O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Nikolaz0 26/03/2024

Infância
Li na minha infância e gostei tanto que desenhei Dom Quixote e seu fiel parceiro Sancho Pança.

Um livro clássico e poético que estimula nossa imaginação a imaginar todos os cenários com detalhes com um tom bem infantil e divertido ,trazendo em si assuntos sérios também.

Esse livro é poesia ,sabedoria e filosofia junto .

sabren 23/03/2024

Dom quixote revolucionou toda a literatura!

esse texto é uma adaptação da obra dom quixote, portanto, todas as minhas considerações serão com base nessa edição. mas, pretendo ler o texto integral.

dom quixote é uma personagem que de acordo com a teoria literária não está no tempo da própria história, ou seja, é um cavaleiro andante em tempos modernos e que vive em busca de aventuras. é uma loucura. a primeira parte conta toda a trajetória desse herói, o início de sua loucura, o companheirismo de sancho pança, e várias histórias vividas pelos dois permeadas pelos delírios de dom quixote. dentro disso, há também outras histórias que deixam o livro ainda mais interessante, eu adorei a do curioso impertinente.
na segunda parte me pareceu mais que o autor queria responder o público, então tem um foco maior sobre quem verdadeiramente escreveu o livro, algumas aventuras não tão empolgantes quanto as da primeira parte, e uma finalização para a história do próprio dom quixote, que se dá com o acordar para a lucidez, confirmando sua loucura. considero um bom final. é um livro divertido, mas não engraçado, e um clássico.

Luiz Namur 15/03/2024

Quem lê muito e viaja muito, muito vê e muito sabe.
"Dom Quixote" é uma obra-prima da literatura escrita por Miguel de Cervantes.

A história gira em torno das ideias delirantes de Dom Quixote, que acredita ser um cavaleiro andante em busca de justiça e aventuras. Ele enfrenta moinhos de vento pensando serem gigantes, defende causas improváveis e vive em um mundo de fantasia criado por sua própria imaginação.

O livro aborda temas como loucura, idealismo, heroísmo e a busca por um propósito na vida.

Com sua prosa envolvente e personagens memoráveis, "Dom Quixote" é uma obra atemporal que continua a encantar leitores ao redor do mundo, sendo considerado um dos maiores clássicos da literatura universal.

Lara.Flandim 13/03/2024

O famoso Dom Quixote de La Mancha
Primeiro de tudo, vale ressaltar que o meu livro tem 109 páginas, então a história foi bem curta e rápida. Tenho certeza que isso afetou a minha leitura de uma forma positiva, pois eu gostei que tudo aconteceu sem enrolação!
Eu li esse clássico só para fazer uma prova na minha escola e estava bem desanimada pra ler algo que parecia tãooo entediante, mas me surpreendi pq achei a história interessante e até divertida.
Entretanto, se eu tivesse que ler uma adaptação desse livro que tivesse 300 páginas, com certeza acharia super chato e não aguentaria, então eu agradeço muito que essa minha adaptação tenha poucas páginas ?
Helô 14/03/2024minha estante
a minha tem 360 e eu tô com zero vontade de ler ??

Lara.Flandim 14/03/2024minha estante
@Helô eu não aguentaria ler ent boa sorte ?

Nena. 12/03/2024

Livro maravilhoso mas não recomendo essa versão.
História marcante, deliciosa e divertida de acompanhar. Uma pena essa versão da Principis ter simplificado tantas passagens bonitas, além de apresentar vários erros tipográficos...

Jéssica 03/03/2024

Um grande herói
Dom Quixote é uma história que aborda o retrato entre o homem realista e o sonhador. Em uma aldeia chamada Mancha, na Espanha, o fidalgo Dom Quixano ou Quesasa que, de tanto ler livros de cavalaria andante, surtou e começou a acreditar que era também um cavaleiro andante. Em sua imaginação febril, via estalagens sujas como pomposos castelos, via moinhos de vento como cruéis gigantes, via camponesas simples como lindas princesas desprotegidas. Dom Quixote amava em secreto uma camponesa de um vilarejo vizinho cujo nome era Adonça Lourenço, que ele achou melhor chamar de Dulcinéia de Toboso, e que simplesmente era o maior motivo de Dom Quixote se imaginar como um bravo cavaleiro. Nessa empreitada, Dom Quixote vive muitas aventuras com seu fiel escudeiro Sancho Pança que, ao contrário do seu amo sonhador, é idealista e um homem prático.

Amei a história e já li mais de uma vez. É triste ver como as pessoas brincam com a loucura de alguém e, no caso de Dom Quixote, ele não era só simplesmente um louco qualquer e sim um homem corajoso, honesto e bom que lutava pelas causas perdidas.

O mundo precisa de "Dons Quixotes" urgentemente.

Alexandra 29/02/2024

Um pobre cavaleiro encantado
Um livro de tantos livros. História que remete a várias outras narrativas. O famoso D. Quixote de la Mancha, assombro dos gigantes e vencedor de batalhas, vem acompanhado de seu Sancho Pança, mas também de Marcela, Maritornes, Doroteia, Lucinda, Leandra e outras tantas personagens femininas interessantes. Amei!
Carolina.Gomes 02/03/2024minha estante

Geovane57 24/02/2024

Não há nada que eu possa dizer aqui que já não tenha sido dito sobre Miguel de Cervantes e sua maior obra; Dom Quixote de La Mancha. Simplesmente uma das melhores e maiores histórias já escritas que eu li sem dúvidas. Para qualquer pessoa que se considera um leitor, esse livro na minha humilde opinião é obrigatório ler Dom Quixote.
Como falou o escritor alemão Friedrich von Schelling; " Os antigos celebraram Homero como o mais feliz inventor; os modernos, com razão, celebraram Cervantes ".

Juliana (Ju/Jubs) 24/02/2024

A leitura é um hábito que me salvou de muitos gigantes, e acredito que virou um traço da minha personalidade. Tudo teve início com uma adaptação infantil de Dom Quixote que eu li e reli incontáveis vezes. A história de um homem com uma biblioteca gigante em casa e que enlouqueceu por ler vários romances de cavalaria fazia minha imaginação correr solta. Eu queria conversar, brincar e conhecer O Engenhoso Cavaleiro da Triste Figura.

Fiquei muitos anos querendo ler o original, mas ainda é uma história de 1605 com 1857 páginas. Não achava que seria capaz de terminar essa aventura. Quando, há dois anos, criei coragem para ler o primeiro volume, a mágica de Dom Quixote me pegou novamente. É um livro de comédia, mas possui muitas camadas. E quanto mais eu pensava durante e depois da leitura, mais ele crescia.

O primeiro volume foi cansativo, não difícil nem chato, mas cansativo; como o retorno de uma longa viagem. O segundo volume segue essa linha, mas a experiência foi um pouco diferente.

O que o autor fez aqui é simples, mas genial. Ele pegou um caso de plágio(?) do volume 1, colocou na história como uma versão biográfica de um falso Dom Quixote, e inseriu personagens fãs do cavaleiro. Em resumo, ele fez as personagens secundárias fazerem o que a Juliana de 9 anos queria fazer: conversar, brincar e conhecer O Engenhoso Cavaleiro da Triste Figura.

Cervantes fez uma mescla de real e imaginário tão bem-feita que parece obra de "encantamento ou burla de um mago". Fiquei tentando descobrir como ele fez isso pela escrita, mas isso não é algo para apenas uma leitura, requer análise e aprofundamento. Enfim, se a adaptação de Dom Quixote já era especial para mim, este pequeno gigantesco livro é ainda mais.

Camilla 24/02/2024

Cavaleiro delulu
O livro é bem curtinho, mas eu demorei a ler porque não sou muito fã de história de cavalaria. No entanto, eu ria muito durante a leitura.

Dom Quixote vai te cativando conforme você vai avançando e você pensa que não é possível alguém ser tão doido da cabeça assim, mas ele é.

Além de ser doido, ele tinha uma imaginação totalmente fértil e imagina umas coisas que não condizia com a realidade.

No mais, eu me diverti ao ler este livro e dei sinceras gargalhadas com as aventuras de Dom Quixote.

Luzia67 21/02/2024

A muito que quero ler Dom Quixote
Uma história clássica que parecia que eu era a única que não tinha lido.
Achei e-book, mas não consegui ler.
E fui experimentar áudio book. Deu certo!
Vinha ouvindo no caminho do trabalho
Adorei a narração.
Claro que era versão adaptada, mas vale a pena para conhecer a história deste cavaleiro andante!

Juluzsg 14/02/2024

A primeira coisa que me fez ler Dom Quixote, foi terem desmistificado ele apontando que era uma comédia e que o livro não se levava tão a sério. Acho que foi um ótimo pontapé inicial para enfrentar as mais de mil páginas. Algo que com certeza me fez deslizar pela leitura foi a tradução do Ernani Ssó que foi primordial, pois ao mesmo tempo que senti a fidelidade do original, não senti que estava lendo um livro espanhol de 1600.
Realmente Dom Quixote é um livro mais que interessante e divertido, me fez pensar tanto sobre os personagens, a Espanha, os costumes da época, as relações com outras nações e culturas etc. Teria muito a dizer, mas é apenas uma review num site que ninguém vai ler e eu dificilmente vou revisitar então vou apenas anotar que é um livro que valeu a pena e que ficará guardado na minha memória.
A única parte insuportável de Dom Quixote foi a que ele passou na casa dos duques. Eu demorei mais de dois meses para ler esse livro porque fiquei 1 mês lendo essa parte da história. Então foram 300 páginas desejando que esses duques parecem de ser uns chatos insuportáveis. É triste ter gostado de 70% do livro e comentar mais especificamente dos 30% que eu não gostei. Mas é isso.

Werverson.Pereira 14/02/2024

Um clássico para referencias
Em resumo o que tirei do livro é que se trata de uma leitura obrigatória pra quem quer ter como referência literária, a técnica que o Cervantes fez nas duas partes é algo muito legal, é uma leitura simples, e bastante divertida, um companheiro para aquele momento de leitura leve, que todo leitor necessita em algum momento da vida