Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Lili 24/11/2022

Livro da escola
Bom, eu achei q o livro seria legal, pq sempre vejo gente comentar sobre os livros de Dom Quixote. Quando a professor começou a ler, só pela introdução eu já achei q ia ser ruim.
ODIEI

holyyap 22/11/2022

A melhor tradução que eu encontrei
Procurei várias edições do livro para encontrar a tradução que proporcionasse uma leitura mais simples e agradável, e essa foi realmente a melhor que encontrei. Outras sedições possuem uma tradução que dificulta muita a leitura e acaba tirando o prazer que ela proporciona. Essa tradução permite se deliciar com essa história maravilhosa, sem tem que recorrer ao dicionário o tempo todo ou fazer um esforço adicional para compreendê-la.
Li Dom Quixote em adaptações infantis quando pequena e adorava as aventuras. Agora adulta li novamente várias versões, sendo essa minha favorita. Sem duvidas continua sendo um dos melhores livros que já li!

sammy 16/11/2022

Dom Quixote de La Mancha e a loucura na arte
Por conta de ser um leitor ávido e ter algumas questões envolvendo imersões fora da realidade, Dom Quixote envolve-se nas mais engraçadas e perigosas aventuras junto ao seu companheiro tão fiel, Sancho Pansa. Apesar de ser um livro escrito há mais de cinco séculos, o tom da trama ganha o leitor de primeira e essa distorção do tecido da realidade se torna um elemento que enriquece ainda mais essa história. A minha experiência de leitura foi ótima, e isso incentivou diretamente para que eu lê-se a edição integral para conhecer mais aventuras envolvendo o cavaleiro da triste figura e o seu fiel escudeiro.

Guilherme 10/11/2022

Um livro publicado originalmente em 1605 em que, depois de ler, entendemos por que é (e provavelmente continuará a ser) lido até os dias de hoje. Uma história com tom de anedota mas que traz em si muitas outras histórias, que bem poderiam ter sido livros independentes, não fosse por isso, a história central por si só é muito divertida e interessante, isso claro levando em conta os desafios da linguagem da época. Um livro que faz jus ao termo clássico literário.

Thaina130 09/11/2022

Dom Quixote jamais será esquecido
Na província de Mancha, na Espanha, vive um fidalgo, chamado Dom Quixote que, de tanto histórias de cavaleiros medievais, confunde fantasia com a realidade e sai pelo mundo acreditando ser um deles. É acompanhado em suas aventuras por Sancho Pança, seu fiel escudeiro, que tem uma visão prática das coisas, mas é fascinado pela imaginação de Dom Quixote.
Durante a leitura apenas sentia dó dos dois. No final, de todas as suas aventuras e loucuras, eles sempre se davam mal. Todos batiam neles. Foram até fortes de aguentar tanta paulada da vida.
A história me prendeu até o final, uma história engraçada e apesar do livro ser um pouco longo, a história é leve e descontraída.
O final que me quebrou. Fiquei muito triste com final do nosso herói e o fim de suas aventuras que infelizmente não teve um final feliz.

Thaina130 09/11/2022

Dom Quixote jamais será esquecido

bardo 07/11/2022

Esse segundo volume de um modo geral tende a ser mais "divertido" se é que é possível usar essa palavra em uma história que trata de alguém com evidente sofrimento psíquico. A despeito disso não é uma leitura fácil para o leitor moderno e acredito que por melhor que seja a tradução, a obra sofra ao ser "transcrita" para outra língua. Além disso temos as diversas questões históricas e linguísticas que são desconhecidas para o leitor moderno. Cabe elogiar as extensas notas que acompanham essa edição, auxiliam muito, porém quebram um pouco o ritmo da leitura. Sendo assim é uma obra que merece releitura, talvez sem recorrer as notas para se ter uma noção do ritmo original da obra. A história em si, ao contrário do primeiro tomo tem um tom mais leve, principalmente porquê parte das aventuras por que passam os protagonistas advém mais da malícia dos que já leram a primeira parte das aventuras de Dom Quixote. Outro ponto alto da obra são as divertidas alfinetadas que Cervantes dá no escritor que tentou roubar seu personagem. A ambiguidade que permeia a obra aqui se intensifica, nunca temos certeza se Dom Quixote é um louco sábio ou um sábio louco, tampouco se Sancho é parvo ou ainda mais insano que seu mentor. Em suma é uma obra que justifica sua atemporalidade e se presta a diversas reflexões, porém exige esforço do leitor e uma certa boa vontade para com certos usos da época que hoje nos soam meio ridículos.

Melekinha 06/11/2022

Li com meu irmão
Eu e meu irmão ficamos revezando entre os capítulos.
Foi uma leitura divertida, o cara é doido meu kkkkk

Abelita.Azevedo 05/11/2022

Cavaleiro da Triste Figura
No começo eu fiquei super apavorada com as maluquices de Dom Quixote
Mas do decorrer da leitura e todas as suas aventuras, confesso que me senti super afeiçoado pelo fidalgo
O final me decepcionou um pouco
Pois pra mim toda aquela maluquice era a sua verdade e no fim ele abriu mão disso
Achei essa versão muito boa, e a leitura foi super fluída
Gostei bastante
Cantinho dos livros 05/11/2022minha estante
????

Ash 01/11/2022

Mais um clássico que pode ser marcado como lido, mas não como favoritado infelizmente.
Não tinha nada que me causasse repúdio horrendo, mas também não tinha nada de interessante na história sendo um infanto-juvenil para se ler antes de dormir. Se tivesse lido mais nova provavelmente teria gostado mais.
Apesar de não ter gostado tanto assim, ainda me peguei triste com o final da jornada e surpresa com o Cavaleiro da Lua Branca.
É um clássico curto que vale a pena o esforço da leitura, recomendo mas apenas para leitores do gênero!

Elô 27/10/2022

Dom Quixote
Não é um livro no qual eu tenha gostado, a leitura não fluía, porém é um livro que eu indico, me prendeu nas últimas páginas e fala sobre valores importantes como a honestidade e sede de justiça.

Fernanda.Despirto 24/10/2022

Enrolei muito tempo para começar a ler achando que não ia gostar e cai do rocinante ?
Leitura super tranquila, capítulos curtos e a história é interessante e engraçada.
Livro ideal para ler no final de um dia estressante de trabalho.
Começarei o volume II em breve.

Laurex 19/10/2022

Engraçado
É um dos livros mais divertidos que já li, pelo que vi é uma versão adaptada, que é muito boa, leitura bem fácil e fluida..
Gostei bastante mas fiquei curiosa para saber sobre o original.

JP 16/10/2022

Eu teria amado esse livro com 10 anos, mas com 16 tive uma leitura lenta e um pouco repetitiva. No geral achei bem razoável.