Carrie, A Estranha

Resenhas - Carrie, A Estranha

Mahfud, Fábio 05/07/2010

Bullying retrô.
[pode conter spoilers]

Hoje se fala muito em bullying e os efeitos que essa violência pode causar na vida de crianças e adolescentes a curto e longo prazo.
Em Carry, Stephen King mostra uma história como essas, que se passa nos anos 70, de uma garota atormentada desde pequena por sua mãe, religiosa fanática e por seus companheiros de colégio.
Mas a diferença toda está em como Carrie reage aos maus tratos. Diferente dos alunos comuns, que na maioria das vezes não conseguem revidar, a menina possui um poder levemente adormecido dentro dela, apenas esperando para ser liberado.
É difícil falar do livro sem entregar muito da trama, porque ele é na verdade bem curto, mesclando um pouco da vida difícil de Carrie White com trechos de jornais da época que retrataram os acontecimentos, relatórios da "Comissão White" e depoimentos das pessoas que sobreviveram à Noite do Baile.
Gostei muito da tensão que King consegue passar nesse seu livro de estréia. Alguns diálogos são bem densos, principalmente as passagens com a mãe de Carrie e o clímax na Noite do Baile é muito bom.

Para quem é fã do gênero, não tem como não recomendar.

Fabricio~Raito 10/09/2010minha estante
É um dos meus livros "pra toda vida".

Bill 29/07/2010

Justiça!
Não considero este livro um livro de terror, nada há que produza medo, mas revolta, porém, sim.

Alguns dos abusos sofridos pela Carrie, eu próprio já os sofri e se eu tivesse seus poderes (ou qualquer outra pessoa) teria feito o mesmo que ela fez, tenho certeza disso.

O que é justiça?

O que é vingança?

Quando é um e quando é outro?

Na paz e conforto de nossos lares julgamos a vingança como um crime, mas na pele de um vingador, seria vingança ou justiça em nossas mentes?

Pra mim (sei que serei criticado), Carrie fez justiça contra uma cidade desprovida de valores reais, com uma máscara de bondade, enfim, hipócrita.

Existem várias formas de crimes, existem várias formas de morte. Carrie foi assassinada e violada em sua dignidade em todos os dias de sua vida, repetidamente e de diversas formas diferentes.

Seu opressor tinha muitos rostos e muitas personalidades. O que fez foi legítima defesa, apenas isso.
Kelly SB 14/10/2010minha estante
UAU!!
Super resenha!! Adorei!
Não chegui a ler Carrie, a Estranha, mas já assisti ao filme, que mesmo bem mal produzido [ok, me critiquem], talvez por ser bem antigo, despertou em mim esse mesmo sentimento, de justiça. Também não vi nada de terror no filme, talvez pela produção, lá vou eu de novo rs, mas tem uma boa história. Quem sabe eu leia o livro algum dia. =D

Jeferson 11/11/2012minha estante
O mais interessante é que tem horas em que dá vontade de entrar no livro só para dar umas bofetadas em alguns personagens! O sentimento de injustiça aumenta com o passar das páginas!O livro é perfeito, sua resenha tbm!

Bill 11/11/2012minha estante
Obrigado Jeferson!

Daniela 15/03/2014minha estante
Adorei sua resenha e esse livro é incrível.

Bill 15/03/2014minha estante
Obrigado Daniela.

Larissa 06/01/2015minha estante
Então, seguindo seu pensamento, toda cidade merece sua Carrie.

Bill 01/04/2016minha estante
Merece?? Por quê?

Jake 08/02/2020minha estante
Como faz pra ler gente? Eu n to conseguindo kkkkk

honeyisa 19/04/2024

?Bancar a Carrie: causar violência ou destruição?
Leitura bem desconfortável e apesar do gênero ser terror e ser sangrento vi um fundo de tristeza inimaginável de uma garota que só queria ser amada.

Félix 12/07/2009

Um livro maravilhoso, com muito suspense e atração. Posso avaliar como um terror divertido...Emocionante. Vale a pena esbanjar imaginação diante de uma obra magnifica como esta. É curto e sem muita enrolação. Adorei o ritmo, estilo e personagens. Vale a pena conferir.
Luis 08/06/2018minha estante
King é um dos meus autores favoritos, gosto bastante do sentimento de atualidade de obras com mais de 15 anos

Matheus.C 25/10/2009

Sinceramente descreve o terror de uma maneira unica. E como muitos, acabei torcendo pela vingança da Carrie!

Sargleben 19/04/2010

O primeiro livro que li na minha vida... simplesmente especial e foda

Aline Maia 09/02/2011

Já tinha lido 'Os Olhos do Dragão', do King, mas Carrie foi o primeiro livro de Terror/Suspense que eu peguei do autor. É simplesmente viciante, desde que eu peguei pra ler, sempre que tinha um tempinho livre estava com o livro em mãos.

A narrativa é muito interessante, te passa a idéia de que você está lendo um dossiê do caso de Carrie White; que tudo já aconteceu e que você tem que juntar as peças pra saber como aconteceu. Também é legal, porque você não vê somente o lado da Carrie da história, e sim o de vários personagens.

Um livro ótimo, além de terror o livro tem um fundo dramático e faz algumas críticas.

Pedro 27/07/2010

Ingredientes Básicos
"Carrie, A Estranha" é um livro rápido, objetivo, muito bem escrito e gostoso de ser lido. Desde o começo, S. King nos 'obriga' a esperar ansiosamente para o que sucedeu o baile de formatura. Pois todos os depoimentos e notícias de jornais nos falam que houve uma coisa horrível, que abalou toda a cidade, mas o que aconteceu de fato só nos é apresentado no fim. Mas, depois do término da estória em si, na última página, há uma carta. Esse final nos dá orgulho de S. King, pois é genial. O livro, dei nota 4. Mas o final, aquele pequeno trecho de carta, nota 5.
Gláucia 27/07/2010minha estante
Nossa! Mais uma resenha que me impulsiona a ler o livro. Tá na fila.

Ronnie K. 21/01/2010

King mostra suas cartas em boa estréia
Deve-se ler "Carrie, A estranha" por dois bons motivos: é a estréia do Sthepen King, essa fabuloso ícone da literatura norte-americana e da literatura fantástica e de suspense, e por ser também o livro-base para o breve e inesquecível filme do Brian De Palma. Sem contar, claro, que o livro é bom. Assenta-se sobre um conflito muito bem estruturado: adolescente tipo 'patinho feio' que, como em geral ocorre nesses casos, é assiduamente importunada pelos colegas de escola. E que em casa tem que lidar com as neuroses e a loucura de uma mãe fanática religiosa que a todo custo tenta lhe impedir o florescimento sexual e o convívio com os rapazes. Como se pode prever, aqui se tem elementos suficientes para se estruturar uma boa história e prender a atenção. E em boa medida é o que acontece. Dotada do poder sobrenatural da telecinésia (capacidade de mover objetos com a força da mente), Carrie, por fim, vai se vingar de todos os opressores no apoteótico e um tanto desmesurado epílogo. Nisso pode estar o problema do livro: Carrie está mais para uma provável aluna da Escola de Mutantes do professor Xavier do que para personagem de um drama sólido e consistente. Quer dizer, mais próxima de uma atraente personagem para leitores juvenis fãs incondicionais dos X-men! Não que isso seja demérito. A história, como disse, é bem estruturada, prende a atenção - apesar de derrapar um pouco na parte final com seu um tanto cansativo e exagerado viés apocalíptico e tantativa de dar um tom mais 'documental' e 'verossímil' com a inserção de depoimentos, enxertos de livros e reportagens que se seguiram à hecatombe vingativa da nossa heroína. feita essa ressalva, dá pra ler numa boa, leitura despretensiosa de uma tarde fresca, e que se faz certamente rápida.

(Contudo, cá pra nós, o bom mesmo é curtir, nem que seja pela enésima vez, a obra-prima enxuta e sensacional que o jovem De palma fez desse livro. Filme hipnótico, vigoroso, exemplar, inesquecível.)
Aline 25/11/2010minha estante
Gostei dos termos que você usou. Me pareceu aquelas "críticas" nas capas dos DVDs, do tipo: "Uma hecatombe vingativa! NY Times". Hehe

TatiAmaribe 14/02/2010

De tirar o fôlego
"Carrie, a estranha" é, sem sombra de dúvidas, um livro de tirar o fôlego. Você começa a ler e não quer parar mais. Li mais de 200 páginas de uma só vez, porque não tinha vontade (e nem coragem) de fechar o livro.

Mexe com o emocional. Ao mesmo tempo que dá para sentir medo de Carrie, uma enorme sensação de compaixão, de 'pena' mesmo, por tamanha injustiça feita por parte de todos.

Um suspense que não dá para sentir raiva da 'vilã'. Mas que faz o coração pular assustado com cada ação que ela exerce.

Também é uma leitura muito agradável, feita de um modo simples e que nos faz visualizar todos os detalhes, de um modo que só o REI pode fazer!

Recomendo!

Lourdes 06/01/2010

Ótima leitura para quem gosta de Stephen King. É um de seus melhores livros.
Só ainda não consegui digerir muito a parte da explicação genética, que foi falha (do tipo, melhor não ter feito), mas o livro é antigo e a genética não estava tão avançada, então tem um crédito.
Mas, pra quem não liga pra esses detalhes, vai adorar.

Sam Wood 02/11/2011

Sobre "Carrie, a Estranha"
APAIXONADO! É o que posso dizer. Quando assisti a primeira versão do filme pensei, preciso ler esse livro, na semana seguinte o comprei, li em um dia. É simplesmente fantástico a maneira como Stephen (o rei da literatura de suspense/terror, pelo menos para mim) escreveu é perfeita, a história com notas jornalisticas, achei fantástico, vale a pena ler.

Ymir 19/04/2010

O melhor livro de Stephen King que já li até agora
A maioria das pessoas tem a tendência de desanimar de ler um livro cujo qual já sabe o final ou alguém lhe conta ou o descobre sem querer. Então passa a lê-lo cada vez menos, até que desiste e o deixa de lado.

Mas ao ler “Carrie, a Estranha”, acontece totalmente o contrário.

Você pode já ter visto o filme. Se não viu, no meio do livro você já sabe o que estão planejando para a Noite do Baile... e mesmo assim você não consegue desgrudar do livro de tão empolgante que é a sua narrativa e devido à quantidade de detalhes que o autor introduziu.

O livro é um misto de arquivo investigativo sobre o “Caso Carrie White” e ao mesmo tempo a narrativa sobre a vida, tanto de Carrie como de cada um dos personagens principais, suas personalidades e motivações (e até pensamentos). Duas maneiras de contar a história, cada uma com detalhes importantes que tem relação com o desencadeamento do que acontece na “Noite do Baile” - que é muito mais destrutiva e alucinante do que a mostrada no filme.

Além disso, há a comunidade científica tentando entender a Telecinese, alguns tentando isolar o gene responsável pelo fenômeno etc. Eles estão pasmos, pois graças a Carrie, tudo o que aprenderam se tornou inútil.
“Já que isso foi comprovado, onde fica Newton nessa história?” hehe

Terminei o livro em menos de uma semana. Já se tornou um dos meus favoritos.

Fazia tempo que não lia um livro de Stephen King. E agora estou tentando me lembrar do por que.

Jctomaz 31/12/2009

He's definitely the King
Carrie, como o próprio King conta no começo do livro, foi o passaporte dele para o sucesso como o mestre do terror. Talvez essa informação faça com que, inconscientemente, leiamos o livro já esperando algo mais amador da parte do King, mas é só começar a leitura pra deixar esse pré-conceito de lado e ficar, como é de costume, impressionado com a ótima estória que nos é contada.
É bem criativa a forma como a estória é contada, através de notícias, estudos e relatos das testemunhas sobre a fatídica noite do baile dos formandos de Chamberlain. No início é meio estranho mas depois que se acostuma torna a narração bastante dinâmica, e pelo livro ser relativamente pequeno a leitura é rápida e agradável.
Enfim, é outro clássico do mestre SK. Só por ter seu nome impresso na capa já vale ser conferido. \,,/