Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

jennibel 27/03/2024

8/10
Macunaíma é um obra muito boa, muito inteligente, e com uma boa crítica.

Mas tem um efeito que eu reparo muito em outras coisas como o twitter, linguagem neutra, e outras lutas de classe hoje. Que é o efeito de tentar incluir tudo e todos, falar de todos e os representar, e acaba que nenhum fica incluso KJK

Isso que tornou o livro difícil, mas ele é engraçado e descontraído, só muito difícil e cansativo, é fácil se perder e precisa reler e reler pra entender umas partes.

É um livro pra se fazer com material de pesquisa do lado. Mas a tentativa é boa a de tentar integrar tudo, representar todo o Brasil, que é o que o Macunaíma, e adorei a forma que ele é totalmente voltado aos desejos internos, porque a nossa política e estrutura foi formada, e é assim até hoje.

E querendo ou não o Brasil é uma bagunça, achei a obra bem brilhante, e acho que quem pegar as forma que ele quer espelhar o brasil, e rir das partes engraçadas, pode achar tbm.

Acabou que ficou parecendo um sonho maluco muito criativo e engraçado, com teor confuso. Mas me fez pensar, nesse efeito que acontece, de querer representar todos e nem isso ser o suficiente para incluir e na realidade acaba excluindo. Isso acontece demais na nossa sociedade.

Fernanda 26/03/2024

Macunaíma
Nosso anti herói bem brasileiro, não desiste nunca do que quer, gosta de enrolar e passar a perna nas pessoas? li aos poucos pois a leitura tinha muitas palavras indígenas, então parava e ia ver o seu significado. Meio chato em algumas partes e outras interessantes.

Juh 26/03/2024

Inegavelmente, Macunaíma tem o seu lugar de extrema relevância no processo de composição de uma Literatura Nacional no Projeto Modernista. Exatamente por esse motivo, o texto é difícil de ler já que se trata de uma escrita experimental e teste de um novo modo de produzir textos literários. O uso de um vocabulário com raízes indígenas, a pontuação fora dos padrões, a narrativa com pouca linearidade e espacialização são marcas dessa experimentação.

Quem estiver esperando uma narrativa de descanso e deleite não encontrará em Macunaíma. O livro é desconcertante tanto em relação à forma quanto ao conteúdo. Em relação ao segundo ponto, há muita nudez, exploração da própria sexualidade, pequenos golpes, sinais de uma esperteza pejorativa, xingamentos, maus tratos aos próprios irmãos, adultério etc.

Um livro que demonstra um processo de transformação nas artes e na cultura do início do séc. XX, cumpre o que propõe.

Italo 24/03/2024

Macunaíma
Não me julgo com idade ou conhecimento suficiente para criticar ou vangloriar Macunaíma, que é um marco na literatura brasileira. Naturalmente, a linguagem de ruptura de Mário de Andrade tornou minha experiência de leitura um tanto complicada, o que mostra mais sobre mim do que sobre Mário de Andrade.

Construir um país não é uma tarefa fácil, e muitas vezes ao longo da história tentou-se estabelecer o que é a brasilidade e o que é o brasileiro. Mário foi um desses tentadores, que, se não conseguiu, e não cabe a mim dizer, deixou sua marca nos tijolos que sustentam nossa identidade.

Maria 23/03/2024

Um livro simplesmente genial, principalmente para o contexto histórico brasileiro de quando foi escrito. Apesar de clássicos não serem o meu forte, decidi ler Macunaíma para um trabalho da escola e me surpreendi.

A forma como o livro foi literalmente um deboche contra todos os preconceitos literários da época é fascinante. No início julguei o livro como uma bagunça maluca, mas enquanto estudava sobre o Pré-Modernismo percebi que era exatamente isso que a literatura brasileira precisava na época, uma boa dose de loucura cheia de cultura.

Ray 22/03/2024

Sempre tive muito receio de ler Macunaíma por imaginar que seria uma narrativa extremamente chata e difícil em relação à linguagem, porém, tive uma feliz surpresa com o conteúdo. É como se estivesse assistindo a um desenho animado estilo Papa-Léguas ou o esquilo da Era do Gelo, onde tudo é possível. Aqui, vemos um herói de índole duvidosa que parte em uma grande aventura para recuperar um amuleto. É interessante como ele sempre se mete em confusão, mas nunca desiste. E mais interessante ainda é como somos arrastados para dentro dessa contação cheia de magia, intrigas, diversão e emoção. Muitas histórias populares são recontadas de forma sublime (é uma loucura atrás da outra) e algumas até veladas de críticas. Mário de Andrade foi brilhantemente criativo nisso. Eu achei um máximo!

Maikom.Abreu 18/03/2024

O Anti-herói
Achei arrastado, mas é pessoal. Parece que agora que terminei tenho um sentimento bom em relação a esse livro. Macunaíma, grande cascateiro! ?De herói nada tinha

PietA0 17/03/2024

Ilegível
Eu definitivamente odeio autores e obras modernistas. São todos horríveis. É incrível como esse povo pensa que tá fazendo uma obra aberta ao público geral mas eles sequer saber escrever um português entendível. Ridículo isso, simplesmente não dá pra compreender nada que esse livro tenta passar (se é que tem alguma mensagem que ele queira passar, convenhamos). Horrível, já entrou pro #TOP 1 Pior do ano (e olha que só estamos em março, hein!).
Yves2zzz 17/03/2024minha estante
Oloco, fiquei até curiosa para saber o motivo de tanto ódio hahaha

Rach 18/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK nossa o trauma foi bom mesmo hein

Nini 23/03/2024minha estante
Pensei a mesma coisa KKKKKK nossa odiei ler esse livro, totalmente confuso e desconexo

Rach 16/03/2024

Não é o meu estilo
Mário de Andrade estava inspirado quand fez esse aqui. Inspirado a nos fazer não entender nadica de nada. O modernismo tem seus brilhos, tem quem goste, quem ame e quem odeie, mas é inegável a importância. Uma ficção fantasiosa, daquelas bem doidas em que coisas esquisitissimas acontecem, com uma linguagem extravagante, pedante e pomposa, além de em parte inventada, é extremamente complicado de ler e, mais ainda, entender. Muitas referências a folclore, ao Brasil e aos brasileiros e ao jeito que vemos o mundo e que o mundo nos vê, de certa forma é uma literatura bela. Mas, acima de tudo, é um livro sarcástico, irônico, de tirar sarro de tudo e todos mesmo, não importa quem seja. A linguagem não me agrada, então não faz meu estilo mesmo, mas é uma pena, pois teria sido bem mais divertido realmente aproveitar e apreciar a leitura.

Ludimille.Germano 10/03/2024

?? Aí, que preguiça?
Dificílimo, um dos livros mais difíceis que li. Provavelmente deixei passar muitas referências do nosso querido Brasil. Entretanto, é um livro encantador, uma literatura nacional fictícia que nunca vi! É bom frisar que em muitas cenas se vê presente um machismo e cenas de abusos horríveis, além do racismo, que já era de se imaginar.

Franciele 10/03/2024

Macunaíma - Mário de Andrade
Macunaíma é um título consagrado da Literatura Brasileira e um ícone do Modernismo do século XX. Neste livro, o escritor Mário de Andrade nos conta a história do famoso herói, que na verdade é um anti-herói, nascido em uma tribo indígena amazônica às margens do mítico Rio Uraricoera.
A obra destaca a sexualidade precoce e imatura de Macunaíma, as suas relações com a índia Ci e a busca pelo amuleto da pedra muiraquitã. O herói possui características que o diferencia das demais pessoas, bem como suas muitas travessuras e uma exacerbada preguiça. Uma de suas falas mais emblemáticas é “Ai, que preguiça!”.
A jornada de Macunaíma envolve muitas batalhas, intensas transformações e vários elementos mágicos que são apresentados ao longo dos capítulos. O leitor é conduzido por uma narrativa repleta de lendas, mitos e folclore nacional em que o autor nos revela as artimanhas do protagonista enquanto ele percorre o Brasil em busca de Venceslau Pietro Pietra “o gigante comedor de gente” que está com sua preciosa muiraquitã.
Resumindo, se trata de um livro com palavras difíceis e em desuso, com personagens peculiares e com muitas coisas sem sentido. No geral, é um livro doido e fantástico.

Mikael_13 09/03/2024

Sempre que começo um livro da literatura brasileira, inicio com um pouco de cautela, um certo receio do que vou encontrar, acho que ainda carrego um pouco do estigma de que literatura nacional clássica é difícil e chata. Em Macunaíma, encontrei uma história que considero única, com elementos culturais muito característicos e momentos hilários.

Felipe1503 09/03/2024

O livro é um clássico. Obra prima do modernismo brasileiro. Teve grande importância histórica. Mas é chato e cansativo.