Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

mhsmaran 23/04/2024

Uma obra 100% brasileira, cheia de características marcantes e falas engraçadas. Vale a pena a leitura!

Amanda.Monteiro 22/04/2024

O herói as avessas e caótico. Seria ele a cara do Brasil?
Macunaíma é um personagem marcante da literatura nacional. Índio retinto, feio e preguiçoso, roda os quatro cantos do Brasil em busca do amuleto deixado pela sua amada que se foi. Ao longo da sua jornada vira peixe, vira cachorro do mato, vira príncipe, vira branco... bem Brasil do Brasil, fazendo de tudo para ter o seu muiraquitã de volta.

Ler esse livro foi um grande desafio para mim, sendo bem sincera. Muitas vezes a narrativa pareceu confusa, principalmente pela mistura de elementos mágicos e folclóricos com uma linguagem prolixa carregada de referências.

Entendo perfeitamente a relevância da obra, levando em consideração o que Mário de Andrade estava buscando trazer para a literatura nacional (busca pela identidade literária que transbordasse brasilidade). Mas também acredito que talvez ele tenha se empolgado demais. Achei a essência da história até boa, mas a construção da narrativa é tediosa e confusa. Demorei para pegar no tranco e não curti tanto assim.

euathos 21/04/2024

Macunaíma, revolucionário
Nunca li, nem vi, nem sequer imaginei algo parecido com as coisas que li neste livro. E não me contenho apenas às cenas, mas também às palavras... tantas sonoridades que nunca antes havia pronunciado. O livro de Macunaíma é cheio de episódios alucinantes e chocantes e em muitos momentos da minha leitura começava a ler cada vez mais rápido de tão impressionado que ficava, pensando: "como pode alguém imaginar algo assim?" É impressionante como Mário de Andrade conseguiu colocar várias partes do Brasil, diversas culturas e épocas em uma única história e fazer de um livro com tantos valores uma leitura divertida. Com certeza entrou para um dos meus livros preferidos!

Evelin 21/04/2024

Bom, posso dizer que me diverti lendo esse livro. Não entendi muito coisa por causa da linguagem que estou pouco acostumada, mas no geral, foi uma leitura interessante e até engraçada; com certeza nada foi previsível e nem fácil de imaginar kskskks
Adriana791 21/04/2024minha estante
Eu nunca tinha conseguido ler e li mês passado. A linguagem é difícil, mas gostei muito. Fiquei surpresa com o quanto me agradou.

Izadora 19/04/2024

Macunaíma
Bom livro
Achei meio complicado pra ler por conta da escrita, mas a mistura que o autor faz é um dos pontos interessantes do livro.
A história é interessante é em muitas partes engraçada.

Yasmin1290 18/04/2024

Confuso e sem objetivo
Macunaíma é um clássico da Literatura brasileira, bastante comentado e aclamado por muitos. Decidi ler e me aventurar na história, entretanto me decepcionei muito. É um livro bem difícil de ler, pois a história é extremamente confusa, só compreendi ela devido a minha professora e essa versão que esclarece melhor devido aos desenhos. Sei que há uma riqueza de lendas, um tom engraçado e irônico, ..., mas o livro como todo é decepcionante. Macunaíma é preguiçoso, mesquinho, vingativo, só pensa em fazer festinha, ..., e sua saga é muito estranha.

Bom, mas quero desenvolver outra coisa desta versão: os desenhos. Foi uma surpresa extremamente agradável! Fiquei muito mais motivada a terminar de ler. Os quadrinhos ficaram ótimos! E ver um pouquinho da criação deles foi bem daora! Você percebe que foi feito com muita dedicação e amor :3

Layzxx 15/04/2024

Macunaíma é um clássico da literatura modernista, e não é atoa. Uma obra riquíssima, com muita variedade linguística e apreciação cultural brasileira. Em alguns momentos a leitura pode ser incômoda, o enredo muitas vezes violento, faz menção a colonização esmagadora que tivemos. Mario de Andrade faz uma construção estilística bebendo de fontes da cultura indígena, de matriz africana e até mesmo erudita. Apesar dos incômodos durante a leitura, recomendo.

Vítor 15/04/2024

Um clássico incontestável
Macunaíma não é a maior obra da literatura brasileira, talvez nem uma das maiores. Tanto que eu ouvi falar sobre esse livro pela primeira vez faz pouco tempo (não que seja um parâmetro).

É de uma literatura penosa, difícil, tinham frases que mais pareciam palavras aleatórias soltas em uma folha.

O tema? Confuso e pouco atrativo, é verdade. Não tem bem uma construção lógica em torno da história.

Contudo, é inegável a importância de Macunaíma para a nossa cultura. É certo que o próprio Mário de Andrade afirma no livro não ter a pretensão de que o livro seja utilizado para estudos do folclore, uma vez que ele o fantasia inventando a todo momento características marcantes para a obra.

Aos que avaliaram mal o livro com a justificativa de que não o entenderam, não estavam na mesma vibe ou que não entenderam a mensagem, não julgo, pois de fato não é fácil compreender certas passagens. Digo apenas que vale a pena dar uma segunda chance para o herói sem caráter, afinal ele é o retrato de muitos brasileiros.

nini.francini 14/04/2024

Antihero
Definitivamente não é o meu tipo de leitura, pra mim foi quase ilegível. entendo a crítica, mas a ironia e a confusão me deixou frustrada.

Beatriz 14/04/2024

Ai! que preguiça!...
Macunaíma fez com que eu quase me esquecesse que leio por gostar, porém, uma vez começado, senti a obrigação de terminá-lo.

Só consegui essa proeza pois ouvi junto da leitura o audiolivro, se não tivesse lançado mão dessa ferramenta eu não conseguiria concluir.

Perdoe-me os amantes da obra, os que a acham incrivelmente sensacional, mas eu achei o livro pavoroso, logo no início lia, totalmente pasma, horror atrás de horror. Várias vezes quis abandonar a leitura, e, em outras tantas, quis jogar o kindle na parede por saber que minha consciência me acusaria por não terminar o livro.

Mas, para não me alongar, está feito, terminei o livro e não tirei dele nenhum bom proveito, só a sensação estranha de que perdi meu tempo debruçada sobre os devaneios de um homem que escreveu sobre o dia em que ele pegou todos os seus pesadelos, bateu em um liquidificador e a mistura de todo o delírio resultou em Macunaíma.

Anna 12/04/2024

Maluquice, incrivel
O livro mais irônico e absurdo que já li. A mensagem que o autor nos passa sobre nossa própria sociedade e a critica aos paisagistas são incríveis quando percebidas.

Claro que há coisas que são desnecessárias,como a primeira cena da Ci.

DrieleCouto 06/04/2024

Pra ser bem sincera eu não entendi nada ? pra mim foi uma grande confusão. Me perdi algumas vezes e continuo sem saber de nada rsrs.

wawaw 05/04/2024

"...Foi uma chispada mãe por esses matos que chii! os passarinhos se tornaram pequetitinhos pequetitinhos de medo e a noite levou um susto tamanho que ficou paralítica..."

Luís Gustavo 05/04/2024

Até tentei entrar na história, mas não dá
Entendo a importância desse livro, entendo o lugar dele na (tentativa de) construção da identidade do país, sua inserção num contexto de 100 anos de independência e sua importância dentro da historiografia da História do Brasil. Mas, enquanto narrativa e ficção, pelo menos pra mim, foi impossível de entrar no livro.
São várias fábulas/contos - seja lá como quiser chamar - interligadas, mas que faziam pouco ou nenhum sentido, sem contar algumas questões que, mesmo entendendo que o livro foi escrito em outro tempo, incomodam.

Sobre a edição em si, não tem muito o que falar. É muito bem editada, com desenhos lindos e muitas notas de rodapé explicativas.
Eu só senti falta de algum posfácio escrito por historiadores.

Enfim, daqui uns anos eu releio e vejo se mudo minha percepção.

Choquei.amo-te 02/04/2024

Não foi uma leitura fácil, abandonei o livro ano passado e esse ano tentei novamente... e dessa vez engatou. O livro é uma mistura de vários elementos, ricos em cultura indígena mas apresenta elemento de todos o Brasil. Mário de Andrade cria em sua obra um espectro do povo brasileiro o qual n possuí caráter, seja caráter personal e psicológico, seja caráter originário étnico. Outro ponto interessante é o contraste do moderno com o "primitivo", das paisagens da mata virgem à grande São Paulo capitalista, terra das inúmeras "máquinas" como dito no livro. Por último, é digno de comentário a crítica que se pode fazer ao capitalismo encorporado no gigante paimã, o devorador de homens, um burguês colecionador com uma fome insaciável. Assim sendo, Macunaíma é um livro muito difícil e confuso o que acaba afastando o público desta obra, entretanto, é sublime a leitura de uma obra tão bem escrita e rica como esta