Assassinato na biblioteca

Assassinato na biblioteca Helena Gomes

Resenhas - Assassinato na Biblioteca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Collineriana 16/08/2020

Chocada com as reviravoltas e desdobramentos!!!
Um livro esplêndido que te prende do início ao fim e, de quebra, te faz pedir bis! Com uma leitura fluída, "Assassinato na Biblioteca" não tem baixas, é pico atrás de pico, reviravolta atrás de reviravolta; um livro pequeno e muito gostoso de ler. Não só recomendo como afirmo que você irá gostar.
Socorro Cordeir 12/09/2023minha estante
Iniciei hoje um Clube de Leitura com duas turmas do segundo ano do ensino médio. Seu comentário me ajudou na divulgação.

Collineriana 22/04/2024minha estante
Fico feliz em ter ajudado de alguma forma, Socorro. Desde já agradeço pelo seu trabalho com os alunos, hoje estudo biblioteconomia e sei da importância de professores/mediadores que façam esse trabalho de incentivo à leitura. Um abraço.

Emanuele36 16/09/2022

Depois do assassinato de uma estudante na biblioteca durante a ditadura militar, seu espírito fica assombrado o local. Mas não é de uma forma ruim, adorei a Lara, da vontade de colocar ela no bolso. O livro conta a história do Igor, que odeia sua escola, e durante uma ida na biblioteca (para cabular as aulas) encontra um fantasma e um cadáver. Juntos ele e o fantasma vai tentar resolver esse mistério que se liga com o assassinato de Lara décadas atrás. Adorei o livro. Li quando tinha 14 anos e voltei a ler recentemente. Bem fluída a leitura e tem esse background muito bom.
Lisa 16/09/2022minha estante
Uau. Resenha fantástica. Vou lê-lo. Obrigada.

its.nalu 16/09/2022minha estante
nossa a história parece ser bem interessante

Emanuele36 16/09/2022minha estante
???É muito bom, e alerta... Você vai shippar os dois.

its.nalu 16/09/2022minha estante
coloquei na minha lista ^^

Gabryela27 15/12/2023

Incrível!
Peguei na biblioteca da escola, livro excelente! Te prende do início ao fim e reviravoltas muito boas.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Assassinato na Biblioteca" de Helena Gomes

"Assassinato na Biblioteca" é um livro que envolve o leitor em uma narrativa cativante, misturando elementos de mistério, fantasia e um contexto histórico delicado, que é a ditadura militar no Brasil. A autora, Helena Gomes, habilmente tece uma narrativa que, apesar de ser considerada um livro infantojuvenil, tem o poder de prender a atenção de leitores de todas as idades, fundindo passado e presente em uma dança narrativa que nos deixa ansiosos por mais.

A história tem início com o jovem Igor, um adolescente problemático que recentemente se mudou para a cidade costeira de Santos. Igor é o arquétipo do típico estudante que não se encaixa nos padrões de sua escola. Ele repete de ano, causa problemas e, em geral, parece desinteressado nas atividades acadêmicas. Sua rotina de faltas e rebeldia, no entanto, muda drasticamente quando ele se vê no centro de um crime misterioso.

É nesse ponto que o livro nos apresenta a fantasma Lara, uma jovem cuja presença é limitada à biblioteca da escola. Lara se torna um personagem central e fascinante na trama. Sua história trágica remonta à época da ditadura militar, um período obscuro da história do Brasil. A morte de Lara, que ocorreu na biblioteca da escola, se entrelaça com o assassinato da bibliotecária Conceição, e é essa conexão que move a história de forma inigualável.

A ambientação da narrativa em Santos, São Paulo, e a utilização do período da ditadura militar como pano de fundo, dão à história uma profundidade única. Helena Gomes consegue envolver tanto leitores jovens quanto adultos, abordando um período sombrio da história brasileira de maneira acessível e envolvente.

O romance não segue uma narrativa linear, o que é uma das características mais atraentes da obra. Helena Gomes constrói a trama como um quebra-cabeça complexo, com peças que vão se encaixando ao longo da história. Essa estrutura não linear aumenta o suspense e a curiosidade do leitor, deixando-nos ansiosos para desvendar os segredos que cercam os personagens e os eventos da história.

A evolução do protagonista Igor é notável. Ele passa de um adolescente rebelde e solitário para um jovem determinado a provar sua inocência e descobrir a verdade por trás dos crimes que assombram a escola. A parceria de Igor com a fantasma Lara é uma das dinâmicas mais cativantes da história.

"Assassinato na Biblioteca" aborda uma série de temas complexos, incluindo a repressão e os abusos cometidos durante a ditadura militar. A autora não subestima a capacidade dos leitores jovens de lidar com questões delicadas, ao mesmo tempo em que mantém o enredo acessível e envolvente. Além disso, a narrativa toca em temas universais, como amizade, justiça e a importância de enfrentar os próprios medos.

A autora usa uma técnica narrativa interessante ao dar voz a diferentes personagens em momentos cruciais da história. Isso não apenas enriquece a trama, mas também oferece ao leitor uma visão mais ampla dos eventos e motivações dos personagens.

Em última análise, "Assassinato na Biblioteca" transcende o gênero de romance policial. É uma imersão em um passado sombrio, um convite para explorar mistérios, revelar segredos e descobrir a verdade por trás dos eventos que assombram a escola de Santos. A forma como a autora conecta a história do Brasil com elementos sobrenaturais e tramas intricadas cria uma experiência de leitura única e envolvente.

Este livro nos cativa desde a primeira página, mantendo-nos ansiosos por desvendar cada enigma e compreender os segredos do passado. Helena Gomes demonstra sua maestria na arte da narrativa, deixando uma marca duradoura nos leitores de todas as idades.

"Assassinato na Biblioteca" é uma obra que merece ser lida e apreciada, independentemente da faixa etária do leitor. Sua capacidade de entreter e educar, combinando um mistério envolvente com uma aula de história, é verdadeiramente notável. A autora aborda um período crítico da história do Brasil e constrói uma narrativa que mantém o leitor totalmente imerso na trama.

Helena Gomes nos lembra que a literatura infantojuvenil pode ser uma poderosa ferramenta para explorar questões sérias e complexas, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência de leitura emocionante e recompensadora. "Assassinato na Biblioteca" é um livro que fica gravado na memória do leitor, provocando reflexão sobre a história do Brasil, a coragem de enfrentar os segredos do passado e a importância da amizade e da justiça. É um romance que nos faz pensar, sentir e continuar virando as páginas até a revelação final.

Biggie 11/12/2023

História boa que te prende, sem enrolação.
Livro conta a história e Igor, um adolescente problemático de 14 anos que acaba de se mudar para uma nova cidade. Ele vive trancado em casa, tem dificuldade de fazer amigos e se misturar com os colegas da escola, fugindo parar a biblioteca para ficar sozinho. É justamente numa de suas manhãs na biblioteca vazia que a bibliotecária idosa é assassinada. Como só tinha ele além da bibliotecária na hora do crime, se torna suspeito. Para provar que ele não é o assassino, Igor conta com a ajuda de Lara, uma garota fantasma que mora na biblioteca, local em que foi assassinada, em 1970 durante o Regime Militar, quando tinha apenas 14 anos.

Evinha 29/08/2021

Me lembro de ler esse livro em meu ensino fundamental, essa época foi muito importante na minha vida literária. A minha escola tinha os melhores livros para se incentivar a leitura de uma criança e foi assim que conheci esse livro e vários outros como por exemplo "a árvore que dava dinheiro" "o sonho num caroço de abacate" e muitos outros, me tornei uma voraz leitora nessa época e isso me marca até hoje. Por isso ganhar esse livro de aniversário me emocionou tanto, foi uma época muito triste na minha vida, uma época em que me refugiei na leitura e me encontro nela até hoje.

Esse livro tem até o mesmo cheiro que me lembro, ?? e a trama dele ainda continua envolvendo e surpreendendo a cada plot. No final é realmente plot em cima de plot. É surpreendente o que os livros podem fazer na nossa vida não?

rossi 13/02/2024

Cálice, afasta de mim esse CALE-SE
| Quinto livro do ano! ??

Toda vez que eu pegava esse livro, eu só me lembrava dessa música, como pode.

Ok, eu não sei como a autora conseguiu colocar uns mil plot twists em um só livro, mas eu adorei (e quase morri batendo cabeça com) cada um deles!

Gostei muito e recomendo!! Apenas isso. :)

É isso. Beijos e até a próxima resenha! ?

Livinha 14/12/2023

"porque o tempo é uma invenção da morte"
Assassinato na Biblioteca, escrito por Helena Gomes, é um livro com uma escrita que te prende do começo ao fim. Cheio de reviravoltas com uma pitada de adrenalina.

Além disso, ele é contado entre o passado e o presente, o que torna mais fácil você entender toda essa história cheia de mistério e um pouco do Sobrenatural.

A autora aborda questões como dificuldade de relacionamento dos jovens em uma nova estrutura familiar. A Narrativa envolve o leitor levando a uma atmosfera de suspense que tem um pé na realidade e outro na fantasia, demonstrando grande habilidade narrativa para se comunicar com os jovens.

Resumindo, a obra é uma leitura envolvente e surpreendente. Recomendo para todos os leitores que gostam de suspense com um pouquinho de drama.

Shay 12/06/2022

No começo achei o livro meio chato mas como eu estou interessado por referências a ditadura militar isso me abriu um leque, ainda que pequeno, para quem nunca ouviu falar sobre a ditadura ler esse livro vai te dar aquele curiosidade. Fora que o livro tem um drama que você pensa que já matou todo o plost e depois percebe que foi enganado. Foi uma ótima experiência.

mari 12/11/2009

Surpreendente!
Um livro que te prende até o fim. E o assassino é quem tu menos espera. Emocionante :'
Selma 09/12/2012minha estante
Fiquei sem dormir pra terminar de ler esse livro... ^^

Gilmar 01/10/2013minha estante
Será que fui o único que teve desde o começo a convicção de quem é o assassino? tava muito na cara... aff

mari 05/10/2013minha estante
:p talvez se eu lesse hoje, eu teria essa convicção também, mas na época não mesmo. Só digo que o público alvo desse tipo de livro acha tão bom como eu achei.

Gilmar 11/10/2013minha estante
Tá certo rsrs
Vou corrigir o que eu disse, ao invés da parte que escrevi "convicção" troco por "principal suspeito desde que ele apareceu na trama", pra não parecer tão altivo.
talvez eu não seja o público alvo mesmo. Enfim, é escrito de forma bem simples e na minha opinião duas estrelinhas está de ótimo tamanho.

Ivanete.GlAria 02/06/2016minha estante
esse livro da Helena Gomes é otimo eu fiquei impnotizado esse livro realmente fez minha cabeça muinto otimo ????????????????

Big 31/05/2017minha estante
Me recomendaram e ele simplesmente me envolveu. Gostei muito desse livro.

Susie.Gameleira 17/01/2021

O assassinado na biblioteca por Helena Gomes
A historia tem como contexto principal o assassinato de Lara, que foi ao encontro do irmão, fugitivo da Ditadura Militar. Anos se passaram e Lara na forma de fantasma, perambula pela biblioteca da escola tradicional Santa Maria, em Santos-SP; ate encontrar um garoto chamado Igor. Ambos desenvolvem uma amizade e juntos começam a desvendar misterios envolvendo mais mortes na escola. Sempre em buscas de pistas que levem ao verdadeiro assassino. A autora consegue envolver muito bem o leitor, com uma narrativa leve e instigante. Recomendo esse livro principalmente aos novos leitores, que buscam um livro de tirar o fôlego.

Amandinha 28/05/2021

Primeira Leitura da minha vida
Estava na biblioteca da escola haha quando me achou, tinha 14 anos na época, e é surpreendende, me prendeu de uma forma, ansiei pelo fim para desmistificar, jamais o esqueci.

Vansss 28/02/2022

O assassinato na biblioteca
Leitura muito rápida e boa. Um livro nacinal, que te prende do começo ou fim, cheio de reviravoltas.

pammrs 06/01/2023

Eu queria berrar!
Que livro sensacional! A cada acontecimento nessa historia, eu ficava maluca querendo descobrir o que tinha acontecido e a forma como o Igor narrava a historia, te entretia e me fazia querer ler mais!

O fato de, enquanto eu lia este livro, estava em Santos local em que o livro se passa, fez toda a diferença e me fez viver o livro mais intensamente!

ifsclari 05/04/2024

Um livro ótimo. comecei a ler depois de uma longa ressaca literária, mas a historia me prendeu, assim que comecei a ler não consegui parar

1 | 2 | 3 | 4 | 5