Carrie, A Estranha

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Yuminie 07/04/2021

Estava com receio de ler este livro, mas nossaa.. que baita obra!
Me envolvi demais com a história e fiquei extremamente eletrizada nas últimas páginas.
O livro é um pouco confuso no início, mas vale muito a pena. Adorei!

Leléu Ltd. 15/02/2021

História para ler de um fôlego só
A cada livro do King que eu leio, eu arrumo mais dois para ler. Não me canso de admirar sua forma de escrita, interrompendo os diálogos para inserir, de forma completamente indisciplinada, os pensamentos dos personagens, fazendo a leitura rápida como um filme de ação.

Essa história é tão clássica que acho que não há como alguém não ter spoiler. O filme (um deles, certamente o primeiro) marcou minha infância e, agora, o livro só me largou quando eu finalizei a leitura.

São três capítulos, sendo dois enormes e um de poucas páginas. Muito estranho isso, mas parece que faz com que a gente leia sem parar!

Trama bem contada, com grandes detalhes, tensão constante, raiva, pena e tudo mais, que só o Mestre sabe fazer

souza263 18/06/2022

Maravilhoso!
Finalmente li o thriller de estréia do Stephen King e não poderia estar mais feliz. Achei que o livro seria lento por ser de 74 e ser o primeiro livro do autor, mas o que mais me surpreendeu foi que, na verdade, ele foi bem fluído e com muito suspense que termina com um final de explodir cabeças! (não poderia perder a piada).

O King faz você sentir toda a raiva que a personagem sente e toda a tristeza também com os bullying e ofensas que Carrie sofre. Logo no começo do livro temos umas das cenas mais marcantes tanto do livro quanto dos filmes que é a cena do vestiário e que revirou meu estômago. Eu queria mesmo dar 5 estrelas mas sinto que ficou algumas coisas vagas na história como o desenvolvimento dos poderes de Carrie, a origem, a história dos pais e o que aconteceu com alguns sobreviventes da noite do baile. O livro não é mastigado e você tem que prestar bastante atenção e focar muito no que está acontecendo para poder entender.

Enfim, um conto bem rápido para ler em um dia. Mais uma obra-prima clássica do Mestre Do Terror!

Vinicius383 22/06/2021

Reflexões a se pensar
Por muitas vezes, identifiquei nessa leitura o desprezo e a humilhação que ocorre na vida real, principalmente em uma escola, em relação à alguém um tanto peculiar. Aceitar as diferenças ou respeitar o tempo de cada um (no caso da Carrie, o episódio da menstruação) mais vezes há a ignorância e a falta de empatia; acredito que se houvesse mais compaixão, nós seríamos uma sociedade melhor.
É um livro que nos faz pensar nas consequências que uma ofensa à alguém pode gerar, e principalmente nas reflexões que podemos tirar de tudo isso. É um ótimo livro, leiam sem medo.

Alefe Sousa 07/01/2021

King é realmente um mestre, o livro tem um potencial incrível, personagens e eventos assustadores, e um desfecho surreal.
A forma como foi escrito me incomodou um pouco, mas não estragou a experiência. Em suma o livro é uma excelente porta de entrada para o majestoso universo do King.

Duda 01/07/2020

Carrie, a Estranha
Essa história é a prova viva de que o livro sempre será melhor que o filme rsrs. Fazendo uma breve comparação, o livro em si é muito mais cru com os detalhes da historia, há coisas bem mais pesadas que não refletem na essência do filme. Uma das provas é que a Carrie do livro é muito mais estranha. Já conhecia a história, mas foi interessante saber a fundo dela, vale a pena a leitura e gostei da experiência. O livro tem uma certa dinâmica que não sou fã, por isso a demora dele ser concluído... No fim esse é o título que menos gostei do Stephen...

Faby 04/09/2022

A história em si é boa, porém a escrita é um pouco confusa, durante o livro tem alguns cortes para introduzir depoimentos, isso torna a leitura confusa, mas de resto dá para ler, kkkkkkkk
gabriel 04/09/2022minha estante
King tem descrições cansativas, mas é boa leitura

Simi 06/12/2021

Muito bom, mas?
Pra dar a nota eu precisei considerar que é a primeira escrita do King, então fiquei entre 3,5 mas acabei dando 4 estrelas.

Certamente eu teria preferido se o livro fosse mais rico de detalhes, com os personagens bem construídos.

Porém, 199 páginas já foram o suficientes para odiar a Margaret White e ficar com muita pena da Carrie.

No fundo a ficção toda do livro foi o que menos me prendeu. O grande assunto da obra é o fanatismo religioso e o bullying.

Sthéfany 29/01/2022

foi o primeiro livro que li do Stephen, e amei.
leitura muito fluida, te prende do começo ao fim, e vc simplesmente se sente dentro da história, dentro da cabeça dos personagens.
terminei o livro com uma grande tristeza no coração, afff

Flávia Menezes 01/09/2021

?CARRIE?: AQUELA QUE O KING JOGOU NO LIXO.
No dia 14/09/2020, a revista Rolling Stone publicou uma matéria intitulada: ?A incrível história de como Stephen King jogou no lixo a história de Carrie, a Estranha e foi salvo pela esposa?. Foi Tabitha quem primeiro viu o potencial do manuscrito, e insistiu para que o marido continuasse.

O manuscrito resgatado da lixeira, ainda foi rejeitado por trinta editoras, antes de ser aceito pela Doubleday. Meses depois, os direitos para venda como brochura (que só acontece quando o livro realmente tem potencial para virar um best-seller) foi comprado pela Signet Book pelo valor de US$ 400 mil. Um livro jogado no lixo, que recebeu 30 cartas de rejeição... Depois dessa, o único caminho era mesmo o sucesso!

?Carrie ? A Estranha? foi o debut do King como escritor, e pelo que li do autor até agora, essa obra mostra que Stephen King, ?O? Mestre da Escrita, um dia também foi um principiante. Sua escrita nessa obra é mais crua, apressada, um tanto distante, e sem aquela característica do King de ?despertar os nossos sentidos?.

Muito disso se deve a algo que o próprio King revelou em seu livro ?Sobre a Escrita? de que ele não gostava de Carrie (confesso que para mim isso ficou muito claro logo nas primeiras páginas). E esse foi o motivo pelo qual ele a jogou no lixo. Foi através do olhar de escritora de Tabitha, sua esposa, que ele conseguiu dar mais vida a essa personagem, trazendo à tona toda a humanidade que fez com que seus leitores se conectassem com ela. Thanks, Tabby!

Tive muita dificuldade para me conectar com essa obra, e o que me fez prosseguir foi querer saber onde uma história dessas iria parar. E no momento clímax da história, eu preciso dizer que o King não falhou nenhum pouquinho. Ali estava o King de sempre!

Durante a narrativa, sobre a relação conturbada entre a protagonista e a mãe, é possível perceber uma forte influência dos contos de fadas na escrita do King (os contos de fadas Raiz, que são aqueles sem finais felizes, e não os Nutella como os da Disney). A mãe excessivamente má (como as madrastas/bruxas), a questão toda envolvendo o problema do ?sangue? (que se refere ao crescimento, e a passagem da criança para a mulher), a ?faca? (o objeto fálico), o conflito do permanecer em casa x viver o que os outros vivem (passagem da dependência materna para a independência) são alguns desses elementos de contos de fadas que evidencio apenas para exemplificar, e se você já leu ?A Psicanálise dos Contos de Fadas? de Bruno Bettelheim, aposto que poderá encontrar mais alguns.

Um outro fator em ?Carrie ? a Estranha?, que encontrei em todos os livros do King que eu já li, é sua paixão por carros. A famosa cena de descrição de um carro antigo... essa não falhou nem aqui! E quando ele mencionou John F. Kennedy, então? Nem preciso dizer o quanto deixou meu coração aceleradinho de amor.

?Carrie ? A Estranha? é uma bonita história sobre como crescer é difícil, e todos os obstáculos que aparecem no caminho para nos desanimar, ao nos lançarmos no mundo, sozinhos e longe da família de origem que tanto nos conhece.

Mas é claro, não há como deixar de fora que a maior mensagem por trás dessa história, é sobre ?o ódio que semeamos?. O bullying é algo muito sério, e ele remonta a história da humanidade, porque desde que o mundo é mundo, as pessoas possuem problemas para se relacionar umas com as outras, e em compreender e respeitar os outros tanto quanto querem ser respeitadas. Além de amadas.

E nesse quesito, ?Carrie ? A Estranha? é uma verdadeira cartilha. É uma pena que nem desenhando as pessoas consigam perceber como as palavras têm poder, e um poder muito maior do que aquele provocado pela telecinética de Carrie.
Francisco 01/09/2021minha estante
Resenha espetacular!. Creio que um dos muitos fatores que impediam Carrie era o fanatismo religioso de sua mãe e esse fator me chamou bastante a atenção. Quanto à escrita também achei bem diferente daquilo a que estamos acostumados quando lemos os livros do King.

Muito obrigada! ?
Mas olha? você já percebeu que ele (King) parece ter uma questãozinha com o fator religião? Não é a primeira vez que ele surge assim.
E em Carrie? ele vem mesmo como esse impedimento da filha de crescer. Achei bem forte a influência da paixão do King pelos contos de fadas nessa parte.
Da escrita? confesso que eu encontrei vários pontos de falhas, bem características de principiantes? mas deixei pra lá porque quem sou eu pra criticar o King? ??

Francisco 01/09/2021minha estante
Sim, essa questão do fator religião aparece muito tanto em livros maiores como em contos do King. Também encontrei várias falhas em Carrie, mas também deixei pra lá. ;)

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Nossos olhares afiados pegando as falhinhas do King? kkkkk

Várias kkkk...

Kkkkkk

Joao 01/09/2021minha estante
Flávia que resenha maravilhosa! Concordo inteiramente com você e mesmo apesar de ser um primeiro livro, acho Carrie sensacional! King raramente erra.

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
João, obrigada!? E você disse tudo: o King nunca erra! E nesse caso, nem a esposa dele, Tabitha, porque ela foi essencial para que Carrie ganhasse vida, e passasse essa mensagem de relevância atemporal ???

Joao 01/09/2021minha estante
Exatamente hahaha. Te confesso que um momento que adoro nos livros dele são os prefácios. Como escreve bem o sujeito.
A única obra dele que me deixa com um pé atrás é Jogo Perigoso, mas nem por isso acho ruim.

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Jura? Com o pé atrás? Mas pq?
Eu também, viu? Porque ele já nos ganha no começo. E eu sou apaixonada pelos protagonistas masculinos dele. :)

Joao 01/09/2021minha estante
Acho Jogo Perigoso meio travado no auge da prolixidade dele rsrs. Mas têm momentos sensacionais

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Você sabe que eu comecei a ver esse filme no Netflix, mas parei? Ainda bem viu? Porque King é sempre melhor conhecer pelo livro. Quer dizer, com exceção de ?It?, que tem uma adaptação incrível! E pelos trechos que eu vi, entendi bem oq você quis dizer. Uma escrita diferente? meio Harold Robbins isso kkkk

Joao 01/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk. Belo exemplo hahaha.
Então, com certeza é melhor conhecer pelos livros, apesar de ter filmes inspirados em obras dele que eu amo.
Quando puderes, pega um livro chamado As quatro estações. São 4 contos e configuram a melhor coisa que li dele, juntamente com Desespero e Love (esse muita gente odeia mas eu amo rsrs)

Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Eu quero muito ler Love! Mas olha?já vou procurar esses outros, pq agora que já acabei ?Carrie?? já consigo incluir mais um Kingzinho nas leituras diárias. Obrigada pelas dicas :)

Joao 01/09/2021minha estante
Eita hahahaha. Vai firme que acho que tu vai adorar.

Jess 05/06/2022

Esse livro é, antes de tudo, muito triste. E tenho um carinho enorme por essa história, que foi um dos primeiros contatos que tive com o terror e também com o autor.

A escrita do autor te coloca dentro do livro com muita facilidade e isso, mesmo estando acostumada, ainda me pega de surpresa. É muito fácil sentir tudo o que a personagem está sentindo, principalmente o seu desespero, e ficar triste e com raiva de todos os acontecimentos.

Eu entendo alguns dos leitores não gostarem das entrevistas e trechos de livros dos sobreviventes colocados no meio da história, ao falarem que isso dá um spoiler dos acontecimentos, mas eu apenas queria ler ainda mais quando eles apareciam, apenas para saber como tudo aquilo tinha acontecido. Na verdade, achei muito interessante essas partes em específico e queria que o livro tivesse dado mais espaço para essas cenas.
Kleber 06/06/2022minha estante
É isso. Esse também foi meu sentimento. O livro todo é muito emocionante, a parte das entrevistas por mais criticada que seja para muitos, ajuda a entender o ponto de vista de quem a observava. Por isso se torna ainda mais completo, já que nós temos toda a visão e sofrimento da protagonista e as entrevistas agregam o pensamento de quem está de fora.

Aryta 01/02/2022

Stephen King versão ?fast book? de excelente qualidade.
Acho que é difícil uma pessoa não conhecer a história da Carrie. Pode ser que seja uma versão um pouco diferente da apresentada pelo livro, com detalhes acrescentados pela indústria cinematográfica etc., mas, é uma história que não acho absurdo dizer que se tornou clássica, porque independente da forma apresentada, alguns pontos nunca mudam.

Então, eu já tinha várias ?Carries? em mente quando comecei a ler e fiquei ainda mais apaixonada por essa.

A Carrie original de Stephen King é cheia de ?bagagem?, tem um histórico familiar muito importante para a trama (tanto em questões biológicas, quanto emocionais) e é difícil entender se ela consegue ter ciência de sua complexidade e até que ponto suas ações são para um ou outro fim.

Uma coisa que eu amo é a história ambientada nos anos 70 e que realmente fora escrita nessa época. Por mais que se tenham edições revisadas e traduções que dão uma boa atualizada no texto, para mim é muito nítida a diferença dos livros escritos em determinadas décadas (como 70 e 80) e livros que não foram escritos nessa época, mas, se passam nela.

É estranho pensar que mesmo se trouxéssemos Carrie para os dias atuais, dentro da situação em que era obrigada a viver, pouca e talvez nenhuma diferença teria sido feita no desenrolar dos fatos. Isso é um pouco perturbador, porque podemos pensar que mesmo 40 anos depois, continua a existir bullying (inclusive com a modalidade cyberbullying) e é muito difícil conter os danos.

Porém, algo que eu não esperava era o estilo da narrativa que mistura a feita em terceira pessoa, com ?recortes? de jornais, de artigos científicos, fragmentos de cartas e até capítulos de livros (todos ficcionais, claro).

Confesso que na primeira vez que foi apresentado um suposto relatório falando sobre o caso, senti como se estivesse interrompendo a minha leitura, no entanto, enquanto fui progredindo, passei a gostar dessas pequenas interrupções, já que elas são essenciais para entender a história completa.

Eu amei o livro, porque amei conhecer a Carrie tal como idealizada para ser apresentada ao mundo por Stephen King. É um livro bem curto, quando comparado às obras do autor, mas, é excelente!
Pedro 01/02/2022minha estante
Excelente resenha, Aryta. Não posso falar sobre o livro, porque não o li, nem vi nenhuma versão cinematográfica.
Sobre o bullying, ele existe desde os princípios da humanidade. As pessoas sempre tiveram necessidade de se afirmar através da humilhação alheia.

Aryta 01/02/2022minha estante
Pois é, Pedro. Eu sofri muito bullying no colégio quando ainda nem se usava esse nome. Eu ensino ao meu filho que brincadeira só é legal quando é legal para todo mundo, que se uma pessoa se ofende, já não é mais brincadeira e passa a ser covardia. É muito bom poder se sentir bem consigo mesmo sem precisar diminuir o outro. Pena que tantas pessoas ainda não vejam isso ?

Aryta 01/02/2022minha estante
Ah, muito obrigada pelo elogio! Achei difícil fazer essa resenha ?

Pedro 01/02/2022minha estante
Eu acredito que enquanto houver a humanidade, nós teremos situações semelhantes. Pessoas perversas sempre irão agir de forma perversa.
Felizmente, eu nunca tive problemas com bullying na escola. Acho que o meu tamanho ajudou. Não sou nenhum gigante, mas sempre estive entre os maiores da sala de aula. Por serem covardes, pessoas que praticam esses atos hediondos buscam vítimas pequenas e frágeis. O livro It - A Coisa mostra bem isso.

Rafi.escritor 01/02/2022minha estante
Arrasou, Aryta! Ótima análise e interlocução para a nossa realidade contemporânea! Carrie é uma personagem muito conhecida dos livros! Eu não li o livro, mas entendo que o assunto seja tão vivo como era na década de 70. Tem um anime que tem mais ou menos essa mesma pegada, e trás essa realidade. O Cyberbullying está vivo e matando todos os dias pessoas.

Obrigada, Rafi!
Pois é? infelizmente passam-se décadas, são dados nomes diferentes e coisas iguais continuam acontecendo ?
Mas, qual é esse anime? Eu tenho vontade de começar a ler anime, mas, não sei por onde começar.

Aryta 01/02/2022minha estante
Verdade, Pedro. Comigo já era o oposto, sempre fui muito pequena e magrinha, ainda não ajudava o fato de ser adiantada e muitas vezes ser até 2 anos mais nova que os colegas de turma. Passei uma vida miserável na escola, só com 13 anos, quando fui para o 1º ano do Ensino Médio, que as coisas se tornaram melhores para mim, quando depois de 5 escolas, encontrei uma em que se pregava muito essa necessidade de aceitar o outro e fazer o bem nem que fosse nos mínimos detalhes. Então, tive 3 anos muito felizes lá! ?
Por isso eu tento fazer com que o meu filho entenda isso e não compactue nunca com qualquer coisa do gênero.

Pedro 01/02/2022minha estante
13 anos no ensino médio? Com 13 anos eu ainda estava aprendendo a contar até 20...kkkkkkkk
Você era um prodígio!
Mas isso também tem um lado negativo. Destaque intelectual atiça a inveja de pessoas com caráter inferior.

Aryta 01/02/2022minha estante
Muitos lados negativos. Mas, o principal é que o desenvolvimento emocional é bem mais lento do que o intelectual e aí, se a pessoa não tem apoio e orientação adequada, é ladeira abaixo. A própria pessoa se perde.
Fui muito privilegiada de sempre ter tido suporte! ?? Mas, minha época de escola até a oitava série foi um inferno.

Pedro 01/02/2022minha estante
É verdade, Aryta. Apoio familiar é imprescindível.
A minha época na escola também foi um inferno a partir da oitava série. Mas a culpa não foi do bullying, foi da Química. Eu odeio Química! Kkkkkk

Ingrid 04/09/2022

Um bom livro para a 1° leitura de terror.
Eu nunca assisti um filme de terror (por medo), e esse é o 1° livro que leio do gênero, então minhas críticas podem ser meio básicas, mas vamos lá.

A primeira coisa: não achei o livro assustador, claro, ele tem muitos gatilhos, mas são coisas bem diferentes ao meu ver.

Segundo: não tem capítulos - apenas 3 partes, 2 delas muito longas. Isso não facilitou a leitura, só fez parecer que não ia acabar.

E terceiro: no começo, eu não entendi o livro, porque fica umas 30 pág (+/-) só contando e recontando a mesma cena, ou indo p o passado e futuro. P mim foi bem confuso, mas provavelmente é porque não tô acostumada com o gênero.

xoxoanalu 26/10/2021

?só quero que me deixe viver a minha vida... não gosto da sua?

Foi o primeiro livro que li do King, e fico muito feliz que tenha sido Carrie, porque eu simplesmente a adoro? aliás, a adaptação de 1976 é o meu filme de terror favorito.

E além do mais, foi essa obra que fez o Stephen King estar onde está hoje, então é legal começar a lê-lo por Carrie.

O modo como ele criou o clima obscuro e pesado no livro foi muito surreal e marcante. E consegui sentir e visualizar muito bem? também porque já assisti aos filmes, isso possa ter ajudado também. Mas esse não é o meu ponto.

Não vou mentir, primeiro achei o modo da escrita do King confuso, mas depois fui entendendo o modo como a história estava sendo narrada e consegui engatar marcha na história. E simplesmente não queria acabar, mas também não conseguia parar de ler.
Pedro.Alves 26/10/2021minha estante
Se você puder, eu recomendo ler os livros do King em ordem cronológica, pq os livros meio que se referenciam, por exemplo: Misery têm spoiler de O Iluminado e em Novembro de 63 aparecem personagens de outro livro por um momento.

xoxoanalu 26/10/2021minha estante
aaa mto obrigada pela dica!! não sabia disso, já até pesquisei aqui a ordem ?