favorito, a história em sua maioria é composta não só pela narração, mas também pelos recortes de textos e entrevistas, o que ajudou tudo a ficar mais realista. Eu adorei a história e os personagens - foram muito bem construídos, o que me fez odiar extremamente alguns deles -. É realmente um clássico incrível, aliás, é realmente um bom ponto de partida para ler o autor.

Ler os livros do King está sendo uma experiência fantástica, e Carrie não decepciona em nada. Super recomendo.

jordanpessanha1 19/12/2022

Iniciando King com o pé direito!
Comecei a ler Carrie sem saber muito o que esperar, principalmente porque nunca tinha tido nenhum contato com as obras do Stephen King.

De cara o que mais me impressionou foi a escrita do autor. Achei incrível o nível de detalhes que ele trouxe para a história em suas descrições, sem torná-la maçante em nenhum momento e mantendo um ótimo ritmo, o que ajudou demais na minha imersão.

Já vi muita gente criticar essa característica do autor, como se fosse excesso de informação, mas particularmente achei tudo muito bem acertado, sem exageros.

Sobre a história eu esperava um terror por ser do King, mas encontrei um drama com elementos sobre-humanos, e amei. Uma história bem triste, que foi crescendo mais e mais, chegando a níveis catastróficos.

Uma excelente leitura que eu facilmente recomendo. Já estou ansioso para conferir outras obras do King.

Nathali 03/09/2020

É o primeiro livro que leio do Sephen King e achei muito bom por ser o seu primeiro livro publicado. Com certeza vou ler os outros!

Patrícia.Bilibio 26/06/2022

Primeira vez que leio Stephen King e fiquei alucinada como o livro. Clássico por merecimento. O enredo e a forma como foi desenvolvido são impecáveis.
Bruno 26/06/2022minha estante
A corrida do final dele é muito incrível, né? E a carta? Deixando claro que não era só a Carrie. Esse livro é ótimo.