Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

Juliana 24/04/2024

Uma leitura rápida, que parece boba, mas traz angústia e dor. A inocência de uma criança escrevendo cartas a sua falecida mãe, e amadurecendo pelos espinhos da vida.

taissa 10/04/2024

Gostei!!
Se trata da visão de uma criança em relação as situações que infelizmente são cotidianas.
Dizer que as cartas não demonstram sentimento, é uma interpretação totalmente equivocada kkkkk. Uma vez que o ambiente em que a criança vive, a maneira como foi criada ou até mesmo a cultura do país, dizem que ela não teve afeto e nem acolhimento por parte das pessoas com quem convivia. Como podem cobrar demonstração de sentimento de alguem que não conhece isso?
Li o livro em um clube do livro, onde as críticas não faziam muito sentido. Não tem problema nenhum existir opiniões controversas, mas não tem cabimento você criticar algo que foi interpretado ao contrário do que a autora quis passar.
Enfim, tenho muitas opiniões tanto do livro quanto dessa reunião do clube que fritou a minha cabeça kkkkkkkk

???,5

Paula.Campos 08/04/2024

O tamanho importa sim
O conteúdo do livro é muito bonito, sensível e real, mas tão curto que não dá tempo de desfrutar e digerir o conteúdo. Queria que as cartas fossem mais longas, ou que durassem até a velhice da filha.

Mari 03/04/2024

Lindo e triste.
Cartas para a Minha Mãe foi uma leitura rápida antes de dormir, mas que me pegou muito.

Como uma filha que perdeu a mãe cedo demais, é possível sentir a dor da personagem. Através de cartas, do passar do tempo e dos acontecimentos, vai surgindo um sentimento de tristeza, angústia e uma vontade de tirar a personagem dali.

A vulnerabilidade da filha, que conta na maior inocência o andar de sua vida, as pessoas ao seu redor, as ofensas, é tudo muito sensível. É bonito e triste.

Paulinha 31/03/2024

Triste e profundo
Que narrativa sensível.
Trabalha o luto, a dor e o racismo.
Um livro curtinho e rápido de ler porém super triste e profundo.
Trabalha os problemas estruturais da nossa sociedade.
O racismo e o machismo, com muita dor e muito sofrimento a personagem principal vai trabalhando suas dores e seu luto.
Muito muito triste ?

Milene56 29/03/2024

Uma leitura atípica do meu gosto mas me atrevi a ler, me surpreendeu muito, gostei de cada carta que era escrito e intrigada com a história ao decorrer do tempo, será que encontraram o pai? Feliz por ela, no fim das contas, foi aceita na família que tanto a rejeitava, e foi a que mais ajudou em diferentes situações, feliz por ela e Lilita se darem bem! Com o tempo, as coisas vão mudam e se adaptando! Recomendo!

arqueofarias 22/03/2024

Adoro Teresa e pela experiência de já ter lido Cachorro Velho, esperava algo no mesmo nível. É um livro bom, mas acho que faltou algo.
A protagonista merecia um melhor desenvolvimento.
Sua história de luto pela mãe e o não pertencimento àquele lugar e àquela família são dolorosos, além do racismo e das violências sofridas em todos os ambientes? gosto bastante de livros epistolares.

gepaes 19/03/2024

Orações para minha mãe
Nossa maior fonte de proteção em vida são nossas mães. Mas o que acontece quando elas nos deixam? Viram anjos? Arcanjos? Se eu sou sua imagem e semelhança, ela é Deus?

Cartas para minha mãe é um livro curto, mas não estime sua simplicidade. As palavras carregam um peso gigantesco, o peso da cor. É estranho pensar que em uma família afro cubana, umbandista e de humildes origens, uma garota negra sofra tanto pela cor de sua pele.
A percepção que Teresa narra, de que a menina é formada não somente pela pele, mas pelo cabelo, pelo nariz, pelos traços que a destacam em sua família, traz um assunto que merece mais atenção, deve ser mais discutido.
As cartas são orações, para um anjo que tem sua forma e cor, que a faz ver em cada ofensa, um motivo de orgulho em parecer com sua mãe.

A história é linda, a conexão entre mãe e filha é bela e a leitura é incrivelmente fácil e emocionante.

Leiam!

Virginia.Laurindo 18/03/2024

Um relato profundo sobre a saudade da mãe após a morte dela, além das questões culturais e étnicas pelas quais passam uma criança de 9 anos.

angelica238 15/03/2024

Comecei a leitura despretensiosamente, sem conhecer a autora ou muito sobre a obra em si, e recebi um livro que acaba de compor a lista dos meus favoritos

Leticia2513 08/03/2024

Eu amei esse livro. Ele é muito fluído e rápido então não demorei quase nada pra ler. O livro é em meio a cartas de uma criança (a protagonista) que as escreve pra mãezinha que está no céu. Nas cartas ela fala sobre o abuso e ódio que sofre dentro de casa vindo da sua avó, tia e primas. É doloroso e triste, principalmente como pessoa preta. Dói no nosso âmago, algo profundo e inexplicável. O final do livro é vago mas entendo o que a autora quis fazer e me agradou muito, não tenho problema com livros de final em aberto. Recomendo muito se está buscando livros com narrativas de pessoas pretas e que trata do racismo. Torna-se ainda mais intenso quando pensamos que é uma criança vivenciando tudo isso

amarxhi 29/02/2024

Cartas para minha mãe.
?Mamãe, não sei por que me deixou tão sozinha. Sem seus beijos, sem seus abraços, sem aquele cheiro de margaridas que sempre a acompanhava. Nunca contei a ninguém quanta falta sinto de você. E não aguento mais tanto silêncio.?

Cartas para minha mãe apesar de ser um livro curto aborda temas como racismo, assédio, estupro, abandono parental, entre outros. De leitura fácil, você irá se emocionar com os relatos da protagonista que perdeu a mãe e passou a ser criada pela avó e tia que não gostam dela nem um pouco.

?Não gosto que digam que os negros têm nariz achatado e beição. Se Deus existe, com certeza está furioso por ouvir tanta gente criticando sua obra.?

Bruno236 28/02/2024

Muito bom e bem rápido de ler
As discussões sobre temas sociais muito graves e atuais como racismo, prostituição, pais que abandonam os filhos etc. é muito interessante e bem feita. E mesmo se passando em Cuba, o dia a dia da personagem mostra diversas similaridades com o Brasil, desde a questão do preconceito até as experiências vividas por ela na escola e com a família. Acho que o fato de Cuba e o Brasil terem grandes semelhanças em diversos aspectos (cultura com influências africanas e europeias, presença de religiões de matriz africana, história de colonização e racismo, serem países de 3º mundo etc.) nos aproxima muito da protagonista e do livro como um tudo. Li em menos de uma hora e a leitura foi bem fluída e trouxe muitas reflexões. Recomendo muito :)

Maira139 19/02/2024

Cartas para uma mãe
Lindo, triste e cheio de verdades.
A história traz aquela sensação de que se fosse eu no lugar da personagem e foi aí que vi como ela é corajosa.

No começo parecia uma simples criança escrevendo para sua mãe que havia morrido, no meio ela parou de ser alguém que não falava nada e decidiu ser corajosa, no final se mostrou uma linda adolescente que cuidava de suas primas (irmãs), sozinha e de sua avó que já estava bem mal de saúde.
Por mais que o mundo seja rude e desrespeitoso, nada importa se você for forte.

Frase marcante:
É triste ver pessoas que não sabem ser negras.
(Não me lembro muito bem como estava escrito, mas era +ou- assim)

v de vanisse 15/02/2024

Fui dormir muda, acordei calada?
Que perfeição esse livro. Li ele bem rapidinho, mas deu pra chorar um montão? nunca havia lido nada da autora, juro que não esperava tanto tapa na cara. Uma escrita bastante sensível. Fiquei com vontade de ler mais?