Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Jctomaz 31/12/2009

He's definitely the King
Carrie, como o próprio King conta no começo do livro, foi o passaporte dele para o sucesso como o mestre do terror. Talvez essa informação faça com que, inconscientemente, leiamos o livro já esperando algo mais amador da parte do King, mas é só começar a leitura pra deixar esse pré-conceito de lado e ficar, como é de costume, impressionado com a ótima estória que nos é contada.
É bem criativa a forma como a estória é contada, através de notícias, estudos e relatos das testemunhas sobre a fatídica noite do baile dos formandos de Chamberlain. No início é meio estranho mas depois que se acostuma torna a narração bastante dinâmica, e pelo livro ser relativamente pequeno a leitura é rápida e agradável.
Enfim, é outro clássico do mestre SK. Só por ter seu nome impresso na capa já vale ser conferido. \,,/

nats 28/06/2010

O livro narra a história de Carrietta White, mas disso muita gente já deve saber, que é a esquisita da turma, maltratada pelas colegas de escola e tudo o mais e que tem uma mãe religiosa ao extremo, eu diria. Tudo começa com um incidente no banheiro feminino da escola. Incidente esse que tem diversas consequências na sociedade onde Carrie vive.

Sem dúvidas, esse livro é muito bom. Stephen King tem uma narrativa incrível e os elementos que ele mescla com o passar das páginas, como relatos, notícias, interrogatórios, deixa o livro ainda mais legal.

Ele também se utiliza de algo que eu acho bastante interessante, que é o fato de que ele vai "jogando", por assim dizer, pequenos detalhes do que ocorre mais na frente e, se você é uma pessoa curiosa, vai querer continuar lendo para entender na íntegra o que realmente aconteceu. Em todos os livros que eu li de autores que se utilizaram dessa "técnica" foram livros que me fizeram querer ler o mais rápido possível para descobrir o que se passa, com todos os detalhes.

Entretanto, achei que o livro não me surpreendeu como um livro de "terror", que é como as pessoas querem que o livro aparente ser. Pode ter sido um livro de suspense e meio que policial, mas não achei tão aterrorizador quanto querem fazer parecer.

Gostei bastante da Carrie e acho que a história segue um rumo meio que inesperado quando o assunto é a noite do baile, porque vemos muitos filmes adotando um clichê que todo mundo já conhece bem, mas que provavelmente já está cansado de ver. (ou não ._.)

Apesar do déjà vu que essa história traz ao início, considerando o clichê já mencionado, ela se mostra um pouco inovadora em sua linha de acontecimentos. E isso faz de Carrie, a estranha, um livro que merece ser lido.

Drope 02/03/2010

Perfeitooooooo
Eu tinha uma idéia muito diferente da HIstória de Carrie, até comecei a ler sem esperar muito, mas tive um grande surpresa. Mais uma vez Stephen King não me decepcionou, este livro é siplesmente PERFEITO!
O que mais me impressionou foi o modo como ele escreveu, a história se seguia de uma maneira muito peculiar, cada um contando a sua versão da história, como uma investigação ao ocorrido. Sem contar que antes de ler tinha a idéia que Carrie era uma endemoniada que matava o povo sem o porque, mas é um total absurdo, para mim ela é totalmente vitima.
É tão bem escrito e envolvente que li o livro em 2 dias!!
Muito perfeito! O melhor livro que li esse ano até agora.

Ynnah 06/02/2011

muito muito bom! ótimo!
ja tinha um tempo que eu queria ler esse livro e só agora que li. E também ja assisti ao filme e aos remakes! adoro essa história assim como no filme, é ótima! Com um assunto que nunca morre, desde sempre teve o Bullying, só que agora estão falando com mais e mais frequencia.
Adorei a Carrie, tive pena. Que mãe aquela dela viu! socorro! E gostei mais ainda que ela se vingou de todo mundo! bem feito!
O cuidado que as pessoas tem que ter com o que se fala pros outros. Vai que você se depara com uma Carrie White da vida? hm
gostei mesmo!
x

Jonathan R. 04/07/2010

O livro não é de terror
Enquanto temos cenas dignas de Jogos Mortais no filme, no livro, não há a mínima descrição das mortes, a maioria das pessoas morre eletrocutada ou em simples acidente, o que me deixou muito triste.

Durante todo o livro, o enredo construiu em mim uma vontade louca de ver todas aquelas pessoas que maltratavam Carrie morrer com muito sofrimento e agonia, mas, infelizmente, o livro não mostra nada disso - no máximo um dedo arrancado.

O estilo que Stephen King usou para escrever o livro me agradou consideravelmente, apesar de que uma narração normal também serviria. Durante todo o livro, ele alterna entre parágrafos com narrador observador e trechos de livros fictícios sobre o "caso Carrie", além, é claro, de minúsculos pensamentos dos personagem, o que, às vezes, atrapalha a leitura.

De maneira geral, o livro é bom, mas não é perfeito.

35hyukie 20/12/2010

Gostei muito de como a história foi estruturada, misturando a narração dos fatos com os comentários de jornais e teorias de cientistas acerca do caso. Apesar de um enredo um tanto clichê, com exceção do que diz respeito ao "poder" de Carrie, a narrativa apresentou partes muito surpreendentes.

Foi o primeiro livro que li do Stephen King e com certeza não será o último.

Gobbi 22/08/2010

Horror
Não foi à toa que este livro alavancou Stephen King como um sucesso do Terror no mundo todo e que apenas 2 anos após o lançamento do livro se transformou em filme.

King é o rei do Terror psicológico, seus livros fazem com que, ao mesmo tempo em que sentimos o horror dos personagens, sentimos alívio pelo fato de nosso mundo estar o mais normal possível.

Sandra de Oliveira 25/10/2010

Primeiro livro da vasta obra de terror do mestre do gênero Stephen King, Carrie, A estranha é um clássico tanto para a Literatura de Terror como também para o Cinema (com a ótima adaptação do livro, feita por Brian de Palma).

A história da adolescente fora dos padrões americanos, criada numa família desestruturada, com uma mãe que beira o fanatismo religioso no seu limite mais extremo é ao mesmo tempo um conto de horror e uma triste visão do que é o ser humano, do que ele se torna e do que é capaz.

Carrie, mesmo datada de 1974, é uma trama que permanece atemporal. É só atentarmos ao fato de que o sofrimento, rejeição e dor que ela viveu encaixam-se perfeita e lamentavelmente aos casos de bullying, que tanto se fala ultimamente.

Some-se a isso um pequeno detalhe: Carrie tem o gene da TC (telecinesia), o que a torna capaz de mover objetos e alterar situações apenas com o poder do pensamento. E o que se passa na cabeça dessa adolescente cheia de rancor, ódio e indiferença é o que move a história para o trágico desfecho.

King é genial ao criar uma personagem tão ambígua. Se Carrie é assustadora, ao mesmo tempo isso revela uma pessoa também amargurada, confinada num ambiente sufocante, castrador, moralista e fora da realidade. O que também desencadeia uma reflexão acerca da proteção materna aliada a ideias que aterrorizam e ao mesmo tempo demonstram o quão frágil e suscetível pode ser a mente humana.

Stephen King fez de Carrie um estudo da mente, da paranormalidade e sobretudo da rejeição e indiferença, tornando seu primeiro livro numa obra terrivelmente triste e surpreendente.

Amanda San 14/10/2010

Achei bem mais ou menos. Todo mundo fala que é ótimo, uma obra prima e tal, mas não achei nada disso. É uma história boa, mas a achei pouco desenvolvida. O livro inteiro acontece num período de poucos dias, não dá tempo de simpatizar com a Carrie, de sentir algo por ela, mesmo com os relatos de que sua vida era bem difícil. Sua vida na escola também é rasa, só algumas menções de episódio humilhantes e brincadeiras de mal gosto.
A parte final, com o grande desastre e tudo mais, essa sim eu achei ótima, mostrando o ponto de vista de vários personagens, fazia parecer que era uma história que de fato aconteceu e alguém que estava lá durante aquilo tudo que estava contando; o autor contou todos os detalhes.
Outra coisa que eu gostei foram as entrevistas, reportagens, documentos e partes de um livro fictício que também falavam sobre o 'caso White'.
No geral, um livro bom, não leva muito tempo pra ler, mas as duas primeiras partes poderiam ter sido melhor desenvolvidas. Fiquei com a impressão de ter lido um conto, não um romance.
andalm 05/11/2010minha estante
Concordo contigo, Amanda... tanto que a primeira parte não prende tanto como a segunda...

Aline 25/11/2010minha estante
Sim! A leitura vale pela segunda parte...

Aline Maia 09/02/2011

Já tinha lido 'Os Olhos do Dragão', do King, mas Carrie foi o primeiro livro de Terror/Suspense que eu peguei do autor. É simplesmente viciante, desde que eu peguei pra ler, sempre que tinha um tempinho livre estava com o livro em mãos.

A narrativa é muito interessante, te passa a idéia de que você está lendo um dossiê do caso de Carrie White; que tudo já aconteceu e que você tem que juntar as peças pra saber como aconteceu. Também é legal, porque você não vê somente o lado da Carrie da história, e sim o de vários personagens.

Um livro ótimo, além de terror o livro tem um fundo dramático e faz algumas críticas.

Jay 06/01/2011

Carrie, A Estranha - Stephen King
"CARRIE narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos."

Como todos já sabem, Stephen King é um mestre da literatura. Uma verdadeira lenda viva.
Eu realmente adoros os livros dele, como também as adaptações para o cinema.
Antes eu lia Stephen King com a mesma frequencia que lia Sidney Sheldon, mas a leitura de Stephen acabou por me cansar quando li
O Cemitério, haviam me indicado este livro e achei ruim de ler
pois Stephen demora a revelar a ação do livro, e quando acontece, os fatos são muito detalhados (e sinceramente acaba até sendo chato)
OK, sobre Carrie, assisti várias vezes o filme e achei muito bom. Uma amiga me emprestou o livro em 2010.
É praticamente igual ao filme, mas há bem mais detalhes, o que (nesse caso) o torna mais interessante.
Mostra a devoção de Carrie por sua mãe, sua inocência, e seu jeito de sonhadora romantica, só tenho a dizer que é muito muito bom,Recomendo, leiam.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog: http://little-things-for-you.blogspot.com/

Germaine 24/10/2010

Excelente
Uma obra-prima deste mestre do terror/suspense.
ótimo.