O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

miguel_ 02/09/2022

Dom Quixote
A obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, um homem de meia idade que resolveu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Providenciando cavalo e armadura, resolve lutar para provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária. Consegue também um escudeiro, Sancho Pança, que resolve acompanhá-lo, acreditando que será recompensado.

Georgeton.Leal 12/03/2023

O louco mais sensato da literatura
Antigamente eu pensava que "Dom Quixote" seria apenas uma sátira às novelas de cavalaria e nada mais, porém descobri nessa leitura elementos que se sobressaem acima disso. Cervantes estava à frente de seu tempo e não há como duvidar de sua maestria nesta obra, a qual já trabalhava elementos que mais tarde fariam parte do romance moderno. Os diálogos do cavaleiro andante com seu escudeiro abordam questões universais que permeiam a humanidade há séculos e não é de se admirar que mesmo após mais de 400 anos, Dom Quixote ainda seja uma obra tão fundamental no cânone literário.
Tanto o contexto da história como os personagens cativam pelo tom tragicômico e pelas diversas reviravoltas. Em sua loucura, Quixote inventa adversários e situações imaginárias, sempre relacionadas às aventuras de cavalaria. Sancho, mesmo vendo o delírio de seu amo, acaba sendo conivente com tudo e por fim se mete nas mais constrangedoras confusões juntamente com seu mestre. Apesar da notória falta de juízo de Quixote, vemos que suas motivações são nobres e muitas vezes até ingênuas. Ao moldar a realidade à sua própria maneira de enxergar o mundo, o Cavaleiro da Triste Figura vive um ideal que se distancia da letárgica existência que antes tinha. Cada episódio de sua jornada se torna um acontecimento ímpar na "comprovação de seu valoroso ofício", onde tudo pode acontecer sob os argumentos mais absurdos possíveis.
Uma das coisas que mais me surpreenderam nesse romance foram as histórias paralelas (que eu nem sabia que existiam), como as de Cardênio, Doroteia e a do capitão Viedma com a moura Zoraida. Tais narrativas poderiam facilmente funcionar como contos independentes em qualquer antologia, mas na saga de Quixote, elas se entrelaçam com a sina do cavaleiro andante, enriquecendo sobremaneira os capítulos da trama.
Simplesmente esse foi um dos melhores romances que já tive o prazer de ler e não tenho receio em afirmar que "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é uma obra atemporal que permanecerá sendo lembrada enquanto existir pessoas que prezem pela boa literatura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/03/o-louco-mais-sensato-da-literatura.html

Rafa 09/07/2020

Difícil. A leitura é fluida e as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança são tragicômicas e divertem. Porém, o que me incomodou um pouco foi a quantidade de contos dentro da narrativa, não que estes não tenham valor para a estória, mas achei difícil me conectar com as novas personagens que eram indroduzidas nesses contos e a sensação era de que estava lendo outro livro.
Alipio 23/07/2020minha estante
olá Rafa, tudo bem?

eu tambem fiquei indignado com isso e passei essa percepção na minha resenhs.

no instagram ( @livros.historia ) eu tb discuti essa questào

mas, como falo na resenha, Dom Quixote, nos leva à grandes gargalhas

ps: vc tirou as mingas duvidas, pois achava que a versão da Nova Fronteira era diferente wuanto a isso.

Marcelo H S Picoli 21/08/2020

Me perdi
Embora reconheça a importância desse clássico da literatura espanhola e mundial, acabei me perdendo na narrativa. Senti a obra arrastada em alguns momentos, deixando os protagonistas em segundo plano. Talvez entrei na leitura com uma expectativa diferente, baseado nos conceitos e opiniões que tinha até então.

Mandark 05/01/2022

Grandiosa e divertida...
A saga de Dom Quixote e Sancho Pança é emocionante e divertida... A forma fascinante e grandiosa com que Cervantes conduziu sua história é tão inteligente e seus protagonistas tão ingênuos e ao mesmo tempo tão intensos e sábios, que realmente não tem como não considerar essa obra uma das mais grandiosas da literatura mundial. Destaque pra segunda parte da história que brinca como ninguém com a recepção que a obra teve na época. Um clássico no sentido mais completo. Por ser uma adaptação, agora, vou correr atrás do texto integral, pra ter a experiência completa!

Caroline 13/12/2021

Dom Quixote foi o meu primeiro livro que Li inteiro, e esse livro me deixou em lágrimas com o final??

Sérgio 27/03/2021

Um clássico que jamais deve ser esquecido
Que Dom Quixote é um clássico da literatura mundial, isso não é novidade; e nem é a afirmação falsa. Tudo o que um dia lhe falarem de positivo a respeito deste livro, você poderá tranquilamente elevar à décima potência, e continuará sendo verdade. A obra prima de Miguel de Cervantes é uma caricatura perfeita dos romances de cavalaria, e nos permite rir exaustivamente de diversos momentos e diálogos em que nossos dois personagens principais estão presentes. O livro, que não é pequeno, realmente amedronta o leitor desavisado, mas creia: você desejará que ele tivesse duas vezes o seu tamanho, para que as histórias de Dom Quixote e Sancho Pança demorassem ainda mais para encontrar seu derradeiro fim. Quantos aprendizados, quantos exemplos de honradez e quantas risadas esse livro foi capaz de proporcionar! Seguramente, Dom Quixote é um livro que deve, obrigatoriamente, figurar na estante de qualquer pessoa, independentemente de tempo e de sua preferência literária, porque o que é belo e sublime, jamais deixará de sê-lo.

mfernanda2MM 19/08/2022

resenha-Dom Quixote
O livro inicia com uma contextualização de como e porquê surgiu Dom Quixote. Ao longo dos capítulos ele vive diversas aventuras com Rocinante (nome dado ao cavalo) e Sancho. No final do livro ele recupera a sua consciência, pede perdão e acaba morrendo.
O livro é fácil de compreender e, apesar de não ser o tipo de livro que estou acostumada a ler, achei interessante e divertido. As loucuras de Dom quixote atraiu minha atenção.

Raissa 12/09/2023

Impecável
Eu nem tenho palavras pra descrever o quão incrível esse livro consegue ser! Eu tinha um certo receio de começar e acabar achando a história chata (além da obra ter mais de mil páginas), mas foi totalmente o contrário. Eu acho que nunca ri tanto de um livro como eu ri desse aí, os protagonistas não tem um pingo de juízo, mas mesmo assim a gente torce por eles durante toda a jornada. O que o Cervantes fez na segunda metade do livro foi genial, mas não vou poder falar disso aqui, ou seja, LEIAM ESSA OBRA INCRÍVEL!!!! Ah, talvez você também aprenda alguns xingamentos novos... ?

Nicolly392 07/09/2022

Foi fascinante ler com 9 anos, foi fascinante ler com 18
Esse livro é um clássico por uma razão, ele é bom mesmo. Uma leitura divertida e emocionante. Me encantou quando eu era criança e continua me encantando até hoje.

Vitor Carvalho 16/04/2021

O melhor livro que eu já li
Meu livro de cabeceira daqui até a eternidade! As aventuras (ou desventuras) de Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança tem de tudo: comédia, tragédia, crítica e muita cultura. Um livro que foi publicado há mais de 400 anos e segue atual por si só já deveria suscitar a sua leitura. Uma obra obrigatória para aqueles que gostam de ler, garanto que vão dar boas risadas e dar rédeas soltas a imaginação (como diz o protagonista). Obrigado, Miguel de Cervantes!

Milly 30/05/2020

Cavaleiro Andante de Cervantes
Isto não é uma resenha ->
Alonso Quijano, quando senhor que precisa dos cuidados da sobrinha e da doméstica, Dom Quixote, quando cavaleiro andante em busca das maiores aventuras. Alonso é um leitor voraz das leituras de cavalaria e de tanto ler começou a acreditar que tudo existia de fato, magos bons ou maus, donzelas em apuros, ogros e dragões. Não só acreditar bastou, inspirado naqueles nobres cavaleiros, decidiu tornar-se um. O livro traz duas perspectivas ao leitor, a de Dom Quixote e da realidade, o que é uma desventura para qualquer cidadão, é vista com aventura na visão de Dom Quixote que enxerga uma missão em todo lugar, moinhos de vento podem ser dragões ou ogros, rebanho de animais passam a ser exércitos batalhando e hospedagem, castelos. Os trabalhos que para ele são heróicos, para o povo são cômicos. Assim o cavaleiro andante de Cervantes ganha fama pelo mundo.

Alipio 22/07/2020

Dom Quixote " e outras histórias"
Comentei em postagem anterior sobre o desejo de ler a obra integral de Dom Quixote, apesar de ter lido a obra resumida há anos atrás.
Na minha humilde opinião, a Obra deveria ter o título: " Dom Quixote e outras histórias". Tinha ciência que alguns contos foram inseridos na obra para atender à um público que prezavam por leituras de romances. ( mas não imaginava que seriam tantos). Nessa edição o tradudor afirma que alguns contos com frágeis vinculos com a história principal foram adicionados, evoluindo a obra de conto para romance.
Bom, vamos às impressões sobre a história principal do primeiro volume.

Muitos críticos e teóricos interpretam a obra de Cervantes um tanto diferente da que pretendida pelo autor e procuram fazer análises mais formal da obra com alegorias de um contexto social e religioso: " Concilio de Tentro, moralidade do clero, reforma protestante, contra reforma, inquisição representada pela a queima de livros, construção social do individuo, etc.
Acredito que toda obra literária transmite ensinamentos que são absorvidos pelo leitor. A obra de Cervantes não foge dessas características, porém o maior objetivo da história sobre o cavaleiro sonhador, " Dom Quixote de La Mancha", é fazer com que o leitor se divirta com a narrativa desse sensacional romance.
Dom Quixote é uma leitura divertida e prazerosa.
Miguel de Cervantes em sua clássica obra "  Dom Quixote de La Mancha " torna-se o pioneiro do romancismo moderno. A obra tem a capacidade de atrair o leitor da mais tenra idade até os mais idosos pela forma de sua narrativa.
O primeiro volume foi publicado em 1605 e o segundo em 1615.
O protagonista da obra, Dom Quixote, é um leitor voraz de romances de cavalaria que desfaz de parte de seus bens para comprar livros desse gênero. Essas leituras vão influenciá -lo tanto, ao ponto de assumir o personagem de Cavaleiro andante, libertador dos oprimidos. Depois de se paramentar com uma armadura enferrujada, fazer algumas adaptações no elmo, escolher um nome pomposo para seu pangaré, afinal Alexandre O Grande teve o seu Bucéfulo.
Batizando o pangaré por nome de Rocinante e autodenominando " Dom Quixote", sai para cumprir no que acredita ser a sua missão: ajudar as pessoas, corrigindo injustiças que lhes eram imposta.
Com imaginário em transformar moinhos de vento em gigantes , estalagem em castelo, rebanhos de ovelhas em poderosos exércitos, ele cria também a sua amada e venerada donzela, Dulcineia del Toboso.
No primeiro contato com estranhos, em uma estalagem (bordel) que a vê como um castelo, prostitutas como princesa, o leitor já começa a ter seus primeiros momentos de risos pela forma que se porta o " nosso herói " diantes de certas situações.
Na estalagen ( seu castelo imaginário), instiga o estalajadeiro ( castelão)a realizar a cerimônia que o torna cavaleiro com a presença das duas prostitutas vistas por ele, na sua fantasia, como damas de cerimônia.
Mas ainda faltava-lhe algo. Um cavaleiro que se preze, precisa de um escudeiro. Com a promessa de ser bem recompensado , Sancho Pança o segue para seu mundo de aventura e desventuras para combater inimigos imaginários, forças ocultas que são contrárias à sua nobre missão de reparador de afrontas e injustiças
Após ser surrado diversas vezes, ter os dentes quebrados e se meter em muitas confusões por causa de suas imaginações, seus amigos arquitetam um plano para levá-lo de volta à sua aldeia.
Um momento da narrativa que não poderia deixar passar batido aqui em minhas impressões, é a seleção de livros que é feita pelo padre e o barbeiro e que seriam queimados, por serem os que " enfeitiçaram" o sr. Quixana com as suas histórias profanas. Ao decidirem deixar os livros de poesias intactos, a sobrimha questiona: " se o meu tio se curar do feitiço de cavalaria e ler esses livros, pode ser que queira fazer pastor e andar pelos campos tocando e cantando ou se fazer poeta, e seria pior. É melhor que se queime todos"
Em outra situação, poderíamos ficar indignados com a queima de livros, mas a forma que é feita narrativa é tão divertida que é impossível o leitor não cair em grande gargalha.

O teor da obra é transmitir ao leitor a necessidade de se ter empatia e a busca de uma sociedade livre de injustiças
" ...Tudo bem, seja o que for
Seja por amor às causas perdidas.." ( Engenheiros do Havaí)
.'
Uma coisa é certa. Dom Quixote não viveria as aventuras que viveu se não fosse pela construção de seu mundo de fantasia.
Resumo dos personagens adicionados à história principal:

- Lotário, Alselmo e Camila ( o curioso impertinente) um romance trágico
- Cardênio, Lucinda, Dorotéia e Dom Fernando. um romance conturbado, porém com um final feliz
- Capitão Viedma ( cativo cristão) e Zoraida ( moura) uma narrativa das aventuras de um capitão, cativo e o seu amor por uma moura que se converte ao cristinianismo.
- O ouvidor e sua filha Clara Viedma com outra narrativa romântica de Dom Luis e o do ouvido com seu irmão ( Capitão Viedma) na estalajem , onde todos os personagens das histórias se convergem, inclusive Dom Quixote, que com suas alucinações, conseguem envolver a todos em uma confusão generalizada.
Depois de se envolver em outra confusão com peregrinos de uma procissão, Dom Quixote é levado de volta pra Casa

A obra é boa, as histórias complementares inseridas pelo autor são boas e interessantes. São histórias de amores de donzelas humildes por rapazes nobres, alguns correspondidos outros negados, a pricípio frustados, depois remediados e um outro com final trágico. Se o leitor tiver "apenas" o interesse nas aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança, e não estiver disposto a encarar esse calhamaço, uma boa edição resumida da obra é o suficente para conhecer e se divertir com as aventuras do " cavaleiro da triste figura ", Dom Quixote de La Mancha e seu companheiro Sancho Pança

yvnvitx 18/01/2024

Dom Quixote, Miguel de Cervantes
Li essa versão adaptada da obra de Cervantes, que além de ser muito reduzida em tamanho, conta xom uma linguagem muito mais acessível ao leitor.

Dom Quixote comta a história de um fidalgo que perde a razão depois de muito ler novelas de cavalaria, o mesmo acaba achando ser um dos heróis desse tipo de história.

Quixote decide sair no mundo em busca de aventuras ao lado de seu escudeiro Sancho Pança. Embora seja uma pessoa de bem, os delírios de Quixote acabam por colocar a sua vida e a de Sancho em risco, além de proporcionar muitas surras, deboches e humilhações.

Confesso que achei a história mais galhofa que tudo, por vezes repetitiva e com um quê de Zorra Total, apesar disso, em alguns momentos eu ri bastante, creio que muito se perde da obra ao sacrificar a linguagem original de Cervantes.

EvaíOliveira 06/12/2020

Dom Quixote queria imitar seus heróis dos livros de cavalaria que lia. Por meio de sátiras, o autor coloca Dom Quixote como um aventureiro de fantasias.
Ele idealiza tudo o que vê para o contexto da cavalaria andante.
Uma cena que me chamou a atenção foi a da luta contra os moinhos de vento.