O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha

O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Danilo.Schuster 31/07/2024

Resenha do livro DOM QUIXOTE
Um livro do autor Miguel Cervantes, muito legal. Super recomendo a leitura. Conta uma história legal, que acaba ao passar do livro acaba melhorando. Dom Quixote passa por diversas aventuras até seu fim, que não foi o comum para um cavaleiro com ele

JezielH 28/07/2024

O cavaleiro da triste figura... E bela alma
"A liberdade, Sancho, é um dos dons mais preciosos, que aos homens deram os céus: não se lhe podem igualar os tesouros que há na terra, nem os que o mar encobre; pela liberdade, da mesma forma que pela honra, se deve arriscar a vida."

Ao iniciar a leitura percebi que Dom Quixote e seu escudeiro Sancho, eram diferentes dos retratos falados por todos. O cavaleiro era mais violento e seu escudeiro mais ganancioso, porém à medida que ganham páginas os personagens desenvolvem a mais bela amizade entre si e com o leitor.

Prefiro não citar seu valor histórico como primeiro romance moderno, pois acredito que isso poderia tentar ofuscar seu valor como romance ainda atual que mantém sua beleza incrível.

Luiza3496 26/07/2024

História de cavalaria
Dom quixote é um livro que foi escrito por Miguel de Cervantes, nele o personagem principal, dom Quixote é levado a loucura quando chegou na maior idade.
Depois de ler muitos livros sobre cavalaria, o homem, que não estava bem, acreditou ser um cavaleiro, que com honra entrou em várias aventuras em honra de Dulcineia de toboso, que acreditava ser seu amor. Ele junto com seu fiel ajudante, Sancho pança, que apenas procurava ganhar uma ilha lutando ao seu lado, entram em várias aventuras perigosas, que só provam que o homem não está bem.
O livro em si não é muito bom, não gosto do desenvolvimento do personagem e de como são estruturados os parágrafos. Não leria o livro novamente.

caroll23 26/07/2024

Dom Quixote
O livro "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes conta a história de um fidalgo que amava ler livros de cavalaria, e por causa de sua idade e de seu amor por romances de cavalarias, ele acabou entrando em um mundo de fantasia e achou que era um cavaleiro. Ele acaba indo em uma aventura com seu amo, Sancho Pança para honrar a sua donzela Dulcineia. Achei o livro um pouco confuso e eu confesso que eu não consegui me envolver na história. teve umas partes que eu não gostei e achei muito tedioso.

Paula.Beron 21/07/2024

Um louco nem tao louco
Dom quixote foi uma leitura tão calorosa e legal, exatamente o contrário do que eu estava esperando. O livro é engraçado e ao mesmo tempo traz uma reflexão pra nós leitores!
Bruno236 27/08/2024minha estante
Oi, recentemente comprei essa edição da Garnier e tô esperando chegar, mas gostaria de saber de quem é a tradução. Na ficha técnica da Amazon não diz

netinhoS2 19/07/2024

O caminho para realização pessoal é seguir o delírio dos sonhos?
"Dom Quixote disse:
— Há quem diga que a melhor carreira do mundo é a das letras legais e não a das armas, mas isso é um grande engano. Não há nada mais grandioso que a profissão de cavaleiro andante, pois a trilha mais árdua é a que tem mais valor.
[...] era um homem que entendia de muitas coisas e falava muito bem. E por isso mesmo todos lamentavam tanto o fato de ele ter enlouquecido por culpa dos livros de cavalaria."

A atemporal obra "O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é marcado por uma deliciosa combinação de delírio e diversão. Não imaginaria o quanto eu ia me divertir, o quanto ia rir e criar um apego e carinho aos personagens como se fosse um desenho de infância. As aventuras do cavaleiro e seu escudeiro Sancho Pança (dono das melhores passagens/metáforas) são de uma própria loucura, momentos que traziam a maior coragem e bravura de um "fidalgo magro, ossudo e pobre" diante dos "perigos", ou melhor, realidades interpretadas totalmente diferentes pelo cavaleiro, como moinhos de vento vistos como Gigantes. Ademais, um ponto adicional no livro é as histórias que as dezenas de personagens secundários que aparecem durante a trajeto entres aldeias contam durante os encontros com os cavaleiros, diversas histórias de amor, ganância, traição e tristeza que às vezes parece mais um ótimo livro de contos em paralelo à história do famoso Dom Quixote. Fico grato em ter sido primeiro introduzido a esse livro durante a época da escola a um bom tempo atrás, e espero que continuem passando para as próximas gerações :)

Eslen.Silva 19/07/2024

Adeus meu velho.
Quixote, Sancho e até Cervantes são meus amigos, meu amigos próximos com os quais vivi as mais patéticas e cômicas aventuras, meus amigos loucos e de tristes figuras, meus amigos que eu vi nas desilusões cair e delas tragicamente sair.
Meus amigos aos quais brindo o heroísmo e amargo a morte.

Nicole764 17/07/2024

Coringuei
Me senti olhando para um espelho enquanto lia o livro, porque ele representou perfeitamente o meu estado mental durante a leitura, completamente desnorteada e necessitando de ser internada em um hospital psiquiátrico, assim como o protagonista.
Jefferson Vianna 29/07/2024minha estante
Ri alto lendo sua resenha! Estou lendo e às vezes tenho essa mesma impressão! ?

Di3gao 17/07/2024

Realidade idealizada
Dom Quixote demonstra o que significa ser um clássico universal. Uma obra que, após séculos, conversa com as novas gerações, conquista leitores por todo o mundo e ainda se mantém atual.

Desde a publicação da primeira parte em 1605, Dom Quixote passou por várias traduções e edições, essa que eu li é uma versão reduzida da história. Embora tenha que perder parte do conteúdo original, essa edição se mostra excelente por conseguir manter a grandiosidade de Dom Quixote mesmo em uma escala menor, reunir o essencial, construir uma narrativa coesa, ter uma escrita envolvente e fácil, transportar o leitor para dentro das páginas e ser uma porta de entrada para novos leitores, me deixou muito interessado pela obra completa.

A trama acompanha um fidalgo burguês que, cansado do tédio de uma vida pacata, resolve se inspirar nos livros de cavaleiria que leu e buscar sua própria jornada como um cavaleiro andante. Seguindo essa ideia, a narrativa se desenrolou em várias aventuras de Dom Quixote, cada uma mais louca que a outra, nas quais ele sempre acaba se dando mal por não conseguir ver além da sua imaginação, ironizando as narrativas idelizadas e fantasiosas sobre cavaleiros na época. Além disso, ela possui várias camadas e diferentes interpretações, o que colabora para o livro continuar sendo o segundo mais lido no mundo.

O livro aborda muito bem como a alienação pode consumir qualquer pessoa pelo desejo de defender seus ideias, visto por uns como bravura e por outros como loucura. Dom Quixote se prendeu em imagens idealizadas que o afastaram totalmente da realidade e causaram sérios danos, tanto que ele perdeu o propósito de vida ao reconquistar a lucidez. Na leitura me chamou muita atenção como a mente de Dom Quixote procura desculpas fantasiosas quando algo quebra sua fantasia, por exemplo culpar um mago por ele não conseguir antigir os gigantes sendo que eles sempre não se passavam de moinhos de vento. Além disso, a própria jornada do fidalgo é sem causa por se tratar de algo idealizado, bem como as provas de seu amor por Dulcineia são falsas pois ela também se tornou apenas uma figura fictícia idealizada pela mente dele.

A figura de Dom Quixote foi construída com base na ideia de restaurar os valores presentes nos livros de cavalaria e também demonstrou, ao meu ver, o conflito entre querer conservar valores antigos enquanto a sociedade se modifica constantemente. Algumas partes do livro passaram essa ideia, como, já no primeiro capítulo, quando Dom Quixote pega uma armadura muito esquecida e coberta de ferrugem, representando o que seriam os valores antigos; e percebe-se o conflito entre os valores na forma como a sociedade reage à volta deles, trata como piada pois eles já não tem mais espaço dentro dela.

A narrativa trabalhou com excelência a linha tênue que ela tece entre a realidade e a ilusão. Enquanto Dom Quixote se prende em sua própria realidade e enxerga apenas o que convém para seu mundo fantasioso, a narração pelo ponto de vista de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, serve como uma elemento que traz para o leitor o mundo real e a racionalidade, embora em alguns momentos ele entre nas alucinações junto de seu amo. A clássica cena dos moinhos de vento demonstra muito bem a diferença entre essas duas visões.

Portanto, Dom Quixote é uma obra clássica que aborda temas como a liberdade, a importância de se sonhar e a força para seguir seus objetivos, bem como demonstra que a idealização desses valores pode levar a alienação. Recomendo muito!!