Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Giuliana.Sucigan 03/01/2024

"À força de tanto ler e imaginar, fui me distanciando da realidade ao ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivo"
A história é uma sátira brilhante dos romances de cavalaria que eram populares na época, mas transcende seu contexto histórico para abordar questões mais amplas da natureza da realidade e da busca da verdade
A trama central gira em torno de Alonso Quixano, um nobre rural que enlouquece após a leitura excessiva de romances de cavalaria
Adotando o nome de Dom Quixote, ele decide se tornar um cavaleiro andante e parte em uma série de aventuras idealizadas. Ele acredita que está destinado a reviver a era de ouro dos cavaleiros, combatendo o mal e protegendo os oprimidos
Ele é simultaneamente um sonhador idealista e um homem desequilibrado, cujas percepções distorcidas da realidade o levam a empreender aventuras absurdas
Seu fiel escudeiro, Sancho Pança, é um contraponto perfeito, representando o senso comum e a visão pragmática da vida
A relação entre esses dois personagens é a espinha dorsal do romance, proporcionando momentos de comédia, ternura e reflexão
O autor adota uma abordagem metaficcional, apresentando Dom Quixote como um personagem que está ciente de sua própria existência como personagem em um romance
Aborda temas como loucura, idealismo, verdade e ilusão. Ele questiona a validade das histórias românticas e destaca as consequências da busca incessante por um ideal inatingível
Sua prosa é rica em ironia e humor, proporcionando uma experiência de leitura rica e multifacetada
Com sua complexidade narrativa, personagens memoráveis e profundidade filosófica, o romance de Miguel de Cervantes é uma leitura essencial para qualquer amante da literatura clássica.

site: https://www.instagram.com/p/C1CkVYlrOTp/

Thamires 03/01/2024

Demorei pra ler esse, não porque seja ruim, mas a leitura não estava me prendendo tanto. gosto muito da história, acho divertida a maneira como Dom Quixote vê o mundo.

Nado 31/12/2023

A expectativa, sempre quando vai nas alturas, me decepciona. Não tiro o fato de que este seja um clássico dos clássicos e tem toda a sua importância para a literatura mundial. Tirando isso, achei uma história "fraquinha e bobinha", espero não ser cancelado por isso. (Farei a resenha na conclusão do segundo volume que lerei em 2024, mas sem empolgação rs)

Isabolladona 31/12/2023

Simplesmente perfeito
É uma história que no começo você não dá nada, mas conforme você vai lendo, mais preso você vai ficando e com mais vontade de descobrir o próximo passo de Dom Quixote. É um livro engraçado, reflexivo e emotivo, fiquei muito triste com o final.
Cervantes foi impecável nessa aqui!

Henry.Braun 30/12/2023

Louco e Sonhador
Encontrei esse livro perdido em minha biblioteca, provavalmente deixado aqui por algum parente meu e hoje agradeço a essa pessoa por isso. Confesso que eu não fazia ideia do que se tratava a história de Dom Quixote, pensava que o personagem principal era algum tipo de cavaleiro de renome das terras espanholas... bom, ele era mas ninguém sabia disso

Quixano é um homem na casa dos cinquenta anos que vive numa aldeia na mancha (daí que vem o apelido ''de La Mancha'') e prova ser fissurado por livros, especialmente aqueles de romance da cavalaria. Certo dia, sua obsessão se tornou tanta que enlouqueceu e passou a ver o mundo como era nos livros que tanto amava; donzelas sendo atacadas, dragões e gigantes a soltas pelo mundo e legiões de bandidos se formando.
Dom Quixote (nome que assume após entrar no estado de loucura) passa por diversas adversidades que na maioria das vezes são causadas por ele mesmo, como quando decidiu libertar um grupo de prisioneiros que estavam sendo encaminhados para a prisão, apenas por seu senso de justiça e acabou sendo apedrejado pelos mesmos. No decorrer da história ele obtém a companhia de Sancho Pança, que inicialmente ia atrás dele apenas para tentar conseguir a posse de uma ilha prometida por Dom Quixote, mas ao passar do tempo cria-se uma afeição pelo fidalgo e começa a considera-lo como um verdadeiro companheiro. Nota-se que durante toda a história, Dom Quixote é ridicularizado por todos os lugares onde passa, sendo que as pessoas estão sempre a rir e caçoar dele. No fim desse livro, retoma sua sanidade e confessa ter passado do limite com todas as aventuras que escolheu viver...

Ao pesquisar mais tarde, descobri que esse não era o livro original e sim uma adpatção - o livro original acompanha mais de 1000 páginas de história, espero poder ler ele um dia.

Maria.Cecilia 29/12/2023

Incrível!
Qual a diferença entre um mentecapto e um cavaleiro mui discreto e arrojado?

Essa é a premissa do livro Dom Quixote de la Mancha, do célebre autor espanhol Miguel de Cervantes.

Mergulhando nas milhares de páginas, vamos conhecer as loucuras de um homem, Alonso Quijano, que após ler muitos romances de cavalaria, decide também ser um cavaleiro andante, e junto ao seu fiel e ingênuo escudeiro, Sancho Pança, o homem dos rifões, vai desbravar a Espanha atrás de aventuras, como salvar donzelas em perigo, duelar com vilões e outras façanhas.

Entre a sandice e o discernimento, o bravo cavaleiro nutre a afeição pela mui bela donzela, Dona Dulcineia del Toboso, na verdade uma lavradora chamada Aldonza Lorenzo.

Em sua jornada cavaleresca, ele confunde moinhos com gigantes, tabernas e vendas com castelos e alterna maluquice com comentários sensatos e significativos.

Esta obra é uma paródia dos grandes romances de cavalaria, muito famosos na Idade Média. Dom Quixote, nosso querido Lelé da Cuca, o cavaleiro da Triste Figura, é o mais romântico e corajoso cavaleiro que já apareceu nos quatro cantos do mundo!

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Morienti 27/12/2023

Do latim, "coxas", derivou o nome das armaduras chamadas coxotes, que cobriam a parte das coxas. Em Castelhano antigo, Quijote, traduzido como Quixote para o dar nome ao protagonista Dom Alonso Quijano.

Escrito habilmente por Miguel de Cervantes, esse romance épico de cavalaria, muito além de uma sátira, é uma obra reconhecida mundialmente e um ode ao espanhol antigo. Tão ricamente trabalhado e descrito que pode, com presteza, servir como o dicionário, que se não oficial, então canonizado, da língua castelhana.

Conta a história de Dom Alonso, que após ter metido na cabeça muitos livros de cavalarias delirou ele mesmo como cavalheiro, e largando toda sua escassa fortuna de fidalgo quebrado, lançou-se na estrada com uma armadura e lança velhas que tinha guardado. No caminho encontra e convence Sancho Pança para seu escudeiro, com promessas mil de fortunas e riquezas.

Um delirante com rasgos de grandeza e outro inocente com rasgos de sensatez, Quixote alucina sobre problemas fantasiosos que não existem realmente, traça tramas maquinados habilmente por sua loucura, se põe à frente para combater situações meramente mal-entendidas e se estrupia em cada nova história.

Apesar disso, nos encanta com discursos heroicos (que aqui novamente Cervantes nos deleita com sua oratória abarrotada de descrições e extensão, por vezes, de duas páginas para uma mesma fala ininterrupta), seu senso de justiça e boa vontade em ver um mundo melhor e protegido. Ah, Dulcinea!

"Finalmente, do pouco dormir e do muito ler, secou-se-lhe o cérebro, de maneira que veio a perder o juízo."

"Porque as lágrimas são o argumento da verdade, e o vencedor da verdade não pode ter coração de bronze."

"As desgraças não vêm sozinhas, mas em tropas."

Matheus Andrade 24/12/2023

Dom Quixote De la Mancha
Romance do Cervantes.
Uma mistura de romance, novela, contos, poesias, sonetos, rimas, líricas, críticas literárias e fantasia, tudo em um mesmo livro.

Agora sei que o porquê Dom Quixote será considerado um romance moderno mesmo sendo um clássico antigo. O Miguel de Cervantes, um gênio, para sua época, fez que está obra fosse tão atemporal que o romance se faz parecer que foi escrita em meados do nosso século. Incrível !

O romance está a se passar na Espanha com um personagem principal, o amado, louco e inteligente, (Dom Quixote de la Mancha). O mesmo apaixonado por livros de cavalaria, se inspirará nos mesmo para viver uma aventura na qual imaginará ser realmente um cavaleiro andante, pondo-se em prática sua imaginação aventurando-se em diversas aventuras e desventuras acreditando ser realmente um cavaleiro. E, tendo paranoias, delirios, falta de consciência, neurose, causará tamanhas situações adversas, botando em perigo vidas em que estarem ao seu derredor.

O romance é uma verdadeira obra de arte, com prosas e poesias que aumentam o interesse do leitor a continuar na saga do tão louco mas, inteligente e amavel ao mesmo tempo, Dom Quixote de la mancha e do seu escudeiro, Sancho Pança, o mas discreto e sábio dos escudeiros.

Jorge Luiz da Silva 22/12/2023

Nota máxima para esse livro
Sancho Pança era tido como tolo, mas demonstrou muitas vezes ser inteligente e até chegou a filosofar. Sendo algumas vezes elogiado por seu amo e amigo Dom Quixote. Uma história excelente, gostei demais. Nota máxima.

Ster. 21/12/2023

Não conhecia essa história e só ouvir falar por longe. Tinha interesse em ler, de saber e tudo mais, mas nunca que realmente tinha me dado vontade mesmo sabe? Daí alguns meses depois, lembrei da música "Dom Quixote" que eu e minha irmãzinha adoramos cantar da banda Engenheiros do Hawaii. E também em algum outro momento em que assistia The Originals, a Cami perguntou o seguinte para o Elijah: "Qual o nome do cavalo de Dom Quixote? E ele respondeu: " Rocinante", eu fiquei de boca aberta porque percebi na hora que aquilo era um sinal para eu ler hahaha. (Bobinha)

Então, vamos lá...

"Dom Quixote", é uma obra-prima que mergulha o leitor em uma jornada hilária e comovente. A trama segue as desventuras do cavaleiro sonhador, Dom Quixote, e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, enquanto atravessam um mundo repleto de ilusões e desafios. Cervantes tece uma narrativa brilhante, repleta de sátira e observações perspicazes sobre a sociedade da época. A complexidade dos personagens, a riqueza da prosa e a reflexão sobre a natureza da realidade e da loucura tornam esta obra uma leitura indispensável para quem busca uma compreensão profunda da condição humana. "Dom Quixote" é um testemunho atemporal da imaginação, loucura e da eterna busca pela verdade, cativando leitores ao longo dos séculos. Eu adorei ter lido, apesar de algumas vezes reler um parágrafo para realmente entender hahaha.

Dada 19/12/2023

Bem impactante?
Subestimei Dom Quixote... Esse livro, me trouxe de volta, a um mundo imaginário, e curiosidade tamanha que só tinha quando criança. Leitura que parece ser simples, é na verdade carregada de questionamentos, sobre os fatos desenvolvidos por Miguel de Cervantes. Achei uma história beem impactante e interessante, principalmente o final.

O humor e aventuras, durante a leitura, fazem com que a história se torne algo leve, e interessante de se ler e se aventurar... Achei um livro surpreendente, pela maneira que me fez pensar sobre a nossa sociedade de hoje, e sobre o sentido da vida. Instigou-me sobre sonhos, e realidade... me fez pensar sobre como tudo pode ser, real pra você, se colocar isso como verdade pra si mesmo. E como que para Dom Quixote, se tornar um cavaleiro traz um sentido para sua vida, que ninguém poderia imaginar o quanto, até que... Vcs vão ver KKKKK

Simplesmente leiam, e mergulhem nas aventuras de Dom Quixote, e se divirtam nesse mundo imaginário, e nos questionamentos, que nos instigam cada vez mais sobre: estamos vivendo um sonho ou realidade?

Ricardo 17/12/2023

Indispensável!
A obra e o personagem Dom Quixote é um belo exemplo de que a literatura tem, sim, um poder imenso de transformar vidas. A importância de se construir amizades fortes e duradouras, para suporte material e psicológico, é um tema belíssimo entre os inúmeros abordados nessa narrativa.

DBAlves 14/12/2023

Dom Quixote de lá Mancha
Boa leitura p quem gosta das ironias e reviravoltas q a vida nos dá. Somos Quixote, somos Sancho, somos Dulcinéia, somos Leandra. Somos espelhos quebrados mostrando o melhor e o pior daqueles q se refletem em nós. Boa leitura aos cavalheiro(a)s andantes q se aventurarem por estas páginas.

Gabriel.Chiquito 13/12/2023

Tem a linguagem um tanto complicada, mas, apesar da idade, é até que foi bem engraçado acompanhar a primeira parte da história desse fidalgo maluco.