Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Queria Estar Lendo 23/06/2015

Abandonei: Lolita
Lolita é um dos clássicos universais mais falados por ser tão controverso: a história de um professor de meia idade obcecado por uma pré-adolescente divide opiniões e já foi banido de diversas escolas pela polêmica.

Faz algum tempo que eu tentei ler Lolita (talvez uns dois ou três anos) justamente por toda a polêmica. Na época eu tinha uma biblioteca enorme a minha disposição com diversos livros e como eu não tinha nada mais para ler, dar uma chance a Lolita parecia sensato.

Errado. Foi uma experiência que eu nunca tinha vivido antes, porque gosto de pensar que sou bastante tolerante com muitas coisas, não achei que um livro pudesse me fazer sentir dessa forma. E não é porque o livro é ruim, muito pelo contrário. Ele é ótimo!

É bem elaborado, inteligente e muito bem escrito, tão bem escrito que se tornou impossível terminar de ler. Nabokov descreve Humbert Humbert - seus sentimentos e desejos - tão bem, que me senti mal, como se estivesse realmente lendo as memórias de um pedófilo. Não consegui chegar nem mesmo a metade do livro, pois a profundidade com a que o professor de meia idade é descrito é de assustar, tamanha realidade que ganha nas palavras do autor russo.

Horrendo e perturbador são as palavras que melhor descrevem a narrativa e, embora sejam palavras de conotação negativas, servem como elogio, pois não é qualquer um que consegue escrever algo tão real.

Ainda quero lê-lo, ainda quero chegar ao fim, mas sou da opinião de que devemos respeitas os nossos limites em qualquer coisa que fazemos na vida - mesmo ao ler um livro - e acho que ainda não chegou a minha hora de saber lidar com Lolita.

Se você, assim como eu, costuma se envolver muito com o que está lendo, recomendo cautela e estômago forte. Acho engraçado que eu consiga ler fantasia com temas tão perturbadores quanto, mas quando falamos de um livro mais "real" eu trave tanto. Mais um item para a minha longa lista de tiques literários.
Hel 06/09/2015minha estante
Ainda não li Lolita, mas já me senti de forma bem semelhante em relação a alguns livros e quadrinhos, então entendo bem seus sentimentos. Não a velha mentirinha do "sei como se sente", eu senti mesmo, tipo enjoos de estômago e pesadelos...não vou mencionar quais histórias, pq ninguém entenderia. Então, se você ainda se sente assim a respeito de Lolita, é melhor continuar deixando de lado. Não vale a pena se torturar por mais que os outros façam propaganda.

ElisaCazorla 15/09/2015minha estante
Obrigada por seus comentários! Eu sou bem o tipo que se envolve muito com o que está lendo. Melhor deixar esse livro de lado =] Obrigada

thejanedoe 24/09/2020

Lolita
Li por indicação da Bel Rodrigues. Achei esse livro sensacional em relação a escrita, pra mim é um livro que todos deveriam ler. Aconselho ler o livro antes de ver os filmes, pra mim são muito diferentes.

Rodrigo.Alves 13/06/2023

Humber Humbert meu ovo
A trama é famosa. Humbert Humbert, um pedófilo uqe abusa de Dolores Haze. A escrita também é muito boa, é o que todos comentam. No entanto, a progressão narrativa é maravilhosa. O livro é escrito na forma de uma carta, uma confissão apologética. Ele começa trazendo simpatia a si por seu passado triste e como ama a pobre garota. Mas sua possesão se intensifica e além dos abusos sexuais, tem o rapto, os abusos físicos e a paranóia que aumenta de uma forma tão sutil que você chega a achar que está tudo bem.

Pêssego 07/09/2022

Indigesto
Nossa, que livro incômodo!
Difícil dar uma boa nota para uma leitura abominável, de difícil digestão, mas com uma escrita impecável!
Ao longo do livro nos deparamos com um narrador mentiroso e manipulador.
Escrito em primeira pessoa, se não tomamos cuidado, acreditamos em suas mentiras! É preciso fazer uma leitura ativa, crítica.
Impossível ter sido considerado uma história de amor, e ter sido romantizado no cinema.
Mas o autor merece nota máxima, pois além de tudo o livro foi escrito em inglês, que não era sua língua materna.

Duda 10/08/2020

não recomendo!
A história é pesada e muitas vezes insuportável, mas muito bem escrita, e bem narrada. H. H é um monstro, mas sabe seduzir e Vladimir Nabokov conseguiu trazer isso para a narrativa do personagem. Foi uma leitura extremamente difícil, contudo, ficou claro pra mim o motivo de ser um clássico.

Flaubi 14/07/2015

Uma grande bosta
Li algumas resenhas aqui e vi muita gente falando de amor pra cá e amor pra lá. Amor merda nenhuma, o protagonista é um doente mental. Ele deixa nas entrelinhas desde o início do livro que não ama a Lolita, mas ama as nymphets. Tanto é que ela não foi a única adolescente com que Humbert se envolveu. O livro é pedofilia pura disfarçada de arte em virtude de uma escrita intelectualmente impecável, porém maçante e cansativa em certos pontos. Mais que isso, mostra a faceta de um ser humano egoísta, pedante, cruel e possessivo, quatro defeitos que estão transpostos na própria escrita. Só terminei de ler porque tenho TOC e não consigo deixar de ler um livro até o fim. A literatura tem que ser livre sim, mas isso não significa que se torne uma obra de arte apenas por ser polêmica ou doentia. Até hoje não entendo o porquê do Kubrick (monstro do cinema) ter gasto tempo adaptando essa historinha sem graça.

yasmim 05/07/2021

Um dos piores livros que eu já li, e não porque a escrita é ruim ou algo do tipo (pelo contrário, é muito bem escrito) mas a história não é nem metade da genialidade que muita gente diz que é. Na verdade esse livro é chato, e a narrativa é uma tentativa de enxergar romance em um crime horrível. Quase abandonei, e agora que terminei acho que devia ter abandonado mesmo.

Lílian 12/02/2023

Tinha potencial, mas se perdeu na própria corrida
Tive que dar uma longa pausa quando cheguei no meio do livro pra iniciar "a outra parte" e fiquei me perguntando o porquê até chegar ao final e encontrar: ele se perde.

A primeira metade (isso aqui quem fala é alguém que nunca estudou psicologia o suficiente) é uma boa descrição da mente de um pedófilo, o que me fez pensar muito sobre e ter mais cuidado ao olhar estranhos próximos a crianças na rua e coisas assim (nem um pouco traumatizada kk) e a maneira do estado tratar as pessoas com esse distúrbio.
E a segunda é uma história sobre alguém "realizado" tentando manter o paraíso de sua vida? Acho que podemos falar isso em consenso. O que me deixa confusa- isso não deveria ter sido uma "análise psicológica" até o final? Não sei.
E o fim é a cereja do bolo dessa coisa toda, pois nem parece mais a mesma história que se começou.
Pra mim é um grande ponto sem nó.

@lucassntn 18/01/2019

Doentio e genial
Primeiro é preciso vencer a repulsa para se ler esse livro. Precisa ter coração e estômago fortes. A temática pesada (pedofilia) torna a leitura de muitas páginas extremamente difícil e dolorosa. Dito isso, o livro é espetacularmente bem escrito. A construção do narrador-personagem é uma das melhores que já vi. É daqueles não confiáveis, que sabemos que está manipulando os fatos e tentando nos seduzir com sua linguagem rebuscada, bonita e cheia de floreios. Mas Nabokov deixou pistas sutis e quase subliminares de sua crueldade. Tem aquela arrogância de psicopatas. É um pedófilo, estuprador e sequestrador, que está sempre tentando nos convencer o contrário.
Gostaria muito, MUITO, de ler uma versão dessa mesma história sob o ponto de vista da menina, Lolita.
Gustavo 18/01/2019minha estante
tô terminando de ler e gostando nadinha -_-

@lucassntn 18/01/2019minha estante
Eita, por que? Eu gostei mais a critério técnico mesmo. Nesse sentido, é impecável.

Gustavo 18/01/2019minha estante
achei a escrita boa mas nada de excepcional. e extremamente arrastada! li mais de 100 paginas num dia para ver se acabava logo

vanessaxclementino 18/03/2020

Incrivelmente Pertubador
Lolita tem uma narrativa tão precisa e cativante como asquerosa, que nos faz se sentir mal por não conseguir parar de lê-la

Maria.Printes 08/05/2021

A escrita é fantástica, não posso deixar de falar isto. Definitivamente nada a ver com o filme, o que não me surpreende de forma alguma.

isabelly389 06/10/2023

Hh
é um bom livro desde que você não seja da meia idade e branco, profundo e retrata coisas que de fato acontece.

Carol 01/02/2011

O tema não deixa de ser interessante, mas a forma que Nabokov escreve é muuuuuuito maçante. Torturante, eu diria. Ele é muito chato para ser um tarado. Um tarado tímido! Umpf.
Quem sabe consiga terminar de lê-lo outro ano.

Carol 21/03/2011minha estante
vou tentar lê-lo outra vez sim, espero poder terminá-lo e perceber este aspecto nele :)