Dom Quixote

Dom Quixote Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

gabrellac 20/06/2024

Não conhecia a história, mas sempre tive curiosidade. Não é nada parecido com o que esperava, mas é muito boa! Me prendeu logo de início.

Aline Oliveira 19/06/2024

O primeiro livro fluiu que foi uma beleza, achei divertidíssimo, o segundo foi mais lento e não via a hora de terminar.
Mesmo assim, adorei as andanças de Dom Quixote e Sancho Pança com seus ditados.

Michelle Ramos 18/06/2024

É uma leitura divertida, porém, algumas histórias cansam. Sei que se trata de um clássico da literatura, mas poderia ter cerca de 600 páginas e seria um livro ótimo.

Rodrigo 13/06/2024

Um dos melhores livros da humanidade
Eu estou longe de ter lido todos os clássicos. Mas quando falavam de Dom Quixote, eu não imaginava nada do que li. A história é mais profunda e rica do já nos apresenta. Leve, engraçada, ao mesmo tempo, triste e pesada. A tradução é uma obra à parte, fenomenal!

Livro que quero não só reler como estudá-la.

Joy Barreto 11/06/2024

Uma obra de aventura e cavalaria
Uma história empolgante que faz o leitor entrar no mundo imaginativo ou, loucura de Dom Quixote. Com primeira edição publicada em 1605, é atemporal. Traz humor e boas reflexões.

Ellen64 10/06/2024

Dom Quixote
Eu li quando era pequena para a escola e decidi reler agora, é diferente do que lembrava gostei, foi interessante

Mirella.Maria 10/06/2024

Dom Quixote de La Mancha
Uma experiência fabulosa, que me ocupou pouco mais de três meses e da qual agora me despeço, apenas temporariamente, com certeza!

O primeiro volume logo me ganhou, li rapidamente. Já o segundo, me tomou mais tempo, me encantou menos pelo enredo em si, mas me deixou boquiaberta pela sua auto consciência e metalinguagem.

A obra se equilibra entre ficção e realidade de uma forma muito profunda. Absolutamente fantástico!

Lucelia 09/06/2024

Épico
Grandioso!!!
Estupendo!
Demorei muito para terminar, porque não queria terminar.
O maior dos maiores

Cristiane 07/06/2024

Que livraço!

Rolei de rir em várias situações em que Dom Quixote se enfiava!

Nem Sancho Pança, a voz da razão, se salvou das maluquices.

Thaina308 04/06/2024

Cervantes
Eu tenho um apego gigantesco a essa história, porque é uma das memórias afetivas que tenho com meu pai e quando ele me contava ela, quando eu era pequena...
Nada mudou. É uma das melhores histórias já escritas pra mim, ainda. Você da muitas risadas e filosofa sobre a falta ou pura sanidade de Dom quixote, a lealdade de Pança e tudo que (não) acontece.
É isso, só leiam.
Te amo, Dom quixote, te amo.

Ana Caroline 03/06/2024

O protagonista, Alonso Quixano, é um fidalgo espanhol que enlouquece após ler muitos romances de cavalaria. Ele adota o nome de Dom Quixote de la Mancha e decide se tornar um cavaleiro andante, com o objetivo de reviver a cavalaria e combater as injustiças do mundo. Para isso, ele recruta Sancho Pança, um camponês ingênuo, como seu escudeiro, prometendo-lhe a governança de uma ilha.

Dom Quixote, montado em seu cavalo Rocinante, vê o mundo de maneira distorcida por suas leituras. Em suas aventuras, ele confunde moinhos de vento com gigantes, rebanhos de ovelhas com exércitos inimigos e estalagens com castelos encantados. Sancho, embora mais sensato, acaba sendo influenciado pelas loucuras de seu mestre, mas mantém a esperança de receber sua prometida recompensa.

A primeira parte do livro termina com Dom Quixote sendo levado de volta à sua aldeia por um vizinho, após várias tentativas fracassadas de ?aventuras?. Seus amigos, preocupados com sua saúde mental, queimam muitos de seus livros de cavalaria na esperança de curá-lo de sua loucura.

Na segunda parte, Dom Quixote e Sancho retomam suas aventuras, encontrando novos personagens e desafios. A fama de suas peripécias se espalhou, e muitas pessoas começam a brincar com a sua loucura para se divertir às suas custas. Dom Quixote continua a enfrentar ?gigantes? e ?encantamentos?, enquanto Sancho finalmente se torna governador de uma ?ilha?, na verdade uma pequena vila, como parte de uma brincadeira elaborada por um duque e uma duquesa.

No final, Dom Quixote volta para casa, desiludido e exausto. Ele recupera a sanidade no leito de morte, renuncia aos seus ideais cavaleirescos, e morre como Alonso Quixano, deixando Sancho Pança e os outros personagens lamentando sua perda.

?Dom Quixote? é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial, com temas que exploram a linha tênue entre realidade e ilusão, idealismo e pragmatismo, e a natureza da loucura.

Lucas Bordern 03/06/2024

É impressionante o quão bom é o segundo volume, depois de ler ele, eu diria que até o primeiro ganha mais valor.

Cervantes corrigiu todos os "defeitos" do primeiro, e simplesmente foi um gênio com todos os detalhes do segundo.

Douglas Ernesto 03/06/2024

??
É a terceira vez na vida, que leio essa obra, e nas três vezes o termino sem querer terminá-lo... É doce, romântico, engraçado e extremamente filosófico!?? Obrigado Miguel de Cervantes!

Felipe 02/06/2024

Divertidíssimo. Ótima edição. Quando a gente pensa que isso ou aquilo da literatura contemporânea é muito original, percebe que Cervantes fez melhor no século XVII. Requer fôlego, mas é uma obra incontornável. Que todos os leitores, em algum momento da vida, cedo ou tarde, entrem nessa aventura.

Marianna Gallo 01/06/2024

Clássico nunca lido
Confesso que tenho tido pouco tempo para ler, e o audiobook tem sido uma saída interessante. Resolvi começar a minha saga com os clássicos que nunca li. E eu amei Dom Quixote! Com certeza lerei o livro físico em breve